1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

XDMCP - X Display Manager Control Protocol

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por neonl, 15 de Abril de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 1321)

  1. neonl

    neonl Banido

    Boas!

    Passo a explicar, depois do título do tópico, o que é o XDMCP? O XDMCP é um protocolo implementado no display manager do Servidor X/X Window System, o XDM. Este protocolo consiste no controlo remoto de outra máquina, a correr o mesmo serviço, através do "gestor gráfico" de uma sessão X.

    É importante tomar conhecimento que o protocolo está implementado em DMs como o GDM (GNOME) ou KDM (KDE), posto que estes são frontends mais atractivos graficamente, usando bibliotecas destes WMs/DEs e, por vezes, introduzindo outros protocolos "extra", do XDM.

    Certo, não ficaram muito esclarecidos. Pois então, vou tentar por a questão de uma forma mais explícita, expondo um exemplo:
    O utilizador tem dois computadores, ambos têm placa de rede (imagine-se uma Ethernet clássica de 100Mbit/s). Um deles é uma máquina moderna com um bom processador, e uma RAM grande; enquanto que o outro está substancialmente mais obsoleto. Com a velocidade de transferência exposta acima (100 *****/s) pode, então, partilhar-se recursos da máquina potente com o PC mais antigo correndo neste uma sessão X no outro através do dito XDMCP. Para isto só é necessário que o mais antigo tenha uma distro, pode até ser muito leve, e o GDM (p.e.) instalado. Todas as aplicações e a distro de eleição estariam, portanto, no computador mais recente.​

    Com o exemplo referido acima já ficam com uma tremenda utilidade do XDMCP: o aproveitamento de máquinas mais obsoletas. Como é óbvio existem muitos outros; tendo, ainda por cima, em conta que o protocolo funciona pela Internet, pode-se estar a trabalhar "como localmente" numa máquina geograficamente distante (ainda que isto também seja possível usando a extensão -X do ssh).

    A utilização, numa LAN, é bastante simples. Se os dois computadores estiverem ligados directamente por um cabo de rede, basta ter os IPs configurados e no GDM do suposto "cliente" procurar "connect using XDMCP", introduzir o endereço local do outro computador e seleccionar a sessão gráfica que se pretende iniciar no outro.

    Mais informação:
     
    Última edição: 15 de Abril de 2008
  2. 1Coelho1

    1Coelho1 Power Member

    Desculpem la' tar a fazer uma pergunta de noob, mas isso nao e' tipo VNC?
     
  3. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    Nao . VNC os programas sao executados localmente na maquina que tas a ver e se tiveres 2 usuarios os dois vêm o mesmo.

    Pelo menos penso que estou a pensar corretamente. Podias por exemplo ter uma máquina SUPER POTENTE, e ter 3 PC's Pentium II 400 por exemplo. 3 usuarios a usarem a ultima geração de Linux cheios de efeitos e poder de processamento cada um a fazer o que quiser sem ter interveniente do outro. O unico trâmite é mesmo a largura de banda na rede para que isso se execute entre varios usuários.
     
  4. 1Coelho1

    1Coelho1 Power Member

    Ok, ficou esclarecido ;)

    Isso vai dar um jeito do raio quando se fizer uma LAN em que temos sempre o amigo cujo pc so' corre CS 1.6 :D... ligam-se os computadores e partilha-se processamento para jogar-mos todos UT3 :009:.

    Se for este o caso, espero que esta tecnologia continue a evoluir para cada vez melhor. Se nao for este o caso, espero que esta tecnologia continue a evoluir para cada vez melhor na mesma :007:.

    PS.: Se os rumores do Grid do Cern forem verdadeiros, e' provavel que daqui a alguns anos pessoas no mundo inteiro partilhem recursos e tornem o upgrade constante do PC quase obsoleto.
     
  5. Underground909

    Underground909 Power Member

    Não necessariamente. Isso é em Windows. Em linux/UNIX pode fazer-se de qualquer uma das maneiras: um desktop local partilhado por vários utilizadores remotos, ou várias sessões a correr e cada utilizador acede ao seu desktop. Tudo depende da implementação.

    Há várias diferenças entre as abordagens XDMCP e VNC. Por exemplo, através de XDMCP o protocolo de comunicação é X, que tem grande consumo de largura banda e latência, por isso para aplicações remotas o protocolo VNC é mais optimizado e tem melhor performance.

    Era bom... por X remoto até dá para correr jogos/aplicações 3D, mas as latências são tão grandes mesmo em LAN que aquilo fica pouco jogável...

    BTW, esta tecnologia X é bem antiga :p Há alternativas em desenvolvimento... para lá do VNC ouve-se por aí falar em NX e afins...
     

Partilhar esta Página