xicpanad

ahah nem mais... depois não resisti, a máquina estava praticamente por estrear e tinha de ver as potencialidades dela :).

Ora o bitrate da Nikon anda à volta dos 24 mbs se não me engano, nesta sony consigo filmar a 60 ou a 100. No conjunto das caracteristicas resulta um vídeo mais nítido, mais dynamic range, e mais fluido. Os ficheiros são maiores claro, mas compensa bem a qualidade na imagem.

Não sei como alguns reviewers conseguem por a nikon D5xxx no mesmo patamar baseado no facto de serem ambas APSC. A verdade é que a 6500 destrona completamente a nikon em vídeo, não podia estar mais satisfeito. No entanto ainda adoro a minha Nikon, aliás ela acompanha-me a tempo inteiro nos meus trabalhos, mesmo agora com a sony.
 
Bem, nunca fui de travel vlogs, mas este fim de semana levei a minha a6500 em passeio e aproveitei para brincar um bocado com ela...

 
Entretanto ficam aqui uns screens do casamento que tenho estado a editar:

Image3_zpsgahgln3h.jpg


Image4_zpsuejdo7v3.jpg


Image5_zpsjnipjvhx.jpg
 
Gostei bem da tua brincadeira no passeio com a família :)

Esses screens também prometem... Cá fico, como sempre, a aguardar pelos teus trabalhos :)
 
Espectacular o vlog, eu gostei. Queria começar a fazer algo do género, alguma dica para um principiante? :) acho que o meu maior problema vai ser em relação aos enquadramentos...
 
Obrigado. Eu não pretendo fazer disto um objetivo, mas sim treinar algumas coisas em situações não planeadas, para quando for preciso estar mais preparado.
Enquadramentos é uma questão de treino... Há sempre a teoria mas depois chegas a um local em que as ditas regras são difíceis de aplicar, então tens de ser criativo. Não que eu seja um perito nisso, mas aos poucos vamos melhorando :). Não há nada como treinar e não ter medo de errar. Só depois de veres o vídeo em casa é que te vais aperceber dos erros ou das coisas que não resultaram tão bem. A partir daí já tens uma base para a próxima situação, e por aí fora.
 
Muito grande mesmo. Como não uso lentes nativas da sony, não usufruo de estabilização completa, mas ainda assim permite-me andar mais à vontade e fazer muitas cenas com a máquina na mão. Tenho de treinar um pouco ainda nos movimentos, mas imagens tremidas são coisa do passado :)
 
Penso que sim.
Não tenho utilizado os 120 fps por exemplo. Estou na esperança de que haja algum update de firmware ou algum hack que desbloqueie o brilho do ecrã nesse modo. Tudo o que seja acima de 1080p 60 fps escurece o ecrã de tal maneira que é praticamente impossível filmar em ambientes exteriores luminosos. Podemos usar o focus peaking para perceber se estamos em foco, mas ainda assim, se usar uma abertura grande é um risco, pois mesmo com o focus peaking é relativo e pode-se falhar o foco facilmente. No entanto, a estabilização, as possibilidades de configuração (que são imensas mesmo!), os controlos personalizáveis, são coisas que em conjunto com a estabilização não encontro noutra máquina com este valor, por isso o investimento foi o mais correto.

Agora é experimentar e aprender até "expremer" o sumo do potencial que a máquina tem :).
 
Ora bem, aqui fica o trailer do casamento, finalmente. Ainda é uma versão "base", poderá haver algumas correções aqui e ali, só daqui a uns dias o saberei, pois no dia em que termino um trabalho nunca consigo perceber se estou realmente satisfeito com ele ou não. Vou deixar arejar a cabeça uns dias e depois vejo lol.

 
Última edição:
Eia, que brutal!

Xiça, estás a evoluir muito bem! Gostei mesmo muito.

Creio que quiseste dar um mood assim um pouco mais dark e contrastado, não? Não é que consuma muitos videos deste tipo, mas não me parece comum. O que é facto, é que tudo junto, (musica, paisagens florestais, color grading) funcionou bem.

Adorei a parte final, quando estão a sair da igreja em slow motion, ires fazendo a retrospectiva do dia à velocidade normal. Para mim funcionou muito bem.

Força com isso, acho sinceramente que estás a ir no caminho certo... Nota-se empenho e vontade de evoluires.

Abraço!
 
Obrigadão @Lyp! Aqui sei que posso contar contigo para as opiniões ahah, e isso ajuda bastante.

Bem, quanto a edições... o mood foi mesmo intencional, algo menos colorido, talvez um pouco contrastado demais... mas posso dizer que aí tive uma dificuldade enorme. Para já, o white balance usado não foi o melhor, mas as cenas do dia da cerimónia foram gravadas com a Nikon, o que não me permitia mudar de settings rapidamente sempre que necessário (coisa que a Sony me ajuda bastante). Depois, corrigir esse WB tão amarelado foi um problema, pois a imagem da nikon também não dá muito espaço de manobra, e este tipo de grading já foi exagerado demais para a informação contida na imagem. Mas pronto, está perto daquilo que prentendia e sei que, com a Sony, consegue-se o resultado pretendido com muito menos esforço.

Quanto a sequência de imagens, durante a edição surgiu-me essa ideia, a mistura do culminar da cerimónia com apanhados dos noivos em preparação para esse momento... acho que resultou bem :).

A vontade é cada vez maior... tenho ideias e teoria, mas na prática ainda estou longe do que quero. Mas não me posso queixar mesmo nada... comecei com isto há menos de um ano, e nunca imaginava na altura ter já esta evolução, mesmo em termos de equipamento adquirido. Além disso, descobri aqui uma verdadeira paixão! É espetacular ser recomendado para fazer uma coisa que adoro cada vez mais! O que me interessa é ver o pessoal satisfeito e quando isso acontece, não há palavras para descrever :003:.

Abraço!
 
É, vocês andam a ficar todos pros...
A fórmula é a mesma, mas nota-se uma evolução constante.
Este último está com uma qualidade acima da média. Está impecável mesmo.
As transições, a música, a sincronização...

Parabéns.
Continua.

Cumps
 
A questão às vezes é mesmo essa @MylleZ, deixar a fórmula! sinto que ainda me prendo a algumas coisas, o que é normal. Não é que sejam más coisas mas noto que em campo tento pensar "fora da caixa" e depois chego a casa e quase digo "meh, mais do mesmo..." lol. Mas pronto, o esforço e a vontade de aprender vão compensar um dia.
 
Claro, mas para isso tens que ir com calma...
E a verdade é que a maior parte dos videógrafos vai usando os mesmos truques :)
O pessoal vai apanhando umas dicas aqui e ali e acaba por encontrar a sua zona de conforto.

Depois de estares confortável é que tens que começar a explorar outros caminhos.
Mas não é de um momento para o outro, nem num vídeo deste tipo.
Para casamentos, para já, não podes inventar muito. Na verdade, a maior parte do pessoal fica encantada com vídeos deste tipo e acredito que os noivos tenham adorado.

É por fora que tens que começar a ver onde queres inovar.
O Ricardo Sousa (aquele rapaz muito bom, que às vezes aparecia aqui no fórum :P) também falava em projectos diferentes...
Acredito que seja muito pelo facto de querer uma coisa mais "dele", uma coisa que lhe permita mais liberdade do que este tipo de registos (e todos sabemos que os vídeos de casamento dele são todos muito bons).

O problema é cair na monotonia.
Não falo de ti, porque os teus vídeos estão cada vez melhores - enquanto houver grande margem de progressão, tens sempre por onde melhorar (e isso é bom para quebrar a monotonia).
Quando chegas "ao topo" das tuas capacidades, quando começas a estagnar, aí é que começa o desafio :)
Por isso é que é importante ter tempo livre para se poder fazer coisas diferentes - para te divertires e explorares outras coisas.

Isto dito por um gajo que faz tudo o que lhe dá na cabeça.
Como diz um amigo meu - "tu és extremamente polivalente, mas não és muito bom em quase nada" - pode parecer um bocado puxado, mas é verdade.
A certa altura terei que decidir o que quero mesmo, para me tornar realmente bom em alguma coisa (falando deste mundo da fotografia, em particular, claro).

Mais uma vez, não te conheço para estar a falar de ti, mas se começares a fazer muita coisa ao mesmo tempo, corres o risco de te tornares um "polivalente como eu" :P

Isto é tudo muito subjectivo :D

De qualquer das formas, estou a gostar de ver a tua evolução - este último vídeo está muito top (está melhor do que o meu vídeo de casamento, em termos técnicos).

Cumps
 
Estive a rever, e tornei-me a arrepiar.

Estás muito competente, seja lá com a Nikon ou com a Sony, ou com o que vier. Foco sempre certinho, planos excelentes, e esta edição ficou mesmo no ponto. Musica bem escolhida... Enfim, os noivos devem ter chorado :)

Senti algo parecido com o que senti quando vi o teu primeiro trabalho que cá partilhaste... E depois de saber os meios com que o fizeste, lembro-me que na altura ainda me colei mais.

Não há que enganar... Gostas muito disto, estás a evoluir muito bem... SIGA!

E vai partilhando, carai :)
 
Ui, malta nem imaginam o que esses comentários significam para mim! Uma das partes mais importantes deste tipo de coisas é o feedback de pessoal apaixonado pela área, por isso agradeço-vos!

@MylleZ, escreveste muito bem, tudo o que disseste está bem presente na minha maneira de pensar. Eu próprio sou um bocado polivalente... A título de exemplo, tenho curso de ensino de matemática e Ciências, mas há anos que lecciono informática. Entretanto dediquei-me imenso tempo a trabalhos de pintura de retratos (e não só) a pastel, o que ainda me rendeu uns trocos... Mas nunca me considerei excelente em tudo... Passados estes anos todos, aventurei-me finalmente na fotografia e ao ver os trabalhos do @ricardo_sousa11 fiquei fã. Descobri uma paixão nisto que não estava à espera e tenho vindo a superar as minhas expetativas.

O meu objetivo é mesmo entrar nos vídeos de casamento. Acho que são uma oportunidade única de captar momentos especiais na vida de pessoas, e conseguir transformar isso em alguns minutos de emoção e sensibilidade é uma coisa muito boa! Não há nada melhor que dar um vídeo a um cliente e vê-lo emocionado com o resultado. Além disso permitem uma certa liberdade em termos criativos difícil de ter noutros projetos. Os clientes ficam a saber o que tu fazes, e procuram-te exatamente por isso, não para pedir outro tipo de coisas.

Entretanto estou num projeto diferente de vídeos para o Município onde vivo. Definitivamente não são a minha praia, nem o meu objetivo. Mas têm sido uma forma excelente de treinar, financiar o meu equipamento, e manter-me ativo, bem como divulgar a minha presença neste meio. Vamos ver o que o resto do ano me reserva.

Abraço malta!
 
Última edição:
Parabéns Marco, o video está muito bom.
Gostei do video, mas o que gostei ainda mais é que consigo sentir o momento, a emoção das pessoas.

Continua!
 
Ora chegada a altura, aqui fica a minha última participação no Concurso de Curtas Metragens anual da minha região. É um concurso, para quem não conhece, mais orientado para ambientes escolares, mas podem participar quaisquer individuais ou coletivos. Claro que a maioria das participações são de escolas ou instituições.

Neste estive quase quase a desistir. Tem sido um ano intenso, de muito trabalho, e não falo a nível de foto/vídeo, isso é algo paralelo. A falta de tempo e a quantidade de coisas que tinha em mente nesta altura deixaram-me pouco inspirado para este trabalho, pelo que durante a realização ainda pensei desistir, pois depois de ganhar o ano passado a categoria de melhor curta metragem, fiquei com expetativas mais altas, e queria fazer algo melhor ainda. Não senti isso, mas ainda assim deixei e ver no que ia dar.

O vídeo foi hoje premiado na categoria de melhor imagem, e nomeado para melhor som e melhor curta metragem (que acabaram por ser atribuídos a outras curtas.

Aqui fica...



Tenho andado a fazer muitas coisas nesta área, o que é muito bom. Passado um ano, a evolução e as oportunidades foram excelentes, mas sinto que agora tenho de dar um salto, evoluir bem mais e definir um estilo, pois a sensação é que tenho andado sempre a experimentar.
 
Back
Topo