Análise XP SP3 Vs Vista SP1

steelballzz

Folding Member
Depois da saida de ambos os services packs, tanto do vista como do XP resolvi fazer uma breve análise comparativa entre os 2
Esta análise é feita com recurso a programas de benchmark e obviamente são uma pequena amostra da realidade
lembro-me de quando o vista saiu ter efectuado análise semelhante e ter notado diferenças de 10 a 15%, principalmente nos testes mais recentes como o 3Dmark 2006








Objectivo

  • Comparar a perfomance do Windows XP com o SP3 e o vista com o SP1 instalados





Metodologia
  • Correr os mesmo testes em condições idênticas em ambos os SO
  • Ambos os sistemas operativos têm todas as actulizações disponíveis no site da MS
  • Não foram removidas quaisquer aplicações, ou "tweakado" de alguma forma nenhum dos 2 SO
  • Todos os testes foram efectuados nas mesmas condições, velocidade de cpu e rams e a placa grafica
Test bed







Hardware



  • Q6600 G0 @ 4002Mhz 1,6 vcore (Watercooled)
  • 2x1024 team elite @ 445 5-5-5-15
  • 7900 GT @ 620-900 zalman vf700AlCu
  • LC-POWER 850W
  • Windows XP PRO Port SP3
  • Windows Vista Ultimate Port SP1
zdb_81.jpg








Ficam então os resultados, que acabam por ser agradáveis



zdb_82.jpg




facilmente se percebe que só mesmo no aquamark e no 2001 o XP ainda se consegue safar, pois são os benchmarks mais antigos, em todos os outros o Vista leva vantagem, e tendencialmente o fosso irá aumentar, pois o vista ainda tem relativamente pouco tempo quando comparado com o XP



Claro que podemos comparar milhares de programas e aplicações, mas do ponto de vista de um "benchmark adictted" como eu, fico com uma boa impressão destes resultados e percebo que se calhar já só tenho vantagens em benchar no XP para pi e 2001



espero que tenha sido útil
 
Última edição:
outro promenor stellballz.. quanto tempo de instalação tinha o teu windows vista?
Se era novo, podias não tocar nesse sistema durante algum tempo e ir trabalhando com ele.. voltar a testar daqui a um mês ou assim?
 
acho que percebeste o porque da minha questão....
prefetch vs superfetch

btw faz ai uns testes de arranque de aplicações no xp e no vista

algo como
- Word
- Firefox
- Windows Media Player
- Arranque do sistema
 
Parabéns pela análise!

No entanto é pena só usares o 3dmark e o Aquamark... Tinha mais interesse se comparasses software de trabalho ou até mesmo jogos! Eu sei que seria bastante mais trabalhoso mas acho que compensava!
 
A explicação da diferença será parcialmente por ser um Q6600 e o Vista aceder melhor aos 4 nucleos que o XP... ainda gostava de ver testes semelhantes num single core...
 
A explicação da diferença será parcialmente por ser um Q6600 e o Vista aceder melhor aos 4 nucleos que o XP... ainda gostava de ver testes semelhantes num single core...
Para que?
Hoje em dia todos os sistemas novos são básicamente Dual > core
mas se fizessem recomendo CPUs AMD64 sktAM2, o meu 3800+ dava se tão bem em Vista que foi o que me fez dar o "salto"
existe algum benchmark de encoding ou compressão de ficheiros ?

aceitam-se ideias para mais uns testes
7 zip ou winrar
photoshop
TechARP para encoding
 
já passaram entretanto 3 meses e pouco
tenho usado o Vista diariamente para tudo e mais alguma coisa
o XP está practicamante como estava há 3 meses, pois eu sinceramente já não o uso

houve tb algumas alterações de hardware

  • E 8400 - 4113 Mhz
  • 2x1024 team elite + 2x1024 OCZ Flex 9200 - 548 5-5-5
  • 9800 GTX @ GTX+
tudo o resto mantém

comparativo_xp_vista_agosto_2008.jpg




fico obviamente menos impressionado com este resultado, mas tenho que voltar a dizer que o XP está practicamente sem uso desde o teste anterior

o ficheiro utilzado era um RAR de 4,22 G e o Vista é bastante mais rápido neste aspecto

de resto as diferenças são quase marginais mas têm o seu peso, nota-se contudo que o Vista já apresenta alguma degradação dada a utilização intensiva
 
bom teste steel... agora era fazeres isso de novo mas com td actualizado e com um vista "puxado para isso mesmo"... poderias uzar um vista durante 3 4 dias a benchar nele ... so benchar mesmo.... e no final corrr Vista vs XP... algo tipo Sandra, 3dmark's , winrar... Boottime e shutdown Time, Word, firefox, photoshop, um encoder de video e finalmente mas tambem inportante jogo (algo recente tipo Grid)... acho k era algo nunca feito antes em lado nenhum da net (pelo menos acho eu) e ainda por cima Tuga... tens o meu apoio po que precizares... va la força nisso:004:
 
boas ando a pensar mudar para o vista será que vale mesmo a pena? é que tenho medo de foramtar o pc e tal e depois vir-me arrepender e estar com o trabalho todo outra vez a por o Xp... falo claro do vista sp1 e do xp sp3...

podem ver "my system" e dar opiniões...:confused:

EDIT: pelas pesquisas que tenho feito encontrei vários artigos que penso de quando ainda não havio o sp1 do vista. era muito incompativel, muito inconstante e coisas do género. penso que agora esta tudo corrigido com o sp1 não? tudo como quem diz, mas essas coisas mais a saltar à "vista" XD

encontrei isto:
"
Comparação Vista x XP:
Esse post não tem o intuito de puxar saco de nenhum sistema, e sim falar a real. O Vista usa mais memória, pois tem mais componentes, se você os remover, o Vista vai ficar bem mais leve, porém se você remover do XP também, o XP fica mais leve ainda, mais o que faz o Vista ser melhor são suas tecnologias de prefetcher, boot mais rapido entre outras. O Vista é mais rapido e mais bonito que o XP, ainda mais que, hoje em dia, o mundo do deskmod para Vista está bem avançado, e conta com trabalhos espetaculares.
O Vista é melhor em:
- Performance
- Aparência
- Gerenciamento de energia e espaço
- Segurança
O XP é melhor em:
- Peso
- Simplicidade"


fonte:http://deskmundo.com/2008/07/03/hora-de-mudar-troque-seu-xp-pelo-vista/
 
Última edição:
boas ando a pensar mudar para o vista será que vale mesmo a pena? é que tenho medo de foramtar o pc e tal e depois vir-me arrepender e estar com o trabalho todo outra vez a por o Xp... falo claro do vista sp1 e do xp sp3...

podem ver "my system" e dar opiniões...:confused:

EDIT: pelas pesquisas que tenho feito encontrei vários artigos que penso de quando ainda não havio o sp1 do vista. era muito incompativel, muito inconstante e coisas do género. penso que agora esta tudo corrigido com o sp1 não? tudo como quem diz, mas essas coisas mais a saltar à "vista" XD

encontrei isto:
"
Comparação Vista x XP:
Esse post não tem o intuito de puxar saco de nenhum sistema, e sim falar a real. O Vista usa mais memória, pois tem mais componentes, se você os remover, o Vista vai ficar bem mais leve, porém se você remover do XP também, o XP fica mais leve ainda, mais o que faz o Vista ser melhor são suas tecnologias de prefetcher, boot mais rapido entre outras. O Vista é mais rapido e mais bonito que o XP, ainda mais que, hoje em dia, o mundo do deskmod para Vista está bem avançado, e conta com trabalhos espetaculares.
O Vista é melhor em:
- Performance
- Aparência
- Gerenciamento de energia e espaço
- Segurança
O XP é melhor em:
- Peso
- Simplicidade"


fonte:http://deskmundo.com/2008/07/03/hora-de-mudar-troque-seu-xp-pelo-vista/

Eu tinha Vista no meu portatil e pus XP....

muito melhor.
 
mas num portátil as cenas mudam sempre um bocado. num portátil nunca tem uma performance tão boa como num desktop

ainda estou na dúvida:confused:
 
boas!

Eu que estava a pensar meter o vista no my system mas estou todo baralhado!
64, 32? Premium, Ultimate? se calhar vou-me arrepender...n sei!
se calhar 64 porque estou a pensar passar isto para 4gb ram!
qual fica melhor?

Queria ver mais bench's a comparar com aplicações que usamos no dia-a-dia e jogos também...fico a espera.

Bom trabalho steelballzz.

cumps
 
Sinceramente?

Sendo intitulado de "XP Fan", aconselho-te o Vista Ultimate 64, + 4G de ram.

Apesar de usar o XP, qd tive aqui o Vista 64 + 2G, fiquei com muita boa impressão, face a mesma versão 32bits.

E já estás a pensar no futuro:x2:

O Romani, é que está mais por dentro do assunto, mas penso que te estarei a dar uma boa opinião.:p
 
JoaoAlves7 : windows xp 32bits + PAE = windows com suporte a mais de 4GB ou + de RAM.

vista ou XP?! experimenta um e outro e tira as tuas próprias conclusões.

se tiveres receio de depois teres que reinstalar tudo de novo e perder tempo, faz agora uma imagem do disco através de software como o norton ghost (ou qqr outro software do género) e depois mais tarde se quiseres voltar ao que tens é só restaurar a imagem.

não te fies em tudo o que te dizem nos forums. há demasiada gente com tempo demais nas mãos e actividade de menos na cabeça.


Cumprimentos,
 
Última edição:
Back
Topo