Xbox Xbox Series X / S - Tópico Oficial

Qualquer método de desligar em que não exista um interruptor mecânico nunca é exactamente o mesmo que desligar da ficha. Apesar que é mesmo muito irrelevante.
 
Eu penso que o full shutdown desliga completamente a consola, ou seja, não tem qualquer função ativa nem consome energia, enquanto que, qualquer que seja a opção selecionada, ao desligar através do comando a consola consome energia e tem funções ativas.

Por acaso sempre que preciso desligar o cabo de energia faço um full shutdown para garantir que está completamente desligada (pelo menos sempre assim o assumi).
Se fizeres shutdown por essa opção depois consegues voltar a ligar com o comando? Se sim, então tem sempre algumas funções ativas, porque tem de ter pelo menos o watchdog a verificar o sinal do comando, e vai estar na mesma a consumir alguma coisa, não 0W. (Eu já experimentei e posso confirmar que sim).

Como preferires acreditar 😉

A palavra full shutdown diz tudo e não devia deixar dúvidas. Mas pronto.
Um aparte, mas agora já nem é assim que está escrito, o nome do modo agora é "Shutdown (energy saving)" e o botão diz "Shutdown now" (pelo menos em inglês). Se formos pela lógica do nome então faz sentido que esteja a indicar que o botão vai fazer shutdown (no modo "Shutdown (energy saving)") mesmo que a opção seleccionada seja a outra. Aliás, é assim que faço já há anos, tenho quase sempre a opção em "Sleep" mas quando sei que vou estar muito tempo sem ligar uso esse botão em vez de alterar a opção.
 
Qualquer método de desligar em que não exista um interruptor mecânico nunca é exactamente o mesmo que desligar da ficha. Apesar que é mesmo muito irrelevante.
Aqui a questão era mais para perceber se dá para cobrir a consola com algo contra o pó quando está desligada. Não existindo um modo em que se tenha a certeza que a ventoinha nunca ligue o melhor é não o fazer ou então desligar na ficha.
 
Em relação ao modo como se desliga é mesmo como já disseram, se quiserem que o consumo seja zero é garantir que ela não recebe qualquer energia, uma boa opção é usar por exemplo uma extensão que tenha um interruptor on/off , isto se ficar num local acessível.

Compreendo o querer poupar o máximo de energia, mas tenham uma coisa em conta, existem componentes eletrónicos que andar constantemente a ligar e desligar a alimentação não lhes dá grande saúde. Se for alguém que jogue apenas uma a duas vezes por semana ainda dou o desconto de andar a ligar e a desligar a alimentação , agora fazer isso todos os dias não recomendo.
 
Em relação ao modo como se desliga é mesmo como já disseram, se quiserem que o consumo seja zero é garantir que ela não recebe qualquer energia, uma boa opção é usar por exemplo uma extensão que tenha um interruptor on/off , isto se ficar num local acessível.

Compreendo o querer poupar o máximo de energia, mas tenham uma coisa em conta, existem componentes eletrónicos que andar constantemente a ligar e desligar a alimentação não lhes dá grande saúde. Se for alguém que jogue apenas uma a duas vezes por semana ainda dou o desconto de andar a ligar e a desligar a alimentação , agora fazer isso todos os dias não recomendo.
Eu ja na one após desligar atraves do comando. Quando saio de casa desligo sempre a tomada para não ficar nada em stand by . Nunca tive problemas
 
Então e não há problema desligar a consola da ficha visto a mesma apesar de estar desligada, continuar a trabalhar a baixo regime? ( 0.5w)
Não sou muito adepto de desligar os equipamentos da tomada. Sempre me disseram que isso não eh muito bom!
Secalhar o que vou fazer mesmo é continuar a desligá-lo e nunca mais meto o pano à tapar!
A series s na vertical é Capaz de apanhar menos pó na grelha do que na horizontal ne?
Não é bom desligar equipamentos da tomada, porque? Hás-de fazer essa pergunta a quem te disser isso, a ver se te sabem explicar.

Quanto à Xbox, não tem problema nenhum desligares a consola da corrente eléctrica, mas convém fazê-lo tendo a certeza de que ela não está a fazer alguma actualização em segundo plano.
Não tenho nenhuma Series, mas faço isso nas minhas One's e demais equipamentos, mas nas One's é mais fácil de verificar porque são mais barulhentas devido ao HDD e na One original o transformador é externo e tem um LED que indica actividade.
Nas Series talvez o melhor indicativo seria ver se a ventoinha está a trabalhar, ou até mesmo usar um power meter na tomada para verificar se ela está mesmo desligada e não a fazer alguma verificação em segundo plano.

Quanto ao pó, acho que se complica muito em relação a este aspecto. A consola puxa e acumula mais pó no interior e nas pás da ventoinha quando está a trabalhar, do que quando está parada, por causa da diferença de pressão causada pela ventoinha em funcionamento.
Basta pensar no que acontece por exemplo num PC ou qualquer equipamento que use ventoinhas (um termo-ventilador, por exemplo).
 
Bobinas não passam de enrolamentos de fio, não existe desgaste a não ser que as propriedades físicas se alterem (levando uma pancada, atingindo temperaturas para além das quais foram projectadas, etc).

Já os condensadores são projectados para terem uma esperança de vida de X horas a Y temperatura e Z tensão. O efeito de carga e descarga pouca influência tem na vida de um condensador, até porque são tipicamente lentas num, em especial a descarga. O desgaste num condensador é maior quanto maior for a temperatura, ou o mesmo atingir a temperatura limite para o qual foi projectado durante longos períodos de tempo. Quanto muito, desligar o equipamento fará baixar a temperatura de todos os componentes em geral, prolongando assim a sua vida útil.

Como preferires acreditar 😉

A palavra full shutdown diz tudo e não devia deixar dúvidas. Mas pronto.

O botão "Encerrar agora" (aka full-shutdown) nas definições é para desligar a consola no modo de Encerramento (poupança de energia), para quem por exemplo tem o modo de Suspensão (aka instant-on/stand-by) configurado nas definições e não quer alterar a definição só porque daquela vez quer desligar completamente a consola.

Ter a consola configurada no modo de Encerramento (poupança de energia) e desligar pelo atalho do comando, é a mesma coisa que desligar através do tal botão "Encerrar agora" no canto inferior direito no ecrã das definições de energia.

A Xbox tem unicamente dois modos de energia/desligar: modo poupança de energia (aka full-shutdown) e instant-on/stand-by.

Para desligar, não há qualquer diferenciação entre desligar através das definições ou do comando como descrito no FAQ oficial. Desligar pelo comando vai respeitar a opção que vocês escolherem nas definições. É uma questão de experimentarem e comprovarem. Só estão a ter mais trabalho ao desligar a consola pelo ecrã das definições de energia, isto se o full-shutdown for o vosso modo de energia preferido.
 
Última edição:
Nos comandos da xbox é recomendado usar tambem thumb grips para nao desgastar os analogicos ou isso nao acontece? Sempre tive comandos playstation e nem sei como é no caso dos comandos xbox.
 
Nos comandos da xbox é recomendado usar tambem thumb grips para nao desgastar os analogicos ou isso nao acontece? Sempre tive comandos playstation e nem sei como é no caso dos comandos xbox.
Eu uso porque não gosto muito da cova que faz e sinto que são pequeninos. Os thumb deram me mais conforto no polegar mas é uma questão de gosto pessoal.
 
Quanto à questão do turn off nas Xbox, nas Series não posso afirmar nada do género, mas, na One X que tive, era impossível que full shutdown e energy saving fosse a mesma coisa. Quando fazia full shutdown pelas definições a consola demorava MUTO mais tempo a ligar de seguida, até parecia que estava a iniciar pela primeira vez! Quando desligava pelo comando era o processo normal do costume (e sim, sempre usei a consola no modo energy saving e não instant on).
 
Este vídeo prova também aquilo que eu falei noutro dia de dar a sensação de que desligando pelas definições a ventoinha desliga logo ao contrário de fazer diretamente pelo comando:


Depois de procurar mais sobre o assunto leva-me a querer que indo pelas definições e desligar por lá na opção do lado direito inferior, a consola desliga-se completamente, independentemente de estar Instant on ou Poupança de energia. Não sei e se mesmo assim caso haja algum update mais tarde a consola liga a ventoinha, mas pelo que me parece, não.

Hoje também quando liguei a consola pareceu-me que demorou mais um pouco em relação a quando liguei noutro dia em que a tinha desligado diretamente pelo comando.

Isto é algo podia estar mais bem explicado, se tem 3 modos de desligar como me leva a querer pelo que procurei, deviam estar de uma forma mais objetiva nos menus.

EDIT: Por outro lado também os menus da xbox desse video são um pouco diferentes pois já devem ter lançado algum update mais tarde em que até pode ter mudado alguma coisa.
 
Última edição:
Back
Topo