1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Xigmatek S1283

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por interkorp, 2 de Abril de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 2397)

1. interkorp

interkorp Power Member

Pessoal comprei um cooler da xigmatek S1283 e tou com 16º no processador.

Onde posso arranjar um programa para testar o cpu para ver o temp que ele aguenta.

ouvi dizer que o orthos é muito bom..

alguem sabe onde saka-lo?

cptos.

2. yahh

yahh I folded Myself

:D

Eu disse-te.

Corre o OCCTPT que no fim dá-te um gráfico giro.
    E verifica as temperaturas com o Coretemp.

Heatpipe Direct Transfer funciona mesmo. Usaste que massa térmica? MX-2?

Última edição pelo moderador: 27 de Janeiro de 2009
  3. Marco André

Marco André Power Member

Esse processador a 16ºC com o calor que tem estado parece-me difícil. Não será o windows a ler mal? :rolleyes:

4. dmpg

dmpg Suspenso

O meu está a 12 com este calor todo. É bem possivel que aquele esteja a 16.

5. rav3n

rav3n Power Member

no sensor do cpu tenho 18ºC e nos cores 22~23ºC, com WC
    portanto isso é estranho

6. PP

PP Power Member

Acima a temperatura ambiente esquece ;)

7. interkorp

interkorp Power Member

as temps. que tenho foram atraves do EVEREST

8. WindWalker

WindWalker Power Member

A verdade é que o Everest também me reportava temperaturas abaixo da temperatura, daí eu ter dito (mas não é verdade, :lol:) que era possível ter temperaturas abaixo da temperatura ambiente.

Mas se está baixa não te preocupes, guia-te pelo full load (Orthos em modo Small FFTrecomenda-se).

9. Marco André

Marco André Power Member

A baixo amigo :D Era isso, certo?

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Não queres experimentar uns testes com o dissipador em passivo (i.e. sem ventoinha)?

Presumo que esteja tudo em default ([email protected]).

Queria ter uma ideia da performance do dissipador.

11. rav3n

rav3n Power Member

nao acredito que um cooler a ar se aguente bem em passivo com um cpu desses, mas nao há nada como testar

o cooler parece um TRU120, provavelmente tem uma performance boa com ventoinha, mesmo que seja de baixas rpm's

12. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Desculpem vir desenterrar este tópico, mas é relativo a este cooler que tenho umas questões.

Montei há cerca de 2 semanas um PC novo (é o que está no sistema).

Tenho o E8400 sem OC, e com o Xigmatek S1283 scorpion ando com estas temperaturas:

- CoreTemp: 52/46ºC (Cores 0 e 1)
    - RealTemp: 42/36ºC (idem)

Já desmontei o cooler 2x por ter receio de estar a colocar mal a massa térmica (AC MX-2), e da última montagem lá baixou 2ºC +/-, mas ficou com as temperaturas que apresento em cima em idle.
    Da última vez também tirei os push-pins e meti a fixação com parafusos da Xigmatek porque estava a forçar imenso a board para colocar o cooler (até já tem a marca do rebordo do CPU na base do cooler :().

Acham isto normal? Eu comprei este cooler por tudo o que li de reviews que lhe davam óptimos resultados, e com as temperaturas ambientes desta época contava ter por volta dos 35ºC em idle no máximo, e no RealTemp (o Coretemp então já nem falo) estou a ter quase mais 10ºC no Core 0.

Alguém tem sugestões?

Obrigado.

13. yahh

yahh I folded Myself

Como puseste a massa térmica? Descreve detalhadamente.

Ou então é um caso de sensor marado do E8400 como já têm aparecido deles.

14. Pedro18

Pedro18 What is folding?

qual é o espanto das temps?..

tá um calor desgraçado..

confia no realtemp, acho que lê melhor as temps (segundo o que o r4ven diz.).

se encontrar o sitio onde vi aqui no forum posto aqui o link para veres.

15. IceTapanho

IceTapanho Power Member

A massa da primeira vez meti em linha (tinha lido numa review ao cooler que tinha sido o melhor método após vários testes) a atravessar o CPU de modo a apanhar os heat-pipes do cooler.

Da 2ª vez meti do mesmo modo mas menos quantidade - nada de melhoras.

Desta vez meti a tipica bolinha, tipo grão de arroz, no centro do CPU. Depois meti o cooler sem o apertar e quando levantei vi que estava +/- bem espalhado, mas mais espalhado dum lado, mas acredito que depois apertando o cooler e com o uso a massa espalhe melhor um bocadito.

Quanto a sensor marado, também já pensei em algo desse estilo, espcialmente porque no RealTemp hoje quando estava a usar um prog que puxa pelo CPU, cheguei a ter mais de 10ºC de diferença entre os 2 cores. É normal isso? (nunca tive um dual core, daí a minha falta de experiência com as temperaturas).

--

Quanto às temps, sinceramente esperava ter melhor desempenho. E então depois de ler esta thread.. bem sei que em Abril está mais fresco, mas mesmo assim são quase 20ºC de diferença =/

16. yahh

yahh I folded Myself

Estás a gozar, certo? É um E8400 em stock. O meu E6600 é 65nm e mesmo assim está com menos de 40ºC em idle, com o stock cooler neste momento.

Podes sempre tentar espalhar manualmente. Com coolers HDT funciona bem (eu tenho um Vendetta, mas tá desmontado à uns dias porque vai levar uma troca... por um xigmatek 1283.

É preciso mesmo muito pouca massa térmica. Não será a mais? Pela discrição que fizeste diria que não, mas parece à partida a hipótesse mais provável.

17. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Espalhar manualmente como? No CPU só? Fazer aquela camada uniforme com cartão de plástico como já vi pr aí malta fazer?

18. yahh

yahh I folded Myself

Por exemplo. Eu faço com aquele plástico transparente de rolo.

Metes uma linha de pasta térmica no cpu apenas (e a linha deve ser pequena, aí com metade da largura do cpu) alinhada com os cores, espalhas (e ainda sai um bocado agarrado ao plástico) e ficas com uma camada muito fina.

Pode não ser o melhor método, mas para mim resultou muito bem.

19. IceTapanho

IceTapanho Power Member

Ao ler aqui uma thread no fórum de um user com uma P5Q deluxe como a minha, ele disse que fez update à BIOS e que lhe baixou imenso as temperaturas.
    Realmente fui agora ver e já tinham saído 2 versões de BIOS desde a que vem de fábrica e a 1ª que saiu corrigia problema de sensores pelo que percebi.

Flashei a BIOS com a mais recente e na BIOS a temperatura do CPU já me dava 35ºC.
    Agora vejam este screen abaixo e digam-me, em que é que um gajo confia?!?!

CoreTemp = 52º/46ºC
    RealTemp = 42º/36ºC
    AI Suite da Asus = 30ºC!!!!

Quem me dera que a temperatura fosse a do AI Suite...
    Que me dizem? Estou mesmo sem saber o que pensar. Ou o cooler é mesmo bom e a leitura não estava a ser bem feita, ou então as peças do meu PC vieram directamente de Marte ou da Area 51...

Partilhar esta Página