Xiaomi MI4 Windows10

@jmoportugal

Em relação ao MI4 com MIUI não consigo comparar porque não cheguei a usá-lo com Android mas comparando com o 640 acho a camera do MI4 bem superior o que também não surpreende ninguém, o MI4 é um topo de gama de 2014 e nunca achei a camera do 640 nada de especial para aquilo que estou habituado (mesmo em gama baixa).


@Guimaraez

Acredito até porque só diz mal quem nunca experimentou ou a sua realidade Android se limita a smartphones gama baixa de operadoras com bloatware que até doi.

Por agora o MI4 fica no W10m mas talvez daqui a umas semanas volte à MIUI 8 para ver como está. :D
 
@bseixas , já rola aqui com a 10.0.14393

Tens alguma recomendação a fazer? :)

edit: não gostei muito do aspecto do painel deslizante de cima, seria uma coisa a rever se fosse eu a mandar.
 
Última edição:
@Guimaraez

Nada de especial, a única coisa que fiz foi colocar a visualização numa % menor para aparecer mais conteúdo (é um ecrã 1080p afinal de contas) e o maior número possível de tiles, de resto não mexi em mais nada e continua a correr bem, o painel deslizante em cima tenho-o sempre expandido.

Algo que reparei recentemente é que o foco da camera nem sempre funciona como devia quando é para focar algo muito perto e o LED de notificações não está a funcionar, espero que resolvam isso a curto prazo.

Que comparação fazes com a nível de utilização com MIUI que tinhas antes?
 
@bseixas então vamos lá às primeiras comparações:

O grande ponto positivo (para mim) é a beleza das tiles, mas isso é relativo claro. A personalização também é muito boa e conseguimos ter uma especie de ambiente de trabalho muito organizado e funcional.

As notificações nas nas tiles também estão muito engraçadas.

As apps, instagram e messenger (do facebook) estão similares.

Os pontos negativos, perdi alguma fluidez. A MiUI8 (e o android 6) era muito boa a esse nivel, super minimalista e rápida. Tinha tudo no sitio certo, do mais organizado que já vi, muito fácil de usar. O painel deslizante de cima era muito superior a este do win10.

Aqui no win10 noto algum lag ao abrir algumas apps, mas o problema até pode ser das apps. Por exemplo: facebook e camera. Gostava que fosse mais fluido e o abrir/fechar apps fosse mais rapido. Acho que os efeitos prejudicam aqui.

E é por aqui que segue a minha critica. Estas apps (do pouco que já testei) estão muito muito más.

A camera foi uma perda de qualidade brutal, o problema da focagem é real e a qualidade está mesmo pior.
O facebook está pior. A experiência android nesta app é muito superior em tudo mesmo. Tenho um problema, sempre que alguem me manda um link/video no messenger (do facebook) abre no edge em vez de abrir no facebook. Depois é lento e carrega mal o feed.

Quanto à camera, alguma coisa que se possa fazer? Usar outra app?

Vou continuar a experiência.
 
a app nativa da camera é das melhores do mercado, sobretudo em uso manual. agora, se o fw da cam do Mi n foi minimamente afinado, ai já é outra história. podes tentar ativar o modo RAW, pode ser q ajude.
outra app boa é a pro shot (acho eu q é o nome dela), mas é paga.
 
@LSDigital , acredito que possa ser isso que dizes. Mas que a experiência é pior isso é.

O facebook tem outro problema que me esqueci de mencionar. Se bem me lembro, num post, não me está a mostrar os comentarios com mais likes em primeiro lugar.

ps: a camera parece que está a colocar "blur" nas fotos e a resolução parece baixa, parece tudo desfocado. Tiro uma foto, depois faço zoom nessa foto e não se vê nada com detalhe.

13 MP, f/1.8, autofocus, LED flash
1/3" sensor size, 1.12µm pixel size, geo-tagging, touch focus, face/smile detection, panorama, HDR

No entanto, nas configs da camera aparece: JPEG 10MP
 
Última edição:
Leiam isto, comentários também: http://en.miui.com/thread-324871-1-1.html
Não fui eu que escrevi, mas relata exatamente a minha experiencia! Tal como se fosse eu.

@bseixas , para ti destaco esta parte:

Summing UP, as of today August 30th 2016:
If you have experienced the Mi4 functioning with its official Miui, you will feel the Xiaomi Mi4 running W10 as a quite DEFECTIVE device!!!

No entanto, estou a torcer por uma experiência melhorada ao longo do tempo :)

@bseixas e @LSDigital vocês tem um item chamado "Extras" nas vossas "Settings"? É que eu não tenho.
 
Última edição:
@Guimaraez

Por acaso ainda não testei outras apps de fotografia para ver como se porta o foco.

Quanto às conclusões que tiras (que vai de encontro à minha opinião ao comparar ambas as plataformas, embora ainda esteja para testar Android neste MI4) só mostram duas coisas, a qualidade de Android como plataforma (OS, apps, hardware, etc) e que a Microsoft podia e devia estar a fazer um trabalho melhor relativo a esta ROM para o MI4, está boa mas podia estar melhor (optimização/fluidez, tradução PT, camera, LED notificação) embora espero que ainda corrijam estes pontos.

De resto, quanto às apps serem inferiores é um problema recorrente na plataforma e não tanto da ROM W10m para o MI4, simplesmente porque não é vista de forma igual em relação às outras por quem desenvolve.

Esse quote e o feedback no link não me surpreende e vai de encontro a alguns dos pontos aqui falados (já o aquecimento também tinha falado nisso inicialmente embora sem base de comparação com MIUI), não diria que é um aparelho com defeito mas que será uma experiência inferior do que poderia ser com um W10m optimizado e do que MIUI entrega no mesmo hardware, disso não restam grandes duvidas, a sensação que fica é mais uma oportunidade perdida pela Microsoft e que a continuar a sair builds sem resolverem os problemas em questão que devem estar mais que identificados agora o interesse em resolvê-los é que deve ser pouco, mais dia menos dia será para regressar às origens.

É pena.
 
@LSDigital , acredito que possa ser isso que dizes. Mas que a experiência é pior isso é.

O facebook tem outro problema que me esqueci de mencionar. Se bem me lembro, num post, não me está a mostrar os comentarios com mais likes em primeiro lugar.

ps: a camera parece que está a colocar "blur" nas fotos e a resolução parece baixa, parece tudo desfocado. Tiro uma foto, depois faço zoom nessa foto e não se vê nada com detalhe.



No entanto, nas configs da camera aparece: JPEG 10MP
esperaste o tempo suficiente para ele carregar a imagem completa? viste a imagem no pc?
 
@Guimaraez

Também não tenho o Extras no Settings (o 435 e o 640 têm) e quanto aos 10Mp na camera é por teres 16:9, se escolheres 4:3 já aparece 13Mp mas qualquer que seja a opção não dá para escolher RAW.
 
@David.S

Tem de ser o modelo 4G/LTE e arranjava-se vindo de Espanha à volta de 160€ (bem menos que isso vindo da China claro) a versão 2Gb RAM/16Gb ROM em branco, actualmente não faço ideia para que valores anda.

Dificilmente o encontrarás cá à venda a preços decentes.
 
Back
Topo