XGL no Ubuntu

liquido

Power Member
é possível instalar o XGL no Ubuntu (estou a usar o bootcamp) num macbook normal (cuja placa gráfica é aquela intel) ?

é que para instalar há dois tipos, nvidia e ati....provavelmente estou enganado mas já andei à procura e se alguem me pudesse ajudar..

obrigado! ;)
 
pelo que sei, sim é perfeitamente possível.

até porque é a propria intel tem uma grande fama no suporte para linux. Penso que até disponibilizam os seus drivers da gráfica em open source.

Quase de certeza que por isso nem precisas de optar pelo XGL mas sim pelo AIGLX (fazem os dois exactamente o mesmo em termos visuais, mas o AIGLX está já integrado, o XGL não, e é muito mais leve e estável que o XGL).
 
ok obrigado!

basta adicionar o beryl ao repositorio:
Código:
sudo sed -i '$adeb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main' /etc/apt/sources.list
wget http://ubuntu.beryl-project.org/[email protected] -O- | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
e instalar o beryl:
Código:
sudo apt-get -y install beryl emerald-themes
beryl-manager
 
ja agora e pequena duvida :)

eu costumo usar no meu pc a distribuicao ubuntu linux.
Estou a pensar comprar um macbook pro ainda esta semana. E gostaria de ter como segundo sistema operativo (a seguir ao macosx :P) linux. Posso utilizar o boot camp para proceder à instalação do mesmo no macbook?
 
ja agora e pequena duvida :)

eu costumo usar no meu pc a distribuicao ubuntu linux.
Estou a pensar comprar um macbook pro ainda esta semana. E gostaria de ter como segundo sistema operativo (a seguir ao macosx :P) linux. Posso utilizar o boot camp para proceder à instalação do mesmo no macbook?

Leste os posts anteriores? É que parece-me que a dúvida do Liquid é posterior à instalação do ubuntu (e uso do bootcamp). Mas sim ... é possível e exequivel.
 
pois realmente é verdade lol...

poracaso acertou visto que o XGL necessita das drivers ou da ATI ou da nVIDIA para instalação e isso só funcionaria no Macbook Pro.
pelo que percebi o AIGXL que vem com o Beryl funciona no macbook porque não tem esse requerimento.

quanto à duvida dele bem que se pode googlar e encontras um guia muito bom do ubuntu brasil:

:arrow: http://wiki.ubuntu-br.org/UbuntuNoMacBook

e sim é instalado graças ao milagre bootcamp mas a instalação não é tão simples como a de num PC com um processador normal. Dá uma vista de olhos ;]

EDIT:
e já agora a solução passo a passo da minha dúvida para o Beryl no Macbook:

1. sudo apt-get update
2. sudo apt-get install 915resolution
3. CTRL+ALT+BACKSPACE (é necessário o restart ao X para obtermos a resolução nativa de 1280×800.)
4. sudo apt-get install beryl beryl-manager emerald
5. beryl-manager (Corre o Beryl)
6. sudo apt-get install mouseemu (Util para os macbooks pois a tecla F12 irá simular o botão direito do rato)
 
Última edição:
Leste os posts anteriores? É que parece-me que a dúvida do Liquid é posterior à instalação do ubuntu (e uso do bootcamp). Mas sim ... é possível e exequivel.

sim sim, eu percebi perfeitamente que era posterior :)

por isso é que aproveitei para perguntar, visto que ele já tinha instalado num macbook.

a experiencia que tenho no ubuntu é só em pcs normais. Nunca tive um da apple....daí ter colocado essa dúvida e,no entanto, saber a resposta a duvida do liquido :)

Thks plo esclarecimento
 
não... tal como não é uma simples instalação de linux a do ubuntu no macbook, também é particular a instalação do Beryl no Ubuntu instalado no Macbook
 
Última edição:
não... tal como não é uma simples instalação de linux a do ubuntu no macbook, também é particular a instalação do Beryl no Ubuntu instalado no Macbook

Por essa óptica, todas (quase) instalações de linux em portateis são únicas para estes modelos de portateis devido as dificuldades em configura-los (principalmente quando são novos e raros).
Para mim trata-se de um problema do SO Linux em instalar num hardware Apple e não problemas com SO ou hardware da Apple.
De certeza que consegue muito mais respostas num subforum linux e fará mais sentido no memso.

Não me levem a mal, até porque sou um linux-fan, simplesmente acho que a dúvida não se encaixa nesta área do forum. E desculpem o offtopic.
 
não... tal como não é uma simples instalação de linux a do ubuntu no macbook, também é particular a instalação do Beryl no Ubuntu instalado no Macbook

Até agora não vi nenhuma dúvida nesta thread que fosse específica do Macbook e, duvido que o local ideal para discutir questões técnicas de Linux seja aqui, até por falta do material humano que anda pela zona GNU/Linux e não pára aqui.
 
Back
Topo