XP - Demora a abrir ficheiros

papcm

Power Member
Olá,

Ultimamente tenho-me deparado com o seguinte problema: sempre que tento abrir um ficheiro, independente do tipo, ele demora uma eternidade a abrir (cerca de 45s a 1m). O mesmo acontece se pretender clicar com o botão direito do rato para aceder a qualquer opção (propriedades, enviar, etc). Durante esta demora, se for aos processos activos, o processador não está ocupado - 99% idle.

No entanto se tiver o portátil na dock station, esta situação já não acontece!!!

Já corri o anti-virus e está ok.

SO: XP SP2

Alguma sugestão?

Agradecido.
 
Olá,

Voltei a repescar este post, pois o problema está a piorar e eu já me estou a passar (até rimou :007:).

Ou seja, sempre que tento abrir um ficheiro qualquer (excel, word, multimedia, etc), o PC fica a pensar entre 1 a 2 minutos. Abri o task manager para ver se algum processo estava a ocupar o processador e nada! Fui ver também no task manager o estado das aplicações que estão abertas, e o explorer está "not responding". Conclusão: sempre que abro um qualquer ficheiro, o explorer fica "not responding" durante 1 a 2 minutos, voltando depois ao normal. O estranho é que quando o PC (que é portátil) está ligado na docstation nada disto acontece - funciona com a maior das normalidades!!! :confused:

Alguma sugestão?

Agradecido.
 
ve as definições de energia para quando o portatil esta em dockstation e quando não está, porque pode estar a acontecer que o portatil comece a reduzir as frequencias do processador e memorias (corrijam-me se estiver errado) e isso faz com que o portatil leve mais tempo a processar a informação sobre os ficheiros.

experimenta também correr anti-spywares e afins para ver se existe bicharada.

Cumps,

Khrono
 
O disco está a trabalhar durante este tempo? Tenta usar os contadores que dizem "I/O" no task manager para alem do uso do CPU.

Qual é o antivirus? Podia ser o AV a fazer um scan a todos os ficheiros que acedes e ficar preso com qq coisa. Tenta desactivar o AV para ver se é disso.

O que tens na dockstation que não tens no portatil? Alguma ligação à rede ou discos? Podia ser alguma aplicação que se anexa ao menu de contexto do windows (aquele que aparece quando carregas com o bot direito) que vai a procura de alguma coisa nalgum local da rede ou noutro disco da dockstation que não encontra, ficando depois à espera dum demorado timeout.

Também podes tentar correr o comando "msconfig" e desactivar alguns programas do arranque e alguns serviços para ver se descobres o culpado.
 
tenta correr o ccleaner,fazeres uma limpeza e corrigir erros nos registos do windows
e dps tb podes correr o spybot
e para akabar arranjas o winxp manager e configuras á tua maneira
pode ser k ajude [[]]
 
Olá,

Já desfragmentei o disco e fiz um error checking - não detectou nada.

Corri o "The Cleaner", que também não detectou nada.

Corri o "windows malicious removal tool" que também não detectou nada.

Efectivamente quando o tenho ligado à dockstation no trabalho ele está permanentemente ligado à rede de dados da empresa. Também é um portátil que está muito tempo ligado, embora não acredite que seja problema, pois senão este problema também se manifestava quando encaixado na dockstation (a mesma situação se aplica ao AV).

A observação so Smig em relação ao que está ligado na dockstation e não está quando em stand alone é interessante, pois tal como já disse, na docksation tenho uma ligação à rede permanente.

Vou ver com o msconfig o que ele faz no arranque para ver se existe algo que possa estar relacionado com esta situação.

Os meus agradecimentos.
 
A observação so Smig em relação ao que está ligado na dockstation e não está quando em stand alone é interessante, pois tal como já disse, na docksation tenho uma ligação à rede permanente.

O teu problema vai mesmo por ai. Muitas e variadas partes do Windows "perdem-se" um bocado. Pode parecer estupido, mas o Windows dá-se muito bem se nunca tiver rede ou se tiver sempre rede. Quando alterna é que começam a aparecer certos comportamentos decididamente bizarros. Para piorar mais ainda a questão, não podes só contar com o Windows em si. Tens de contar com as milhentas coisas que andam "montadas no burro" tipo antivirus, firewalls, shell extensions, o diabo a quatro.

No teu caso o explorer fica pendurado à espera. Mas é ele que está pedurado ou alguma coisa está pendurada e deixou-o tambem pendurado? Dificil de deteminar rapidamente.

Na minha experiência, o Office costuma ser o começo desse mal, mas como tu tens problemas com todos os ficheiros, o teu mal é mais enraizado, mais abaixo no sistema.
 
Olá,

O assunto ainda não está encerrado, mas já cheguei a algumas conclusões.

Depois de ter analisado o msconfig, não notei nada de especial. Retirei algumas coisas que estavam no arranque, só para melhorar o desempenho do PC, mas nada de especial.

A minha analise seguinte voltou-se para o que ele faz em termos de rede sempre que abro um ficheiro. Com o Ethereal, capturei tudo o que passa pela porta de rede do PC e verifiquei que sempre que abro um ficheiro qualquer ele tenta iniciar uma sessão numa drive de rede. Como esta drive de rede só está disponível na Rede de Dados do trabalho, não tenho problemas aqui. Sempre que estou ligado a qualquer outra rede (casa, internet móvel, ...), é que este problema se manifesta, o que vai ao encontro das conclusões da minha análise.

Próximo passo será saber o porquê que ele tenta-se ligar a esta drive de rede, pois nem sequer a tenho mapeada e somente serve de arquivo a programas e alguns ficheiros de backup.

Alguma sugestão?

Os meus agradecimentos.
 
Eu tive um problema semelhante ao teu, em que ficheiros demoravam bastante tempo então se fossem grandes é que era, depois lembrei-me e era o AV que me estava a fazer isto pois antes de abrir fazia os scans aos ficheiros que estava a abrir, agora com o ESET smart security tal nao se sucede e os ficheiros abrem normalmente.
 
Fim da novela

Venho só aqui relatar a conclusão da novela.

Depois de todos os episódios descritos e de ter chegado à conclusão de que o PC tentava iniciar uma sessão qualquer num disco externo, fui tentar descobrir o que estava a forçar esta ligação.

Resolvi aceder ao Registo do windows e fiz um find pelo o IP do dito cujo. Logo começaram a aparecer uma série de entradas e fiquei a saber que programas lhe estavam associadas. Apaguei essas entradas (antes fiz backup das mesmas) e ficou resolvido.

Conclusão: por qualquer motivo, o PC tentava ligar-se ao disco externo, mais precisamente a uma directoria de onde havia instalado um programa especifico para fins profissionais.

Neste momento está tudo OK!

Agradecido a todos os que comentaram este assunto.

Saudações.
 
Back
Topo