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XBOX 360 XNA Framework

Discussão em 'XBOX' iniciada por Terrible_One, 19 de Outubro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1278)

  1. Terrible_One

    Terrible_One Power Member

    Andei a pesquisar e foi com alguma surpresa que reparei que não existe nenhum tópico sobre XNA aqui, por isso vou fazer uma breve introdução ao assunto pois acho de grande interessa para toda a comunidade de gamers, e mais ainda para os gamers developers (programadores).

    Para começar convém saber um pouco mais sobre a tecnologia que "alimenta" os jogos criados para PC e também para XBOX 360, o Directx, ha uns valentes anos atrás a microsoft criou uma colecção de API's (application programing interface) para os programadores que estivessem a trabalhar com projectos windows tivessem alguma facilidade em fazer chamadas de memória ao HW, estas API's facilitavam em muito a vida em todas as aplicações multimedia, principalmente jogos, para quem não sabe uma API é uma camada abstracta que permite ao programador não mexer directamente em código com manipulação de memória, interrupt requests, etc, tipo de operações que se fazem por exemplo em linguagem assembly.
    Inicialmente em vez de DirectX existiam város nomes que identificavam conjuntos de API's, DirectDraw, DirectMusic, DirectPlay, DirectSound, entretanto houve um reporter que se lembrou de brincar com estes nomes num artigo e disse que se devia adoptar o nome Direct "X", curiosamente a MS adoptou mesmo o nome e assim ficou.
    Ao longo dos anos o Directx evoluiu bastante, e é conhecimento geral dos gamers que necessitam do mesmo para correr um jogo num PC, e mesmo sem alguns saberem o mesmo acontece com a xbox, pois correr directX9.
    No entanto a microsoft com um grande esforço/sonho de conseguir tornar o desenvolvimento de jogos e aplicações multimédia baseadas em directX cada vez mais fáceis e ao alcance uma grande camada de programadores lançou o managed directX, que como o nome indica é uma framework que facilita ainda mais a utilização do directX, no entanto apenas programadores mais experiêntes conseguem trabalhar bem com managed directX, e ainda assim com uma linha de curva de aprendizagem algo longa.

    Depois de esta muito breve introdução podemos fala do XNA, o nome não é um acrónimo segundo afirma a MS, XNA não quer dizer nada em especial senão identificar a framework .NET da MS para desenvolvimento de jogos para PC e XBOX 360, e ao contrário do que alguns possa pensar esta framework não assenta sobre o managed directX, foi feita de raiz sempre com a facilidade de programação em mente, mas pergunta vocês o que raio é o XNA? Tal como já disse é uma framework, que assenta sobre a framework .net, e que torna muito simplificada a programação de jogos, tão simplificada que com apenas algumas horas de leituras qualquer um consegue facilmente criar o seu jogo.
    Para tal basta terem um conhecimento minimo de C, c++, C# ou até mesmo java, porque o que interessa é saberem programar em OOP (orientado a objectos), a linguagem oficial do XNA é mesmo o C#, portanto quem souber programar em C# facilmente domina XNA, quem não sabe, a aprendizagem para poderem fazer alguma coisa simples é cerca de uma semana a ler um livro (aos pontapés na net).
    Mas resumindo e para vos mostrar o potencial do XNA deixo-vos alguns links do youtube com jogos caseiros feitos por pessoas como eu e voces.

    http://www.youtube.com/watch?v=TgChURF5fQE&mode=related&search=
    http://www.youtube.com/watch?v=lscKqMsnpJY
    http://www.youtube.com/watch?v=ml1N0GdoIZk&mode=related&search=
    http://www.youtube.com/watch?v=NTizxvfltyE&mode=related&search=
    http://www.youtube.com/watch?v=3dlBRX6BHdU&mode=related&search=
    http://www.youtube.com/watch?v=jHBF-iyzV68

    Para começarem a desenvolver em xna não precisam de pagar nada ZERO, basta sacarem o Microsoft Visual C# 2005 Express Edition completamente à borla e já está, podem desenvolver e testar o vosso jogo para windows, para a xbox360 o único problema é que para testarem têm de pagar uma conta no XNA creators club, pois é a unica forma de passar o jogo para dentro da consola, penso que é 99usd por ano, mas ainda assim consegue de certeza absoluta ser um preço canhão para se desenvolver e aplicar um jogo numa consola de última geração.

    Para quem quiser um optimo livro para se iniciar, eu ando a ler este que é muito bom para iniciantes e não só:

    Sams.Microsoft.XNA.Unleashed

    Posso dizer que se encontra na net em pdf, mas façam como eu e depois de lerem um bocado e se gostarem comprem o original, pois devemos apoiar os autores, eu mandei vir da amazon e ficou em cerca de 34€ com cd de source code.

    Portanto amigos, espero ver daqui a uns tempos uns joguinhos vossos, eu já ando a fazer o meu, um 2d de acção de scrolling horizontal, e posso dizer-vos que tem a ver com um super estudante tuga e as suas dificuldades dentro da escola LOL, com profs como bosses etc. he he he.

    Espero que vos tenha dito algo de útil, e que tal como eu façam qualquer coisa fixe com esta info.
     
  2. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Já andei a dar uns toques nisso. Estranhamente dava-me erro a criar os projectos. Talvez devido aos caracteres
    especiais das pastas. Em breve irei dar um mergulho a sério nisso.

    O pior é que é preciso PAGAR para correr os projectos na XBOX 360...
     
  3. Terrible_One

    Terrible_One Power Member

    Se colocares ai um anexo com o conteudo do "game1.cs" e os erros talvez te consiga dar uma ajuda ;-), quanto ao facto de termos de pagar para correr na xbox estou de acordo que é mau, principalmente no ponto de vista de alguém que já comprou a maquina, uma assinatura xbxo live gold ainda pagar mais uma assinatura, mas por outro ponto de vista nunca vi ninguem fornecer aos consumidores finais uma oportunidades de desenvolver e implementar os seus próprios jogos numa consola com custos tão baixos :003:

    Se bem se lembram a "Net Yaroze", aquela playstation1 preta que vinha com um sdk para fazer desenvolvimento caseiro custava 750usd, e ainda se tinha de pagar uma licensa à sony para publicar os jogos e ter uma pc especifico. :lol:
     
  4. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Confirmei agora mesmo que era mesmo os acentos nas pastas. ;)
    E comecei agora um pequeno e risível projecto. :)

    Faltam é sprites. E não tenho jeito nenhum para desenhar. :o
     
  5. songoku

    songoku Power Member

    Hmm interessante, vou experimentar :)
     
  6. Porto

    Porto Power Member

    perder tempo com isso?!

    ao menos dediquem-se a criar cenas intressantes em C para a Xbox1... tem muito mais por onde expandir e já ganham experiencia para quando se quebrar as porteções do codigo da 360.
     
  7. AwakE

    AwakE Banido

    Lá vem o hardcore.....alguma vez se programa jogos "rápidos" em C actualmente?
     
  8. Miguellt

    Miguellt Power Member

    Tivesse mais tempo e dedicava-me a isso. Mas trabalhar,estudar e casamento.....ocupa-nos o tempo todo. Mas há aqui alguem que já tenha desenvolvido uma coisa simples e que possa partilhar ? para pc...já que pelos vistos para a xbox tem que se pagar.

    Cumps
     
  9. Terrible_One

    Terrible_One Power Member

    Depende do que quiseres miguel, existem montes de coisas já feitas na net, bem como tutoriais e videos, se alguém tiver interessado eu tenho video tutorials bons para iniciantes, bem como o livro em pdf, posso disponibilizar se me pedirem (enviem PM com o vosso mail). :)
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2007
  10. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Existem uns exemplos dados pela MS. Por acaso nunca cheguei a testá-los, mas como parece que
    temos um especialista "cá em casa", ele que se acuse.:D
     
  11. Porto

    Porto Power Member

    quem falou em jogos?


    deixem os jogos para quem sabe... precisamos é de pessoas que dediquem tempo e conhecimentos a programas uteis a toda a gente... era bom ver um(ou mais) portugueses na vanguarda do XBMC para a 360 :D
     
  12. AwakE

    AwakE Banido

    Tenho a certeza que já estás a dar a tua contribuição....
     
  13. Mike

    Mike [email protected] Member

  14. Porto

    Porto Power Member

    olha que ja teve mais longe do que parece... sabias que ja conseguem usar o controlador 3d no linux? daí até a sair um XBMC(nem que não seja pelo codigo fonte da 360 mas por Linux) é num instantinho..


    eu não estava a desprezar quem se virou para o XNA e isso... apenas acho um pouco inutil nesta altura e o que fazia jeito mesmo era correr homebrew na 360.. daí o meu apelo a toda gente(incluindo os que estão a gastar recursos e tempo no XNA) para se dedicarem a esse grande passo que era ter codigo não assinado a correr na 360..
     
  15. xernobyl

    xernobyl Power Member

    Pois, acho que é uma pena ter de se pagar (todos os anos!) para ver cenas feitas feitas para a consola, acho que se fosse mais livre impulsionava as vendas com uma maior comunidade de desenvolvimento amador (não gosto da palavra homebrew)...
    Um grande exemplo do que se pode fazer:

    http://www.pouet.net/prod.php?which=31587 (video 720p disponivel)
     
  16. HunterPT

    HunterPT Power Member

    São coisas muito diferentes, o XNA é para mim a melhor maneira de alguém entrar na profissão de game designer a nível profissional claro pois não só aprende a dar toques tanto na 360 como no PC, como o mercado já tá tão desenvolvido que é quase impossível se não mesmo impossível entrar do nada para grandes produções.
     
  17. Mike

    Mike [email protected] Member

    O que é que isso têm haver com correr homebrew na X360 tal como corro na Xbox 1, para que me serve pegarem na GPU e meterem-na noutro sitio e usarem-na em Linux? Isso já não é uma Xbox 360.
     
  18. Porto

    Porto Power Member

    pode nao ter nada a ver mas pode ter tudo... também foi através do linux que se quebrou o codigo fonte da primeira xbox... e o facto de ja poderem utilizar o gpu e tal so dá conhecimentos sobre o hardware da maquina para depois utilizar melhor no homebrew... visto que estas pessoas não tem os SDK's da microsoft...



    Quanto ao facto de so se usar o linux e nao o codigo da 360, ja não seria nada mau.. ao menos conseguiria-se algumas coisas bem interessantes(visto a consola ter potencia para dar e vender no linux). Por o menos até nesse campo bateria a PS3(cujo um dos argumentos é correr o linux sem manhosadas... mas na verdade tudo aquilo é uma manhosada toda capada).

    E quem sabe se o futuro não está ai... Linux na 360..
     

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