XP não inicia

A3oN

Power Member
Boas. Estou a ter um prob do qual nunca ouvi falar e para o qual não consigo achar solução. É o seguinte:

Deram-me recentemente um disco IDE de 250GB, que adicionei ao STAT2 de 160GB que eu tinha. No IDE instalei o XP pro e depois no sata2 pus o vista ultimate (ambos 32bits).

Logo a seguir ao formatar o pc conseguia entrar em ambos os SO's facilmente, e todos funcionavam na perfeição. O pior veio quando fui a ligar o PC no dia seguinte.

O ecrã de escolher o SO aparece, e se eu escolher iniciar o vista ele inicia sem problemas. No entanto, se eu escolher o XP, ele simplesmente não passa do startup screen (aquele com o logo do xp e a barrinha a andar a fazer loading). Acontece que assim que esse ecrã aparece deixa de haver actividade aparente dos discos (a luzinha do HD da caixa nunca se ilumina), e a barra de loading fica para ali a andar, andar... e não sai dali. A única solução é fazer reset e ir para o vista... :(

Alguém ja teve esta situação e/ou sabe como por o xp a funcionar?


Desde já obrigado
 
quando meteste o xp , ja tinhas o disco sata 2 instalado?
caso contrario tens de iniciar o xp em modo de segurança para o xp reconhecer o sata 2 ou reinstalar o xp

cumpz.
 
Eu instalei em 1º o XP no IDE, só depois criei partiçao e formatei com vista no sata2.

E eu quando formatei conseguia fazer reboot e entrar em qualquer um dos SO's, eepois de desligar o PC é que deixei de conseguir :S
 
Eu instalei em 1º o XP no IDE, só depois criei partiçao e formatei com vista no sata2.

E eu quando formatei conseguia fazer reboot e entrar em qualquer um dos SO's, eepois de desligar o PC é que deixei de conseguir :S
edit: peço desculpa mas nao tinha lido bem .
Se tinhas a board configurada para arrancar em sata e agora esta a arrancar com IDE , mexeste na board para alterar alguma configuraçao na bios ?
 
Última edição:
O IDE está em 1º na prioridade dos discos, já que ele é o que tem os ficheiros de boot.

Não percebo porque não entra... :'(
 
É a Asus P5N-E SLI, com a última bios.

Eu já funcionei com 2 discos no passado (um de 60GB em vez deste de 250GB no caso do IDE), mas apenas com um SO, e tudo corria bem.

Já agora, o IDE é da Maxtor (não sei muito mais sobre ele...) e o Sata2 é um seagate com 8MB de cache...

Já tentei de tudo, mas nada parece funcionar...
 
Back
Topo