Xbox Xbox One Elite Controller v1 e v2 (2019) [One/PC/X]

Telefonei para lá e dizem que a garantia é realmente só de 1 ano, a loja deles não está na UE e por isso não são obrigados a dar os 2 anos. Tendo em conta os problemas que vão reportando, vou optar por comprar cá (até se arranja mais barato que no site).
 
Telefonei para lá e dizem que a garantia é realmente só de 1 ano, a loja deles não está na UE e por isso não são obrigados a dar os 2 anos. Tendo em conta os problemas que vão reportando, vou optar por comprar cá (até se arranja mais barato que no site).
Again, há muitos produtos que dizem que têm 6 meses de garantia, etc, o que prevalece é a lei PT, ou não tivessem eles loja PT também.
No meu entender são 2 anos, se consultarem a informação no site diz "Sem prejuízo de quaisquer direitos legais (estatutários) aos quais o Adquirente possa ter direito ao abrigo da sua lei local" que, acho eu que no nosso caso, são "2 anos para bens móveis (tudo o que não seja considerado imóvel)."

https://support.microsoft.com/pt-pt/topic/garantias-planos-de-assistência-alargada-e-termos-e-condições-para-o-seu-dispositivo-eedf7a23-84a7-1a47-480b-0e10503eedf5
Correcto.
 
Lei portuguesa transcrita de normativa europeia:

- Garantia de bens móveis: 2 anos.
- Garantia de bens imóveis: 5 anos;

Há lojas e marcas que gostam de impingir as suas políticas de garantia de 6 meses ou 1 ano, para baterias e acessórios, mas aos olhos da Lei tudo o que é bem móvel e suas peças, tem garantia de 2 anos (e caso alguma peça ou artigo seja sujeito a reparação ou substituição, volta a ter novamente 2 anos de garantia). Lei não faz distinção entre o que é ou não é acessório, e diz claramente que tudo tem garantia de 2 anos. E é a Lei que se sobrepõe às políticas das lojas e marcas, e não o contrário.

Caso lojas e marcas insistam que eles é que mandam, existem sempre o Livro de Reclamações, Julgados de Paz, etc. Não deveria ser necessário um cidadão ter que se chatear por coisas destas, mas infelizmente ainda hoje em dia é preciso.

Qualquer dúvida, existem 2 tópicos para questões de garantias na secção de Compras, etc no fundo da main page do fórum.
 
Lei portuguesa transcrita de normativa europeia:

- Garantia de bens móveis: 2 anos.
- Garantia de bens imóveis: 5 anos;

Há lojas e marcas que gostam de impingir as suas políticas de garantia de 6 meses ou 1 ano, para baterias e acessórios, mas aos olhos da Lei tudo o que é bem móvel e suas peças, tem garantia de 2 anos (e caso alguma peça ou artigo seja sujeito a reparação ou substituição, volta a ter novamente 2 anos de garantia). Lei não faz distinção entre o que é ou não é acessório, e diz claramente que tudo tem garantia de 2 anos. E é a Lei que se sobrepõe às políticas das lojas e marcas, e não o contrário.

Caso lojas e marcas insistam que eles é que mandam, existem sempre o Livro de Reclamações, Julgados de Paz, etc. Não deveria ser necessário um cidadão ter que se chatear por coisas destas, mas infelizmente ainda hoje em dia é preciso.

Qualquer dúvida, existem 2 tópicos para questões de garantias na secção de Compras, etc no fundo da main page do fórum.
A questão é: onde é que a loja da Microsoft está sediada?
 
A questão é: onde é que a loja da Microsoft está sediada?

Isso não importa. A Lei que se aplica é a do local onde o produto é comprado.

A Apple foi precisamente multada por isso, por vender os seus produtos na UE com apenas 1 ano de garantia, tal como faz nos EUA, quando na UE tudo tem que ter obrigatoriamente um mínimo de 2 anos de garantia.

Parece que a MS está a precisar de "levar no pêlo" também.

Se o cidadão se tiver que chatear em ir para consulados de paz deve pedir uma indemnização também pela perca de tempo que lhe foi causada.

Sim, pedir indemnização por danos não-patrimoniais relativamente a deslocações, possíveis faltas ao trabalho para tratar do assunto, etc. Justificar tudo devidamente com documentação caso possível.

Não estou a encontrar os tópicos que abordam estas temáticas aqui no fórum. Estavam na secção de Guia de Compras, Garantias, etc, mas não encontro de momento... Façam pesquisa que devem encontrar.
 
Última edição:
A Apple foi precisamente multada por isso, por vender os seus produtos na UE com apenas 1 ano de garantia, tal como faz nos EUA, quando na UE tudo tem que ter obrigatoriamente um mínimo de 2 anos de garantia.

Segundo o artigo, a Apple foi multada por dar a entender que oferecia apenas 1 ano, para vender o Apple Care, e não porque só oferecia 1 ano. (ps: I hate apple)

Anw....

Outra coisa... Como é que a loja da Microsoft é fora da Europa?

A MS vende pela Europa sim, caso contrário vocês pagavam custos alfandegários.
A sede fiscal deles acho que é Irlanda (ou Holanda nem sei), e nas faturas que recebem, até tem nif PT porque são obrigados a isso.

A garantia que se vê grande parte das vezes no site Apple/Microsoft/Sony, etc. é do fabricante.
A garantia de 2 anos pela lei europeia é do vendedor.

Conclusão: Compraram pela Microsoft? Têm 2 anos pela MS. Compraram por um retalhista? Têm 1 ano pela MS ou 2 pelo retalhista.

Telefonei para lá e dizem que a garantia é realmente só de 1 ano, a loja deles não está na UE e por isso não são obrigados a dar os 2 anos. Tendo em conta os problemas que vão reportando, vou optar por comprar cá (até se arranja mais barato que no site).

É pedir para falar com um superior, e expor que o técnico está mal informado...
(eu já trabalhei para uma destas empress... alguns técnicos só sabem pesquisar a informação e ler o que lá está)
 
Última edição:
Segundo o artigo, a Apple foi multada por dar a entender que oferecia apenas 1 ano, para vender o Apple Care, e não porque só oferecia 1 ano. (ps: I hate apple)

Anw....

Outra coisa... Como é que a loja da Microsoft é fora da Europa?

A MS vende pela Europa sim, caso contrário vocês pagavam custos alfandegários.
A sede fiscal deles acho que é Irlanda (ou Holanda nem sei), e nas faturas que recebem, até tem nif PT porque são obrigados a isso.

A garantia que se vê grande parte das vezes no site Apple/Microsoft/Sony, etc. é do fabricante.
A garantia de 2 anos pela lei europeia é do vendedor.

Conclusão: Compraram pela Microsoft? Têm 2 anos pela MS. Compraram por um retalhista? Têm 1 ano pela MS ou 2 pelo retalhista.

According to the legalise on Apple's site, customers got a one year warranty for free but need to pay up for AppleCare (which costs anywhere from £26 to £280, depending on the product) if they want to extend that to two or three years.

The problem came because Apple forgot to explicitly tell customers that it is obligated to offer a two year warranty throughout Europe (if not longer, in some member states) free of charge, under EU consumer protection laws.

Eles não davam apenas a entender. Eles ofereciam apenas 1 ano de garantia, até tinham isso escrito no seu website. Não é que te dissessem no momento de venda "só tem 1 ano de garantia" mas depois assumiam que eram 2 anos, caso o equipamento avariasse passado 1 ano, porque não assumiam.

Foram multados por isso e também pela questão do Apple Care, porque nenhum europeu tem que subscrever esse serviço de extensão de garantia, quando por Lei tem direito à mesma num período mínimo de 2 anos. Basicamente, queriam fazer na Europa (UE) o que fazem nos EUA, onde as leis de protecção do consumidor são escassas.

Se eles sabiam que eram obrigados a proporcionar 2 anos de garantia na UE, claro que deviam saber, mas enquanto conseguiam passar impunes sem nenhuma sanção, a ilegalidade devia compensar financeiramente.

A Microsoft parece estar a fazer o mesmo. Enquanto tiver apenas alguns casos isolados de consumidores a questionar o porquê de insistirem que apenas dão 1 ano de garantia, e a coisa não escalar para instâncias oficiais, vão continuar a fazê-lo, porque haverá consumidores que preferem pagar reparações ou comprar um equipamento novo após 1 ano, para não terem que andar com estas chatices. Enquanto compensar, fazem-no.

Also, a garantia é responsabilidade do fabricante do produto, não do vendedor. O vendedor não tem responsabilidade sobre uma coisa que está a vender, mas que não fabricou e não tem ele próprio forma de verificar se está funcional, se tem defeito de fabrico, etc, no momento de venda. Não é o vendedor que faz QC mas sim o fabricante.

O contrato de compra e venda é entre consumidor e vendedor sim, mas a responsabilidade da garantia do produto é do fabricante. Os vendedores e fornecedores são apenas intermediários. O vendedor em caso de avaria só tem que aceitar o equipamento se este estiver dentro do período legal, e encaminhá-lo para o agente autorizado pelo fabricante ou seu representante oficial para reparação. Caso a reparação não seja possível, é possível a substituição do equipamento por um novo igual ou semelhante do mesmo valor, ou com acerto do mesmo, entre outras situações como a devolução parcial ou total do valor pago pelo equipamento, mas o vendedor é depois compensado pela marca/fornecedor, de forma a não sair também lesado.

A garantia é única e é responsabilidade do fabricante do produto.
Questão mais que debatida. Qualquer coisa, existe a secção e tópicos apropriados para não estar a entupir mais este.

@Brain_Killer Se vês que é algo que tens mesmo que resolver, esquece a marca e escala isso para o Livro de Reclamações e possivelmente Julgado de Paz. As marcas e lojas gostam de arrastar estes processos e vencer os consumidores por cansaço. Não percas tempo. Já estive numa situação semelhante que demorou 4 longos meses a resolver.
 
Eles não davam apenas a entender. Eles ofereciam apenas 1 ano de garantia, até tinham isso escrito no seu website. Não é que te dissessem no momento de venda "só tem 1 ano de garantia" mas depois assumiam que eram 2 anos, caso o equipamento avariasse passado 1 ano, porque não assumiam.

Segundo a notícia, a Apple dava a entender que apenas oferecia 1 ano de garantia de fabricante.
Tanto, que a informação que foi adicionada após a multa foi é de que a "UE tem direitos de consumidor em adição da garantia de fabricante", tal como acontece na Microsoft.

A Microsoft parece estar a fazer o mesmo. Enquanto tiver apenas alguns casos isolados de consumidores a questionar o porquê de insistirem que apenas dão 1 ano de garantia, e a coisa não escalar para instâncias oficiais, vão continuar a fazê-lo, porque haverá consumidores que preferem pagar reparações ou comprar um equipamento novo após 1 ano, para não terem que andar com estas chatices. Enquanto compensar, fazem-no.
Tal como na Apple, a Microsoft tem na sua garantia limitada de fabricante, que esta não substitui os direitos legais dos consumidores. Para além disso, a Microsoft não ganha nada em "empurrar" os consumidores para outras alternativas retalhistas ou concorrência. A maior probabilidade de um artigo lhes dar lucro, é serem eles a vender (maior margem).

Acredito mais que a empresa encarregue de apoio ao cliente tenha uma ma formação ou deliberadamente quer manter o número de assistências técnicas baixo por alguma razão de performance.

Also, a garantia é responsabilidade do fabricante do produto, não do vendedor. O vendedor não tem responsabilidade sobre uma coisa que está a vender, mas que não fabricou e não tem ele próprio forma de verificar se está funcional, se tem defeito de fabrico, etc, no momento de venda. Não é o vendedor que faz QC mas sim o fabricante.

O contrato de compra e venda é entre consumidor e vendedor sim, mas a responsabilidade da garantia do produto é do fabricante. Os vendedores e fornecedores são apenas intermediários. O vendedor em caso de avaria só tem que aceitar o equipamento se este estiver dentro do período legal, e encaminhá-lo para o agente autorizado pelo fabricante ou seu representante oficial para reparação.
Exato, mas para o consumidor é indiferente isso, daí que a separação acima seja mais fácil de compreender... (acho eu)

Mas sim, isto não é conversa para aqui...
 
Estava a pensar comprar um Elite Série 2 juntamente com o Xbox Wireless headset para usar na Series X.
Mas andei a fazer um browse pelo Reddit e vi muita gente a não recomendar o comando.
A dizer que tem problemas de controlo de qualidade e que muito provavelmente irá ter avarias após acabar a garantia.
Pergunto a quem o tem há um tempo, se tem alguma razão de queixa?
E se comparando com o comando standard da Series X se é um upgrade que valha a pena.
Obrigado
 
Depois de se ter um Elite é complicado voltar atrás. Se te vais seguir apenas no que está no Reddit, claro que só vais apanhar com as queixinhas. Quem os têm e está satisfeito, não vai reclamar de nada. Também existe pessoal que trata muito mal o material, portanto, é preciso filtrar um pouco.

Existem problemas crónicos que já vem da versão OG dos comandos (stick drift, LB/RB irem de vela). Tenho o meu desde o lançamento, foi substituído por causa do RB ter morrido. De resto, impecável até ao momento. Quanto aos stick drifts, é uma questão de se calibrar as deadzones. Acho que não apanhei 1 desde a Xbox One OG que não tivesse este problema.

Quanto ao novo modelo, assumo que deverá sair um v3 com base neste último, mas se vais estar sempre à espera da última bolacha do pacote, não compras nada.
 
Eu ainda uso o Elite original... grande diferença em relação aos comandos normais.
aliás tenho 2. Ambos tiveram o problema das borrachas, mas nada de drift.

Comprei na amazon uns substitutos das borrachas. No entanto é vergonhoso que dure pouco mais que 1 ano o descolar das borrachas.
 
Zero queixas com o v2.

Fica no estojo quando não está em uso e até agora zero defeitos a apontar.
E sim, também estava de pé atrás com as reviews, até porque não é propriamente um comando barato.

E os outros ("normais) ficam a apanhar pó na estante, é que nem têm hipótese.
 
O meu v2 começou a ranger/chiar quando pressiono o RT. A melhor forma de ativar a garantia é diretamente com a Microsoft/Xbox ou com a loja onde comprei? Normalmente demoram muito a reparar ou é rápido. Se demorarem acho que aguento até ir de férias e trato disso nessa altura.

 
O meu v2 começou a ranger/chiar quando pressiono o RT. A melhor forma de ativar a garantia é diretamente com a Microsoft/Xbox ou com a loja onde comprei? Normalmente demoram muito a reparar ou é rápido. Se demorarem acho que aguento até ir de férias e trato disso nessa altura.

O meu sempre fez isso
 
Back
Topo