XGL Goodeness sem instalar LInux Kororaa

Bem essa placa não sei mas sei que a minha não deu ...

ATI Radeon 9200 SE

mas a do portátil da minha irmã correu na maior ...

ATI Mobility 9700

[]'s
 
No meu desktop deu na boa!
Fiquei com a impressão que esta distro vinha com poucas aplicações. É pena.
Também não encontrei as ferramentas para configurar o hardware, mas também não procurei muito. Estive um bom bocado de tempo a apreciar este XGL :D.

Infelizmente, no portátil nem sequer faz boot! Carrega a imagem (a 2ª linha logo após o boot) e encrava. Porreiro :(, nem sequer fico a saber se a placa do portátil consegue dar-se com o XGL!
 
É um live CD, vem bastante capado. De qualquer forma também fiquei com essa impressão, embora também não tivesse conhecimento desta distro.

Sabem se o Ubuntu vai suportar o XGL de origem?
 
True o ubuntu dapper que sai em abril não o vai suportar de origem, mas acho que pessoal com nvidia vai conseguir na boa :) É bastante fácil seguindo os tutorials certos :)
Eu já sou um feliz utilizador de XGL no ubuntu :D

PS: Vb é o que dá tares nas aulas e eu aqui a responder aos topics :D
 
Kororaa *XGL* LiveCD (Gentoo-based)

Bem pessoal,

Não sei se a maior parte de vocês tem acompanhado os desenvolvimentos em torno do XGL. O XGL é uma arquitectura de X Server que corre sobre OpenGL via glitz. *NÃO* é nenhum tipo de X Server ou Window Manager. Está para o Linux/X como o "Exposé" está para o MacOSX/Darwin. É um "layer" que se situa entre o window manager propriamente dito (gnome, kde, xfce, etc...) e o X Server (xorg... hmm.. ponto final! :p).
Simplicando, é uma maneira de passar a carga gráfica do X para a gráfica com 2 finalidades: retirar essa tarefa ao CPU, e dar liberdade para efeitos 3D REAIS sem consumo de CPU (caso a gráfica o possibilite claro!).

O XGL só foi apresentado ao público no passado mês de Janeiro depois de vários meses de desenvolvimento "secreto". Ainda se encontra em fase MUITO BETA, apesar de já ser usável (apenas não o recomendo para máquinas "de produção", máquinas antigas ou pessoas pouco familiarizadas com a compilação e "bug tracking" do seu sistema linux!). Para estas pessoas, há uma alternativa de USAR em vez de ver videos ;): KORORAA!

Além de serem uma distribuição que tem em mente simplificar a tarefa de instalar Gentoo, desenvolveram um Live CD com suporte XGL nativo! :D Já o corri num portátil A6VM para showcase da loja onde trabalho (gráfica nvidia... ati ainda anda... muito verde... em linux, não é só aqui! E como é LiveCD...)

Muiiiiitoo bom! Recomendo para testarem! ;)

Apenas acrescentar que esta distribuição não é só o LiveCD! Tem Install CDs em "flavour" KDE (Kororaa) e Gnome (Gororaa) - apesar de o LiveCD ser "K" é baseado em Gnome... THANK GOD!

Links:
Kororaa
Kororaa - Downloads
Mais Links na Página do XGL na Wikipédia

*FAÇAM O FAVOR DE EXPERIMENTAR* :D

Cheers,
~EinZteiN
 
O meu post acima foi uma thread que criei... depois de um "quicklook" pelos topics e não ter reparado nesta! :)

Obrigado ao admin por a ter movido para aqui! :D




Abraço ppl,
~EinZteiN
 
Última edição:
Mt loukoo, faz-me lembrar mac OsX.

Fika bastante rapido no meu 2600mobile, mas n correr no meu venice penso que seja pk da x800xt.
Provavelmente vou sakar a versão com install.
 
yeah :D

Tou a correr numa máquina de exposição: um Asus A6VM (o que tem gráfica Nvidia :p) e corre lindamente (Centrino 1.73/1GB RAM/Nvidia7300).
E mesmo sendo LiveCD fica bastante "responsivo" ;)

Definitivamente um passo à frente (e não apenas "em frente"!).
Mas não acho q tenha nada a ver com OSX a não ser o facto de ser bastante "eye-candy" como é o OSX... Trabalho com OSX desde que saiu e já é um OS mais "maduro" e que não é tão "divertido" (o pormenor de parecer tudo gelatina no XGL é... engraçado!;)) mas muito mais sólido e eficaz!
Não acho que concorram para o mesmo lugar... simplesmente é um avanço este XGL, que não duvido seja "copiado" tanto pela Microsoft como pela Apple (o pormenor do F12 no XGL é igual ao do OSX.. ou seja, as "marcas" copiam-se mutuamente ;)).


Abraço,
~EinZteiN
 
Eu fiz update do meu breezy para dapper, e meti isto ... ficou uma bela maravilha :P

Da para ver os efeitos, mas tenho o Gnome todo marado :D
 
Madril disse:
Eu fiz update do meu breezy para dapper, e meti isto ... ficou uma bela maravilha :P

Da para ver os efeitos, mas tenho o Gnome todo marado :D


pois... n eh pra qq um :p LOLOLOL ;)
hihihihi

Boa sorte com isso :D

~EinZteiN
 
Lol até fazia um,, mas com guias tão bons no forum do ubuntu tanto para a nvidia e para a ati acho que era desnecessario :)
É bastante facil :)
 
Estou a experimentar agora na minha maquina. Felizmente que tenho 1.5 giga de memoria. Na da minha mulher que so tem 256 mb arrastava-se. Nao ha sinais porque nao da para mudar o layout do teclado.

Gostei dos efeitos do cubo e das ***** dos menus.
Porreiro.:)
 
Back
Topo