1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

XGL no Ubuntu Dapper (6.06)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por alph, 19 de Setembro de 2006. (Respostas: 45; Visualizações: 3930)

1. alph

alph Power Member

Depois de uns meses sem usar Linux decidi meter Ubuntu, até porque vou precisar para as aulas. Adorei à primeira - simples, rápido e eficaz. O próximo passo seria usar XGL. À primeira tentativa brinquei tanto que estraguei todas as configs e nem backups fiz, por isso formatei e voltei a tentar. Agora pus a funcionar, está lindíssimo e achei que era uma boa partilhar convosco a instalação.

Ver screenshot. :)

Passos:
    1. Meter aceleração 3D a funcionar sem espinhas. Para quem tem ATI podem ver aqui como o fazer. E aqui para NVidia.
    2. Seguir passo a passo o second howto desta página.
    Se tudo correr bem vão-se ver com umas janelas bonitinhas a flutuar dum lado para o outro depois dum reboot. Boa sorte. :)

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, o ubuntu é tão facil de instalar como o Windoze :D

A ver se instalo no desktop até vir o tátil...

Tá bonito está :D

3. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Tá fofo :D

Eu por enquanto ando numa de interfaces simplistas...o XGL só vi num livecd e não me apeteceu instalá-lo :P

Fluxbox all the way, mas ainda ponho a consola semi-transparente :)

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

é mto bacano o XGL, uso-o actualmente e estou a gostar mto. O eyecandy tem sempre piada, mas a meu ver tem funções uteis (pra mim), como mudar a transparencia da janela, para ler a debaixo on-the-fly, ou reorganizar as janelas.

5. SOAD

SOAD Power Member

tb tenho xgl instalado a algum tempo e por acaso gostei muito. e ate acho muito util.

6. kanguru

kanguru [email protected] Member

so não gosto mt daquelas bordas. Mt grossas, como no vista. Não dá pa meter isso mais fino ou msm tira-las?

7. alph

alph Power Member

Ya tens themes. :)

8. Twilight

Twilight Power Member

Não sei se é o teu caso, mas tens problemas com jogos a correr sobre o wine?

Na altura k o XGL começou a ser usado no ubuntu (XGL boom nos fóruns do ubuntu), lembro-me do ppl relatar problemas.

9. hellaxe

hellaxe Power Member

A mim também ainda não me apeteceu instalar isso mas um dia deste lá vou partir para isso.

É mesmo "giro", e "funcional" e o melhor de tudo , não precisa de uma máquina xpto supernova para correr.

10. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Instalei ontem e pensava eu que estava tudo bem.

Faz os efeitos, faz o cubo rotativo, etc.

Só que as janelas aparecem-me todas maradas, os menus também e nem consigo perceber o que lá diz.

Quando tiro uma screenshot, só me aparecem riscos de várias cores... :(

Alguém me sabe dizer o porquê?

EDIT:

Última edição: 20 de Setembro de 2006
  11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Como disse, sao alguns efeitos do beta :) reinciando o X continua assim? o suporte 3d está direito? senao ve se ha alguma actualizaçao para o XGL / compiz.

12. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Sim, mesmo reiniciando continua assim. :(

Como faço as actualizações? Pelo Synaptic?

É que pelo Update Manager não me aparecem actualizações.

13. urban

urban Power Member

Que gráfica tens? Eu tenho tido bastantes dificuldades com uma Radeon 9000 Mobility

14. Any

Any Power Member

btw eu tenho uma x300 mobile acham q dava para activar o xgl ?

15. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Well well well. O amigo alph a correr Ubuntu :D

Uma duvida zinha alph. Quanto tempo demoraste a compilar o Ubuntu? :D
    Tinha que dizer isto :lol:

Eu só experimentei uma vez e com problemas no portatil que tem uma ATI. Mas do que vi gostei muito. Mais uns tempos e o XGL fica no ponto:)

16. alph

alph Power Member

>(

Pois esqueci-me de referir. Tenho um Intel Centrino 1.86 com uma X300 Mobile.

17. GuiPer

GuiPer 1st Folding then Sex

Para quem tiver interessado nas potencialidades do XGL / Compiz fiz um pequeno filme 7MB onde podem ver as potencialidades básicas da coisa.
    Peço desculpa pela qualidade mas o original tinha 40MB e decidi converter para avi (xvid penso eu) e perdeu bastante qualidade, mas dá para ver o essencial, para alem disso os breaks que são visíveis no video devem ser devido ao programa de captura pois no uso do dia a dia não se notam.

http://mega.ist.utl.pt/~gnap/xgl.avi

O compiz aí já está com alguns tweaks em cima mas se quiserem posso tentar explicar o que está feito.

18. [knap]

[knap] Power Member

Eu já tenho há algum tempo a funcionar, usei um guia nos Ubuntu Forums e não foi muito complicado.

Tirei umas screenshots para vou espicaçar a curiosidade.

19. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Grande alph não fiques chateado:) You are a star. Acredito que com as tuas maozinhas o gentoo fique supimpa. Aqui os terráqueos normais é mais complicado.

O meu portatil tem uma 9700 e tinha uns problemas.

alph:
    Usaste os tutoriais que colocas-te acima e não tens por ai freezes esquisitos nem o firefox crasha de vez enquanto assim do nada?
    Queres ver que ainda me meto outra vez em aventuras...

20. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Também tens freezes esquisitos? Qual é a tua placa?

Acho que vou desinstalar o XGL. Já fiz tudo outra vez passo a passo e continuo com os mesmos problemas. :(

Partilhar esta Página