Xbox Xbox360 pronta para o DirectX10

Ridley

Power Member
ATi comments on DirectX10 and Unified Shading architecture

As a milestone of graphical technology, DirectX 10 is expected to rule the future game together with Windows Vista. We have interviewed ATi’s Senior Product Manager of Desktop Discrete Graphics, Stan Ossias about the upcoming DirectX10 and Unified Shading architecture last week.

DirectX 9 and today’s hardware impose a number of unique constraints on game developers.
Every character, weapon, material, etc. in a game is an object, and each frame of a 3D game, there can be hundreds of objects. Object have to pass from the application, to the DirectX 9 API, through to the driver, which prepares the data in order for the hardware to process it and output a 3D image to a monitor. Every time an object is passed through the API, DirectX adds overhead which consists of instructions and setting for the driver. The more is the object, the more is the overhead that needs to be processed. The additional overhead can mean a hit on performance. As a result, developers have to be very creative in how they use objects in order to keep the game playing at a satisfactory rate. Stan indicates that games in today use execution time being divided between 40% for the API and driver, and 60% for the game itself. DirectX 10 is designed to reduce much of the overhead by introducing Dynamic indexing state and loading state snapshots automatically. Thus the game itself could now spare 80% of the procession, allowing developers to put more objects into their games to make it more realistic.

Featured Shader Model 4.0, DirectX 10 provides 32Bit color depth unified pixel rendering to satisfy any range of game design. Besides, DirectX 10 enables developers to handle physics calculation and audio part more easily. It also benefits to CAD/CAM and special effect designers!

In order to fully squeeze the power, Stan indicated that the next generation of graphic card would introduce unified shading architecture. For traditional GPU, Vertex Shader and Pixel Shader processing are dedicated by different engines. Figure below show an example of the utilization of two different engines in processing. It’s possible that Vertex Shader is only partially loaded while Pixel Shader is fully loaded, and vice versa. In DirectX 10, they are further separated into Vertex Shader, Geometry Shader, and Pixel Shader. The Unified Shader architecture is therefore recommended by Microsoft to execute vertex, geometry and pixel in the same engine, maximizing shader performance efficiencies.

The concept of Unified Shader architecture makes GPU’s role moving from game rendering to game computing. It’s suitable for Heterogeneous Computing like Physics calculation, video encoding, etc., making graphic card be more applicable in different field of applications.

Games are being developed today for ATI’s Unified Shading Architecture on XBox360. Stan said with confident that ATi could develop the first DirectX 10 based GPU with Unified Shader architecture for PC. He expected that as DirectX 10 supports for both Xbox360 and PC platform, providing standard interface like DirectPlay, Direct Input, and DirectMusic, developers could easily develop games for both platforms, making a win-win situation.

http://www.hkepc.com/bbs/itnews.php?tid=637174
 
Muito bom, falta ver na práctica se efectivamente vamos ver o Crysis ou lá como se chama o jogo, na Xbox 360 ou algum jogo da mesma qualidade que não use o motor gráfico Unreal Engine 3. Pelas imagens que tenho visto aliás, o Unreal Engine 3 ainda n chegou e já foi ultrapassado :s É ver para crer, deixa lá ver o que a Microsoft nos reserva nesta geração de consolas.
 
O Crysis é o primeiro jogo a correr em full dx10 e que usa o CryENGINE 2 desenvolvido pela Crytek. Não sei até que ponto a x360 poderá correr este jogo, todavia se o motor de jogo fizer juz às imagens disponibilizadas na net ...jasus
 
He expected that as DirectX 10 supports for both Xbox360 and PC platform, providing standard interface like DirectPlay, Direct Input, and DirectMusic, developers could easily develop games for both platforms, making a win-win situation.

Isto seria a situaçao ideal.
Praticamente qq jogo desenvolvido para PC caberia que nem uma luva na Xbox360.

É um trunfo que pode dar os seus frutos num futuro proximo e pode-se tornar muito popular entre as editoras.

Basta pensar que desenvolvem um jogo para o PC e intantaneamente têm o jogo ja tb para a Xbox360.
Se depois optimizarem para a Xbox360 podem aparecer grandes jogos por esta via ;)

O vice versa espero que tb se aplique, isto é, os jogos desenvolvidos para a Xbox360 facilmente apareçam logo no PC sem grandes entraves :D
Forza 2 no pc ja que tou a precisar de um grande jogo de corridas de simulaçao :D
 
Última edição:
O Crysis é o primeiro jogo a correr em full dx10 e que usa o CryENGINE 2 desenvolvido pela Crytek. Não sei até que ponto a x360 poderá correr este jogo, todavia se o motor de jogo fizer juz às imagens disponibilizadas na net ...jasus


Mentira.. se fores ao próprio site deles, ou ao review do gamespot v~es que o crysis é dx9 e dx10..

"where avaiable"

portanto, quer o pc quer a consola vão jogar o jogo sem problemas...

Não vai haver duas versões diferentes separadas.. apenas uma versão..que incluirá os dois DX..
quem tiver placa DX10 activa isso, quem não tiver joga na mesma em Dx9...

Resta saber se sem os efeitos do Dx10 ou emulando o Dx10..
 
Isto seria a situaçao ideal.
Praticamente qq jogo desenvolvido para PC caberia que nem uma luva na Xbox360.

É um trunfo que pode dar os seus frutos num futuro proximo e pode-se tornar muito popular entre as editoras.

Basta pensar que desenvolvem um jogo para o PC e intantaneamente têm o jogo ja tb para a Xbox360.
Se depois optimizarem para a Xbox360 podem aparecer grandes jogos por esta via ;)

O vice versa espero que tb se aplique, isto é, os jogos desenvolvidos para a Xbox360 facilmente apareçam logo no PC sem grandes entraves :D
Forza 2 no pc ja que tou a precisar de um grande jogo de corridas de simulaçao :D

E deixava de haver exclusivos para a x360.

E quanto menos exclusivos, menos consolas vende.
 
E deixava de haver exclusivos para a x360.

E quanto menos exclusivos, menos consolas vende.

E eu preocupado com isso :-D

Desde que lancem titulos com mais regularidade da Xbox360 para o PC é sempre bom para eu os jogar :D

E isso nao é bem assim, ja que tamos a falar de partilha com PC e nao com outras consolas.
E estes 2 mercados sao tao distintos que essa partilha nao faz diferença.

E a consola tb pode receber jogos exclusivos do PC e que mais nenhuma consola tem.

Desde que se mantenham exclusivos entre consolas as vendas matêm-se na mesma. Que eu saiba o GTA para a PS2 vendeu que se fartou e o PC tb teve o jogo.

Oblivion é outro caso. Nao foi por ter saido para PC que a versao da Xbox360 deixou de ter imenso sucesso.

Consolas é consolas, pc´s é pc´s e nao interferem uma na outra.
Alias por vezes ate da mais motivos para comprar a consola visto que corres os jogos do PC com uma qualidade de um PC topo por 400 euros.

No caso do Oblivion passou-se isto e beneficiou ate a consola ;)
 
E eu preocupado com isso :-D

Desde que lancem titulos com mais regularidade da Xbox360 para o PC é sempre bom para eu os jogar :D

E isso nao é bem assim, ja que tamos a falar de partilha com PC e nao com outras consolas.
E estes 2 mercados sao tao distintos que essa partilha nao faz diferença.

E a consola tb pode receber jogos exclusivos do PC e que mais nenhuma consola tem.

Desde que se mantenham exclusivos entre consolas as vendas matêm-se na mesma. Que eu saiba o GTA para a PS2 vendeu que se fartou e o PC tb teve o jogo.

Oblivion é outro caso. Nao foi por ter saido para PC que a versao da Xbox360 deixou de ter imenso sucesso.

Consolas é consolas, pc´s é pc´s e nao interferem uma na outra.
Alias por vezes ate da mais motivos para comprar a consola visto que corres os jogos do PC com uma qualidade de um PC topo por 400 euros.

No caso do Oblivion passou-se isto e beneficiou ate a consola ;)


Não é bem assim. Eu se for apaixonado por Forza, obviamente ia comprar uma x360. mas se o jogo saisse pro PC. Eu aproveitava o meu PC para jogar o jogo, n ia comprar a consola de preposito, mm que o meu PC desse menos qualidade.

E depois, um jogo feito de raiz, aproveita sempre melhor o hardware que um port.
 
O Oblivion versão x360 teve sucesso por ter sido feito já a pensar na x360... Logo lá corre 110% fluido, sem crashes, bugs e tiques...

A versão PC é um port, logo trouxe bugs, lentidão (para rodar com nivel de qualidade ao nivel da x360 é preciso um "maquinão") e instabilidade, pelo menos também trouxe a consola (que pelo menos 90% dos bugs das quests resolve-se por aqui) e os mod's :D
 
Acho uma excelente notícia e parece-me uma +valia para a X360...e parece-me ser + preocupante para o PC como plataforma de jogos, pois exclusivos as consolas teram sp os seus, qt ao PC, a tendência é para cada x menos os terem...
 
Não é bem assim. Eu se for apaixonado por Forza, obviamente ia comprar uma x360. mas se o jogo saisse pro PC. Eu aproveitava o meu PC para jogar o jogo, n ia comprar a consola de preposito, mm que o meu PC desse menos qualidade.

E depois, um jogo feito de raiz, aproveita sempre melhor o hardware que um port.

Hello tamos a falar de DX_10.

Como vais jogar no teu PC jogos DX_10?

Aqui novamente se levanta a questao de monetariamente os jogadores de PC poderem eventualmente saltarem para a consola se virem por la os titulos que sempre jogaram nos seus PC.

E atençao que essa tal possiblidade de os jogos PC encaixarem na Xbox360 e vice-versa so sera possivel com o DX_10.
Talvez daqui a 6 meses e ano ja se esteja nessa situaçao.
 
Hello tamos a falar de DX_10.

Como vais jogar no teu PC jogos DX_10?

Aqui novamente se levanta a questao de monetariamente os jogadores de PC poderem eventualmente saltarem para a consola se virem por la os titulos que sempre jogaram nos seus PC.

E atençao que essa tal possiblidade de os jogos PC encaixarem na Xbox360 e vice-versa so sera possivel com o DX_10.
Talvez daqui a 6 meses e ano ja se esteja nessa situaçao.

Tipo, quando sair o dx10 vou fazer um upgrade á maquina?


Tem que se fazer port na mm, não penses que pegas num jogo PC, e já tá a funcionar na x360.

Além disso, o Xenos não foi finalizado mto tempos antes do DX10 ter sido finalizado, e apenas continha algumas funções do dx10?
 
Tipo, quando sair o dx10 vou fazer um upgrade á maquina?


Tem que se fazer port na mm, não penses que pegas num jogo PC, e já tá a funcionar na x360.

Além disso, o Xenos não foi finalizado mto tempos antes do DX10 ter sido finalizado, e apenas continha algumas funções do dx10?

Nao, nao tem que ser port.
Port implica transformar o codigo noutro codigo para correr noutro tipo de maquina.

Se a Xbox360 suporta DX_10 -> plim, é instantaneo. O DX_10 é multiplataforma. Tanto da num AMD, como Intel ou como numa consola.
Depois falta claro é as optimizaçoes.....

A Xbox360 suporta as principais features do DX_10 e pelo a ATI diz é mesmo possivel passar logo para a consola. O mais provavel é depois fazerem ligeiras alteraçoes para optimizaçoes.

Alias a feature mais importante ta la no Xenos -> arquitectura unificada.
 
Nao, nao tem que ser port.
Port implica transformar o codigo noutro codigo para correr noutro tipo de maquina.

Se a Xbox360 suporta DX_10 -> plim, é instantaneo. O DX_10 é multiplataforma. Tanto da num AMD, como Intel ou como numa consola.
Depois falta claro é as optimizaçoes.....

A Xbox360 suporta as principais features do DX_10 e pelo a ATI diz é mesmo possivel passar logo para a consola. O mais provavel é depois fazerem ligeiras alteraçoes para optimizaçoes.

Alias a feature mais importante ta la no Xenos -> arquitectura unificada.

Não é assim como tu pensas. 1º não sei ate que ponto o CPU da x360 é compativel com os da Intel e AMD para portar logo com o mm codigo.


Depois, e se isso de portar com o mm codigo for possivel, ia dar dois problemas.

Se o Port for do PC para a x360, o jogo ia aparecer na x360 completamente sem optimizações nenhuma, ou seja ia ser um jogo feito para general. E a x360 tem apenas 512 megas de ram total. Por isso não funcionaria logo por ai.

Se o Port for feito de x360 para PC, o jogo tá optimizado ao pormenor para o hardware da x360 e para funcionar lá, logo ao passar para PC simplesmente não ia funcionar em condições.


E não contradigas isto, pois sabes tanto como eu, que é devido a estas optimizações de sabermos o hardware que o utilizador tem que é possivel vermos os jogos que vemos em hardware com tão pouca ram, e o resto do hardware mais fraco que o PC.
 
Não é assim como tu pensas. 1º não sei ate que ponto o CPU da x360 é compativel com os da Intel e AMD para portar logo com o mm codigo.


Depois, e se isso de portar com o mm codigo for possivel, ia dar dois problemas.

Se o Port for do PC para a x360, o jogo ia aparecer na x360 completamente sem optimizações nenhuma, ou seja ia ser um jogo feito para general. E a x360 tem apenas 512 megas de ram total. Por isso não funcionaria logo por ai.

Se o Port for feito de x360 para PC, o jogo tá optimizado ao pormenor para o hardware da x360 e para funcionar lá, logo ao passar para PC simplesmente não ia funcionar em condições.

Nao percebes grande coisa de programaçao....

Tipo quando tu programas para o que quer que seja em linguagens de alto nivel a ti nao te interessa nem sabes se aquilo vai correr num AMD, num Intel, num Mips ou no que quer que seja.

Isso depois fica a cargo do compilador.

Se uma determinada plataforma é compativel com Direct_X 10, eu programo em Direct_X10 e tou-me basicamente a lixar para que plataforma é.
Simplesmente tenho a certeza que o jogo que criei vai correr em qq computador ou maquina com o Direct_x 10 instalado.

E sim depois existem as optimizaçoes. Para isso é preciso conhecer muito bem o hardware de forma a programar de maneira a se encaixar melhor nele, mas visto que tamos a falar do DX_10 com arquitectura unificada grande parte do trabalho de optimizaçao nao necessita de ser feito ja que a arquitectura é igual nos PC´s ou consolas.

E sim garanto-te que qq plataforma com o software Direct_x10 instalado e eu tendo um jogo feito em Direct_X10 esse jogo vai correr em qq lado desde que tenha la o DirectX_10 instalado.

Olha o Java. É exactamente a mesma coisa. Eu programo em Java num AMD mas sei que aquilo vai correr em dezenas de maquinas com arquitecturas diferentes da minha.

O que a Microsoft faz é desenvolver o Direct_X10 nao so para AMD, Intel, watever mas tb o desenvolve para a Xbox360.
E sim o software automaticamente faz milhares de optimizaçoes. Isto é, eu programo o jogo.
De seguida o Direct_X vai optimizar o meu codigo conforme ele esteja a correr num AMD, ou na Xbox360 de forma a tirar melhor partido da maquina.

Eu posso sim, ter em mente que vai correr numa Xbox com pouca ram e tem tais caracteristicas, etc etc (optimizaçoes).
Mas optimizar um codigo ja feito implica alterar muitissimo pouco codigo. Um port inplica alterar praticamente tudo.


Bom este discurso é mais de programaçao que outra coisa.....
 
Se programares só numa linguagem de alto nível provavelmente até a PS3 é Directx10 ready

Na prática e na minha opinião o título desta thread só vai ser válido para uma meia dúzia de jogos que serão lançados para aí no inicío de 2007.

Depois será necessário optimização a sério nem que seja pela concorrência das outras consolas e pelo facto dum PC de 2007 ir dizimar uma X360 se ambos se limitarem a ir correr uma compilação do mesmo código
 
Se programares só numa linguagem de alto nível provavelmente até a PS3 é Directx10 ready

Na prática e na minha opinião o título desta thread só vai ser válido para uma meia dúzia de jogos que serão lançados para aí no inicío de 2007.

Depois será necessário optimização a sério nem que seja pela concorrência das outras consolas e pelo facto dum PC de 2007 ir dizimar uma X360 se ambos se limitarem a ir correr uma compilação do mesmo código

Tb nao é assim tao radical pq a Microsft nao vai adaptar o Direct_X10 á PS3.

O compilador em si ja introduz optimizaçoes. Nao sei ate que ponto ele esta avançado neste campo.

Mas sim para haver um correcta e boa programaçao deve-se antes demais conhecer profundamente a arquitectura para a qual se ta a programar.

Mas ao termos o pc e a Xbox360 compativel com DX_10 facilita imenso as coisas nesse campo visto que as alteraçoes feitas ao codigo original nao sao tao grandes quanto num Port. Sao dimensoes totalmente diferentes.

Podemos é ter uma coisa positiva. Se varias companhias adoptarem o DX_10 como base de programaçao iras ver um grande avanço nas optimizaçoes e truques para programar em DX_10 e desta maneira quer o PC, quer a Xbox ficam a ganhar.
Poderas ver jogos cada vez mais optimizados. O que bom.

Alias ter algum sincronismo entre uma consola e PC é sempre muito bom. Ambos ganham com isso ;)

Agora lancem la é o Forza 2 para PC sff :D
 
Eu penso que este seja defacto o trunfo da Microsoft no campo da 360. Esta "universalidade" juntamente com aquela coisa das procedural texture's deve ter alguns pontos positivos a nível de portabilidade.
 
Back
Topo