Que exelente post...muito bom mesmo.
A unica coisa que mudaria era ter mais do que 2gb de ram nas proximas gerações de consolas, entre 4/8 vinha facilitar a vida aos devs.
No caso da nova xbox, um xbox live redesenhado e com features disponiveis a nivel mundial seria uma bom trunfo de uma nova consola.
Acredito que a Sony e a Microsoft metam 4 GB em resposta à maquina da Nintendo (porque claramente virão depois, uma maneira fácil de responder ao que seja é meter mais RAM até porque já há developers por aí a pedir 8 GB's), mas se a Nintendo meter 2, isso passa a ser o mínimo denominador; daí que referi 2 GB mínimo.
8 GB é demais para uma consola de próxima geração (ficaria surpreendido se alguém pusesse tanta RAM), na medida em que 512 MB para uma consola e 512 MB para um computador são bastante dispares, o PC tem de correr um OS pesado com layers de compatibilidade em multitasking, aliado a firewalls e afins. Já uma consola, por OS que tenha é algo que está em iddle quando se está a jogar e apenas serve de infraestrutura. O crysis 2 para PC pede 3 GB "minimo" (2 GB no XP, o que é o mesmo que dizer que o vista e o 7 têm memory footprints bem superiores) e na X360/PS3 correm com uns míseros 512 MB, sendo equivalente aos specs minimos requeridos para PC; 2 GB incidentalmente são 4 vezes a RAM e 4 GB 8 vezes a RAM para consolas que vão fazer output à mesma resolução.
Eles quererem 8 GB "standard" em pc's que só por si já fazem resoluções superiores a 1080p, para jogos feitos para uma consola com 2 GB/4GB faz sentido (talvez até 16 GB), mas terem 8 GB numa consola é um precedente demasiado grande pelo menos até as consolas darem o pulo para 1440p (extreme high definition) ou 4320p (Ultra High Definition Television); que nesta altura são um pipedream, para a geração a seguir a esta, talvez. Esta geração para fazer "mal" qualquer um desses modos mais vale não o fazer, até porque não há equipamento comercial que o suporte (provávelmente irá aparecer ao longo dos próximos 5 anos, no entanto); suporte 3D é mais importante neste altura, e embora renderizar outra imagem de um angulo diferente não tenha o impacto de renderizar/correr outra coisa em paralelo (mais para os lados de correr algo em split screen) seria bom que arranjassem uma maneira standard de o fazer de borla, e um framebuffer "grande" para evitar que este processo tenha de ir à RAM (esta geração não era raro).
A vantagem da Microsoft para um sistema next gen é a infraestutura "sólida", a Nintendo nem se sabe como vão transferir os jogos VC (ainda nem sabemos como o vão fazer com a 3DS), calculo que expliquem antes de uma consola de sucessão sair, mas é uma empresa que tem de investir em software de infraestrutura e pessoas que a mantenham/actualizem; com a Wii o system menu foi feito pela equipa do Animal Crossing em "part-time", é natural que depois não tivessem tempo para lhe andar a adicionar features/fazer remodelações de fundo (e não tivessem o know-how).
Estou me a lixar para a data de lançamento, desde que nessa altura já tenha dinheiro, vai ser a 1º consola que compro no lançamento. Mas eu acho que a xbox 720 vai ter CPU intel, e vai ter GPU Nvidia. Não sei porque mas á tempos li um artigo que essas empresas andavam com umas negociações "Manhosas". Mas já estou a prever PS4 leitor de blu rey, e a wii também, só a xbox é que vai ter um novo, digamos uma expecie de DVD só que muito maior do que os DVDs casuais, pois a xbox tinha de sair muito cara para poder ter blu rey. Mas como percebo 0 disto não posso argumentar muito. Já agora não se esqueção porque se chama xbox. DirectX Box.
É mais caro aparecerem com um formato proprietário cujos discos são feitos de propósito para ela do que aparecerem com Blu-ray, claramente.
Blu-ray é licenciado, tal como o DVD era licenciado.
Quanto a passar para x86, x86 é uma arquitectura completamente diferente e não tem cpu's desenhados com a filosofia do Xenon/Cell, estes cpu's foram simplificados para beneficiar o FPU/unidades VMX, por fracos que sempre tenham sido em general processing por isso o outro lado da moeda é que em fillrate ainda são CPU's muito potentes. Precisarias de um topo de gama intel para meramente equiparar o fillrate com mais cores (6 cores) e já nem falo de os emular.
As unicas soluções para emular uma X360 decentemente por software em x86 neste momento são; fazer um CPU "de raiz" com a mesma filosofia (e a filosofia em questão não faz muito sentido quando tens gráficas a dar 500 GFLOPS mais baratas), recorrer aos ultimos avanços da ATi com os Fusion em que o FPU foi retirado e o que ele faz substituido por um GPU; um GPU poderia ter o fillrate pretendido ao mesmo tempo que a sua execução por ordem do CPU pareceria semelhante à de gerir o FPU (tanto que é compativel/foi feito para correr programas x86 que precisam de fpu/whetstones). A emulação no entanto continuaria a ser muito high end e complicada. E ainda…. Fazer uma emulação ainda mais complicada nas linhas de meter um gpu a emular FPU do CPU.
É possivel que estejam presos a fazer algo com ***** esta geração se quiserem manter a compatibilidade "fácil". As soluções que propus são complicadas para algo com a potência e complexidade em questão, mas são as únicas.
Isto não faz sentido algum. Pensa o seguinte cenário.
Dezembro de 2012, em side by side nas prateleiras temos o novo Call of Duty a correr abaixo dos 720p na X-box 360 e Ps3 e ao lado na nova Nintendo corre a 1080p a 60 frames por segundo
Dezembro de 2013, mesmo cenário, entretanto já saíram imensos outros jogos na mesma situação, na qual a nova consola da Nintendo dá "baile" gráfico e visual as outras consolas. Jogos como um novo GTA, Final Fantasy, Fifa, Madden, Elders Scroll irão parecer estupendos na consola da Nintendo só porque correm a 1080p e "8 bits" nas outras consolas. Mesmo que a diferença principal seja somente a resolução, a resolução vende. Se colocarmos uma fonte 720p numa tv a 1080p e uma fonte 1080p, numa tv 1080p, notam-se claramente as diferenças.
E Dezembro de 2014 mais do mesmo.
A maior parte das pessoas não sabe a história da diferença de resoluções, tanto que só nós nos fórums sabemos que esta geração houve muitos jogos em resoluções sub-HD
e o conceito de framerate… passa-lhes ao lado.
De 720 para 1080p não mudam/optam por gastar muito dinheiro, nem perante incrementos de potência nesta altura; optarão por o gastar por features novas/funcionalidade nova e exclusivos. Lançar uma plataforma que vive de ports "melhores" que as da concorrência é perigosa se não conseguires fazer mais nada que justifique a tua plataforma.
A Microsoft com a Xbox 1 pagava aos developers para melhorarem o aspecto gráficos dos jogos e meterem conteúdo extra para ela (senão as developers não o fariam) e no entanto isso ao longo de 4 anos (sendo que a PS2 já estava no mercado quando eles lá chegaram) não fez com que vendessem mais. Sem dúvida porque a PS2 conseguiu ter os exclusivos que realmente lideravam o mercado e os consumidores para eles.