Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.
Again, há muitos produtos que dizem que têm 6 meses de garantia, etc, o que prevalece é a lei PT, ou não tivessem eles loja PT também.Telefonei para lá e dizem que a garantia é realmente só de 1 ano, a loja deles não está na UE e por isso não são obrigados a dar os 2 anos. Tendo em conta os problemas que vão reportando, vou optar por comprar cá (até se arranja mais barato que no site).
Correcto.No meu entender são 2 anos, se consultarem a informação no site diz "Sem prejuízo de quaisquer direitos legais (estatutários) aos quais o Adquirente possa ter direito ao abrigo da sua lei local" que, acho eu que no nosso caso, são "2 anos para bens móveis (tudo o que não seja considerado imóvel)."
https://support.microsoft.com/pt-pt/topic/garantias-planos-de-assistência-alargada-e-termos-e-condições-para-o-seu-dispositivo-eedf7a23-84a7-1a47-480b-0e10503eedf5
A questão é: onde é que a loja da Microsoft está sediada?Lei portuguesa transcrita de normativa europeia:
- Garantia de bens móveis: 2 anos.
- Garantia de bens imóveis: 5 anos;
Há lojas e marcas que gostam de impingir as suas políticas de garantia de 6 meses ou 1 ano, para baterias e acessórios, mas aos olhos da Lei tudo o que é bem móvel e suas peças, tem garantia de 2 anos (e caso alguma peça ou artigo seja sujeito a reparação ou substituição, volta a ter novamente 2 anos de garantia). Lei não faz distinção entre o que é ou não é acessório, e diz claramente que tudo tem garantia de 2 anos. E é a Lei que se sobrepõe às políticas das lojas e marcas, e não o contrário.
Caso lojas e marcas insistam que eles é que mandam, existem sempre o Livro de Reclamações, Julgados de Paz, etc. Não deveria ser necessário um cidadão ter que se chatear por coisas destas, mas infelizmente ainda hoje em dia é preciso.
Qualquer dúvida, existem 2 tópicos para questões de garantias na secção de Compras, etc no fundo da main page do fórum.
A questão é: onde é que a loja da Microsoft está sediada?
Se o cidadão se tiver que chatear em ir para consulados de paz deve pedir uma indemnização também pela perca de tempo que lhe foi causada.
A Apple foi precisamente multada por isso, por vender os seus produtos na UE com apenas 1 ano de garantia, tal como faz nos EUA, quando na UE tudo tem que ter obrigatoriamente um mínimo de 2 anos de garantia.
Telefonei para lá e dizem que a garantia é realmente só de 1 ano, a loja deles não está na UE e por isso não são obrigados a dar os 2 anos. Tendo em conta os problemas que vão reportando, vou optar por comprar cá (até se arranja mais barato que no site).
Segundo o artigo, a Apple foi multada por dar a entender que oferecia apenas 1 ano, para vender o Apple Care, e não porque só oferecia 1 ano. (ps: I hate apple)
Anw....
Outra coisa... Como é que a loja da Microsoft é fora da Europa?
A MS vende pela Europa sim, caso contrário vocês pagavam custos alfandegários.
A sede fiscal deles acho que é Irlanda (ou Holanda nem sei), e nas faturas que recebem, até tem nif PT porque são obrigados a isso.
A garantia que se vê grande parte das vezes no site Apple/Microsoft/Sony, etc. é do fabricante.
A garantia de 2 anos pela lei europeia é do vendedor.
Conclusão: Compraram pela Microsoft? Têm 2 anos pela MS. Compraram por um retalhista? Têm 1 ano pela MS ou 2 pelo retalhista.
According to the legalise on Apple's site, customers got a one year warranty for free but need to pay up for AppleCare (which costs anywhere from £26 to £280, depending on the product) if they want to extend that to two or three years.
The problem came because Apple forgot to explicitly tell customers that it is obligated to offer a two year warranty throughout Europe (if not longer, in some member states) free of charge, under EU consumer protection laws.
Eles não davam apenas a entender. Eles ofereciam apenas 1 ano de garantia, até tinham isso escrito no seu website. Não é que te dissessem no momento de venda "só tem 1 ano de garantia" mas depois assumiam que eram 2 anos, caso o equipamento avariasse passado 1 ano, porque não assumiam.
Tal como na Apple, a Microsoft tem na sua garantia limitada de fabricante, que esta não substitui os direitos legais dos consumidores. Para além disso, a Microsoft não ganha nada em "empurrar" os consumidores para outras alternativas retalhistas ou concorrência. A maior probabilidade de um artigo lhes dar lucro, é serem eles a vender (maior margem).A Microsoft parece estar a fazer o mesmo. Enquanto tiver apenas alguns casos isolados de consumidores a questionar o porquê de insistirem que apenas dão 1 ano de garantia, e a coisa não escalar para instâncias oficiais, vão continuar a fazê-lo, porque haverá consumidores que preferem pagar reparações ou comprar um equipamento novo após 1 ano, para não terem que andar com estas chatices. Enquanto compensar, fazem-no.
Exato, mas para o consumidor é indiferente isso, daí que a separação acima seja mais fácil de compreender... (acho eu)Also, a garantia é responsabilidade do fabricante do produto, não do vendedor. O vendedor não tem responsabilidade sobre uma coisa que está a vender, mas que não fabricou e não tem ele próprio forma de verificar se está funcional, se tem defeito de fabrico, etc, no momento de venda. Não é o vendedor que faz QC mas sim o fabricante.
O contrato de compra e venda é entre consumidor e vendedor sim, mas a responsabilidade da garantia do produto é do fabricante. Os vendedores e fornecedores são apenas intermediários. O vendedor em caso de avaria só tem que aceitar o equipamento se este estiver dentro do período legal, e encaminhá-lo para o agente autorizado pelo fabricante ou seu representante oficial para reparação.
aliás tenho 2. Ambos tiveram o problema das borrachas, mas nada de drift.Eu ainda uso o Elite original... grande diferença em relação aos comandos normais.
O meu sempre fez issoO meu v2 começou a ranger/chiar quando pressiono o RT. A melhor forma de ativar a garantia é diretamente com a Microsoft/Xbox ou com a loja onde comprei? Normalmente demoram muito a reparar ou é rápido. Se demorarem acho que aguento até ir de férias e trato disso nessa altura.
O meu não. Tanto que o LT não faz nada.O meu sempre fez isso