Xiaomi 4A Gigabit + Switch

Coiz86

Power Member
Boa tarde pessoal, comprei recentemente um router Xiaomi 4A Gigabit para substituir um router antigo que tenho na outra ponta da casa.

Portanto, eu tenho o router da MEO na sala (500/100) ligado por ethernet a um switch gigabit da TP-Link. Desse switch sai um cabo para o meu PC que recebe os 500Mbps e segue outro para a outra ponta da casa que liga a este router da Xiaomi. O problema é que quando me ligo à rede 5 GHz criada, a velocidade não atinge os 100 Mbps.

Experimentei ligar o router directamente ao da MEO e nesse caso a rede 5 GHz já atinge os 450 Mbps por Wi-Fi. Ou seja, acho que o problema se deve a ter o router ligado através do switch. Como é que eu resolvo isto já que preciso de ter o router na outra extremidade na casa?

Obrigado
 
Pelo que descreves, terás algum bottleneck na rede. E é desde o switch até ao Xiaomi.

Verifica o seguinte:
  • velocidade de ligação no Xiaomi, se está a 1 Gbps (1000 Mbps)
  • se as fichas RJ45 estão devidamente conectadas nas interfaces
  • se as fichas RJ45 do cabo de rede estão devidamente cravadas bem como respeitar a norma 568A / 568B em ambas as extremidades do cabo

Cumps
 
Boas, eu penso que o problema foi uma ponta mal cravada. O mais ridículo foi que eu experimentei vários cabos e só quando já tinha desistido e posto tudo igual, é que deu.
 
Aproveito o tópico, por tem o mesmo router, só acho que não é o XIAOMI 4a gigabit, mas sim o XIAOMI 4a normal. Na rede 5G, apanho os 100Mb, mas na rede de 2G, está a velocidade instável. Já mudei do canal 11, para o 13, e para o 6, mas não vejo melhorias.
Quando montei a cerca de um ano, recebia 100Mb na rede de 2G.
O que poderá ser ser?
Já reiniciei o router da MEO, e o XIAOMI
 
Aproveito o tópico, por tem o mesmo router, só acho que não é o XIAOMI 4a gigabit, mas sim o XIAOMI 4a normal. Na rede 5G, apanho os 100Mb, mas na rede de 2G, está a velocidade instável. Já mudei do canal 11, para o 13, e para o 6, mas não vejo melhorias.
Quando montei a cerca de um ano, recebia 100Mb na rede de 2G.
O que poderá ser ser?
Já reiniciei o router da MEO, e o XIAOMI

Nos 2.4GHz, a largura de banda do canal está no 20MHz, 40MHz ou automático? Configura para os 20Mhz em vez dos 40MHz ou automático e testa.
2.4GHz dá-te uma maior alcance mas, velocidade mais reduzida.

Cumps
 
Está nos 20MHz, já testei em 40 e em Automáti. Tem picos de velocidade até os 70Mb, depois cai para 30 ou 20. Não entendi porque ainda.
 
Está nos 20MHz, já testei em 40 e em Automáti. Tem picos de velocidade até os 70Mb, depois cai para 30 ou 20. Não entendi porque ainda.

Se morares numa zona com várias redes Wireless nos 2.4GHz, é normal. Os canais 2.4GHz estão sobrelotados, há muito channel overlapping.

Cumps
 
Sim vivo num prédio. Já mudei para os canais todos, e não vi melhorias nenhumas. Para já vou deixar assim. 30Mb são suficientes, quando tiver tempo tento mudar o router de sítio. Se bem que com o routerbda altice nos 2Ghz não tenho este problema.
 
No router do ISP consegues visualizar quais são os canais mais utilizados nas redondezas. Depois, é verificares os que estão menos saturados.

Cumps
 
Tenho uma APP no telemóvel para ver isso.
Tem em média duas redes em cada canal. 3, 6, 9, 11. O canal 13 não tem nenhuma. Já la meti mas ficou na mesma.
 
Curiosamente fica ligeiramente melhor no canal 3 onde já tem algumas redes. Já usaste canais intermédios? Tipo 4 ou 8?

Podem andar APs nas redondezas em modo automático e saltam entre os canais e, dessa forma o canal 3 até te dá alguma melhoria.
Sim, já. Mas de forma a evitar channel overlapping. Ou tentar evitar ao máximo.

Cumps
 
Podem andar APs nas redondezas em modo automático e saltam entre os canais e, dessa forma o canal 3 até te dá alguma melhoria.
Sim, já. Mas de forma a evitar channel overlapping. Ou tentar evitar ao máximo.

Cumps
É um prédio pequeno com 9 apartamentos, 3 por andar. Não são assim tantas redes. Vou ver se descubro se tem algum AP, ou algum router com o canal em automático.
 
É um prédio pequeno com 9 apartamentos, 3 por andar. Não são assim tantas redes. Vou ver se descubro se tem algum AP, ou algum router com o canal em automático.

Se cada apartamento tiver um router, já tens os canais nos 2.4GHz sobrelotados... Não parece muito mas é o suficiente. Mas, mesmo assim, nada que não se pudesse solucionar.
Partido do pressuposto em que o Apartamento 01 está abaixo do Apartamento 04 e o 04 abaixo do apartamento 07 e o mesmo para os outros apartamentos, uma possível configuração dos canais nos 2.4GHz de modo a não haver channel overlapping, seria o seguinte:

R/C
Apartamento 01: Channel 1
Apartamento 02: Channel 6
Apartamento 03: Channel 11

1º Andar
Apartamento 04: Channel 11
Apartamento 05: Channel 1
Apartamento 06: Channel 6

2º Andar
Apartamento 07: Channel 1
Apartamento 09: Channel 6
Apartamento 09: Channel 11

Assim de cabeça, será mais ou menos isso :D

Cumps
 
Back
Topo