1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema XFX HD4890 - Problema de ventoinha?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dazedD00DLEZ, 4 de Junho de 2012. (Respostas: 16; Visualizações: 981)

1. dazedD00DLEZ

dazedD00DLEZ Power Member

Boas!

Hoje a minha 4890 andava estranha, por isso decidi ver as temperaturas e não é que me deparo com uns meros 115ºC com a Fan a 100%?
    Curioso, abri a tampa do PC e vi que a ventoinha da gráfica trabalhava esporadicamente durante algo como 1seg.

O que é que isto poderá ser?
    Eu já tirei a gráfica fora, a ventoinha roda, mas com um pouco de dificuldade. Parece-me estar gripada, ou perto disso...

Será disso ou poderá ser outra coisa? É que se for tenho de investir num cooler novo para a gráfica.
    Andei a pesquisar e o que encontrei que diz ser compativel com a 4890 é o Arctic Cooling Accelero TWIN TURBO II... Haverá mais?

Obrigado desde já!
    Cumprimentos,
    Stéphane

Última edição: 5 de Junho de 2012
  2. iwolf

iwolf Power Member

podes sempre tentar uma limpeza a fundo e lubrificar a ventoinha a ver se resolve... se não resolver, pensa em investir num cooler novo...

3. dazedD00DLEZ

É... Hoje já não tenho paciência, mas ver se lhe faço isso mesmo durante o dia de amanhã.

4. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Tens instruções para desmanchar completamente a ventoinha das HD4870/90 para lubrificar aqui.
    De resto, é muito fácil procurar à venda fans novas para HD4870/90 na ebay.

5. dazedD00DLEZ

Obrigado! Quanto ao desmontar, eu desenrasco-me eheh Esse tutorial é para a 4890, mas não é para o modelo da minha :P

EDIT: estive a dar uma vista de olhos pelo ebay e só por causa dos portes quase nem compensa (14.99£ + o dinheiro da peça) :S

Última edição: 5 de Junho de 2012
  6. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Ah, ok! Pensei ser uma reference e em que a fan dá uma senhora trabalheira para desmanchar.
    Isso torna a procura por aftermarket coolers mais fácil e ao mesmo tempo incerta. Os modelos não reference da XFX têm PCB diferente das normais, e não têm a secção de VRM digital Volterra (regulável por software) para cortar custos -- seja a versão mais tardia de ventoinha ao meio, ou uma um pouco mais antiga da stock/xt com um cooler mais curto que apenas "lembra" o reference.

A única vantagem em ter um desses modelos com VRM analógico é que não necessitam de cooling tão agressivo nos MOSFET, porque não atingem >120ºC tão facilmente. A parte chata é o feitio da PCB não ser perfeitamente igual por causa duma fila de condensadores na secção de filtragem do circuito analógico, o que pode interferir com a compatibilidade de alguns coolers feitos para as reference, mas isso só costuma dar bronca com waterblocks.
    Com o Twin Turbo convém certificares-te que não interfira esses condensadores (não presentes na reference, e à qual a lista de compatibilidade se refere), e então poderás usar os mini heatsinks incluídos para os MOSFET pela AC. Isso é um luxo que as reference não dispôem, pois acabam por morrer em pouco tempo sem recorrer a uma solução como os Thermalright VRM R1/R2 para as HD4870/90 quando é usado um cooler aftermarket.

7. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Em resposta a este edit faço post separado para não ficar confuso: O meu comentário acima era para o caso de ser uma reference, e em que bastaria apenas comprar a fan (rondando a mais barata ~9£ já com portes).
    Está lá um cooler reference completo da XFX por 15£ + portes, mas não pode ser usado nessa PCB por causa da secção de VRM ser diferente (e ficar mais alta).

8. dazedD00DLEZ

A minha grafica é igual a esta e não a que mandaste :P, de qualquer forma, muito obrigado!

Para esta não encontrei nada mais do que isto, e assim nem compensa muito...
    Acho que vou mesmo mandar vir o cooler... O portatil é porreiro mas é para trabalhos, assim nem posso jogar nem nada lol

9. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Estamos desentendidos ;). Eu percebi pelo teu post #5, no entanto estava-te a avisar que podem haver diferenças de compatibilidade para essa hd4890 vs uma comum na escolha de cooler. Daí ter-te também avisado que um cooler reference como este não poderá ser usado nela. Emprestado de outras placas avariadas XFX, o cooler da placa de cima é também compatível com a tua PCB; se reparares, a fan tem metade da espessura para que haja espaço sobre a secção de VRM analógica mais alta (mais tarde passaram a ser vendidas como a tua).
    Outro cooler compatível para além do AC Twin Turbo é o Akasa Vortexx Neo.

10. dazedD00DLEZ

Ora bem! Dá-me impressão que a AC Twin seja melhor que o cooler da Akasa, ou estarei errado?

11. R!pp3r

R!pp3r Power Member

Tambem escolheria o AC Twin. Deve ser uma besta a refrigerar.
    Aparentemente o melhor é liga-lo aos 12V da fonte. Fonte

12. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Na dele isso poderá não ocorrer, só mesmo testando. A review foi feita a uma HD4870 reference que tem um perfil de ventoinha diferente da 90 custom do OP, e que mal deve passar de 30% em full load. Isso fez com que a fan do Twin Turbo se arrastasse nos intervalos de uso. Como na XFX custom a ventoinha é maior e o consumo muito inferior, pode ser que o perfil dê mais tensão nos 12V.

O AC Twin deverá ser melhor, referi o Akasa porque por vezes se encontra estupidamente barato, e porta-se pelo menos ao nível do da AMD (chegaram a desenhar coolers para as edições ICE Q da HIS) para quem prefira um blower numa placa que consome 60W em idle e aquece consideravelmente a caixa.

ps: Btw, esse review ao AC Twin Turbo numa HD4870 comete uma gafe grave que tinha referido num post acima, e que é conhecida por matar placas a curto/médio prazo. Aqueles sinks de VRM são de longe insuficientes para uma reference com VRM digital (a única diferença para a 90 na PCB é ter menos uma fase). A solução seria deixarem a placa de metal original sob o AC desta forma sem recorrer a outro 3rd party.

Quanto à placa do OP com VRM analógico, basta usar aqueles sinks repetidos em duas filas (fazendo uso de 4), e com as alhetas desencontradas para cobrir as duas filas de MOSFETs.

13. dazedD00DLEZ

Pois, mas eu tenho é de me decidir rápido, porque isto jogar wow a 10 fps no portátil não dá com nada :P
    Acho que vou optar pela Twin turbo e manda-la vir da *****, visto que um amigo meu não consegue arranjar nos fornecedores dele.

Vamos lá ver se a gráfica me dura ainda um ano pelo menos :P

14. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Se não tens probs de temperatura dentro da caixa causados pela gráfica e 3 slots ocupados não incomodam, o AC é melhor escolha para o preço. Se tivesses um CF, então o Akasa poderia ser preferível.
    O VF1000/GV1000 da Zalman também é compatível e porta-se bem sendo mais compacto que o AC, só que necessitarás de comprar dissipadores para os MOSFET em separado, e à partida já é mais caro.

edit: Já nem recordava, mas há também o GFXChilla da Coolink a bom preço, e o Scythe Musachi que vêm com sinks para os FETs. Mas se tens espaço e € para o AC, não deve valer a pena olhar para estes.

Última edição: 7 de Junho de 2012
  15. iwolf

iwolf Power Member

Tenho um TwinTurbo na HD4850 e só posso dizer maravilhas... tenho-o a trabalhar a 7v, nem se ouve... e mantém a gráfica fresca, mesmo quando estou a jogar com OC em cima...

16. l@rama

[email protected] I folded Myself

17. dazedD00DLEZ

Estou a ver que não restam duvidas, vai o AC :P

@AlleyViper, não tenho nenhum CF e tenho espaço com fartura na caixa, por isso esses pontos não são problemas :P Quanto aos €'s, duvido que com 50€ compre uma grafica nova melhor que aquela... Ela até hoje sempre correu tudo o que eu quis sem problemas eheh
    Acho que vou é liga-la a 12v... O stock já faz barulho e pouco me incomodava por isso duvido que este faça mais barulho lol

@[email protected], Sim, vou comprar novo. Já tentei arranjar stock coolers usados através de um amigo meu que tem uma loja de informática e nenhum dos seus fornecedores tinha o stock cooler e, pelos vistos, o AC.

Acho que vou mandar vir da *****. Deve ficar-me por 34€ +/-

Partilhar esta Página