Xbox Xbox One / One S / One S All Digital Edition - Tópico Oficial

Errado, a PS2 já passou os 10 anos, e parece que ainda vai durar mais uns.

Obviamente falava de um ciclo sem o lançamento de outra consola de próxima geração. Pois embora o ciclo da PS2 ainda perdure, o seu ciclo sem uma next-gen foi de 6 anos, 2000-2006, o 2º maior desde a Nintento (Famicom) original, claro que este ciclo é relativo, pois esta saiu em 1983 (Japão) / 1985 (EUA) / 1987 (Europa) até ao inicio dos anos 90 quando saiu a SNES (90, 91 e 92 para os respectivos continentes). Ou seja, se a próxima X-box sair em 2012, serão 7 anos sem uma consola next-gen .
 
Eu vou-me surpreender muito se a nova Xbox só sair em 2015. Diria 2012 / 2013 no maximo. Contudo a 360 ainda tem vida, ainda há pouco tempo apresentaram tecnicas novas pra tirar maximo proveito do hardware, e que ainda não vamos ver em jogos este ano. Alem disso, se os rumoures desta Wii HD se confirmarem, tirando o shader model 4 que irá permitir melhores shaders e lighting, em termos de potência não será nada do outro mundo. Como os artigos dizem, possibilitará ports de titulos 360 / PS3... e é só.
 
Eu vou-me surpreender muito se a nova Xbox só sair em 2015. Diria 2012 / 2013 no maximo. Contudo a 360 ainda tem vida, ainda há pouco tempo apresentaram tecnicas novas pra tirar maximo proveito do hardware, e que ainda não vamos ver em jogos este ano. Alem disso, se os rumoures desta Wii HD se confirmarem, tirando o shader model 4 que irá permitir melhores shaders e lighting, em termos de potência não será nada do outro mundo. Como os artigos dizem, possibilitará ports de titulos 360 / PS3... e é só.

Eu sou da mesma opinião!
O hardware presente nas recentes consolas são quase primitivos!
512 mb de ram? WTF? Isso nem para correr o OS quase que dá. E mesmo assim têm resultados impressionantes.

Penso que no final deste ano, inicio do proximo iremos começar a ouvir cada vez mais falar da proxima geração, e que no final de 2012/inicio de 2013, começam a sair.
 
Está excelente este post.

1) A nova consola da Nintendo é anunciada no fórum da Xbox!
2) A nova consola da Nintendo vai ter melhor hardware que a Xbox 360 e que a Playstation 3. Ao certo qual é a dificuldade em apresentar melhor hardware que consolas lançadas há 5 anos?
3) O publico alvo vão ser os hardcore games. Agora entendo porque é que a nova consola da Nintendo é anunciada no fórum da Xbox.
 
Enquanto as consolas actuais venderem bem não acredito que vá sair um novo modelo. A Wii ganhou a todas em número de vendas por ter sido uma novidade estrondosa, mas a Xbox é já pelo 4 mês consecutivo a consola mais vendida, pelo menos nos states e o Kinect, tal como o move para a PS3, ainda veio estender mais a duração das actuais consolas.

Qd olhamos para uma consola e comparamos com um pc de media gama é de ficar de boca aberta o que tecnologia de 5 anos ainda continua a fazer, mas a verdade é que ainda faz bem.

O novo motor da Unreal e outros semelhantes tem um papel tb importante nas consolas, afinal mtos dos jogos usam esse e outros motores. Eu continuo a achar 2015 ou então Natal de 2014, mas antes não me parece...
 
Muito friamente o hugi fala da Wii2 mais como um produto que vai ser parte de uma resposta da MS do que um produto com os seus méritos próprios. Ele focou-se mais na resposta ao acontecimento do que o acontecimento em si. Esta thread começou como um unveiling da Wii2 mas tornou-se numa discussão acerca da longevidade da 360. Embora o topico inicial estivesse melhor noutro sitio, acho que estamos a ter uma discussão mais "xboxiana" agora.
 
Eu postei a cena da Wii2 para reforçar a ideia da nova Xbox ser percisa pois a Wii2 vai ser mais poderosa logo os jogos da 360 vão começar a parecer "datados"

hugiPT se bem me lembro a xbox original saiu uns anos valentes antes da wii (já para da xbox360) e se formos a comparar os os jogos de uma consola e de outra a xbox é muito superior a wii....

Mas também posso estar enganado no que posso estar a dizer, se por acaso assim não for não entrem a matar....
 
Mas eu mandei calar alguém ? lol se querem postar aqui postem argumentos não venham dizer mal do tópico.

Eu postei a cena da Wii2 para reforçar a ideia da nova Xbox ser percisa pois a Wii2 vai ser mais poderosa logo os jogos da 360 vão começar a parecer "datados"

Mas não estou para aturar uns geekezinhos quaisqueres ai a dizer mal do tópico por tudo e por nada, se quiseres dem o ponto de vista não façam comentários a dizer basicamente "eh que tópico de m**** só fala na Wii2" quando nem leram os posts todos.

Mas pelo que é dito no primeiro post, não é uma 360 na sua essência? É melhor, mas é uma diferença marginal que não avança gerações, logo não é concorrência ...
 
^ Os rumores têm andado a mudar de hora a hora.

A história dos 3 cores ***** não faz grande sentido por exemplo.

Referente a uma sucessora da X360, a Wii derrubou a noção de que é preciso lançar uma consola "ultra potente" a perder dinheiro para liderar (a X360 saiu a perder 160 dólares por consola), a solução da Nintendo decerto será cost effective, também a Microsoft (e a Sony) poderiam ir nessa direcção para algo de próxima geração. Melhorias consideráveis, mas razoáveis; além disso também é politicamente correcto nesta altura começar a haver alguma preocupação relativamente ao invólucro energético das consolas, não imagino uma Xbox nova a sair a gastar tanta electricidade como a primeira na sua revisão original.

Tirando isso do invólucro energético no entanto, a verdade é que o paradigma não mudou nestes 5 anos como mudou na geração anterior. Com a geração das 128 bits, a PS2 não era o que se pode chamar um sistema "moderno" uma vez que a consola dependia do fillrate debitado pelo cpu e a grafica era propriétária, essencialmente um rasterizer que não fazia nada em hardware, a gamecube e a xbox já eram o que se podia chamar de sistemas "modernos" com o enfase nos shaders/tev pipeline manipulável e cpu's cujo enfase não era ajudarem na parte gráfica/serem bestas do fillrate. Com a geração a seguir o ultimo grito era stream processors/shaders unificados/spe's (sendo que spe's era a carta maluca do baralho, para o mesmo fim) e ainda é o incremento nesse caminho/linha de pensamento que estamos a assistir.

É um erro supor que uma R700 que seja não é bastante superior ao hardware proposto em 2005, no entanto. O Xenos era "inovador" na medida que tinha 48 shader units (o que hoje a Ati gosta de chamar stream processors, porque a sua versatilidade evoluiu um pouco com a história do CUDA/OpenCL). A R700 mais potente tem 800 stream processors, o que é um incremento de 16,7 vezes face ao Xenos, sem contar que só por si são mais potentes; isto é um incremento de overhead tremendo; além disso o real bottleneck desta geração de consolas, era os framebuffers e fillrate, os framebuffers eram pequenos para HD e o fillrate necessário para fazer algo em HD é deveras grande, daí os problemas com os 1080p (e a incapacidade de fazer 60 frames com ele sem framebuffers dinamicos); qualquer hardware por low-end que seja, proposto em anos seguintes melhorou isto de forma significativa e isso não é um incremento desmesurável; uma vez que se esse hardware for metido a fazer 720p é simplesmente considerávelmente mais potente que o que anda por aí. Stream processors a serem bem usados permitem fazer coisas à borla, como o método de MLAA que alguns jogos da PS3 usaram, sombras "dinamicas", fog volumétrico, light scattering, etc (tudo o que seja passivel de ser corrido em shaders/micrócódigo) inclusivé fisica e até AI (a performance é uma incógnita, mas a verdade é que esta geração quem andou a tentar meter AI a correr nas SPE's merecia o título de maluco porque eram DSP's desenhadas para correr microcódigo em cascata; os stream processors são capazes de correr C++ nativamente). Parecendo que não isto liberta recursos/permite fazer mais coisas com um preço bem inferior.

Ainda assim, tudo o que se faz numa gráfica de topo hoje, ainda é passível de ser feito no das consolas "HD" actuais, simplesmente em alguns casos não ao mesmo tempo, HDR, light scattering, FP32, MLAA… podíamos fazer uma lista e verificariamos que pouca coisa não é viável, e quando não é viável é passível de ser aldrabada; da mesma maneira que de DirectX 9 para DirectX10 e DirectX11 o "isto não era possivel antes" não se verificou da forma que se verificou do DirectX 8 para o 9, porque se chegou a um certo patamar em que o que se quiser, faz-se. O problema é mesmo o overhead, estes GPU's começam a não conseguir fazer muito ao mesmo tempo (ou melhor, é isso que sempre fizeram, mas o overhead extra de GPU's mais recentes permite fazer mais coisas)

O problema de equiparar hardware a tecnologia que por aí anda… é o mesmo problema que vimos com a 3DS quando os rumores diziam "PS3/X360 next gen shaders", tudo o que faz bons shaders/tem alguma capacidade gráfica hoje é equiparado a estas consolas, porque como já foi dito acima, elas ainda conseguem de forma geral fazer as coisas. Mesmo o hardware mais potente do mercado, pelo menos enquanto o middleware não for adaptado (e optimizado) para o overhead em questão. Coisa que nem a Epic ainda fez em hardware de topo PC porque estão presos a um denominador mais baixo. Por ultra-potente que qualquer hardware que aí venha seja, o paradigma é o mesmo e o que fará não envergonha necessáriamente alguns jogos current gen que foram feitos, aliás, de todo.

1080p com AA @ 60 frames ser possivel/fácil, suporte 3D "standard" e algum overhead de sobra (bem como uns 2 GB de RAM, minimo) devem ser o expectável para "next gen", o resto, os selling points reais do hardware deverão seguir a moda que a Nintendo iniciou com a Wii, mudanças de paradigma na interface (ou manutenção dos que introduziram esta geração) ou seja uma Xbox com kinect "standard" ou uma Playstation com o Move "standard". E a Nintendo também parece estar a ir por esse caminho da valorização por via de interfaces, todos os rumores concordam que a consola não terá simplesmente um "wiimote HD" mas sim um comando totalmente novo; isto porque duplicar, triplicar, quadriplicar, multiplicar exponencialmente a potência simplesmente já não chega para convencer o consumidor simples.
 
Última edição:
^ Os rumores têm andado a mudar de hora a hora.

A história dos 3 cores ***** não faz grande sentido por exemplo.

Referente a uma sucessora da X360, a Wii derrubou a noção de que é preciso lançar uma consola "ultra potente" a perder dinheiro para liderar (a X360 saiu a perder 160 dólares por consola), a solução da Nintendo decerto será cost effective, também a Microsoft (e a Sony) poderiam ir nessa direcção para algo de próxima geração. Melhorias consideráveis, mas razoáveis; além disso também é politicamente correcto nesta altura começar a haver alguma preocupação relativamente ao invólucro energético das consolas, não imagino uma Xbox nova a sair a gastar tanta electricidade como a primeira na sua revisão original.

Tirando isso do invólucro energético no entanto, a verdade é que o paradigma não mudou nestes 5 anos como mudou na geração anterior. Com a geração das 128 bits, a PS2 não era o que se pode chamar um sistema "moderno" uma vez que a consola dependia do fillrate debitado pelo cpu e a grafica era propriétária, essencialmente um rasterizer que não fazia nada em hardware, a gamecube e a xbox já eram o que se podia chamar de sistemas "modernos" com o enfase nos shaders/tev pipeline manipulável e cpu's cujo enfase não era ajudarem na parte gráfica/serem bestas do fillrate. Com a geração a seguir o ultimo grito era stream processors/shaders unificados/spe's (sendo que spe's era a carta maluca do baralho, para o mesmo fim) e ainda é o incremento nesse caminho/linha de pensamento que estamos a assistir.

É um erro supor que uma R700 que seja não é bastante superior ao hardware proposto em 2005, no entanto. O Xenos era "inovador" na medida que tinha 48 shader units (o que hoje a Ati gosta de chamar stream processors, porque a sua versatilidade evoluiu um pouco com a história do CUDA/OpenCL). A R700 mais potente tem 800 stream processors, o que é um incremento de 16,7 vezes face ao Xenos, sem contar que só por si são mais potentes; isto é um incremento de overhead tremendo; além disso o real bottleneck desta geração de consolas, era os framebuffers e fillrate, os framebuffers eram pequenos para HD e o fillrate necessário para fazer algo em HD é deveras grande, daí os problemas com os 1080p (e a incapacidade de fazer 60 frames com ele sem framebuffers dinamicos); qualquer hardware por low-end que seja, proposto em anos seguintes melhorou isto de forma significativa e isso não é um incremento desmesurável; uma vez que se esse hardware for metido a fazer 720p é simplesmente considerávelmente mais potente que o que anda por aí. Stream processors a serem bem usados permitem fazer coisas à borla, como o método de MLAA que alguns jogos da PS3 usaram, sombras "dinamicas", fog volumétrico, light scattering, etc (tudo o que seja passivel de ser corrido em shaders/micrócódigo) inclusivé fisica e até AI (a performance é uma incógnita, mas a verdade é que esta geração quem andou a tentar meter AI a correr nas SPE's merecia o título de maluco porque eram DSP's desenhadas para correr microcódigo em cascata; os stream processors são capazes de correr C++ nativamente). Parecendo que não isto liberta recursos/permite fazer mais coisas com um preço bem inferior.

Ainda assim, tudo o que se faz numa gráfica de topo hoje, ainda é passível de ser feito no das consolas "HD" actuais, simplesmente em alguns casos não ao mesmo tempo, HDR, light scattering, FP32, MLAA… podíamos fazer uma lista e verificariamos que pouca coisa não é viável, e quando não é viável é passível de ser aldrabada; da mesma maneira que de DirectX 9 para DirectX10 e DirectX11 o "isto não era possivel antes" não se verificou da forma que se verificou do DirectX 8 para o 9, porque se chegou a um certo patamar em que o que se quiser, faz-se. O problema é mesmo o overhead, estes GPU's começam a não conseguir fazer muito ao mesmo tempo (ou melhor, é isso que sempre fizeram, mas o overhead extra de GPU's mais recentes permite fazer mais coisas)

O problema de equiparar hardware a tecnologia que por aí anda… é o mesmo problema que vimos com a 3DS quando os rumores diziam "PS3/X360 next gen shaders", tudo o que faz bons shaders/tem alguma capacidade gráfica hoje é equiparado a estas consolas, porque como já foi dito acima, elas ainda conseguem de forma geral fazer as coisas. Mesmo o hardware mais potente do mercado, pelo menos enquanto o middleware não for adaptado (e optimizado) para o overhead em questão. Coisa que nem a Epic ainda fez em hardware de topo PC porque estão presos a um denominador mais baixo. Por ultra-potente que qualquer hardware que aí venha seja, o paradigma é o mesmo e o que fará não envergonha necessáriamente alguns jogos current gen que foram feitos, aliás, de todo.

1080p com AA @ 60 frames ser possivel/fácil, suporte 3D "standard" e algum overhead de sobra (bem como uns 2 GB de RAM, minimo) devem ser o expectável para "next gen", o resto, os selling points reais do hardware deverão seguir a moda que a Nintendo iniciou com a Wii, mudanças de paradigma na interface (ou manutenção dos que introduziram esta geração) ou seja uma Xbox com kinect "standard" ou uma Playstation com o Move "standard". E a Nintendo também parece estar a ir por esse caminho da valorização por via de interfaces, todos os rumores concordam que a consola não terá simplesmente um "wiimote HD" mas sim um comando totalmente novo; isto porque duplicar, triplicar, quadriplicar, multiplicar exponencialmente a potência simplesmente já não chega para convencer o consumidor simples.

Que exelente post...muito bom mesmo.

A unica coisa que mudaria era ter mais do que 2gb de ram nas proximas gerações de consolas, entre 4/8 vinha facilitar a vida aos devs.

No caso da nova xbox, um xbox live redesenhado e com features disponiveis a nivel mundial seria uma bom trunfo de uma nova consola.
 
Estou me a lixar para a data de lançamento, desde que nessa altura já tenha dinheiro, vai ser a 1º consola que compro no lançamento. Mas eu acho que a xbox 720 vai ter CPU intel, e vai ter GPU Nvidia. Não sei porque mas á tempos li um artigo que essas empresas andavam com umas negociações "Manhosas". Mas já estou a prever PS4 leitor de blu rey, e a wii também, só a xbox é que vai ter um novo, digamos uma expecie de DVD só que muito maior do que os DVDs casuais, pois a xbox tinha de sair muito cara para poder ter blu rey. Mas como percebo 0 disto não posso argumentar muito. Já agora não se esqueção porque se chama xbox. DirectX Box.

Cumps.
 
Enquanto as consolas actuais venderem bem não acredito que vá sair um novo modelo. A Wii ganhou a todas em número de vendas por ter sido uma novidade estrondosa, mas a Xbox é já pelo 4 mês consecutivo a consola mais vendida, pelo menos nos states e o Kinect, tal como o move para a PS3, ainda veio estender mais a duração das actuais consolas.

Qd olhamos para uma consola e comparamos com um pc de media gama é de ficar de boca aberta o que tecnologia de 5 anos ainda continua a fazer, mas a verdade é que ainda faz bem.

O novo motor da Unreal e outros semelhantes tem um papel tb importante nas consolas, afinal mtos dos jogos usam esse e outros motores. Eu continuo a achar 2015 ou então Natal de 2014, mas antes não me parece...

Isto não faz sentido algum. Pensa o seguinte cenário.
Dezembro de 2012, em side by side nas prateleiras temos o novo Call of Duty a correr abaixo dos 720p na X-box 360 e Ps3 e ao lado na nova Nintendo corre a 1080p a 60 frames por segundo
Dezembro de 2013, mesmo cenário, entretanto já saíram imensos outros jogos na mesma situação, na qual a nova consola da Nintendo dá "baile" gráfico e visual as outras consolas. Jogos como um novo GTA, Final Fantasy, Fifa, Madden, Elders Scroll irão parecer estupendos na consola da Nintendo só porque correm a 1080p e "8 bits" nas outras consolas. Mesmo que a diferença principal seja somente a resolução, a resolução vende. Se colocarmos uma fonte 720p numa tv a 1080p e uma fonte 1080p, numa tv 1080p, notam-se claramente as diferenças.
E Dezembro de 2014 mais do mesmo.

Ou seja, 3 anos sem qualquer concorrência é mais que suficiente para Nintendo introduzir no mercado perto de 50 milhões de consolas.
Não podemos esquecer que sendo uma consola mais poderosa, será relativamente fácil ao estúdios adaptarem os jogos que também sairão para a X-box 360 e PS3, mas com um visual superior.

Resultado, em 2015 a Nintendo é líder incontestável de mercado com um enorme número de consolas e todos os jogos que saírem para as novas Microsoft e a Sony terão como base a consola lider, e somente os jogos exclusivos da Microsoft e a Sony irão realmente mostrar o poder / superioridade gráfica relativamente a consola da Nintendo, mas entretanto pode ser demasiado tarde, pois a Nintendo já tem uma base de clientes demasiado grande e todos os estúdios terão que lançar também para a Nintendo para ganharem dinheiro.
 
Eu acredito numa consola nova da MSFT em 2012, ja a muito tempo que digo isso.

Uma consola nova da NINTENDO apenas iria levar os seus concorrentes a apressar a coisa.....


Natal de 2012 vai ser engraçado.
 
Isto não faz sentido algum. Pensa o seguinte cenário...
Por enquanto tudo o que existem são rumores... Nem sequer se sabe se a Nintendo vai mesmo lançar uma nova Wii e se for uma Wii renovada o que se fala mais é que seja em HD e só por isso dificilmente irá ser muito superior à Xbox ou PS3. O casual gamer nem liga mto a isso, basta se ver as vendas da Wii.

Eu continuo a acreditar que não teremos uma consola tão cedo como se acha, mas isto tudo não passam de rumores e nós o que podemos fazer é especular...
 
Que exelente post...muito bom mesmo.

A unica coisa que mudaria era ter mais do que 2gb de ram nas proximas gerações de consolas, entre 4/8 vinha facilitar a vida aos devs.

No caso da nova xbox, um xbox live redesenhado e com features disponiveis a nivel mundial seria uma bom trunfo de uma nova consola.
Acredito que a Sony e a Microsoft metam 4 GB em resposta à maquina da Nintendo (porque claramente virão depois, uma maneira fácil de responder ao que seja é meter mais RAM até porque já há developers por aí a pedir 8 GB's), mas se a Nintendo meter 2, isso passa a ser o mínimo denominador; daí que referi 2 GB mínimo.

8 GB é demais para uma consola de próxima geração (ficaria surpreendido se alguém pusesse tanta RAM), na medida em que 512 MB para uma consola e 512 MB para um computador são bastante dispares, o PC tem de correr um OS pesado com layers de compatibilidade em multitasking, aliado a firewalls e afins. Já uma consola, por OS que tenha é algo que está em iddle quando se está a jogar e apenas serve de infraestrutura. O crysis 2 para PC pede 3 GB "minimo" (2 GB no XP, o que é o mesmo que dizer que o vista e o 7 têm memory footprints bem superiores) e na X360/PS3 correm com uns míseros 512 MB, sendo equivalente aos specs minimos requeridos para PC; 2 GB incidentalmente são 4 vezes a RAM e 4 GB 8 vezes a RAM para consolas que vão fazer output à mesma resolução.

Eles quererem 8 GB "standard" em pc's que só por si já fazem resoluções superiores a 1080p, para jogos feitos para uma consola com 2 GB/4GB faz sentido (talvez até 16 GB), mas terem 8 GB numa consola é um precedente demasiado grande pelo menos até as consolas darem o pulo para 1440p (extreme high definition) ou 4320p (Ultra High Definition Television); que nesta altura são um pipedream, para a geração a seguir a esta, talvez. Esta geração para fazer "mal" qualquer um desses modos mais vale não o fazer, até porque não há equipamento comercial que o suporte (provávelmente irá aparecer ao longo dos próximos 5 anos, no entanto); suporte 3D é mais importante neste altura, e embora renderizar outra imagem de um angulo diferente não tenha o impacto de renderizar/correr outra coisa em paralelo (mais para os lados de correr algo em split screen) seria bom que arranjassem uma maneira standard de o fazer de borla, e um framebuffer "grande" para evitar que este processo tenha de ir à RAM (esta geração não era raro).

A vantagem da Microsoft para um sistema next gen é a infraestutura "sólida", a Nintendo nem se sabe como vão transferir os jogos VC (ainda nem sabemos como o vão fazer com a 3DS), calculo que expliquem antes de uma consola de sucessão sair, mas é uma empresa que tem de investir em software de infraestrutura e pessoas que a mantenham/actualizem; com a Wii o system menu foi feito pela equipa do Animal Crossing em "part-time", é natural que depois não tivessem tempo para lhe andar a adicionar features/fazer remodelações de fundo (e não tivessem o know-how).
Estou me a lixar para a data de lançamento, desde que nessa altura já tenha dinheiro, vai ser a 1º consola que compro no lançamento. Mas eu acho que a xbox 720 vai ter CPU intel, e vai ter GPU Nvidia. Não sei porque mas á tempos li um artigo que essas empresas andavam com umas negociações "Manhosas". Mas já estou a prever PS4 leitor de blu rey, e a wii também, só a xbox é que vai ter um novo, digamos uma expecie de DVD só que muito maior do que os DVDs casuais, pois a xbox tinha de sair muito cara para poder ter blu rey. Mas como percebo 0 disto não posso argumentar muito. Já agora não se esqueção porque se chama xbox. DirectX Box.
É mais caro aparecerem com um formato proprietário cujos discos são feitos de propósito para ela do que aparecerem com Blu-ray, claramente.

Blu-ray é licenciado, tal como o DVD era licenciado.

Quanto a passar para x86, x86 é uma arquitectura completamente diferente e não tem cpu's desenhados com a filosofia do Xenon/Cell, estes cpu's foram simplificados para beneficiar o FPU/unidades VMX, por fracos que sempre tenham sido em general processing por isso o outro lado da moeda é que em fillrate ainda são CPU's muito potentes. Precisarias de um topo de gama intel para meramente equiparar o fillrate com mais cores (6 cores) e já nem falo de os emular.

As unicas soluções para emular uma X360 decentemente por software em x86 neste momento são; fazer um CPU "de raiz" com a mesma filosofia (e a filosofia em questão não faz muito sentido quando tens gráficas a dar 500 GFLOPS mais baratas), recorrer aos ultimos avanços da ATi com os Fusion em que o FPU foi retirado e o que ele faz substituido por um GPU; um GPU poderia ter o fillrate pretendido ao mesmo tempo que a sua execução por ordem do CPU pareceria semelhante à de gerir o FPU (tanto que é compativel/foi feito para correr programas x86 que precisam de fpu/whetstones). A emulação no entanto continuaria a ser muito high end e complicada. E ainda…. Fazer uma emulação ainda mais complicada nas linhas de meter um gpu a emular FPU do CPU.

É possivel que estejam presos a fazer algo com ***** esta geração se quiserem manter a compatibilidade "fácil". As soluções que propus são complicadas para algo com a potência e complexidade em questão, mas são as únicas.
Isto não faz sentido algum. Pensa o seguinte cenário.
Dezembro de 2012, em side by side nas prateleiras temos o novo Call of Duty a correr abaixo dos 720p na X-box 360 e Ps3 e ao lado na nova Nintendo corre a 1080p a 60 frames por segundo
Dezembro de 2013, mesmo cenário, entretanto já saíram imensos outros jogos na mesma situação, na qual a nova consola da Nintendo dá "baile" gráfico e visual as outras consolas. Jogos como um novo GTA, Final Fantasy, Fifa, Madden, Elders Scroll irão parecer estupendos na consola da Nintendo só porque correm a 1080p e "8 bits" nas outras consolas. Mesmo que a diferença principal seja somente a resolução, a resolução vende. Se colocarmos uma fonte 720p numa tv a 1080p e uma fonte 1080p, numa tv 1080p, notam-se claramente as diferenças.
E Dezembro de 2014 mais do mesmo.
A maior parte das pessoas não sabe a história da diferença de resoluções, tanto que só nós nos fórums sabemos que esta geração houve muitos jogos em resoluções sub-HD :P e o conceito de framerate… passa-lhes ao lado.

De 720 para 1080p não mudam/optam por gastar muito dinheiro, nem perante incrementos de potência nesta altura; optarão por o gastar por features novas/funcionalidade nova e exclusivos. Lançar uma plataforma que vive de ports "melhores" que as da concorrência é perigosa se não conseguires fazer mais nada que justifique a tua plataforma.

A Microsoft com a Xbox 1 pagava aos developers para melhorarem o aspecto gráficos dos jogos e meterem conteúdo extra para ela (senão as developers não o fariam) e no entanto isso ao longo de 4 anos (sendo que a PS2 já estava no mercado quando eles lá chegaram) não fez com que vendessem mais. Sem dúvida porque a PS2 conseguiu ter os exclusivos que realmente lideravam o mercado e os consumidores para eles.
 
Última edição:
Mas exagerar nas resoluções é melhor não... Senão depois colam nos 60 FPS.

Se conseguissem com 4GB de RAM fazerem 1080p/60FPS standard... Ui, maravilha. Quanto ao 3D, se hoje os jogos a 60FPS em 3D fazem 30 (a 720p ou sub-HD), que na proxima geração o façam com os mesmos Frames-per-second, mas com 1080p de resolução.
 
Back
Topo