X800GT mod to 12pp

X3non

1st Folding then Sex
Boas,

Encontrei uma forma de tornar activos 12 pipes ou mesmo 16 pipes numa X800GT. Passo a explicar. Existem dois tipos diferentes de X800GT's, umas com o core R480 (série X850) e outras com o core R423 (série X800). As placas com o core R480 clockam melhor que as com o core R423, no entanto este último permite o mod para 12pp de uma forma aparentemente fácil.

Sei que as Sapphire usam o core R423 e as Powercolor usam o R480. Quanto às outras marcas desconheço.

Aqui está a minha versão da X800GT. Sapphire X800GT 256MB GDDR3 2.0ns

p_vga-sapphire-x800gt.jpg


Apesar do cooler fraco, já consegui benchar a 590/1240 sem qq vmod.

Para executar o mod, basta retirar o cooler da Sapphire e unir estes dois pinos com algo condutor. Sei que o melhor talvez seja tinta condutora, mas penso que grafite deve tratar do assunto. (I hope so..)

x800gtmod9os6vz.jpg


x800gtmod39sv3fr.jpg


Parece que quase todas as R423 conseguem realizar este mod e as placas com blue PCB tem maior probabilidade de sucesso.

Existe ainda a possibilidade de tentar os 16pp mas, penso que apenas uma pessoa o conseguiu e são muito raras as placas que aguentam, até porque as X800GT's não têm conector de energia adicional.

x800gt8pipes3ct3hf.jpg


O rectângulo amarelo desbloqueia os 12pp e o rectângulo vermelho desbloqueia os restantes 4pp, fazendo 16pp no total.

No fim de tudo isto, apliquem pasta novamente e coloquem o cooler no lugar.

Para funcionar melhor, basta flasharem a placa com a Bios de uma X800XL ou uma X800Pro com memórias 2.0ns e que não precise de conector de energia extra. Eu já testei uma Bios de uma Sapphire X800XL e funciona na perfeição. Recomendo também que baixem os clocks, porque os pipes extra aumentam bastante as temps. Se usarem os clocks da X800XL 400/490, deve ser mais do que suficiente.

Podem encontrar aqui centenas de Bios para ATi.
http://www.techpowerup.com/bios/

Espero que tenham gostado do tutorial. A minha placa será a próxima vítima, mas por enquanto vou tentar apenas os 12pp. Estou só à espera que chegue a pasta térmica.

Agora pergunto aos hardmodder's aqui do forum.. Acham que grafite será suficiente ? Se não que me aconselham, para além de soldar ? :D
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Mt fácil mesmo, usas um pincel fininho e pincelas :D
Preço e disponibilidade em lojas n sei...kd tive cá em casa o frasco foi emprestado!
Thanks. Vou ver se arranjo disso. Depois posto fotos e benchs. :winknu:
 
chris_mouland3 disse:
Hello,

Can somebody please translate the instructions into English?

Thank you!! :)

Hi chris...welcome tou our forum.
Hope you like it :)

About your question, first of all i'm guessing that you have a x800gt...do you know wich core she has ? R423 or R480?

If you're x800 doesn't have a core like the 1st one posted above the same isn't moddable.

You have nice guides here, give it a try ;) - http://forums.techpowerup.com/search.php?searchid=216241

Any questions feel free to ask.

Nice to see guys from others contries around here.

Cya around m8 :)
 
Última edição:
My card is blue like the one in the first photo, but I don't know what core it has. I haven't removed the fan yet.

I will look when I finish work and come back in a few days.

Thank you for your help.
 
oix.....gostava de saber uma coisa........daqui a dois dias vou ter uma rv423 com 8 pipelines.......em versão agp tando da em agp como em pci-ex?......ja alguem fez o mod para activar? correu bem?.......quanto a temp n tenho prob tenho um zalman......mas gostava de saber se alguem fez o mod e que resultado deu...brigado pelo tempo
 
chris_mouland3 disse:
My card is blue like the one in the first photo, but I don't know what core it has. I haven't removed the fan yet.
It's R423.

m@trox48623, tentei o mod por grafite, só mesmo por que estava deseperado e não funcionou.. Continuo à espera de prata líquida, talvez funcione, mas li na xs que os pcbs mais recentes não permitem o mod, sendo o meu, um deles. :P

Cumps.
 
humm....bem eu ja tenho a grafica. tirei o cooler e tinha lá o sitio para activar os pipes...mas o mais estranho...é que a grafica é r420 http://bruno48623.com.sapo.pt/1.JPG vou tentar quarta feira activar.......mas já pensas-te que não deu...pork precisavas de flachar a bios dela para uma com esses pipes....n sei digo eu........uma ideia...quanto a ligar os pontos talvez solde axas boa ideia?...ja agora comom posso saberse omeu pcb é recente??..brigadop pelo tempo

cumps
 
Se puderes posta aí uma foto do teu core.. Não é necessário flashar com qualquer bios, se os pipes forem desbloqueados, o ATiTool detecta logo. A bios é a apenas um complemento para ficares com uma full X800 Pro.

Cumps.
 
oix...mais uma vez....bem ja realizei a soldagem e deu resultado...no atitol tive a ver e ele ja me indica que não tem nada cortado a laser.......pois antigamente dizia que tinha cortado a laser e bloqueado pela bios.......
www.bruno48623.com.sapo.pt\2.JPG ---> este mostra antes de soldar
www.bruno48623.com.sapo.pt\3.JPG ---> depois de soldar




Bom, agora o que significa isto...

Bom, primeiro uma pequena explicação… Os pipelines estão dispostos em quads (ou seja de quarto em quarto pipelines), e nem sempre são os mesmos pipelines que são desativados numa placa, bem pelo contrário. Diferentes placas tem diferentes pipelines desativados...

CONFIG_DIE_FUSES
Começando então pela primeira linha destacada, olhando o número ou letra na quarta posição de trás pra frente. Olhando esta informação da pra saber qual(is) deste(s) quad esta(ão) desativado(s).

Segue então as informações sobre o que cada letra ou número significa, com separados por número de pipelines na placa:

16 pipelines
F = 1111 (Todos quads disponíveis)
-----------------------------------

12 pipelines
7 = 0111 (Primeiro quad permanentemente desativado)
B = 1011 (Segundo quad permanentemente desativado)
D = 1101 (Terceiro quad permanentemente desativado)
E = 1110 (Quarto quad permanentemente desativado)
-----------------------------------

8 pipelines
5 = 0101 (Primeiro e Terceiro quad permanentemente desativados)
9 = 1001 (Segundo e Terceiro quad permanentemente desativados)
A = 1010 (Segundo e Quarto quad permanentemente desativados)
3 = 0011 (Primeiro e Segundo quad permanentemente desativados)
C = 1100 (Terceiro e Quarto quad permanentemente desativados)
6 = 0110 (Primeiro e Quarto quad permanentemente desativados)
-----------------------------------

4 pipelines
1 = 0001 (Primeiro, Segundo e Terceiro permanentemente desativados)
2 = 0010 (Primeiro, Segundo e Quarto permanentemente desativados)
4 = 0100 (Primeiro, Terceiro e Quarto permanentemente desativados)
8 = 1000 (Segundo, Terceiro e Quarto permanentemente desativados)
-----------------------------------

CONFIG_SUBSTRATE_FUSES
Agora na segunda linha, a ultima letra que aparecer significa se a placa está com pipes cortados à laser ou não, caso apareça a letra F significa que a placa não tem pipelines cortados à laser, qualquer outra letra indica que tem pipelines na placa que foram desativados portanto diretamente na placa, e não pela bios...

CONFIG_ROM_FUSES
Agora a ultima linha, o ultimo algarismo. Nesta parte o que é mostrado é se há pipelines que estão sendo desativados pela bios ou não. Isto é importante pois caso sua placa tem 12 pipelines e ali diz que nenhum pipeline está sendo desativado pela bios, por exemplo, isto significa que não adianta biosmod pois todos pipelines estão já liberados na bios mas como só mostram 12 pipelines ativos os outros estão permanentemente desativados. E caso ocorra o contrário, ou seja, numa placa de 12 pipelines seja indicado que 1 quad de pipelines está desativado pela bios a possibilidade de biosmod pra abrir estes pipelines. Claro, isto não vale sozinho, tem que ver também se não estão cortados por laser, portanto as três linhas tem que ser levadas em conta.

Segue o que cada número significa:

0 = nenhum quad de pipelines está desativado pela bios (16 pipelines)
1 = 1 quad de pipelines está desativado pela bios (12 pipelines)
2 = 2 quad de pipelines estão desativado pela bios (8 pipelines)
3 = 3 quad de pipelines estão desativado pela bios (4 pipelines)


inda n meti um post do processador porque a minha digital deu o berro mas eu tenho de pdir a um colega meu para me emprestar dp meto para verem.......
!!!!!!!é verdade para soldar n pode ser comom tava na foto...tem de ser assim.........!!!!!
http://bruno48623.com.sapo.pt/4.jpg....... para o pino do meio n chantar com os outro dois
agora gostava de saber como flachar para ela desbloquear pela bios visto que so falta isso....pois n sei como fazer.....obrigado.....

cump
 
Boas pessoal.

Então quer dizer que se confirma que a X800GT AGP com core R420 pode-se fazer o mod para os 12? E para os 16?

A minha tem conector de alimentação adicional.

O PCB da minha é azul.

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo