Xbox Xbox sai na Forbes magazine

Pois é, o artigo na revista Forbes prevê um futuro sombrio para a Microsoft's Home & Entertainment. É de salientar a perda de $5,4bn de $21bn investidos (um aparte, ao contrario do que muitos apregoam, a Xbox360 produziu um perjuizo de $1,2bn [por exemplo porque as consolas são vendidas subsidiadas e as tácticas agressivas de compra de exclusivos e outros jogos]).

É também salientada a má performance das vendas no mercado Japonês e é dito que as vergonhosas vendas da PS3 são muito melhores (a PS2 custava mais ou menos o mesmo e vendeu + do dobro da PS3 no mesmo período de tempo).

É dito que a consola se destina a um nicho de mercado e não aos jogadores em geral, como muita boa gente gosta de apregoar é uma consola para jogadores hardcore.

Para arrematar o artigo é dito que que é uma questão de tempo até a administração da Microsoft colocar termo ao projecto falhado e dar um maior retorno aos accionistas.

Antes de entrarem a matar com a fanboyzice não se esqueçam que a revista Forbes é uma revista que costrui o seu nome, e tem jornalistas á seria e tem uma reputação a manter.

Quem quiser ler o artigo está aqui
http://www.forbes.com/2007/04/18/xb...i-in_re_0418soapbox_inl.html?partner=yahootix

The success (or lack thereof) of Xbox 360 has been a hotly debated topic across both the blogosphere and mainstream media, with an amalgam of sober and utterly confused views depending upon one's vantage point: analyst, investor or gamer.
After taking a step back and looking at some objective numbers (taken from Microsoft's (nasdaq: MSFT - news - people ) own financial statements and comparative console sales figures extracted from VGChartz.com and Wikipedia.org), I have concluded that gaming has been a disastrous endeavor for Microsoft, particularly from an investment perspective.
The seeds of this failure are evident from its sales performance in Japan, particularly when comparing its 18-week sales figures (which is about how long the Wii, made by Nintendo (other-otc: NTDOY - news - people ) and PS3, made by Sony (nyse: SNE - news - people ) have been out) relative to those of the most successful console releases.

This early failure in the Japanese market has a compounding negative effect on worldwide console sales, as game developers are less willing to invest in high-risk projects for console platforms that are shaky out-of-the-gates, which makes it less attractive for gamers to buy these consoles, and so on.
Let's first consider Microsoft's Home & Entertainment Division ("H&E"), which includes Xbox 360, Xbox, Xbox Live, Consumer Software and Hardware Products, and IPTV. Making money, i.e., the creation of long-term shareholder value, has got to be the ultimate driver of Microsoft's gaming (and H&E) strategy, right? Well, after five years and over $21 billion invested, all they've got to show for it is $5.4 billion of cumulative operating losses, and Xbox 360 doesn't appear to be the silver bullet to turn things around.

I think it is also interesting to note that Microsoft's actual disclosure shows only revenues and operating losses--I backed into and show expenses below for explanatory purposes. Why might it be that Microsoft has strayed from the classic "revenues minus expenses equals profits (losses)" disclosure? Perhaps because it doesn't want investors to focus on the fact that more than $21 billion has been invested in a business that has performed so poorly, with unclear prospects for improvement.
Sometimes these cold, stark facts seem to get lost in the shuffle. Xbox 360 (a meaningful part of H&E) might be a fine product, but if so, why is it so financially disastrous to its maker? I understand the concept of selling a console at a loss in order to lay the foundation for recoupment of original investment, plus operating losses, plus attractive financial return through gaming, but what is it going to take to turn things around? Nothing short of a tectonic transformation in perception of Xbox 360 relative to its competitors.
Sure, the Xbox 360 can be righteous and cool with hard-core gamers, but this is not a sufficiently large user base to recoup the magnitude of investment Microsoft has made in its gaming platform. So if this is Microsoft’s strategy, it’s got a problem. And if the strategy is really more mass-market, then it’s got some serious repositioning to do relative to the Wii, which is both cheaper and more accessible to Ma and Pa and Timmy and Tammy gamer. In short, I am at a loss. Correct that: Microsoft is at a loss. $5.4 billion and counting.
As far as Japan’s role here, consider that over 19 million PS1s and 20 million PS2s were sold in Japan alone, close to the total worldwide sales figures for the original Xbox console. Success in the Japanese market is a key part of getting the game developers to buy into a platform, for which they invest substantial sums and create titles. Plus, people want to buy consoles with better game libraries. Success in Japan is frequently a precursor to success globally, which makes it particularly attractive for game developers who are looking to amortize their development costs over as large an installed base as possible.
If, for instance, the Wii is hot, you get shops like EA turning themselves into pretzels to build their title libraries for the Wii console. And if your particular console isn't hot? Well, let's just say that developers aren't going to be laying out big bucks to invest in the platform.
It is instructive to look at where the last major console releases were 18 weeks after launch in Japan. Basically, if you did well in Japan during this time frame, you had a chance to have a blow-out product. If you didn't, well, you didn't. The Xbox did better than the Xbox 360, and even the PS3 has done better than the Xbox 360. But success in Japan is not a guarantee of a runaway success, as the GameCube proved. Without question, Japan is an important and critical market for building a globally successful gaming platform, and an early read of the tea leaves does not bode well for the Xbox 360.
And this is clearly not lost on Ballmer's Boys in Redmond. Microsoft's vision of the gaming console as the window into the living room is a big, big bet, and one that clearly hasn't paid off thus far. The emphasis on HDTV as being a key factor driving broad-based console sales kind of misses the point. Is the Wii successful because of its zippy graphics and technological superiority? No. It is successful because it is fun. And because it appeals to a broad audience. And because it is comparatively cheap. The Microsoft strategy sounds more like a niche strategy for hard-core gamers, in which case it's investment in a console strategy should be smaller and more targeted.
Microsoft needs to take a long, hard look at its gaming strategy--and, in fact, its entire H&E strategy. At what point, regardless of its virtually endless financial resources, does it say "enough is enough"? Would we have been better served by returning the extra cash to shareholders rather than investing it in a franchise that seems to have questionable prospects for turning around? These are the kinds of questions Microsoft management should be asking. And hopefully, for shareholders' sakes, they are.
Roger Ehrenberg blogs at www.informationarbitrage.com and runs Monitor110, an Internet data service for institutional investors.
 
Uma consola para Hardcore gamers???? Para Hardcore temos a PS3 (ou esqueceram-se dos 600€)?

Actualmente a Xbox360 está em primeiro nesta geração, apenas houve agora um "crash" devido á Elite, por tá tudo naquela sai a Elite baixa a Premium ou estão á espera da própria Elite.
 
e depois?
eu estou contente com a compra da Xbox360 que fiz, se a M$ teve ou não lucro, para mim é me indiferente.. Mas não se antevê uma recuperação pois já nao há mta margem de tempo e de preço (por estar relativamente baixo) com a chegada da PS3
mas até é bom por 1 lado pq assim a M$ é obrigada a projectar melhores e mais competitivas consolas.. talvez até mais barata.

my 2cents ;)

cUMPS
 
Pela minha leitura, o artigo até está certo embora se baseie quase inteiramente no mercado japonês.

E tenho as minhas dúvidas em considerar uma consola com 10 milhões de unidades vendidas um
fracasso. Se a MS aponta para esse número e o atinge, é no mínimo uma correspondências às
expectativas. Era melhor se as excedesse... :rolleyes:

Não acho que a consola tenha falta de suporte. Tem é falta de variedade.

O artigo é verdadeiro, mas não numa escala global.
 
Pela minha leitura, o artigo até está certo embora se baseie quase inteiramente no mercado japonês.

E tenho as minhas dúvidas em considerar uma consola com 10 milhões de unidades vendidas um
fracasso. Se a MS aponta para esse número e o atinge, é no mínimo uma correspondências às
expectativas. Era melhor se as excedesse... :rolleyes:

Não acho que a consola tenha falta de suporte. Tem é falta de variedade.

O artigo é verdadeiro, mas não numa escala global.

:x2:

O mercado Japones é 1 mercado muito apetitoso, mas quer dizer que se não têm sucesso ai, no resto do mundo não o tenha. No resto do mundo pelo o que o ppl diz, a Wii vai a frente, seguida a 360 e depois a Ps3 ( consolas da ultima geração ), por isso acho que não é 1 fracasso.
 
Sinceramente não percebo muito bem este artigo... É um fracasso no Japão logo as companhias de jogos vão fugir dela, e está condenada à partida? Não quero com isto dizer que a X360 esteja a ser um sucesso estrondoso, mas o artigo pinta a coisa como se estivesse a ser um flop total.

A Forbes pode ser uma revista com grande reputação, mas se calhar estão a precisar de jornalistas que percebam um bocadinho mais do mercado de videojogos.
 
secalhar o melhor era fazer como a Sony fez...

lança primeiro a consola nos EUA e japao...ou adia o lançamento para a europa....

tem prejuizo nos EUA e no Japao....lança na Europa mais cara, para cobrir as despesas q obteve nos outros dois continentes!

lança uma versao capada em relaçao aos outros dois continentes, quase 2 anos depois do lançamento da 1ª consola nexgen a um preço bastante superior ao lançamento das concorrentes !!!!
 
Última edição:
Sinceramente não percebo muito bem este artigo... É um fracasso no Japão logo as companhias de jogos vão fugir dela, e está condenada à partida? Não quero com isto dizer que a X360 esteja a ser um sucesso estrondoso, mas o artigo pinta a coisa como se estivesse a ser um flop total.

A Forbes pode ser uma revista com grande reputação, mas se calhar estão a precisar de jornalistas que percebam um bocadinho mais do mercado de videojogos.



Ya,por acaso,mas o japão é que faz subir as vendas??? Ha com c ada artigo,aqueles gaijos so veem rpg,o que se ha-de fazer???
 
Sinceramente não percebo muito bem este artigo... É um fracasso no Japão logo as companhias de jogos vão fugir dela, e está condenada à partida? Não quero com isto dizer que a X360 esteja a ser um sucesso estrondoso, mas o artigo pinta a coisa como se estivesse a ser um flop total.

A Forbes pode ser uma revista com grande reputação, mas se calhar estão a precisar de jornalistas que percebam um bocadinho mais do mercado de videojogos.

A Forbes é uma revista sobre dinheiro, a ênfase maior é tentar juntar as razões porque a Microsoft ira desistir do negocio das consolas.

O mercado dos videojogos é um mercado igual aos outros, é o mercado de fazer dinheiro. Não há nada que transforme o negocio dos videojogos diferente dos outros.
 
Última edição:
secalhar o melhor era fazer como a Sony fez...

lança primeiro a consola nos EUA e japao...ou adia o lançamento para a europa....

tem prejuizo nos EUA e no Japao....lança na Europa mais cara, para cobrir as despesas q obteve nos outros dois continentes!

lança uma versao capada em relaçao aos outros dois continentes, quase 2 anos depois do lançamento da 1ª consola nexgen a um preço bastante superior ao lançamento das concorrentes !!!!

A verdade é que a Xbox360 é também uma consola subsidiada, dai os perjuizos do projecto 360 de 1,2 biliões de dollares. Se bem que Sony ha discriminação entre regioes, alem da versão Europeia "capada", nos Estados Unidos e Japão ha consolas $600 com 60 gigas e de $400 com 20 gigas. Ou seja a PS3 custa $400 lá fora, ou seja pouco mais cara que as outras.
 
Uma consola para Hardcore gamers???? Para Hardcore temos a PS3 (ou esqueceram-se dos 600€)?

Actualmente a Xbox360 está em primeiro nesta geração, apenas houve agora um "crash" devido á Elite, por tá tudo naquela sai a Elite baixa a Premium ou estão á espera da própria Elite.

A playstation 3 custa $400, é esse o preço da versão de 20Gb, esse é o valor que se deve utilizar para fazer os comparativos.
 
A playstation 3 custa $400, é esse o preço da versão de 20Gb, esse é o valor que se deve utilizar para fazer os comparativos.

A de 20GB já nem se devia de falar nela na minha opinião visto que vai deixar de ser fabricada.

A Xbox 360 Core la fora, na USA, custa $299, Premium $399

A Ps3 20GB $400 ( como disseste ), Ps3 60GB $599

Ou seja, acho que ao quereres comparar a versão "light" da Ps3, também deverias de a comprar com a versão "light" da Xbox 360.

P.S @ theforbidden1 Não leves a mal o que vou dizer :P mas tenta fazer Multi-Quote, torna mais fácil ler o fórum, e o torna mais organizado.
 
A de 20GB já nem se devia de falar nela na minha opinião visto que vai deixar de ser fabricada.

A Xbox 360 Core la fora, na USA, custa $299, Premium $399

A Ps3 20GB $400 ( como disseste ), Ps3 60GB $599

Ou seja, acho que ao quereres comparar a versão "light" da Ps3, também deverias de a comprar com a versão "light" da Xbox 360.

Isso de deixar de ser fabricada tem apenas a ver com a tentativa de minimizar as perdas, já que eu acho que ninguém aqui neste forum acredita que 1 disco de 60GB e umas portas USB custam mais $600 euros a produzir, é apenas uma artimanha para fazer discriminação de preços. Alem a PS3 de 20GBs existe, foi vendida, pode e deve utilizada para ser comparada com as outras consolas. Alem disso continuara a ser vendida no Japão.

Só faz sentido comparar versões "light" das consolas porque fazem o mesmo que as versões premium fazem, alem disso elas representam um valor universal que cada pessoa (que comprou) que esteve no "mínimo" disposta a pagar com a máquina. As versões premium apenas servem para xular o dinheiro aka discriminação de preço a quem não se importa de ximpar mais pela maquina porque teoricamente fica com uma consola melhor. Parece que não, mas a diferença de preços é de 50% no caso da playstation 3 ($400 * 150% = $600) e de 30% no caso da xbox ($300* 130% = $400).

Fazendo o alinhamento de preços fica:
-Wii $250
-Xbox $ 300
-PSX $400

A diferença de preços entre a Wii e a Xbox são $50, o que teoricamente devia dar uma super vantagem á Xbox pois é "mais potente", no entanto essa vantagem não se verifica, e a Wii já não está sobre o factor surpresa, visto que nos USA já saiu á 5 meses. Um exemplo da importância do factor surpresa foi a PS3, tanto se badalou sobre as vendas "recorde" em Inglaterra" que na segunda semana já havia desconto e na terceira semana arranjou maneira de vender menos que a Wii.
 
Última edição:
A Sony é muito mais agressiva que as concorrente em termos de marketing. Raramente vejo "comunicação" para a Xbox e nunca vi nada da Wii. Já da Playstation...

Isto também ajuda a explicar o sucesso da PS2 em termos globais. O utilizador comum praticamente só conhece a playstation.

Portanto, e tendo em conta estas estratégias de marketing (pelo menos na Europa), eu acredito que a Microsoft e a Nintendo dirigem as suas máquinas para o grupo-alvo dos "hardcore-gamers", enquanto que a Sony tem uma comunicação mais global...logo, vende muito mais!

É uma questão de tempo até a PS3 ultrapassar a concorrência em termos de vendas. Sobre isso não tenho dúvidas!
 
Última edição:
Por mim se a consola der o berro é igual ao litro.

Por 299€ tiro no mínimo dos mínimos uns 2 anos de jogos porreiros de alta qualidade. Não conseguia o mesmo ROI lúdico com um upgrade ao PC.

Se realmente der o berro depois compro uma PS3 ou vou quitar o PC conforme o que me parecer mais interessante.

E sim a promoção da XBOX em Portugal é uma trampa. A Sony pode ter muitos defeitos mas faz um excelente TPC.
 
Última edição:
O Japão é a galinha dos ovos de ouro das empresas multimédia! Os gajos compram tudo o que mexe...desde que seja uma marca japonesa!

Nesse aspecto, os nipónicos devem representar o modelo de consumidor perfeito: Não pensam. Compram!
 
Portanto, e tendo em conta estas estratégias de marketing (pelo menos na Europa), eu acredito que a Microsoft e a Nintendo dirigem as suas máquinas para o grupo-alvo dos "hardcore-gamers", enquanto que a Sony tem uma comunicação mais global...logo, vende muito mais!

O mais interessante é que disseram a mesma coisa quando foi lançada a PSP, "melhor marketing", "publico adulto", etc, as coisas não são assim tão óbvias como tu imaginas. E dizer que actualmente a Wii é para o publico dos hardcoregamer é não ter noção da realidade.


A X360 realmente tem um grande problema que a impede de ser uma opção para o mass market, que é a falta de variedade de jogos, e mesmo quando jogos como Viva Pinata aparecem são ignorados, só espero que o próximo jogo da RARE não seja ignorado também...
A Microsoft tem muito que trabalhar na imagem do seu produto e deixar/conseguir que os jogos mais variados sejam editados na sua consola porque senão nunca será vista como uma opção para o mass market.
 
Última edição:
A Xbox 360 o que tem falta a meu ver são RPG's, o que este ano ira ficar bem servido com 1 exclusivo, o Mass Effect da BioWare ( foi o que levou a comprar a 360 ), agora com a a Ps3 a perder exclusivos, será uma mais valia para a xbox 360 em que vai ganhado uns bons jogos.

Uma coisa é certa, a Ps3 no Japão vendo derivado a uns exclusivos, mas também por ter o nome Sony atraz, o que para mim é 1 erro, comprar por ter o nome Sony atraz, acho que se devia de comprar uma consola pelos games que têm. A Ps3 têm muitos RPG's coisa que os Japoneses gostam, e a Xbox 360 têm muito FPS coisa que Europa e USA gosta.
 
O mais interessante é que disseram a mesma coisa quando foi lançada a PSP, "melhor marketing", "publico adulto", etc, as coisas não são assim tão óbvias como tu imaginas. E dizer que actualmente a Wii é para o publico dos hardcoregamer é não ter noção da realidade. (...)

A Wii dirige-se a um grupo-alvo mais "infantil". Eu sei disso. Mas eu estava-me a referir ao caso europeu! Alguém já viu um anúncio da Wii/Nintendo? Pois...

Vai lá perguntar aos teus pais ou a uns amigos se conhecem a Wii. Depois pergunta se já ouviram falar da Playstation...

Daí eu dizer que, NA EUROPA, apenas o pessoal mais informado conhece bem as diferenças entre as máquinas.

No Japão nem precisam de anúncios...se é Nintendo/Sony é para comprar!
 
Última edição:
Back
Topo