[XBOX ONE X PSU] Onde adquirir componentes não listados...

MaNoFtHeGrAsS

Power Member
Boa tarde.

Há uns tempos a fonte de alimentação da minha xbox One X avariou. Gostava de tentar perceber junto de vocês onde conseguir arranjar o material para a tentar arranjar... Já procurei em todo o lado(penso eu) e não consegui dar pai à criança.

Estes 2 indutores são desconhecidos, assim como estes 3 diodos??

kRHCEI9.jpg

LgqA8r4.jpg

qIyodlH.jpg



O seguinte material, julgo conseguir arranjar aqui pela minha zona

RG32QaU.jpg

MYMjucV.jpg


Será que me conseguem ajudar neste quesito?

Obrigado
 
O que te leva a crer que esses componentes não estão bons?
Alguns desses componentes não costumam avariar, e quando queimam são bem visíveis os problemas, o que não é o caso
 
O que te leva a crer que esses componentes não estão bons?
Alguns desses componentes não costumam avariar, e quando queimam são bem visíveis os problemas, o que não é o caso

o indutor da segunda imagem está completamente carbonizado. na imagem não dá para ver. o condensador azul parece-me ok, pois já o testei com um multimetro e carrega. o tvr parece morto, pois está em circuito aberto. os outros 3 componentes mais pequeninos, não sei do que se tratam, mas com o multimetro não consegui averiguar se estão bons ou não.

consegues ajudar-me em saber do que se trata os tais componentes mais pequeninos?

obrigado

edit afinal estão os 3 estragados, pois testei um na pcb da fonte e dá continuidade
 
Última edição:
um pequeno update. fica para referência futura, se alguém estiver na mesma situação que eu.

pelos vistos, aquelas 3 cápsulas pequeninas são surge protectors, penso que são estes. na parte de trás da pcb existem uns spark gaps, ilustrado aqui neste video e exemplificado com este imagem

JjRPoHy.jpg
 
Última edição:
O tvr é suposto estar em circuito aberto.
Os 3 surge protectors também devem estar em circuito aberto.
O condensador azul aparentemente e pelo que mediste parece tar bom.
A primeira bobine verifca os fios, se não apresentarem sinais de estarem queimados, deverá estar boa.
Podes também medir a continuidade com o multímetro. Deverá dar passagem apenas 2 a 2 pinos
A segunda bobine pela foto não dá para perceber bem, mas se aparenta estar queimada é para substituir.
Podes trocar por outra de uma fonte de alimentação velha que tenhas. São bobines de filtragem não tem que ser exatamente iguais a essa.
 
Antes que mais, obrigado pelo teu contributo.

Existe cá uma loja de electrónica, em que o rapaz vai-me bobinar uma de novo.
Basicamente tenho isto tudo bom, à excepção da bobine maior.
Eu pensava que o TVR desse algum tipo de leitura

Depois deixo feedback.

Cumps
 
Não terás um condensador avariado por curto-circuito (primário, cerca de 400V), o que por sua vez poderá ter originado uma corrente elevada na bobina, queimando-a?

Já testaste continuidade/resistência na saída dessa bobina, para despistar curto-circuito?
 
Não terás um condensador avariado por curto-circuito (primário, cerca de 400V), o que por sua vez poderá ter originado uma corrente elevada na bobina, queimando-a?

Já testaste continuidade/resistência na saída dessa bobina, para despistar curto-circuito?

A bobine da segunda imagem está em circuito aberto. A da primeira está boa.
Espero que o problema seja só da 1a, espero que consiga bobinar uma de novo aqui na zona, e assim fico com uma fonte extra
 
Acho que não entendeste o meu ponto: se a bobina queimou por haver um problema a jusante (nomeadamente, curto-circuito devido a condensador avariado), então quando colocares a nova vai voltar a queimar. Daí a sugestão de medir resistência/continuidade na saída da bobina.
 
Acho que não entendeste o meu ponto: se a bobina queimou por haver um problema a jusante (nomeadamente, curto-circuito devido a condensador avariado), então quando colocares a nova vai voltar a queimar. Daí a sugestão de medir resistência/continuidade na saída da bobina.
Agora já percebi :)
Quando chegar ao trabalho já dou uma vista de olhos nisso. Obrigado
Depois digo algo
 
O fusível que está na placa, está antes ou depois das bobines no caminho da corrente? Ou seja o fusível está logo à entrada de corrente ou só após passar corrente pelas bobines?
 
Back
Topo