xicpanad

Em relação ao tamanho da música, sim há sempre uma adaptação, mas também faço edição da música para a aumentar ou diminuir de tamanho, para saltar certas partes que não quero etc. Poderia, caso quisesse, tornar a música maior e assim ter mais espaço para mas imagens. Mas tens razão no que dizes, se dá vontade de mais, é porque estava bom eheh. O objetivo afinal é mesmo esse, meter água na boca e deixar uma sensação de "queria mais".

Aqui fica então o vídeo final. Em futuros trabalhos, por questões de privacidade, não deverei colocar aqui à vista de todos. No entanto, este caso é diferente, uma vez que me comprometi a fazer o trabalho principalmente para experiência e divulgação.

Os futuros trabalhos irei sempre fazer um pequeno trailer e caso haja interesse, posso sempre enviar o link do trabalho completo por PM.

 
Oh Marco... Tu andas a inspirar-te! Para mim, está mesmo muito bom! Não admira que te andem já a recomendar.

Sacas muito bons planos, abusas da slow motion, e editaste muito bem. Pah, muitos parabéns! Tu com uma Nikon D5300 mais a 35mm fazes mais do que por vezes tipos com muito melhor arsenal. Isto é a velha história...

Acho sinceramente, que se gostas disto e tens aí potenciais clientes, é seguir em frente. Já tens estofo para deixar qualquer cliente deste tipo satisfeito.

Força aí ;)
 
Última edição:
Também gostei.
Só acho que deviam ter organizado melhor as coisas, na relação fotógrafo/videografo.
Isto porque só não gostei mesmo das constantes flashadas.
Eu bem sei que pode ser complicado, mas é tentar numa próxima.

Pedir para aguardar uns segundos para fazer um plano, ou evitar usar flash (isso já vai depender dos fotógrafos).
No caso de serem familiares, pedir para terem atenção aos flashes dos telemóveis e câmaras.
Bem sabemos que é um momento especial, mas se contratam um gajo para fazer a cobertura, também podem fazer o esforço :)
Afinal de contas, o gajo do vídeo vai fornecer material com muito mais qualidade se algumas regras forem seguidas.

De resto só posso dar os parabéns e desejar sorte neste percurso :)

Cumps
 
Esquece lá isso... A cena não pára... O fotógrafo quer apanhar aquele momento, aquela expressão... E o videografo também. A não ser que seja gente já muito rodada que se conheça bem, é muito difícil.

Depois repara que o tipo que está a filmar, na mesma cena está em muitos planos diferentes... É sempre a andar... Parece fácil, mas não é :)

Dá sempre para melhorar... Mas credita que é difícil :)


A não ser que o fotógrafo tenha uma FF... Assim já não precisa de flash (tinha que vir a piadinha, dass :D )
 
Os fotógrafos do meu casamento coordenavam-se mesmo bem, neste aspecto.
É verdade que também não os vi a usar flash, mas lembro-me de haverem alturas de vídeo e de fotos em separado, a não ser na parte do "teatro" onde fomos para o jardim fotografar ao por do sol :D

Mas claro que isso não vai depender do xicpanad, neste caso. Se calhar ele nem conhecia os fotógrafos :)
É começar a meter nos pré requisitos - "só filmo junto de fotografos que não usem flash - de preferência com uma Canon 5D MK IV" :)
 
Ahaha @MylleZ boa sugestão eheh.

Sim este trabalho foi feito em simultâneo com um fotógrafo que não conhecia, por sinal até porreiro, mas um bocado despachado, no sentido em que parecia querer acelerar as coisas. Por outro lado compreendo pois o dia nestes trabalhos passa a correr e o tempo é escasso para tudo o que imaginamos. A máquina estava constantemente a disparar o flash e nota-se principalmente nas fotos de casa. Eu bem filmei a pensar "filmo o máximo que puder e aproveito as cenas sem flash" mas não deu.

Na edição também não gostei disso, depois acabei como aceitar como parte da situação. Menos mal que os clientes normalmente não ligam a esse pormenor, mas ainda assim é um pormenor a evitar.

@Lyp obrigadão pela força pá! Para além de estar a gostar de fazer isto, há uma coisa que me move, e são estes feedbacks que o pessoal vai dando nos fóruns. Quando vejo o cliente satisfeito ao ponto de ele próprio me fazer publicidade e opiniões destas aqui, só me dá mesmo vontade de continuar, é uma motivação enorme!

Obrigado pessoal!

Em resultado deste, vou ter outro batizado no próximo sábado, depois coloco aqui novidades. Estou com um pouco de receio pois parece-me que a festa vai ser um pouco mais simples, e estou a imaginar-me a chegar a casa com menos material para editar, mas pode ser que me engane.

Cumps
 
Bem deixo aqui o meu último trabalho. Ainda vou fazer um pequeno trailer para divulgação na minha página, mas para os interessados aqui fica o trabalho completo.

Este preocupou-me desde o início, acho que fiquei mal habituado com o primeiro, que foi maior e com mais conteúdo para aproveitar. Este tratava-se de um batizado mais simples, seguido de uma festa privada em casa, pelo que adivinhei que não teria tantas situações diferentes para aproveitar.

Por outro lado, a rapidez com que as coisas foram acontecendo obrigou-me a arriscar um pouco mais que o normal, acabando por filmar a maior parte das cenas "à mão", sem tripé ou outro tipo de estabilização. A estabilização em post dá uma ajuda mas não faz milagres, e em algumas cenas acabei mesmo por não utilizar, pois para mim o resultado era pior. Não gostei principalmente disso, para o cliente são aspetos irrelevantes, até porque já recebi feedback e foi bastante positivo. Mas para mim é algo a evitar.

De qualquer forma, conta mais um para a experiência e aprendizagem. À custa disto já ando a sonhar com um gimbal, mas o orçamento ainda não me permite essa extravagância. No entanto não deixo de pensar nas possibilidades que isso me traria em coisas que atualmente não posso fazer.

Bem, fiquem com o link do vídeo:

James - Batizado
 
Ahah @Lyp. Fico a aguardar.

Este é muito semelhante ao anterior em termos de estrutura. Para já foi pedido em cima do joelho, não houve tempo para fazer qualquer preparação... foi chegar lá e começar a captar. De qualquer forma o cliente queria mesmo semelhante ao anterior, mas a ideia será ir tendo outras ideias ao longo do tempo para ir variando.

Cumps
 
Já estive a ver :)

Sinceramente, não me incomodou nada o que fizeste na mão... Não notei nada de tremeliques, muito honestamente. Mas percebo que quando estamos a editar o que fizemos, e sabemos os pormenores, como foi feito, fiquemos mais críticos. Mas para o espectador, está óptimo nesse aspecto. Pelo menos na minha opinião.

Na parte da edição, teria tirado algum grão num ou outro take. Também achei que no outro vídeo (do que me lembro), os takes com o slider estavam mais fluidos... Neste gagueja um pouco... E a slow motion não deve ajudar, porque um soluço "mais lento", é um soluço mais demorado (obviamente) e nota-se mais... Gravaste a 60fps? Os movimentos laterais já tendem a soluçar um pouco (creio que tem a ver com o tipo do sensor), mas aqui achei que ficou um pouco pronunciado.

De resto pareceu-me muito bem, como é habitual. Acho que anterior ficou melhor, mas como bem dizes, o dia foi diferente, com menos conteúdo... Mas chegou bem para fazeres um bom trabalho- O final com alguns momentos do dia também ficou bem.

Desta vez fizeste um color grading diferente, não? Parece-me que deste aí uns toques nos verdes (nas low lights, talvez), e os laranjas também me parecem um pouco mais carregados em algumas partes.

De resto, planos bons, tudo como manda a sapatilha ;)

Vai partilhando que eu gosto ;)
 
Só agora ando a acompanhar estes teus trabalhos, ainda há dias comentei com um rapaz de S.Vicente sobre o teu trabalho no arraial de S.Vicente!

Gostei bastante do vídeo da Carlota, gosto das cores, dos planos e do pacing. Tal como já disseram antes, tenta que não apareça o fotografo/staff e afins durante os planos, sei que muitas vezes é dificil, especialmente se não conheceres o fotografo, mas quebra um pouco a imersão.

Fico feliz saber que se continua a evoluir na ilha e ver pessoal com paixão por isto!
 
Já estive a ver :)

Sinceramente, não me incomodou nada o que fizeste na mão... Não notei nada de tremeliques, muito honestamente. Mas percebo que quando estamos a editar o que fizemos, e sabemos os pormenores, como foi feito, fiquemos mais críticos. Mas para o espectador, está óptimo nesse aspecto. Pelo menos na minha opinião.

Na parte da edição, teria tirado algum grão num ou outro take. Também achei que no outro vídeo (do que me lembro), os takes com o slider estavam mais fluidos... Neste gagueja um pouco... E a slow motion não deve ajudar, porque um soluço "mais lento", é um soluço mais demorado (obviamente) e nota-se mais... Gravaste a 60fps? Os movimentos laterais já tendem a soluçar um pouco (creio que tem a ver com o tipo do sensor), mas aqui achei que ficou um pouco pronunciado.

De resto pareceu-me muito bem, como é habitual. Acho que anterior ficou melhor, mas como bem dizes, o dia foi diferente, com menos conteúdo... Mas chegou bem para fazeres um bom trabalho- O final com alguns momentos do dia também ficou bem.

Desta vez fizeste um color grading diferente, não? Parece-me que deste aí uns toques nos verdes (nas low lights, talvez), e os laranjas também me parecem um pouco mais carregados em algumas partes.

De resto, planos bons, tudo como manda a sapatilha ;)

Vai partilhando que eu gosto ;)

Concordo com tudo o que disseste. A fluidez é algo que pode depender de vários fatores, até dos settings no render final, mas são pormenores que ainda estou a acertar. Esta versão apenas coloquei porque a cliente estava super ansiosa para ver o trabalho, e quando lhe disse que a estrutura principal já estava montada ela não conseguiu resistir mais, convencendo-me a mostrar-lhe o trabalho. Eu vejo o vídeo imensas vezes e observo sempre coisas que depois quero mudar ou melhorar, nunca me encontro satisfeito, mas isso faz parte.

Desta vez puxei um pouco mais pela faixa de grão que costumo usar, no vídeo anterior tinha o mesmo mas menos puxado. Na TV acaba por ter um toque diferente, mas no fim de contas penso que vou voltar à configuração inicial pois parece-me mais equilibrada. Quanto ao grading usei um LUT que já queria usar antes. Tem uma tendência forte para puxar os verdes e amarelos mais para os tons de laranja, e altera de certa forma os tons azulados. Agora exige um acerto nessas cores, mas mais uma vez, acho que vou voltar ao grading anterior em futuros trabalhos.

Como dizes, em jeito de resumo, com a escassez de situações que houve ainda deu para fazer um trabalho aceitável, e a cliente mandou-me feedback já bem tarde no dia que viu o vídeo, dizendo mesmo que chegou a ficar emocionada :), o que me deixa com a sensação de satisfação e de "missão cumprida". Mas claro, quero trabalhar mais nisto e mesmo com um trabalho menos "completo", é uma excelente oportunidade para aprender.


Só agora ando a acompanhar estes teus trabalhos, ainda há dias comentei com um rapaz de S.Vicente sobre o teu trabalho no arraial de S.Vicente!

Gostei bastante do vídeo da Carlota, gosto das cores, dos planos e do pacing. Tal como já disseram antes, tenta que não apareça o fotografo/staff e afins durante os planos, sei que muitas vezes é dificil, especialmente se não conheceres o fotografo, mas quebra um pouco a imersão.

Fico feliz saber que se continua a evoluir na ilha e ver pessoal com paixão por isto!

Obrigado Ricardo!

Os flashes do fotógrafo é coisa que cada vez mais aprendo a evitar. Engraçado que a inclusão do(a) próprio(a) fotógrafo(a) em alguns planos foi intencional, mas à medida que vou vendo, concordo plenamente que retira a imersão, o vídeo passa de "story mode" para um estilo mais reportagem do dia, e não é isso que pretendo.

O grading realmente começo a identificar-me as poucos com o meu estilo, e gosto cada vez mais do primeiro vídeo. Estou bastante limitado ainda pois não uso placa gráfica dedicada, o que não me permite usar outros softwares que preferia para este efeito, ou mesmo plugins no Vegas. Assim, o primeiro grading foi feito com base no perfil personalizado na própria máquina, e usando em post um tratamento com levels, curves e color corrector no Vegas. Acaba por ter um tom personalizado mas se calhar mais equilibrado e neutro, apesar de ainda não estar no ponto.

Obrigado pessoal pelas críticas. Preciso imenso delas para evoluir e construir a minha percepção do caminho a seguir. O feedback do cliente é muito importante e tem sido mais que bom, mas normalmente não ligam a pormenores técnicos, "saboreiam" apenas o feeling que o vídeo lhes traz das suas próprias emoções daquele dia. Daí que a vossa ajuda é essencial para perceber o que diriam os mais entendidos.

Cumprimentos!
 
Se o cliente se emocionou e gostou, acho que a tua missão foi mesmo cumprida. No fundo, isso é que interessa mesmo :)

Quanto à fluidez das imagens do slider, vejo alguns vídeos de pros exatamente com esse problema...

Eu também gostei mais do grading do primeiro, mas isto é uma aprendizagem... Até se acertar, tem que se queimar muito as pestanas, e experimentar... É uma coisa que eu também gostava de aprofundar. Mas os meus vídeos são praticamente de familia, ou algumas coisas com amigos.

Estas trocas de feedbacks e opiniões são muito frutíferas, creio que ajuda a evoluçao de todos os intervenientes ;)
 
Exato, a questão dos gradings é tal e qual como na fotografia. A tendência é puxar pelas cores e contrastes e depois de alguns dias/meses, começamos a perceber que vai ali agum exagero e o ideal é mesmo o contrário. Acontece o mesmo aqui, o grading pareceu-me interessante pela diferente tonalidade que ofereceu nas várias cenas, mas depois de ver tudo completo com uma postura mais descontraído chega-se à conclusão que ás vezes muito é demais. Trabalhei muito mais para atingir o grading do primeiro vídeo e agora acho que está ali uma base muito boa para evoluir.

Antes não pensava nisso mas depois de trabalhar neste vídeo e voltar a ver o da Carlota parece uma lufada de ar fresco. Tinha de experimentar este grading para chegar a esta conclusão e agora sim, identifico-me mais com certas settings. Tal como na máquina, tive de fazer centenas de testes até chegar à conclusão que perfil queria usar para os meus trabalhos.

Quando aparecerem mais coisas vou postando aqui... entretanto devo fazer uns testes mais pessoais para não perder a onda. Em breve terei uma sessão de fotos e respetivo casamento em Janeiro, apenas com o propósito de evoluir, pois são uns amigos meus e ofereci-me para o fazer. Vamos ver o que sai...
 
Como não tenho apostado muito na fotografia, este feriado aproveitei um passeio com amigos e dei uns disparos... em casa foram os testes da praxe na edição:

DSC_0746_zpsq5jlteoc.jpg


DSC_0760_zpsntjgvzxo.jpg


DSC_0766_zps4cpo3dil.jpg


DSC_0783_zpsubewidph.jpg


DSC_0795_zps9adwwptg.jpg
 
Boas pessoal.

Tenho feito pouca coisa mas conforme já tinha dito, este fim de semana há casamento. Aproveitei a sessão de fotos dos noivos pré casório e arranjei algum material para uns testes.

Não é o teaser definitivo, ainda há falhas técnicas a corrigir também, mas vou partilhar aqui na mesma para verem como está a ficar.

Cumps

EDIT: Link atualizado.
 
Última edição:
Já há algum tempo que não coloco aqui nada, também tenho andado um pouco parado. Aqui fica o último trabalho, um rally que fiz a pedido do Município onde vivo. Este foi o primeiro teste da minha nova sony a6500, foi praticamente usada pela primeira vez neste dia. Aqui ainda foi usada a lente 18-55 Nikon, e em algumas situações a 35 mm f.18. Entretanto chegou a sigma 18-35, pelo que brevemente haverá novos "testes".

 
Ficou muito bom, talvez tenhas exagerado um pouco nas slow motions... A estabilização pareceu-me muito bem. Porreiro ser no sensor e assim poderes meter-lhe qualquer lente à frente :)

Isso com a 18-35, ui ui :)

Em que formato exportas o video no Vegas? Não sentes perda de qualidade?

Agora tens uma máquina a sério para video :)
 
Sinto mais perda quando é colocado online, através da compressão pelo youtube ou facebook, mas como isto foi um vídeo feito para o município, a escolha da divulgação é com eles. Normalmente costumo exportar num formato mp4, depois confirmo melhor os settings. Há sempre uma perda, mas digo-te que ver estes vídeos saídos da a6500 na TV, e ver os da Nikon, nota-se bem a diferença no detalhe e definição.
Já como tinha dito o @ricardo_sousa11, parece que os vídeos da Nikon estão desfocados em comparação com estes.

Quanto às slow motions ahah, já sabes que sou fã, uma das minhas prioridades era aquirir uma máquina com mais fps. Mas percebo, um início e um final todo em slow motion. No entanto era a minha intenção fazê-lo desta forma para dar um ar mais dramático, o que não é normal num vídeo de rally... mas como disse, a intenção foi mesmo essa :).
 
Sim, online ainda se perde mais... Talvez o Vimeo seja o melhor site, nesse aspecto.

Eu noto que ao exportar se perde ali qualquer coisa, quer na Nikon quer na GoPro.

Na D5300 até acho a qualidade de video boa, mas comparada com D5100 que tive (essa sim, achava fraquinha no video), pois não tenho outro termo de comparação.

Naturalmente que comparada com as Sony, que são vocacionadas para video, não deve ter hipótese... Até porque o bitrate da Sony deve ser bem maior.

Eu gostei do video e percebi a intenção, talvez menos um pouco de slow motion não fizesse mal, mas a tusa dos 100fps percebe-se ahah

Abraço :)
 
Back
Topo