Xiaomi Mi 9T / 9T Pro (Redmi K20 / K20 Pro)

Os mitos criam-se através de experiencias pessoais, em que não há base/rigor por tras delas a não ser a nossa percepção, e que assumimos que é assim para tudo.

A informação está aqui para quem quiser saber um pouco mais e desmestificar certos mitos com base em estudos ;)

É muita coisa para ler, mas achei interessante :)
isto tambem se torna tudo redundante se daqui a 6 meses ja tamos com um novo telemovel na mão lol

ultra_fast_chart.jpg

Charging and discharging Li-ion above 1C reduces service life. Use a slower charge and discharge if possible. This rule applies to most batteries.

https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/ultra_fast_chargers


https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries

https://batteryuniversity.com/index.php/learn/article/charging_lithium_ion_batteries

Isto para dizer que as vezes associamos por exemplo atualizações de software a pior performance de bateria, mas no fundo pode ser na maioria dos casos más práticas, que depois de a bateria ser recalibrada, depois de atualizar faz parecer que foi a atualização que prejudicou a autonomia quando no fundo a bateria já perdeu a sua capacidade.
Contudo partilho isto mais para conhecimento mais do que caso de uso. Se te sentes bem como fizeste até agora tudo bem ;)
 
Não é mito, mas os fabricantes de baterias deixam uma margem abaixo dos 0% e acima dos 100% programados nas baterias para estas sobreviverem. Claro que é muito má ideia deixar uma bateria nos 0% sem ser carregada muito tempo.

Alguns laptops pode-se ligar na BIOS um limite de 80% de carga da bateria.
Como exemplo (random google) aqui pode-se ver um software da Asus que permite limites de 100%, 80% e 60% na bateria.
www.youtube.com/watch?v=xhWlUPCH6WA

Pessoalmente costumo carregar dos 20% aos 100% e nunca deixo chegar aos 0%.

EDIT:
Não sei dizer ao certo, pq nao deixo descarregar tudo, mas os equipamentos normalmente desligam-se antes de chegar aos 0%. (?)
 
Última edição:
A pergunta aqui é vale a pena andar 2 ou 3 anos com tantos cuidados, temporizadores e etc, quando por 30€ e 30 minutos depois tens uma bateria nova instalada?
Prefiro andar 3 anos sem qualquer tipo de preocupação a usar e abusar da bateria, por exemplo só este ano já foi 3 vezes a 0%, aos 100% vai todos os santos dias pois ponho a carregar antes de ir dormir tenha a percentagem que tiver.
Daqui a 3 anos coloco uma nova se for o caso quero nem saber :paranoid: O telefone é para ser nosso "escravo", em circunstância alguma eu vou ser "escravo" de um telefone já foi tempo...
 
A pergunta aqui é vale a pena andar 2 ou 3 anos com tantos cuidados, temporizadores e etc, quando por 30€ e 30 minutos depois tens uma bateria nova instalada?
Prefiro andar 3 anos sem qualquer tipo de preocupação a usar e abusar da bateria, por exemplo só este ano já foi 3 vezes a 0%, aos 100% vai todos os santos dias pois ponho a carregar antes de ir dormir tenha a percentagem que tiver.
Daqui a 3 anos coloco uma nova se for o caso quero nem saber :paranoid: O telefone é para ser nosso "escravo", em circunstância alguma eu vou ser "escravo" de um telefone já foi tempo...

Falando por mim, eu tenho cuidado quando posso ter. Quando não de dá jeito paciência.
A questão é que uma bateria decente não é assim tão barata quanto isso, além do mais, daqui a 3 anos se calhar já não se fazem baterias para o modelo do telefone, ou se fazem sao de marcas brancas, onde muitas vezes a qualidade não é a melhor. Ou seja ficas limitado a uma bateria velha ou uma de marca branca. Aliás a esse facto dos telemóveis de hoje não serem feitos para se lhe mudar a bateria. É mais difícil e arriscado. Há sempre a possibilidade de ficares com o telemóvel riscado, o vidro partir, não ficar bem posto, perder o "à prova de água", etc.

Como disse, se podes ter cuidado com algumas coisas que farão a bateria durar mais, porque não hádes fazer? Eu normalmente não deixo a bateria ir aos 0, mas se um dia tiver que ser vai. Relativamente aos 100%, neste momento carrego sempre até lá, pois não tenho grande forma de o evitar | dá-me jeito carregar à noite.

Se com isto conseguir prolongar a vida da bateria, óptimo, senão paciência.
 
@kuka19 a permissa aqui não é se vale a pena ou não. Nem ser escravo ou não.
Porque essa pergunta nunca será do consenso geral, quem quiser dá importância, quem não quiser não dá.
Cada um sabe de si e concordo contigo que não vale a pena alterar drasticamente rotinas por isso. Agora, nem todos tem a ideia de no futuro gastar € para substitui a bateria por exemplo, e há pessoas que gostam mais de cuidar das coisas outros não, cada um com as suas taras e manias. ;)

Aqui simplesmente se trata de partilha de informação por causa de duvidas legitimas e interessantes que colocaram aqui na minha opinião, e que tambem já as tive. O saber não ocupa lugar. Saber que comportamentos prejudicam não fazem querer mudar a 100% o meu comportamento, e ficar escravo disso. Apenas estou/estamos informados...

Como os puristas que não gostam de ter pelicula no ecra porque estragam a experiência e se for preciso arrotam € depois precocemente num novo telemovel ou arranjo sem problema...
Mas há quem tenha mais amor ao € e coloque pelicula ;)
Não há um comportamento padrão correto, há pessoas diferentes, com prioridades diferentes... e depois há a informação que é padrão e não mossa ninguem saber :p
 
Não me vou alongar muito até porque já disse antes (e baseado na minha experiência pessoal) aquilo que achava do assunto baterias e de como as recarregar, mas era o que mais faltava privar-me de uma das melhores coisas destas últimas gerações de smartphones que é carregar um smartphone na totatidade em 1h (ou menos que isso agora em 2020).

Agora quem o preferir carregar em 3h ou 4h com um carregador de 5V1A porque daqui a 4 anos a bateria "estará como nova", é livre de o fazer. ;)
 
Eu tenho uma app que me parece bastante fiável e que ao longo do tempo e analisando diversas cargas estima a capacidade útil da bateria.
além disso permite definir um aviso a X percentagem de carga.

No meu anterior Mi 8 ao final de uma ano a bateria tinha perdido à volta de 20 a 23%
na maioria das vezes carrego quando "me dá na cabeça" e quando me lembro desligo aos 80%
Quase nunca deixei a bateria ir a menos de 10%~20%
poucas vezes deixo a carregar durante a noite

O Mi 8 tinha o problema da bateria ser pequena o SD845 ser "guloso" e o fast charge tb me parece não fazer bem à bateria

agora é como diz o kuka19.... quando for necessário muda-se de bateria.... apesar de eu raramente tenho o tlm mais de 1 ano!
 
Não me pareceu muito facil mudar a bateria quando a parte de tras do tlm esta colada.
De qq modo é possivel mudar e penso mudar a bateria se precisar, mas é mais trabalhoso.
 
@kuka19 a permissa aqui não é se vale a pena ou não. Nem ser escravo ou não.
Porque essa pergunta nunca será do consenso geral, quem quiser dá importância, quem não quiser não dá.
Cada um sabe de si e concordo contigo que não vale a pena alterar drasticamente rotinas por isso. Agora, nem todos tem a ideia de no futuro gastar € para substitui a bateria por exemplo, e há pessoas que gostam mais de cuidar das coisas outros não, cada um com as suas taras e manias. ;)

Aqui simplesmente se trata de partilha de informação por causa de duvidas legitimas e interessantes que colocaram aqui na minha opinião, e que tambem já as tive. O saber não ocupa lugar. Saber que comportamentos prejudicam não fazem querer mudar a 100% o meu comportamento, e ficar escravo disso. Apenas estou/estamos informados...

Como os puristas que não gostam de ter pelicula no ecra porque estragam a experiência e se for preciso arrotam € depois precocemente num novo telemovel ou arranjo sem problema...
Mas há quem tenha mais amor ao € e coloque pelicula ;)
Não há um comportamento padrão correto, há pessoas diferentes, com prioridades diferentes... e depois há a informação que é padrão e não mossa ninguem saber :p

Concordo a 100% com o que está a negrito, bom ponto de vista tens toda a razão!

PS: Quanto à parte dos puristas que não usam película no ecrã que se for preciso arrotam € precocemente... Eu sou um deles e se partir o ecrã nos próximos tempos mando-te a factura, pois quando se fala essas coisas acontecem :shifteye:;):-D

Isso do "depois muda-se a bateria" é bastante interessante, especialmente para quem tem equipamentos IP68.

O meu tem IP68 não estou minimamente preocupado... É que se fores trocar a um vigarista perdes a resistência à água é verdade, se mandares trocar a um profissional com o mínimo de brio pela sua profissão ele coloca-te a cola/vedante novamente antes de fechar o telefone. Felizmente tenho total confiança na pessoa que o irá fazer no futuro se por eventualidade chegar a trocar de bateria, o mais certo é trocar de telefone primeiro ;)
 
PS: Quanto à parte dos puristas que não usam película no ecrã que se for preciso arrotam € precocemente... Eu sou um deles e se partir o ecrã nos próximos tempos mando-te a factura, pois quando se fala essas coisas acontecem :shifteye:;):-D
:-D
A mim falta me a "coragem" e disposição de aceitar um eventual azar/acidente porque também preferia andar sem. :D
 
Olá pessoal bom dia tudo bem?

galera eu comprei esses dias mi 9t pro e tô com um pequeno problema nele não faço ideia do que pode ser e queria saber se algum de você já ter a mesma espécie de experiência ou se alguém aqui sabe como resolver eu já já mexi em tudo na configurações ele já passei para caramba já te ver o que tinha desativado de questão de opções para poder aparecer notificações na tela de bloqueio porém não aparece de jeito nenhum chega a notificação do WhatsApp chega a notificação de outros aplicativos mas na tela de bloqueio não aparece somente quando eu desbloqueio o aparelho aí ela notificação tá lá em cima l, alguém saberia me dizer o que pode ser isso?
 
Olá pessoal bom dia tudo bem?

galera eu comprei esses dias mi 9t pro e tô com um pequeno problema nele não faço ideia do que pode ser e queria saber se algum de você já ter a mesma espécie de experiência ou se alguém aqui sabe como resolver eu já já mexi em tudo na configurações ele já passei para caramba já te ver o que tinha desativado de questão de opções para poder aparecer notificações na tela de bloqueio porém não aparece de jeito nenhum chega a notificação do WhatsApp chega a notificação de outros aplicativos mas na tela de bloqueio não aparece somente quando eu desbloqueio o aparelho aí ela notificação tá lá em cima l, alguém saberia me dizer o que pode ser isso?

Bem, não estou bem seguro de ter percebido bem a questão...

Se for um problema que eu já tive (algumas aplicações não apareceram no ecrã de bloqueio), a minha resolução de problemas foi a seguinte (tenho a xiaomi.eu mas suponho que seja igual na original)

Definições - Notificações
No canto superior esquerdo tens um desenho com uma coisinha que diz "Ecrã de Bloqueio"
Carregas em "Ecrã de Bloqueio".

Aqui tens todas as aplicações que têm autorização para mostrar notificações no Ecrã de Bloqueio.
Por definição o WhatsApp está desligado.... é só ligar.

Depois reporta-me se resolveu :)
 
Back
Topo