1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Artigo XP à Prova de Bala.

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por R.Vitorino, 12 de Abril de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 7676)

1. R.Vitorino

R.Vitorino [email protected] Member

Eu muito raramente formato o meu pc, pois tenho configurações muito especificas que mantêm o meu Windows muito estável sem nunca dar problemas, seja de que âmbito for, por isso decidi partilhar as minhas configurações fazendo este guia indo da formatação à configuração final dos programas recomendados por mim.
    A quem não considere um guia, mas sim o Windows a minha maneira, aceito, pois é assim que o uso, então cá vai =).

1) Formatar e Instalar o Windows XP
    -Quando se formata o XP deve-se usar sempre a formatação normal e não a rápida.
    -Deve-se ter sempre duas partições, a 'C' e a 'D'. A 'C
    ' irá conter os programas, drives e jogos. A 'D' irá conter filmes, fotos, musicas, documentos pessoais e setup's de jogos e programas.

2) Iniciando o Windows
    -A primeira coisa a fazer quando se acaba de instalar o Windows é instalar o service pack 2 caso não esteja já incluido na instalação.
    -A segunda é instalar as drives indispensáveis. Deixo aqui uma dica que eu costumo utilizar muito, Primo ctrl+alt+del e vou ao gestor de tarefas ao separador processos e tiro uma print screen para saber quais são os processos indispensáveis, e guardo essa print.
    -Depois desfragmento o pc, pois tudo o que foi instalado até agora foi o indispensável para o bom funcionamento do Windows, e deve estar o mais compacto e perto do centro do disco para não serem instalados quaisquer aplicações nesses espaço diminuindo assim a velocidade de resposta do computador.
    -Depois deve-se instalar o resto dos programas e ter a certeza que todos ficaram no directório C:\Programas\ (eu costumo simplificar os directórios tirando o nome dos criadores/distribuidores deixando apenas o nome do programa, ex: C:\Programas\CyberLink\PowerDVD fica
    C:\Programas\PowerDVD ).
    -Em seguida deve-se instalar todos os jogos num directório
    C:\Jogos utilizando o mesmo protocolo dos programas, isto é, simplificando directórios.

3) Simplificando o Windows
    -Utilizar um tema simples e profissional, nada de visualXp ou xpstyles ou xp conversion pack. Usem um tema predefinido do Windows ou um royalNoir que não necessita de instalação.
    -Não metam icons no ambiente de trabalho, apenas a reciclagem. Caso seja mesmo necessário utilizem a barra de "Iniciação Rápida"
    .
    -Utilizar icons pequenos no menu iniciar e eliminar atalhos desnecessários que aumentam o tamanho do menu.
    -No menu iniciar criar dois directórios em "todos os programas", um chamado Programas e outro chamado Jogos. Depois arrastar todos os .exe lá para dentro excluindo os manuais, links helps e unistal's dos programas e jogos, arrumando assim o menu tornando-o mais rápido e facil de aceder.
    -Criar uma pasta no local d:\ chamada Downloads para a pré definir em todos os programas como destino dos downloads.

4) Toque Final
    -Ir ao iniciar, executar e escrever MSConfig, ir aos separadores serviços e arranque e em cada um excluir processos que não sejam da microsoft e que não estejam na lista dos "indispensáveis" (print Screen tirada no ponto 2).
    -Desfragmentar novamente o pc e utilizar a correcção erros que se encontra clicando com o botão direito na unidade c:\ -> Propriedades -> ferramentas. preencha ambas as checkbox's e aceite marcar a verificação para quando o pc for iniciado.

5) Programas Recomendados
    Tema: Royal Noir (utilizo o Black)
    Compressor: 7Zip

Desfragmentador: JKDefrag

Limpar o Disco:CCleaner
    Montar Imagens: Power ISO ou Daemon Tools
    Browser: Mozilla firefox ou IE7
    Conversor de Video: WinAvi Video Converter
    Gravar Cd's/DVD's :
    CDBurner XP Pro
    Codecs: VobSub, Real Alternative, QuickTime Alternative, XP Codec Pack
    Reprodutor de Média: Windows Media Player11
    Segurança : Pessoalmente opto por um programa que tenha Anti SpyWare, FireWall e Anti Virus, mas esses são pagos. Eu utilizo o Kaspersky 7. Utilizei o Nod 32 3.0 Eset Smart Security, e o AVG 8.0 . Quando não tinha versões verdadeiras registadas usava trials e em cada 30 dias renovava o software instalando de novo. Mas Individualmente aconselho o AVG free como antivirus, o SpyBot Search and Destroy como anti-spyware e o firewall do windows embora o Komodo seja melhor.

6) Configurar Programas
    -Eu procuro sempre remover as predefinições dos programas quando estes arrancam de inicio ou enchem o system tray desnecessariamente ou quando criam context menus. Tendo especial atenção para o 7-zip, abre-se o programa em si, vai-se a ferramentas->opções->Pluggins->Opções e removo todos os "certos" das caixas de verificação deixando apenas "extrair ficheiros..." "Extrair para aqui" "Adicionar ao Arquivo" e "Adicionar a Arquivo.zip" . O Tema extrai-se para a pasta do windows\resourses. No FireFox utilizo 2 add-ons, o google image re-linker e o Google preview.

Peço desculpa pelos erros ortográficos, mas não é nada que não entendam =) .
    Espero que tenha sido útil, despeço-me com amizade, e até ao meu próximo guia.

Última edição: 12 de Abril de 2008
  2. Alex_extreme

Alex_extreme I'm cool cuz I Fold

Sim senhor!
    É quase exactamente o que eu faço.
    Acho que fizeste bem em escrever esta guia.

Só uma coisa. Já existe o Nero 8.

Cumps ;)

3. R.Vitorino

o Nero 8 traz muito lixo e é mais lento, gosto do 6.6.8,é simplesmente um programa para gravar cd's dvd's =)

4. José Alberto

José Alberto Power Member

É o que fazia na altura e mais ou menos o que faço hoje. Bom tutorial :cool:

5. DustRider

DustRider Power Member

Nero 8 Lite ou Micro ;)

6. cuca_porto

cuca_porto Power Member

7. R.Vitorino

Não sabia ^^ Obrigado

8. Snowman005

Snowman005 I quit my job for Folding

Muito bom Post, vai ajudar muita gente com certeza.. :p

9. BarroZo

BarroZo Power Member

muito bom !!

10. lightMC

lightMC Power Member

Não chamaria a este tópico um guia pq isto é mais um "XP ao meu (Camaruh) gosto".

Tens aí passos inúteis por exemplo, formatação completa é desnecessária e ao fazê-la "desgastas" ainda mais o disco rígido.

Esses dos programas recomendados também não entendi visto que isso depende da preferência pessoal de cada um. E existem alternativas melhores....

Quanto ao remover processos do arranque, é preferível usares o hijackthis por exemplo. ;)

anyway, bom tópico. :)

11. Romani48

Romani48 Power Member

concordo plenamente com o lightMC.. e para que usar o Nero lite?..sabes que o nero 8 não é um programa nem gratuito nem, no meu ponto de vista muito legal.. porque? porque é um rip off do nero..

CDBurner XP Pro, gratuito e leve.. funcional acima de tudo
    Reprodutor de música leve: Foobar
    Reprodutor de média leve: Media Player Classic..

o teu caso é mesmo um XP ao teu gosto..
    Não instalar temas XPTO? sabes que os temas Msstyles não consomem nem 1Mb a mais de recursos extra em comparação com o luna? e alguns têm a particularidade de consumir menos..

se querias algo ainda mais leve e funcional então davas a dica de esquecer o explorer e saltar para algo mais leve como o uso do litestep como shell..

contudo é um bom ponto de partida, por isso bom post :)

12. R.Vitorino

Não são inuteis, são opinioes, uns preferem rapida, outros lenta.. Mas neste tópico que mostra como fazer o windows durar, não vão ser necessárias tantas formatações completas quanto isso. Quanto aos programas recomendados, tenho tanto direito recomendar os meus como as revistas teem o direito de recomendar os dele, tal como tu tens o direito =) Quanto ao hijackthis, seria mais um pc, gosto de manter tudo na base do windows. =) Abraço e Obrigado

13. R.Vitorino

Obrigado pelas dicas =) Mas aí ja estavam dois programas a mais , e a estetica do computador baixa, esqueci-me de explicar que esta é talvez a melhor forma de ter desempenho e estética =) . Seja como for, Obrigado pelo post e vou adicionar o CDBurner XP Pro depois de o experimentar. =) Obrigado e Abraço.

14. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Excelente guia, deu para tirar umas ideias... :D

Parabéns, Camaruh

15. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Care to elaborate?:)

16. King_UnReal

King_UnReal Power Member

boa iniciativa da sempre jeito para nao nos esquecermos de alguns passos.

17. yumei

yumei Banido

Adorei este tutorial....ja me salvou o dia num problemazinho que me apareceu á pouco....

18. Jimbas

Jimbas Power Member

sim, muito bom post. desde que me arranjaste o meu pc da maneira como aqui explicas, nunca mais me deu problemas. =)

19. Muito fixe. Vou-me basear nisso quando formatar o meu pc da póxima vez.

20. ---killer--bee-

---killer--bee- Power Member

boas Va lá pessoal....

opinioes cada um tem a sua....

os meus parabens por partilhares o teu conhecimento e experiencia

com o resto do pessoal....

ja agora bom post....

Partilhar esta Página