X800 ou X850 ....

Vou para a ATI ou NVidia


  • Total voters
    32
  • Votação encerrada .

Arh!!!

Power Member
Tou a pensar em comprar uma destas placas, pois a minha PCIe anda-me a dar cabo da cabeça.

-> Gostaria de saber se alguém tem alguma que lhe dê problemas (para tentar evitar que eu os tenha). Já agora, digam a board que têm também.
-> A mim, tanto me faz que compre ATI ou NVidia, o que me interessa é ter uma placa da gama das que referi que seja PCIe. Aceito sugestões para uma placa NVidia equivalemte às referidas.

Obrigado.
 
X850XT:
Memory & Bus Width 256 MB GDDR 3 / 256 bit
Core Speed 520 MHz
Memory Speed 540 MHz x 2
Output DVI/ TV Out/ CRT/ N/A/ HDTV
Pixel Pipelines 16


7800GT:
256 MB, 256 bit DDR3
445 MHz GPU
400 MHz RAMDAC
20 Pixel Pipelines


Será assim tão melhor a NVidia?!?!?! Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
 
ROTFL ! Vocês tão a brincar não ? A 7800GT come a X850XT aos bocadinhos... Tão esquecidos dos 20Pipes VS 16 ? Ou das mems melhores ? Anda tudo louco certamente...

A 7800GT é equivalente à X1800XL não à X850... Por esse preço de 350€ tenta encontrar uma X1800XL ou uma 7800GT, aí já se torna uma questão de preferencia por marca porque as placas são bastante equivalentes...
 
Arh!!! disse:
X850XT:
Memory & Bus Width 256 MB GDDR 3 / 256 bit
Core Speed 520 MHz
Memory Speed 540 MHz x 2
Output DVI/ TV Out/ CRT/ N/A/ HDTV
Pixel Pipelines 16


7800GT:
256 MB, 256 bit DDR3
445 MHz GPU
400 MHz RAMDAC
20 Pixel Pipelines


Será assim tão melhor a NVidia?!?!?! Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
A 7800 GT corta a X850XT às postas
É daquelas comparações que nem dá piada
Em performance e em features

A concorrência da 7800 GT é a X1800XL ou qq placa X1x00 que se apanhe nesse nível de preço
Os pipelines dependem da arquitectura interna do chip gráfico
 
timber disse:
A 7800 GT corta a X850XT às postas
É daquelas comparações que nem dá piada
Em performance e em features

A concorrência da 7800 GT é a X1800XL ou qq placa X1x00 que se apanhe nesse nível de preço
Os pipelines dependem da arquitectura interna do chip gráfico

X850XT:
Memory & Bus Width 256 MB GDDR 3 / 256 bit
Core Speed 520 MHz
Memory Speed 540 MHz x 2
Output DVI/ TV Out/ CRT/ N/A/ HDTV
Pixel Pipelines 16

X1800XL
Memory & Bus Width 256 MB GDDR3 / 256 bit
Core Speed 500 MHz
Memory Speed 500 MHz x 2
Output Dual DVI / / / VIVO/ HDTV
Pixel Pipelines 16

Cada vez estou mais confuso. Já agora, como é que vocês comparam as duas, têm benchmarks da net?!?!
 
Última edição:
Por benchmarks sim
E depois a concorrência da série X8x0 era a série 6800 da nvidia. É natural que a X850XT não se aguente contra uma 7800 GT
Os pipes X800 (ou X850) são mais ou menos comparáveis com os da arquitectura da nvidia. Comparaveis em termos directos. Assim rapidamente se percebe que 20 pipes é melhor que 16 pipes (cada pipe é como se fosse uma linha de montagem numa fábrica, memso que as linhas sejam muito rápidas pode render ter simplesmente mais linhas) mesmo com um pouco menos de vel de relógio no core.
Além disso a nvidia suporta instrucçãoes SM3 desde a série 6 enquanto que a ATI só introduziu nas X1x00 portanto aí a 7800 GT mais uma vez tem uma vantagem clara sobre a X850XT
Agora os pipes da X1800XL são diferentes dos da série X800. As coisas não são tão líquidas. A X1900XT também tem 16 pipes e é a placa mais rápida actualmente disponível. Certos jogos favorecem as arquitecturas ATI e outros a da nvidia portanto é melhor usares mesmo bechmarks para te decidires
Resumindo
Se tens dinheiro para uma 7800 GT as únicas placas comparáveis ou melhores são as outras 7800 (GTX 256 e 512) e as X1800 XL e XT além da novas X1900XT XTX XL.
 
Última edição:
Comecemos do início... Afinal o que é um pipeline?!?!? É mesmo isso que dá a entender, "canais de dados"???
A tua explicação dá a entender que as comparações entre números de pipelines é quase identica à comparação de capacidade de memória numa gráfica: "512mb é sempre melhor que 250mb, mas a verdade é que não se tira partido dessa quantidade de memória com os jogos actuais", é isso?
A verdade é que de facto dá a entender que a 7800GT seja melhor que a x850xt, não pela velocidade do GPU nem memórias, mas sim pelo conjunto do placa que funciona mais rápidamente (se o preço disser alguma coisa, de facto a 7800GT é mais cara).
A realidade é que a 7800GT mais barata que encontrei é mais cara quase €100 do que a x850xt mais barata que encontrei (a marca contou muito aqui, caso contrário a diferença até nem é muita), logo, e obviamente estou mais inclinado para a x850xt (até ao momento)...
Vocês não conhecem nenhum site com benchmarks (gráficos) que contenham as duas???
 
Um pipeline é simplificadamente uma linha de processamento de dados.
E não, não é bem assim nem tem relação com isso das memórias
Admitindo que a arquitectura de cada pipe é igual (o que não é valido para as últimas ATI em relação às nvidia e ATIs recentes) ter mais pipelines é sempre melhor.
Por exemplo a antiga 9600 XT tinha muito mais relógio que a 9800 pro (uns 550 contra 375 Mhz s enão me falha a memória) mas a 9800 pro era muito mais rápida por exactamente ter 8 contra 4 pipelines. Este é um bom exemplo porque as duas tinham virtualmente os mesmo pipelines em termos de arquitectura.
É natural que a 7800 GT seja mais cara que a X850 XT porque como te disse (e mais os outros gajos todos da thread) não há qualquer comparação possível entre as duas. E nem preciso de ir consultar benchmarks para te dizer isto. A memória chega-me.
 
Tens razão. A x850xt só está mesmo à altura da "6800 ultra" / "6800 gs"...
Acho mesmo que tenho de avaliar o orçamento que tenho juntamente com a vontade de o gastar. De qualquer forma, muito obrigado pela vossa ajuda ao esclarecer-me um pouco mais sobre a escolha que vou fazer...
 
Back
Topo