Artigo XP à Prova de Bala.

Ragahell

Deus BOINC
Eu muito raramente formato o meu pc, pois tenho configurações muito especificas que mantêm o meu Windows muito estável sem nunca dar problemas, seja de que âmbito for, por isso decidi partilhar as minhas configurações fazendo este guia indo da formatação à configuração final dos programas recomendados por mim.
A quem não considere um guia, mas sim o Windows a minha maneira, aceito, pois é assim que o uso, então cá vai =).

1) Formatar e Instalar o Windows XP
-Quando se formata o XP deve-se usar sempre a formatação normal e não a rápida.
-Deve-se ter sempre duas partições, a 'C' e a 'D'. A 'C
' irá conter os programas, drives e jogos. A 'D' irá conter filmes, fotos, musicas, documentos pessoais e setup's de jogos e programas.


2) Iniciando o Windows
-A primeira coisa a fazer quando se acaba de instalar o Windows é instalar o service pack 2 caso não esteja já incluido na instalação.
-A segunda é instalar as drives indispensáveis. Deixo aqui uma dica que eu costumo utilizar muito, Primo ctrl+alt+del e vou ao gestor de tarefas ao separador processos e tiro uma print screen para saber quais são os processos indispensáveis, e guardo essa print.
-Depois desfragmento o pc, pois tudo o que foi instalado até agora foi o indispensável para o bom funcionamento do Windows, e deve estar o mais compacto e perto do centro do disco para não serem instalados quaisquer aplicações nesses espaço diminuindo assim a velocidade de resposta do computador.
-Depois deve-se instalar o resto dos programas e ter a certeza que todos ficaram no directório C:\Programas\ (eu costumo simplificar os directórios tirando o nome dos criadores/distribuidores deixando apenas o nome do programa, ex: C:\Programas\CyberLink\PowerDVD fica
C:\Programas\PowerDVD ).
-Em seguida deve-se instalar todos os jogos num directório
C:\Jogos utilizando o mesmo protocolo dos programas, isto é, simplificando directórios.

3) Simplificando o Windows
-Utilizar um tema simples e profissional, nada de visualXp ou xpstyles ou xp conversion pack. Usem um tema predefinido do Windows ou um royalNoir que não necessita de instalação.
-Não metam icons no ambiente de trabalho, apenas a reciclagem. Caso seja mesmo necessário utilizem a barra de "Iniciação Rápida"
.
-Utilizar icons pequenos no menu iniciar e eliminar atalhos desnecessários que aumentam o tamanho do menu.
-No menu iniciar criar dois directórios em "todos os programas", um chamado Programas e outro chamado Jogos. Depois arrastar todos os .exe lá para dentro excluindo os manuais, links helps e unistal's dos programas e jogos, arrumando assim o menu tornando-o mais rápido e facil de aceder.
-Criar uma pasta no local d:\ chamada Downloads para a pré definir em todos os programas como destino dos downloads.

4) Toque Final
-Ir ao iniciar, executar e escrever MSConfig, ir aos separadores serviços e arranque e em cada um excluir processos que não sejam da microsoft e que não estejam na lista dos "indispensáveis" (print Screen tirada no ponto 2).
-Desfragmentar novamente o pc e utilizar a correcção erros que se encontra clicando com o botão direito na unidade c:\ -> Propriedades -> ferramentas. preencha ambas as checkbox's e aceite marcar a verificação para quando o pc for iniciado.

5) Programas Recomendados
Tema: Royal Noir (utilizo o Black)
Compressor: 7Zip

Desfragmentador: JKDefrag

Limpar o Disco:CCleaner
Montar Imagens: Power ISO ou Daemon Tools
Browser: Mozilla firefox ou IE7
Conversor de Video: WinAvi Video Converter
Gravar Cd's/DVD's :
CDBurner XP Pro
Codecs: VobSub, Real Alternative, QuickTime Alternative, XP Codec Pack
Reprodutor de Média: Windows Media Player11
Segurança : Pessoalmente opto por um programa que tenha Anti SpyWare, FireWall e Anti Virus, mas esses são pagos. Eu utilizo o Kaspersky 7. Utilizei o Nod 32 3.0 Eset Smart Security, e o AVG 8.0 . Quando não tinha versões verdadeiras registadas usava trials e em cada 30 dias renovava o software instalando de novo. Mas Individualmente aconselho o AVG free como antivirus, o SpyBot Search and Destroy como anti-spyware e o firewall do windows embora o Komodo seja melhor.

6) Configurar Programas
-Eu procuro sempre remover as predefinições dos programas quando estes arrancam de inicio ou enchem o system tray desnecessariamente ou quando criam context menus. Tendo especial atenção para o 7-zip, abre-se o programa em si, vai-se a ferramentas->opções->Pluggins->Opções e removo todos os "certos" das caixas de verificação deixando apenas "extrair ficheiros..." "Extrair para aqui" "Adicionar ao Arquivo" e "Adicionar a Arquivo.zip" . O Tema extrai-se para a pasta do windows\resourses. No FireFox utilizo 2 add-ons, o google image re-linker e o Google preview.

Peço desculpa pelos erros ortográficos, mas não é nada que não entendam =) .
Espero que tenha sido útil, despeço-me com amizade, e até ao meu próximo guia.
 
Última edição:
Sim senhor!
É quase exactamente o que eu faço.
Acho que fizeste bem em escrever esta guia.

Só uma coisa. Já existe o Nero 8.

Cumps ;)
 
concordo plenamente com o lightMC.. e para que usar o Nero lite?..sabes que o nero 8 não é um programa nem gratuito nem, no meu ponto de vista muito legal.. porque? porque é um rip off do nero..

CDBurner XP Pro, gratuito e leve.. funcional acima de tudo
Reprodutor de música leve: Foobar
Reprodutor de média leve: Media Player Classic..

o teu caso é mesmo um XP ao teu gosto..
Não instalar temas XPTO? sabes que os temas Msstyles não consomem nem 1Mb a mais de recursos extra em comparação com o luna? e alguns têm a particularidade de consumir menos..

se querias algo ainda mais leve e funcional então davas a dica de esquecer o explorer e saltar para algo mais leve como o uso do litestep como shell..

contudo é um bom ponto de partida, por isso bom post :)
 
Não chamaria a este tópico um guia pq isto é mais um "XP ao meu (Camaruh) gosto".

Tens aí passos inúteis por exemplo, formatação completa é desnecessária e ao fazê-la "desgastas" ainda mais o disco rígido.

Esses dos programas recomendados também não entendi visto que isso depende da preferência pessoal de cada um. E existem alternativas melhores....

Quanto ao remover processos do arranque, é preferível usares o hijackthis por exemplo. ;)

anyway, bom tópico. :)
Não são inuteis, são opinioes, uns preferem rapida, outros lenta.. Mas neste tópico que mostra como fazer o windows durar, não vão ser necessárias tantas formatações completas quanto isso. Quanto aos programas recomendados, tenho tanto direito recomendar os meus como as revistas teem o direito de recomendar os dele, tal como tu tens o direito =) Quanto ao hijackthis, seria mais um pc, gosto de manter tudo na base do windows. =) Abraço e Obrigado
 
Última edição:
concordo plenamente com o lightMC.. e para que usar o Nero lite?..sabes que o nero 8 não é um programa nem gratuito nem, no meu ponto de vista muito legal.. porque? porque é um rip off do nero..

CDBurner XP Pro, gratuito e leve.. funcional acima de tudo
Reprodutor de música leve: Foobar
Reprodutor de média leve: Media Player Classic..

o teu caso é mesmo um XP ao teu gosto..
Não instalar temas XPTO? sabes que os temas Msstyles não consomem nem 1Mb a mais de recursos extra em comparação com o luna? e alguns têm a particularidade de consumir menos..

se querias algo ainda mais leve e funcional então davas a dica de esquecer o explorer e saltar para algo mais leve como o uso do litestep como shell..

contudo é um bom ponto de partida, por isso bom post :)
Obrigado pelas dicas =) Mas aí ja estavam dois programas a mais , e a estetica do computador baixa, esqueci-me de explicar que esta é talvez a melhor forma de ter desempenho e estética =) . Seja como for, Obrigado pelo post e vou adicionar o CDBurner XP Pro depois de o experimentar. =) Obrigado e Abraço.
 
Não chamaria a este tópico um guia pq isto é mais um "XP ao meu (Camaruh) gosto".

Tens aí passos inúteis por exemplo, formatação completa é desnecessária e ao fazê-la "desgastas" ainda mais o disco rígido.

Esses dos programas recomendados também não entendi visto que isso depende da preferência pessoal de cada um. E existem alternativas melhores....

Quanto ao remover processos do arranque, é preferível usares o hijackthis por exemplo. ;)

anyway, bom tópico. :)
Care to elaborate?:)
 
boas Va lá pessoal....

opinioes cada um tem a sua....

os meus parabens por partilhares o teu conhecimento e experiencia

com o resto do pessoal....

ja agora bom post....
 
Eu acrescentava mais uma dica.
Ao instalar os programas eu não instalava todos na pasta programas mas sim por pastas mais específicas.
Vou dar um exemplo:
Quando se instala o “Office” é claro que vai para a pasta programas mas caso instale por exemplo o “Adobe Photoshop CS2” eu crio uma pasta na raiz do disco com o nome “c:\Programas de Imagens\Adobe Photoshop CS2” faço o mesmo com o “winamp” ou “AIMP2” mas neste caso será a pasta Programas de Sons.
Assim sabemos que programas estão em determinadas directorias. Fazer o mesmo no menu iniciar. Criar uma pasta e inserir todos os ícones que correspondem a uma determinada característica, pode ser de imagem, sons etc... No Ambiente de trabalho também podem criar uma pasta e inserir os ícones lá dentro ficando todos os programas organizados.
Tenho o Xp não o Vista.

http://img209.imageshack.us/img209/6800/ambienteiy4.jpg
 
Última edição:
Back
Topo