Sem bem entendi nas especificações técnicas de ambas as consolas que li no ano passado, o problema não está na quantidade de memória mas sim em aceder a ela. A Xbox 360 tem uma largura de banda muito maior para transferência de memória e devido aos tais 10mb de embeded memory do chip gráfico que a Ps3 não tem. A Ps3 é sem dúvida uma máquina poderosa mas que fica restringida pela velocidade de acesso à memória, que é muito mais lenta que a da Xbox 360.
As essa largura de banda entre o GPU e os 10 MB Edram não se compara à largura de banda do GPU e a GDDR.. que é muito mais pequena..
agora, a Xbox tem uma largura de banda de 256bit's.. entre o CPU + GPU para aceder aos 512mb de GDDR partilhada por todos...
Mas o cpu também consome largura de banda e memória.. e quandos os outros cores tiverem a ser usados, ainda mais largura de banda vão comer..
na Ps3, o GPU tem 128 bit's de largura de banda com os 256 MB GDDR.. para aceder à XDR não sei bem qual será a largura de banda.. sei que a largura de banda do CELL e a XDR é brutal.. mas o GPU aceder á XDR deve ser muito inferior, funcionando ao nível da GDDR...
Agora, o que poderá estar à aconteçer, é que dados os prazos apertados, e talvez ainda falta de info sobre a PS3, os developers estejam apenas a aceder aos 256MB da GDDR e esqueçer a XDR..pelo menos por enquanto, para poupar tempo...
Agora uma coisa também é certa.. quando a PS3 foi desenhada, foi idealizada para o GPU precisar de 256 MB de ram.. e pode aceder á XDR claro, mas não creio ter sido essa a ideia original.. que passaria por 256 dedicados pra gráfica e 256 dedicados pro CELL (que verdade seja dita, se usar vários cores a correr várias cenas, irá precisar e bem tambem dos 256..portanto, num sistema em full potencial não deve sobrar muita memória livre para a GPU aceder...
agora, para 1080p, deveriam ter posto 512MB GDDR3 pro GPU e ainda os 256XDR pro CELL...
256MB GDDR3 são baratos, muito baratos nas quantidades necessárias pra PS3.. e até podiam curtar custos.. ou seja,
512MB GDDR3 pro GPU + 256MB GDDR3 pro CELL
fica mais barato que:
256MB GDDR3 pro GPU + 256MB XDR pro CELL