Xbox Xbox One X - Tópico Oficial

Piada engraçada lol
A Telltale,se oproblena fosse hardware eu não tinha sentido problemas quando dei o salto da 360 para a One. Já o Just Cause 3,nem no pc está decente.Não é poder, é o preço ser a equipa B da Avalanche que o fez enquanto que a malta talentosa fez o Mad Max.

Ando a arranjar psicologicamente todas as desculpas para comprar uma Scorpio day-one (sou um fraco e vou comprar na mesma... :tareon:)
 
A Lisa Su da AMD já confirmou há uns meses que não vão haver soluções semi-custom com o Ryzen antes de 2018.
Para a Scorpio ser lançada no último trimestre de 2017, têm de começar a produção no verão de 2017, pelo menos.

A não ser que a AMD tenha um avanço enorme do roadmap para o Ryzen, ou a Scorpio seja adiada pelo menos meio ano, bem podes esquecer o Ryzen nesta consola.

A melhoria de que a MS fala é mesmo do GPU.

Lisa Su

"Well, I think, if you look today at the semi-custom business, it's been primarily game console driven. And it’s been again very, very pleased with the franchise that we’ve built around that. We do have engagements outside of game consoles, and that will ramp, let’s call it, more in the 2018 timeframe. The other thing you should expect is I talked about our Zen roadmap for our products, so in terms of desktops servers and notebooks. But one should expect Zen in our semi-custom roadmap as well as we go – as we look beyond 2017 into the ’18, ’19 timeframe. And so, we really do view this as we’re developing foundational IP that can go into a number of different markets. And we have good prospects in those areas."

Volto a dizer o mesmo, o Phil Spencer já disse que não lançaram a Scorpio o ano passado pois estavam à espera de tecnologia mais recente. É uma questão de lógica apontar para uma combinação Ryzen+Vega.

O que a Lisa Su apontou como podes ver em cima é que têm também parcerias fora do mercado das consolas (portáteis,etc) e que apontam o seu lançamento mais para 2018.

A apresentação do Ryzen/Vega na CES 2017 mostra também o desenho do APU da Scorpio com o título "New Horizon", não é preciso pensar muito : Zen - Ryzen - New Horizon. Não é coincidência de certeza.




 
Cá está a citação direta da Lisa Su durante a apresentação no inicio de Dezembro:

Zen-Kerne und neue Grafik als Semi-Custom-Lösung soll es nicht vor 2018 geben, deutete AMDs Chefin Lisa Su in kleiner Runde an.

Traduzido, Zen e novas graficas como soluções semi-custom não vão chegar antes de 2018.

Fonte: https://www.computerbase.de/2016-08/amd-grafikkarten-marktanteil/

Mesmo o caso do Vega poderá não ser o que tenhamos na Scorpio. A Vega só vai estar pronta na primeira metade de 2017, mas apenas para placas profissionais.
Transpor o Vega para um SoC vai demorar tempo, mas no Verão já é preciso estar a fazer Scorpios para criar inventário para o final do ano.

O mais provável é que o GPU da Scorpio seja um misto de tecnologia de uma Polaris com algumas coisa da Vega.

Repara que a Lisa Su diz na tua citação: "as we look beyond 2017"
Mais uma vez a Lisa Su a dizer que só vamos ter Ryzen em semi-custom em 2018.

Infelizmente a AMD não tem o dinheiro nem os recursos de uma Intel ou nVidia, mas tem de competir tanto em CPUs e GPUs. Já é um milagre que a AMD esteja a fazer o que faz com tão poucos recursos.
Não esperes milagres.
 
Amigos e será que a AMD poderá não dar com a língua nos dentes, enquanto a Microsoft ainda não anunciou as Spec's finais?
Nada garante que a AMD a dizer que semi-custom só para 2018, sejá uma verdade .
 
É apenas a CEO da empresa a dizer isso. Ela não pode andar a atirar mentiras para o ar, pois isso enerva os investidores.
Ela tem de apresentar um roadmap sério e o mais preciso possível.
A MS anuncia o que a AMD faz. Não é a MS que faz o SoC. A MS apenas encomenda um producto, de acordo com o que a AMD tem disponível.

Podes ter a certeza que a maior parte das specs da Scorpio já estão fechadas neste momento, pois em breve começa a produção e criação de inventário.
Não é a um mês do lançamento de uma consola que se começa a produzir os componentes dela.
O que pode mudar agora são coisas pequenas, não a arquitetura do CPU.

Até podia ser que a AMD tivesse muita sorte e as coisas corressem muito bem com o Ryzen e o roadmap desse um salto enorme.
Mas isso não parece estar a acontecer. Quando foi a apresentação do Ryzen, nem sequer tinham definidas as velocidades finais do CPU...
E verdade seja dita, nos últimos tempos a AMD é mais conhecida pelos atrasos do que pelos avanços...

Fazer um SoC é bem mais complexo do que um CPU sozinho. E esperar um SoC com o Ryzen pronto agora, quando o CPU base nem está pronto, é esperar muito.
 
Dizer que a MS só apresenta um SoC dentro do que a AMD tem disponível nao é totalmente correcto.
Nao existiam APUs com 8 cores nem a utilizar GDDR5 ou bus de 256bit, os Jaguars actuais sao custom.

O mesmo irá acontecer agora e portanto nao é de excluir um CPU com influencia do Ryzen, mesmo nao sendo 100% Ryzen.
 
Se tivesse assim tudo tão fechado até à E3 podiam fazer um evento extra, mas não irá acontecer. Logo diria que até Abril/Maio ainda andam a testar versões.
 
Dizer que a MS só apresenta um SoC dentro do que a AMD tem disponível nao é totalmente correcto.
Nao existiam APUs com 8 cores nem a utilizar GDDR5 ou bus de 256bit, os Jaguars actuais sao custom.

O mesmo irá acontecer agora e portanto nao é de excluir um CPU com influencia do Ryzen, mesmo nao sendo 100% Ryzen.

Então não tens APUs com 8 núcleos? Olha para a PS4, PS4 Pro e X1.
Os Jaguar são semi-custom. Usam a mesma tecnologia que outros APUs da AMD, mas com algumas mudanças, tais como a
A MS depende da AMD. A AMD tem um numero de productos disponíveis a cada altura do seu roadmap e a MS, a Apple, a Sony, etc, escolhem o que melhor se encaixa ás suas necessidades para esse período.

Veremos o que a AMD conseguiu fazer para a MS. Mas a informação que temos até agora diz que a Scorpio não vai usar o Ryzen.
E desenvolver um CPU não é como desenvolver um GPU. É muito mais lenta e complexa.
A micro arquitetura Zen já anda a ser desenvolvida há vários anos e só agora é que vai sair na sua primeira iteração.

Como diz a Lisa Su, não esperes ver o Ryzen em semi-custom chips antes de 2018.

Mas considera uma coisa. Se a MS ou a Sony quisessem, a AMD já tem CPUs mais potentes do que Jaguar. Os Vishera que temos no desktop seriam uma opção, mas teria de ser fora do sistema de SoC. Ou seja, um CPU e GPU numa package separada, como tínhamos na PS3 e X360.
A grande vantagem do Jaguar é o preço e consumo.

Se tivesse assim tudo tão fechado até à E3 podiam fazer um evento extra, mas não irá acontecer. Logo diria que até Abril/Maio ainda andam a testar versões.

Exactamente. Nesta altura é tempo de fazer testes, desenvolver software, SDKs, etc.
O tempo de planear e escolher hardware mais importante já terminou.

Agora pode mudar o numero de entradas USB, velocidade da memória, velocidade do CPU/GPU, etc. Mas o desenvolvimento do SoC já deve está pronto.
 
Última edição:
Ele falava antes do lançamento da PS4 e XO que não havia APU 8 cores etc.
Não sei até que ponto a Scorpio não podia ter arriscado num Deca, penso que a AMD já teve/tem. Isto por forma a termos 8 para jogos e 2 OS.
 
Estava a referir antes do lançamento das consolas actuais. Onde estavam os APUs de 8 cores para os clientes da AMD escolherem?

Vishera ou outras arquitecturas desktop são demasiado exigentes em power consumption, teriam que ser acompanhadas por um GPU bastante limitado.

Algo baseado em Bristol Ridge penso ser possível.
 
Tens de considerar umas coisas. No mercado de low-end de PCs não existe espaço para um APU de 8 núcleos.
O APU da PS4 e da X1 não é um octacore na realidade, mas sim 2 quad cores um ao lado do outro. Ou seja, a AMD na realidade não desenvolveu um CPU novo para a Sony e MS, apenas pegou em dois e meteu no mesmo SoC.
É uma solução semi-custom rápida e barata de fazer.

O Vishera é muito quente, em boa medida por ter clocks muito elevados. Mas se fosse colocado a 1.6Ghz ou 1.75Ghz, iria consumir muito menos. Claro que iria consumir sempre mais do que um Jaguar, pois este CPU é mais pequeno e menos complexo. Como já disse, a AMD apresenta as soluções que têm para cada altura do seu roadmap, e as empresas escolhem o que querem.
No caso da PS4 e X1, escolheram um CPU barato e eficiente em energia, em detrimento de poder.

Sim, algo baseado no Bristol Ridge seria possível. Aliás, quando se especulava ainda sobre a PS4 Pro, eu falei sobre a possibilidade de esta usar um Bristol Ridge.
Entre as melhorias de IPC e um aumento de velocidade, um APU desses podia duplicar o desempenho do CPU da Scorpio.
 
Ele falava antes do lançamento da PS4 e XO que não havia APU 8 cores etc.
Não sei até que ponto a Scorpio não podia ter arriscado num Deca, penso que a AMD já teve/tem. Isto por forma a termos 8 para jogos e 2 OS.

Não vale a pena simplesmente. Uma consola não precisa de um CPU de ponta. As consolas só precisam debitar 60 frames por segundo no máximo. Basta ter um cpu que consiga lidar em simultâneo com:

- processamento do jogo em si
- captura do jogo em vídeo
- encoding/streaming do jogo em direto em Full HD
- serviço de comunicação por chat/party
- downloads/atualizações em background

Com isto tudo sumado, e tendo em conta um worst case scenario o CPU precisa de alimentar o que o GPU consegue, com um limite de 60 frames por segundo que é o que as consolas usam.

Em 2017 ter um cpu capaz de fazer tudo o que eu disse em simultâneo e ter sumo suficiente para 60 frames sem quedas, não é nada do outro mundo. Um i3 6100 da intel de 110€ faz isto em 90% dos jogos, e as quedas que tem são pequenas. Se falamos de um quad-core com 4 núcleos verdadeiros e um bom IPC então ainda mais fácil é. Na realidade um 3-core com bom IPC era capaz disto que disse. Ter em conta a ram, obviamente, essencial para multi tasking. Mas isso já se sabe que terá bastante.

A Xbox Scorpio ou qualquer outra consola não precisam de um CPU topo de gama de 8 cores. Quando muito podem ter 8 cores com clocks bastante mais baixos, e, acima de tudo, os jogos/software ser programado para tirar partido de várias threads em detrimento de poder bruto de cada core individual (o que normalmente chamamos IPC Instructions Per Core).

O GPU é o que dita se o sistema consegue 60fps a 4k ou não. O CPU das actuais consolas é tão fraco tão fraco tão fraco, que tem problemas em alguns jogos para se manter acima dos 40fps. Mas como é evidente não espero um Jaguar novamente numa Xbox Scorpio ou PS5. Mas também não é preciso um Ryzen de 8 cores a 3,5ghz.

Em relação ao que se fala aqui do facto da AMD não ter ainda chips custom etc, não tenho coragem de afirmar que a Xbox Scorpio não contará com Ryzen. Se há coisa a que temos assistido ultimamente, desde a PS4 Pro ao mercado de televisões (ao contrário dos últimos 15 anos) é o facto de tecnologias novas chegarem primeiro às consolas do que ao restante mercado (mesmo o de PC). O jogo está a virar, fica só o alerta. Por isso não afirmem nada com certezas, vamos aguardar.
 
Bom, se considerares que o processamento será todo feito na consola, então sim. Mas actualmente não é isso que se passa. Se era inteligente? Acho que sim. De qualquer forma um quad-core nos moldes que te falei com bom IPC faz isso com uma perna às costas.

Não esquecendo que os jogos VR são mais simplistas, isto se o VR tiver o sucesso que se espera, o que para já não acontece tendo em conta os últimos números revelados. É mais um "3d" como há uns anos. Vem e vai.
 
Cá está a citação direta da Lisa Su durante a apresentação no inicio de Dezembro:



Traduzido, Zen e novas graficas como soluções semi-custom não vão chegar antes de 2018.

Fonte: https://www.computerbase.de/2016-08/amd-grafikkarten-marktanteil/

Mesmo o caso do Vega poderá não ser o que tenhamos na Scorpio. A Vega só vai estar pronta na primeira metade de 2017, mas apenas para placas profissionais.
Transpor o Vega para um SoC vai demorar tempo, mas no Verão já é preciso estar a fazer Scorpios para criar inventário para o final do ano.

O mais provável é que o GPU da Scorpio seja um misto de tecnologia de uma Polaris com algumas coisa da Vega.

Repara que a Lisa Su diz na tua citação: "as we look beyond 2017"
Mais uma vez a Lisa Su a dizer que só vamos ter Ryzen em semi-custom em 2018.

Infelizmente a AMD não tem o dinheiro nem os recursos de uma Intel ou nVidia, mas tem de competir tanto em CPUs e GPUs. Já é um milagre que a AMD esteja a fazer o que faz com tão poucos recursos.
Não esperes milagres.

Lisa Su

"Well, I think, if you look today at the semi-custom business, it's been primarily game console driven. And it’s been again very, very pleased with the franchise that we’ve built around that. We do have engagements outside of game consoles, and that will ramp, let’s call it, more in the 2018 timeframe. The other thing you should expect is I talked about our Zen roadmap for our products, so in terms of desktops servers and notebooks. But one should expect Zen in our semi-custom roadmap as well as we go – as we look beyond 2017 into the ’18, ’19 timeframe. And so, we really do view this as we’re developing foundational IP that can go into a number of different markets. And we have good prospects in those areas."

Um pequeno termo pode mudar muito o sentido de uma frase. O que a Lisa Su disse a um certo grupo de pessoas foi que as soluções custom APU da família Ryzen que a AMD disponibliza também FORA do mercado das consolas SÓ DEVE aparecer em 2018.

Além de não se referir directamenta às consolas diz que provavelmente só irão aparecer em 2018, sem certeza absoluta.

Com isto não estou a dizer que a Scorpio terá um APU com Ryzen, apenas dou um alerta para a desinformação que tem circulado na internet.

Outra coisa importante de referir é que visto os specs completos da Scorpio não terem sido ainda revelados não faria sentido vir a AMD dar informação primeiro que a própria MS.

Além disto a AMD incluir o APU da Scorpio na apresentação do Ryzen+Vega mesmo que sem grande informação não faria sentido nenhum para depois ser um Jaguar+Polaris.

Por fim falas da citação de Dezembro mas esse artigo é de Outubro.
 
Outro ponto é que essa apresentação da Lisa Su foi feita num evento do Credit Suisse, para investidores, logo pode estar a referir timeframes de apresentação de resultados financeiros e nao de lançamentos de produtos. Um lançamento em final de 2017 só irá ser reflectido a partir do Q1 2018.
 
"Well, I think, if you look today at the semi-custom business, it's been primarily game console driven. And it’s been again very, very pleased with the franchise that we’ve built around that. We do have engagements outside of game consoles, and that will ramp, let’s call it, more in the 2018 timeframe.

Esta primeira frase, refere-se a soluções semi-custom em geral. Nete caso deve estar a falar das soluções para a Apple e super computadores.

The other thing you should expect is I talked about our Zen roadmap for our products, so in terms of desktops servers and notebooks. But one should expect Zen in our semi-custom roadmap as well as we go – as we look beyond 2017 into the ’18, ’19 timeframe. And so, we really do view this as we’re developing foundational IP that can go into a number of different markets. And we have good prospects in those areas."

Apenas a partir daqui é que ela especifica sobre o Ryzen. E neste caso ele diz claramente, "para além de 2017, dentro do período de 2018 a 2019.

Estas a interpretar mal o que ela disse.
 
Apenas a partir daqui é que ela especifica sobre o Ryzen. E neste caso ele diz claramente, "para além de 2017, dentro do período de 2018 a 2019.

Estas a interpretar mal o que ela disse.

Estamos a discutir semântica então? É que "as we look beyond 2017 into the ’18, ’19 timeframe" não significa preto no branco aquilo que afirmas..É que olhando para alem de 2017, 2018 e 2019, não significa que em 2017 não tenhas um custum CPU baseado no Ryzen para consolas! Podes aceitar isso ou não, é contigo, mas ninguém pode afirmar neste momento que a Scorpio vai ter ou não um CPU baseado no Ryzen!! Muito menos pelas palavras dela...

Eu ate estou céptico que a Scorpio venha equipada com CPU baseado em Ryzen, mas ate confirmação oficial...é bla bla bla whiskas saquetas, bla bla bla!!
 
Mas isto não é uma questão de semântica.
Está claramente aqui escrito que o Ryzen com soluções semi-custom, só vêm para depois de 2017.

But one should expect Zen in our semi-custom roadmap as well as we go – as we look beyond 2017 into the ’18, ’19 timeframe.
 
Back
Topo