XML Schema

Boas,

Tenho umas dúvidas relativas ao aparecimento obrigatorio ou não de uma TAG num XML e também da existência ou não de conteúdos.
Exponho aqui o que acho ser:

Por defeito a TAG aparece sempre uma vez, depois podemos utilizar o minOccurs e o maxOccurs para limitar ou ampliar os acontecimentos.
- minOccurs="0", pode não aparecer mas se acontecer é apenas uma vez;
- maxOccurs="10", pode acontecer até 10x mas acontece pelo menos uma;
- maxOccurs="unbounded" não tem limite de acontecimentos, acontecendo pelo menos uma vez.
Assim por diante...


Em relação ao conteúdo da TAG, se nada for dito, por defeito é opcional. Se for obrigatório definimos use="required". No entanto se tiver um default já existe sempre não necessitamos do required...

Será que está correcto? Existem mais situações importantes que me estarão a escapar?!

Abraço.
 
Boas, por omissão, o valor do atributo minOccurs, bem como do maxOccurs é de 1, ou seja, o elemento é obrigatório (tem de aparecer sempre) e, no máximo, aparece uma vez.

Os exemplos que aí colocaste estão correctos, assumindo que o valor contrário é de 1. Por exemplo, para minOccurs="1" (por omissão, se não colocares nada) e maxOccurs="20", o elemento é obrigatório e, no máximo, aparece 20 vezes.

Em relação ao atributo use="required", este é utilizado para indicar que um atributo de um dado elemento é obrigatório.

A especificação do XML Schema é relativamente grande, existindo sempre situações que só te vais aperceber quando te deparares com elas. Por exemplo, caso tenhas um elemento do tipo xs:string, este elemento pode ser vazio, pois o tipo xs:string permite cadeias de caracteres vazias. Podes facilmente corrigir isto utilizando expressões regulares.
 
Tens experiencia em XLST? Queria pegar na informação destes XML e mostrá-la numa página WEB, não sei se siga por ai ou por um outro software de páginas?!
 
Os XML’s que estive a tratar são gerados por um software de gestão de conteúdos para ecrãs de publicidade.
São basicamente dois, um com a parametrização dos ecrãs, dimensões, Imagem de fundo, localização dos reprodutores – WMP, Flash, IE,… e outro que tem a informação da grelha de conteúdos que se vão reproduzir, dias, horas, minutos, etc.

Com base nesta informação (do segundo XML) quero criar uma grelha colorida numa página WEB que mostre o decorrer dos conteúdos no tempo. Talvez, todos os minutos de um dia – 24hx60.
 
Última edição pelo moderador:
Estive a estudar o XSLT e o que me parece é que basicamente o que posso fazer é apresentar os dados das tags (texto) numa página WEB?!?
Para, por exemplo, com dados estatisticos contidos num XML elaborar um grafico de barras não o podes fazer só com o o XSLT...
 
Sim, só com XSLT é complicado fazeres o que pretendes. Poderias eventualmente transformar o XML em SVG através de um XSLT mas, na minha opinião, irias ter bastante trabalho. Podes fazer o que pretendes através de uma biblioteca de gráficos, de uma forma simples e rápida.
 
Back
Topo