XP mais pequenos do mundo!

Nuno Brito

Power Member
Para quem gosta de instalações do Windows bem pequenas deixo aqui três opções..


WinRoot

Este projecto cria uma versão do Windows XP com 5Mb sem adicionar as componentes gráficas Win32 - se já ouviram falar do novíssimo Windows 7 que pode funcionar a partir de uma linha de comandos e julgam impossível ver o mesmo em versões antigas estao desenganem-se porque o XP já faz esta habilidade há bastante tempo e chamam-lhe NCLI (Native Command Line Interface)

-----------------------------------

PicoXP

Do mesmo modo que se cria um XP com 5Mb - adicionam-se mais alguns componentes e temos uma instalação com perto de 14Mb perfeitamente capaz de reconhecer drives SATA quando se adicionam os drivers, partições NTFS e correr programas de consola do windows.

-----------------------------------

LiveXP

É o meu projecto favorito - por que razão?

Porque cria um dos mais avançados CD's do XP de arranque do mundo! (modéstia à parte ;))

O limite era criar um ISO com perto de 120Mb e que incluísse o máximo de funções no mínimo espaço possível (literalmente)

Algumas das funções:

- Explorador do Windows como shell
- MMC
- Suporte a drives SATA
- Suporte a ligações de rede
- Ferramenta para criar pendisk de arranque
- Opera como navegador de internet
- Dezenas e dezenas de utilitários gratuitos de recuperação de sistema incluídos

Para testar o LiveXP é preciso seguir estes passos:

1 - Fazer o download do winbuilder
2 - Correr o programa
3 - Seleccionar a opção de download completo
4 - Clicar no botão "Play"
5 - Indicar o caminho para o CD de instalação do Windows XP

[Screenshot]

--------------------------

E pronto, estas são algumas das coisas possíveis de fazer com o Windows XP - também existem alguns projectos do winbuilder para o Vista, ReactOS, BartPE e até mesmo Windows 3.11 - julgo que estes pequenos projectos também devem provar de uma vez por todas que o Windows XP em si é uma máquina infernal que pode (e deve) ser explorada até conseguirmos puxar o máximo de rendimento.


Quais os usos?

No caso do LiveXP podemos usar o CD para copiar os documentos de uma máquina que se recuse a arrancar ou usar como forma de correr um antivirus numa máquina que tenha o windows infectado.



Requisitos de hardware:

WinRoot e PicoXP
- 5~20Mb de disco
- 32Mb de RAM
- Drive de CD's ou Pendisk USB

LiveXP
- 120Mb de disco
- 128Mb RAM
- Drive de CD's ou Pendisk USB


Todos estes projectos são gratuitos e podem ser usados tanto em uso doméstico ou comercial sem restrições genéricas.

Espero que gostem! :)
 
Última edição pelo moderador:
Eu, por acaso nunca tive que usar isso, pois quando tenho erros em ficheiros do windows e que, portanto, nao posso aceder, entro no linux (sim, tenho acesso à escrita e leitura de ntfs :P) e lá altero os dlls em que fiz asneira lol. Ainda ontem aconteceu isso quando editei o shell32.dll e outro qualquer para ele aceitar themes que n sejam oficiais da m$ e, n sei pq, nao correu bem lol ... lá tive q ir a linux e repor o backup do file :P

Anyway... muito bom tópico! ;) Eu mesmo vou sacar o Live XP (já ando pra fazer isso há tempos lol) :)

Cumps!
 
As regras do fórum não permitem a distribuição de software comercial sob a forma apresentada.
Discutam, mas não partilhem links.
 
Eu, por acaso nunca tive que usar isso, pois quando tenho erros em ficheiros do windows e que, portanto, nao posso aceder, entro no linux (sim, tenho acesso à escrita e leitura de ntfs :P) e lá altero os dlls em que fiz asneira lol. Ainda ontem aconteceu isso quando editei o shell32.dll e outro qualquer para ele aceitar themes que n sejam oficiais da m$ e, n sei pq, nao correu bem lol ... lá tive q ir a linux e repor o backup do file :P

Anyway... muito bom tópico! ;) Eu mesmo vou sacar o Live XP (já ando pra fazer isso há tempos lol) :)

Cumps!

qual é a versão do linux que usas?
 
conhecia o LiveXP

de resto não

muito boa info Nuno! tenho de te tirar o chapéu :)

será que poderias criar um tutorial para o pessoal aqui da TZ?
 
Última edição:
Estes projectos não incluem nada da microsoft e são completamente legais - à semelhança do NLite apenas precisas de indicar o caminho para um CD de instalação do Windows ou pasta com estes ficheiros que servem de base para fazer o teu CD de arranque.

--------

Neste momento estamos à espera que saia o SP1 do Vista - quando for disponibilizado vai ser possível fazer estes CD's de arranque só com um clique porque tudo o que é preciso já vem incluído dentro da Vista.

O XP está a ficar velhote mas ainda é bastante bom para usar como CD de arranque porque ocupa pouco espaço e corre bem depressa.

--------

Romani48 - que tipo de tutorial, referes-te a explicar passo a passo?

Vou criar um do LiveXP - todos os outros restantes projectos seguem os mesmos passos.

:)
 
Nuno Brito,

se bem entendi isto isto são projectos que visam criar um live cd a partir de um windows xp, para recuperação de dados,entre outras coisas, correcto?


dá para instalar e correr nativamente?

agradeço desde já a tua atenção.


Cumprimentos
 
Percebeste correctamente.

Mas um detalhe - não é sequer preciso instalar - o processo de criação inicial da imagem substitui todas as etapas de instalação do setup original do windows e cria uma versão que é "portátil" de raíz - não fica fixa a um computador e podes colocar na pendisk ou numa partição do disco e correr no arranque da máquina.

Imagina isto como um sistema operativo bastante customizado que apenas faz ou tem aquilo que escolhes - existem várias limitações em comparação a um sistema XP "normal" ou "nLited" porque muitos dos componentes não foram sequer incluídos de raíz mas o desafio neste caso é adicionar apenas o mínimo indispensável para correr os programas que forem precisos.


Em regra - corre a maioria dos programas de backup/resgate embora seja sempre necessário criar um script que imite o processo de instalação desse programa no teu windows para automatizar esta acção sempre que crias uma nova imagem.


Isto envolve descobrir que chaves do registro adiciona (se alguma), que ficheiros adiciona na pasta System32 (se algum) e saber se regista algum ficheiro OCX/DLL "esquisito" - felizmente - a maioria dos programas é simples de instalar e executar nestes sistemas operativos sem dificuldades.



Se precisares de saber como criar os teus scripts - existe um tutorial (Inglês) [link] - se tiveres dúvidas pergunta e eu ajudo no que precisares.

:)
 
Back
Topo