Xbox Xbox360 e Plasmas

mafarreco

Power Member
Boas!
Desejava obter uma opinião de quem usa a Xbox360 com plasma.
Vale a pena?
Partilhem experiências sff (se puderem refiram os modelos).
Obrigado,
Maf :002:
 
Última edição:
Eu jogo com a minha X360 em alta resolução num lcd HDTV da Samsung, de 82 cm's, e é algo divinal de ver e experimentar.

Mas deixo-te aqui uma análise Plasma vs LCD para veres as vantagens e desvantagens de cada um e poderes decidir melhor.


PLASMAS versus LCD


Tamanhos – Vantagem do plasma

Plasma: de 32” a 63” (com modelos de 103” já em produção)
LCD: de 13” a 45” (com modelos de 100” em produção)


Ângulo de visão – Vantagem do LCD

Plasma: até 160º
LCD: até 175º


Efeito Burn-in e Stuck Pixels - empate técnico

Plasma: A tecnologia de Plasma (não um modelo ou outro, mas no geral) sofre do efeito Burn-in, onde uma imagem estática parada por muito tempo no écran pode "marcar" o televisor, dando aquele efeito de ghost. O pior de tudo é que esse efeito nunca mais desaparece com o tempo e os fabricantes não dão garantia para essa situação, o que muitos consumidores não têm conhecimento. Alguns modelos de plasma mais evoluídos (e bem mais caros) já trazem agora novidades como "pixel orbitor", que os fabricantes dizem resolver consideravelmente esse problema. Mas ainda não chegaram lá, realmente.

LCD: LCDs não sofrem de Burn-in, mas podem guardar a "carga do pixel retida", que dá também o efeito fantasma no écran dependendo do que se está a ver na televisão, mas nos LCD isso é apenas um problema temporário pois esse efeito “ghost” desaparece em poucos dias. O que pode acontecer são os Stuck Pixels: similares aos dead pixels, eles normalmente ocorrem em grupos de 2 ou 3 e mostram continuamente uma das cores RGB — vermelho, verde ou azul, que formam as imagens na tela. São mais visíveis em imagens com fundos pretos ou brancos chapados.


Tempo de vida – Vantagem do LCD

Plasma: Meia-vida de 30 a 60 mil horas. Meia-vida é o tempo que demora para uma lâmpada chegar à metade do brilho que tinha originalmente. Nesse período o plasma vai perdendo qualidade de brilho e de contraste na imagem.

LCD: O tempo de vida de um LCD é de cerca de 50 mil horas mas mantém sempre a mesma qualidade de imagem até ao fim. Em fim de vida, o custo de troca dos backlights de TVs LCD é alto demais, não compensa. É melhor comprar um aparelho novo.


Peso – Vantagem do LCD

Plasma: as TVs de Plasma são bem pesadas e normalmente necessitam de suportes adicionais para poderem ser penduradas na parede sem problemas. São também mais difíceis de manusear por uma só pessoa.

LCD: as TVs LCDs são geralmente bem mais leves que as de Plasma, mais portáteis e, obviamente, mais fáceis de manusear.


Durabilidade e instalação – Vantagem do LCD

Plasma: São bem frágeis e devem ser instaladas por profissionais. Além disso, a parede na qual forem penduradas deve ser bem resistente já que são bem pesadas.

LCD: São mais duráveis que as de Plasma e qualquer um pode fazer a instalação de suas TVs LCD em casa.


Brilho e contraste – empate técnico

Plasma: Em ambientes sem luz, as TVs de Plasma geralmente têm melhor brilho e contraste que as TV’s LCD, produzindo pretos muito mais profundos e um contraste muito superior.

LCD: Em ambientes com luz as TVs LCD têm melhor brilho e contraste porque não reflectem tanta luz quanto as TVs de Plasma (efeito glare) em ambientes iluminados.


Espessura – Vantagem do LCD

Plasma: A partir de 7,5cm

LCD: A partir de 5cm
 
Boas!
Muito obrigado por tanto esclarecimento! :)
De facto um dos problemas com os plasmas que estive a ver há pouco, é de facto o "efeito espelho".
O meu grande problema é mesmo o meu orçamento reduzido (cerca de 700€)
Mas com tempo, tudo se arranja.
Obrigado,
Maf
 
Boas!
Muito obrigado por tanto esclarecimento! :)
De facto um dos problemas com os plasmas que estive a ver há pouco, é de facto o "efeito espelho".
O meu grande problema é mesmo o meu orçamento reduzido (cerca de 700€)
Mas com tempo, tudo se arranja.
Obrigado,
Maf

A opinião do X360 é um bocado "biased.
 
A opinião do X360 é um bocado "biased.

O futuro da consola são as três luzes vermelhas da morte.

Tirando uma ou outra consola que vieram DOA, lembrem-se que as que falharam também estava a funcionar perfeitamente antes de darem o berro. Daqui a dois anos, veremos quem ainda tem a consola a funcionar na perfeição.
Esses 33% não estão sequer a contar com as reparações que não passaram pela loja, e foram tratadas directamente com a MS. E acresce o facto de muitas consolas já terem falhado mais do que uma vez (as refurbished).
Isto está a tomar umas grandes proporções. A MS já ganhava "vergonha" e fazia um recall às consolas para as arranjar convenientemente (ex: meter o novo dissipador em todas, trocar os x-clamps por outra cena).
Até já tenho medo de ligar a consola.

em 3 cenas diferentes vais mandar bocas.....
 
Boas!
Muito obrigado por tanto esclarecimento! :)
De facto um dos problemas com os plasmas que estive a ver há pouco, é de facto o "efeito espelho".
O meu grande problema é mesmo o meu orçamento reduzido (cerca de 700€)
Mas com tempo, tudo se arranja.
Obrigado,
Maf


Com 749 euros já compras uma televisão de alta definição (HDTV) com 32" (82cm), que te faz os 720p e os 1080i, com entradas HDMI e com uma muito boa qualidade de imagem.

Vê estas aqui:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03716653&oid=6|40|161|334|&c=

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03755560&oid=6|40|161|334|&c=

B Cool :)
 
És bom a mandar bocas mas a tua opinião sustentada é que ninguém conhece. Será que tens de facto alguma?

A minha opinião é simples e conhecida.
Plasma: melhores cores, melhores contraste, muito melhor angulo de visão (é que nem há comparação; não percebo de onde vieram esses teus valores; o angulo maior que vi em LCD foram 120 graus com perdas aceitáveis de cor e contraste), níveis de preto bastante superiores, lida muito melhor com o movimento, tempo de resposta praticamente inexistente, problemático com cenas estáticas (tipo miras), bastante superior para SD, resolução suficiente para distâncias de visualização normais, geralmente apresentam melhor qualidade e fiabilidade devido ao facto de não serem feitos com uma mistura de componentes comprados aqui e ali.
LCD: mais resolução, melhor para ambientes com muita luz (inexistência de reflexos), à prova de preocupações (ex.: não é preciso estar preocupado se uma imagem está estática ou não) e... é só.

Assim, para qualidade de imagem ia para um plasma sem pensar duas vezes. Se no entanto quizesse jogar coisas com bastantes quadros estáticos, provavelmente pensaria num LCD, porque não me agrada o fenomeno da retensão de imagem (muito embora seja reversível e residual com a tecnologia actual de plasma). E já agora, sustento a minha opinião com os conhecimentos que tenho do funcionamento cada tecnologia, e com a minha observação de dezenas de LCD e plasmas ligados, e com o facto de ter um LCD em casa e saber bem a treta que é.
 
Última edição:
A minha opinião é simples e conhecida.
Plasma: melhores cores, melhores contraste, muito melhor angulo de visão (é que nem há comparação; não percebo de onde vieram esses teus valores; o angulo maior que vi em LCD foram 120 graus com perdas aceitáveis de cor e contraste), níveis de preto bastante superiores, lida muito melhor com o movimento, tempo de resposta praticamente inexistente, problemático com cenas estáticas (tipo miras), bastante superior para SD, resolução suficiente para distâncias de visualização normais, geralmente apresentam melhor qualidade e fiabilidade devido ao facto de não serem feitos com uma mistura de componentes comprados aqui e ali.
LCD: mais resolução, melhor para ambientes com muita luz (inexistência de reflexos), à prova de preocupações (ex.: não é preciso estar preocupado se uma imagem está estática ou não) e... é só.

Assim, para qualidade de imagem ia para um plasma sem pensar duas vezes. Se no entanto quizesse jogar coisas com bastantes quadros estáticos, provavelmente pensaria num LCD, porque não me agrada o fenomeno da retensão de imagem (muito embora seja reversível e residual com a tecnologia actual de plasma). E já agora, sustento a minha opinião com os conhecimentos que tenho do funcionamento cada tecnologia, e com a minha observação de dezenas de LCD e plasmas ligados, e com o facto de ter um LCD em casa e saber bem a treta que é.

Penso que estás desactualizado no que diz respeito aos LCd's, eles evoluiram bastante:

1 - O ângulo de visão do meu LCD de 32" é de 178º, o que quer dizer que apenas lhe faltam 2º para os 180º, depois disso eu já fico atrás do televisor e aí sim, é que não vejo mesmo nada. :lol:

Podes ver as suas especificações aqui: http://www.samsung.com/pt/products/tv/tftlcd/tft_lcd169/le32s81b.asp

2 - O tempo de resposta do meu LCD é de 8ms, pelo que jogo lá X360 sem qualquer arrastamento, perceptível ou não perceptível. Pura e simplesmente não existe arrastamento.

3 - O plasma tem de facto melhores cores e contraste mas só em ambientes sem luz ( e as pessoas normais não passam o dia a ver televisão às escuras, antes pelo contrário) e vai perdendo gradualmente essas cores e contraste ao longo dos anos uma vez que o gás de que é composto vai perdendo capacidade. Como os 50% dessa capacidade são perdidos nas primeiras 30.000 horas de uso, quer dizer que quem usar o plasma numa média de 3 horas por dia vai perder 50% do brilho e do contraste ao fim de 10 anos de uso.

4 - É curioso teres dito que a minha opinião (tirada de uma análise de um site) era "biased" mas afinal quem diz que os LCD são uma treta és tu. Afinal quem é "biased"?

B Cool :)
 
Penso que estás desactualizado no que diz respeito aos LCd's, eles evoluiram bastante:

1 - O ângulo de visão do meu LCD de 32" é de 178º, o que quer dizer que apenas lhe faltam 2º para os 180º, depois disso eu já fico atrás do televisor e aí sim, é que não vejo mesmo nada. :lol:

Podes ver as suas especificações aqui: http://www.samsung.com/pt/products/tv/tftlcd/tft_lcd169/le32s81b.asp

2 - O tempo de resposta do meu LCD é de 8ms, pelo que jogo lá X360 sem qualquer arrastamento, perceptível ou não perceptível. Pura e simplesmente não existe arrastamento.

3 - O plasma tem de facto melhores cores e contraste mas só em ambientes sem luz ( e as pessoas normais não passam o dia a ver televisão às escuras, antes pelo contrário) e vai perdendo gradualmente essas cores e contraste ao longo dos anos uma vez que o gás de que é composto vai perdendo capacidade. Como os 50% dessa capacidade são perdidos nas primeiras 30.000 horas de uso, quer dizer que quem usar o plasma numa média de 3 horas por dia vai perder 50% do brilho e do contraste ao fim de 10 anos de uso.

4 - É curioso teres dito que a minha opinião (tirada de uma análise de um site) era "biased" mas afinal quem diz que os LCD são uma treta és tu. Afinal quem é "biased"?

B Cool :)

Ficas tu a saber que o Panasonic TX70, que tem o painel com maior angulo de visão do mercado (IPS-Alpha) tem apenas 120 graus de angulo de visão real. A partir daí começa a perder as cores.
Podes ver aqui o quote quanto ao Panasonic:
The picture washes out after about 120-130 degrees so its not quite the advertised 178 degrees. It should still comfortably cater to to two or three friends on the couch and if for some reason you like watching TV from the periphery, the swivelling stand can be useful.

Fica aqui um quote de um site da especialidade, relativo agora ao LCD acima do teu (le32r8x), e que tem exactamente o mesmo painel CMO:
I don't like the viewing angle on this unit, which I think is subjectively below 100 degrees with colour and contrast washout. It's spot on nearer the centre, so if you're hung up about this, there's always the handy swivelling stand that Samsung has kindly included.
Curiosamente ambas as marcas indicam 178º. Daqui a pouco vais dizer que o teu LCD também tem contraste de 7000:1, real. :-D E olha, fácilmente verificas estas medidas "reais" na vida real. Basta-te rodar em torno do teu LCD, e ver o belo preto (uhmm, será antes cinzentinho) a ficar cada vez mais cinzento (claro). E depois vai à Worten ver a partir de quantos graus é que o plasma começa a perder as cores. À pois, não perde. É que é tão evidente na questão do angulo de visão, que sinceramente não percebo como ainda há pessoas a insistir neste ponto.
Já quanto ao plasma da Panasonic:
I have yet to see a well designed plasma screen fall short of expectation on this (viewing angle), and I hope I never will.

Discutimos depois de ires estudar como funcionam as duas tecnologias. Quando leres mais em sites independentes, vires mais as TVs ao vivo, e leres menos as press-releases dos fabricantes de LCD.
Ah, e depois daqui a 10 anos vemos como andam as backlights to teu LCD.
 
Última edição:
Boas!
Realmente os lcds referidos são em conta.
Também tenho a possibilidade de comprar um plasma de 42 por 749 ( o Panasonic [FONT=&quot]TH-42PV60E), mas não encontro especificações do aparelho.
Também encontrei um Panasonic [/FONT][FONT=&quot]TX 32LX60F bem barato. o que me dizem?
Obrigado e deixem-se de picardias que não vale a pena,
Maf :)
[/FONT]
 
só para dar uma palavrinha no assunto de lcd vs plasma..

A escolha depende da ultilização e da localização que lhe vamos dar.

vamos supor que eu tenho uma sala com bastante luz natural, e pouco vejo televisão. nesta situação o LCD é sem duvida a escolha certa.

Agora o contrario suponhamos que eu vejo muita TV e tenho uma sala com pouca luz natural. Aqui o plasma vai ser rei e senhor.

E digo isto porquê. porque muitas pessoas compram plasmas/lcd's apenas para verem o sinal ranhoso da TVCABO e aí sim o plasma faz melhor o serviço, pois lidam muito melhor com resoluções mais baixas, ao contrario dos lcd's que lidam melhor com resoluções mais elevadas como a xbox360, ou um leitor dvd blu-ray a 1080p.

Pra mim o ponto principal é. se vez muita TV compras plasma, se nem por isso ligas á TV e o uso é mais para ver dvd's e jogar com resoluções elevadas, compras LCD.

È tão simples como isto.
 
Atenção que eu nem sequer estou a defender o Plasma para a 360, apenas convinha clarificar que nem tudo o que o X360 disse é verdade, nomeadamente a questão do ângulo de visão.
O Plasma ganha em qualidade global de imagem, na qualidade de movimento, na qualidade global do equipamento, mas perde no tal efeito de retenção, que é mais comum em jogos devido aos "placards" que costumam ficar estáticos. O LCD ganha na resolução (se bem que a mais de 1,2 metros, a diferença é minima), deixa-nos mais descansados por sabermos que não vamos estragar nada (muito embora seja muito raro nos plasmas actuais), tem disponvieis tamanhos mais pequenos (e mais baratos), e perde no resto.
Cumps.
 
Última edição:
Boas!
Realmente os lcds referidos são em conta.
Também tenho a possibilidade de comprar um plasma de 42 por 749 ( o Panasonic [FONT=&quot]TH-42PV60E), mas não encontro especificações do aparelho.
Também encontrei um Panasonic [/FONT][FONT=&quot]TX 32LX60F bem barato. o que me dizem?
Obrigado e deixem-se de picardias que não vale a pena,
Maf :)
[/FONT]

Bem, pelo que se apura desta thread, é assim:

Se vês muita TV ou jogas muito, mas sempre às escuras (mesmo de dia), e por vezes sentadinho numa cadeira quase na perpendicular para a televisão, deves comprar um plasma. Tem melhor contraste, definição e um ângulo de visão de "partir o pescoço". :-D

Se vês pouca TV e jogas na mesma muito, mas com a presença de luz ambiente e fazes isso sentadinho à frente do écran sem inclinares a cabeça para o lado, então deves comprar um LCD. Sempre poupas o risco de "partires o pescoço". :lol:

Eu tive sorte, pois no que diz respeito à minha experiência com o meu "fraquinho" LCD HDTV da Samsung, eu estou plenamente satisfeito com ele, tem uma excelente qualidade de imagem, de côr, de brilho e de contraste, e jogo tanto de frente como mais de lado, vejo televisão tanto às escuras como às claras, e tá sempre tudo 5 estrelas.

Por isso, em última análise, a decisão será sempre tua e qualquer uma que tomes será bem tomada.

B cool :)
 
Back
Topo