Análise XP SP3 Vs Vista SP1

Esta thread é daquelas que vale a pena vir ver de meio em meio ano, para ver diferenças e melhorias nos sistemas operativos, e claro, fazer uns quotes e ownar quem diz que o vista "é m*rd*"... vamos a ver, daqui a uns tempos os drivers mais maduros, talvez quem sabe um SP2, novo hardware... e depois falamos... Subscrvido, vou acompanhado quando posso.

Fkb
 
Para quem não sabe o que diz aqui vai a prova:

2^32 = 4294967296

Fazendo as passagens entre conjuntos em 1024 (forma digital) vem que:
2^32 = 4096M = 4G

Este é o máximo possivel para um cpu de 32bits de ser endereçado, tal como para um sistema operativo de 32bit.

No entanto se estivermos a usar um cpu de 64bit é possivel endereçar 2^64 = 18446744073709551616 mas se usarmos um sistema operativo de 32bit apenas usamos os 4G explicado em cima.

No entanto todo e qualquer dispositivo de hardware com memoria é mapeado no espaço de endereçamentos possivel e em endereços especificos e standards. Nos ultimos tempos o que tem existido é uma função de bios chamada memory remmap que o que faz é pegar nos dispositivos existentes e mapealos na zona superior do endereçamento. Dessa forma tudo o que está para baixo é passivel de ser usado e visto em sistemas de 32bits.

Quem tem essa função na bios de facto consegue tirar partido do espaço maximo de endereçamento disponivel ao contrario dos que não a têm.



Voltando agora ao topico da thread:
O teste parece ser bastante aceitavel, no entanto seria bom ter para comparação algum programa com diversas threads e testar esse mesmo programa nos 2 sistemas, para se ter a certeza da performance de ambos.

Digo já que ter vmware em Vista é completamente diferente de a ter em XP. Penso que deve existir no Vista o suporte para as arquitecturas de virtualização da intel e amd.
 
acho que o vista 32 com sp1 detecta a ram toda, mas tenho sérias duvidas que a use
isso deve estar explicado nas changes do sp1, quem quiser se divirta a procurar
 
Sumerset já explicou (e muito bem) a questão dos 32 bits, pelo que, MySeLf, o teu pc pode ate ter 6 gigas de ram, mas fisicamente apenas utiliza 4, os 2 restantes são utilizados de forma virtual (optimizações feitas pelo sistema operativo), pelo que nunca terá tanto desempenho como os 4 iniciais, ou seja, podes até meter 8 gigas de ram, mas não esperes que o desempenho duplique. Myself, não sei como são os teus conhecimentos acerca do funcionamento interno de um pc (assembly, etc) e de um sistema operativo, mas eu tenho alguns conhecimentos e confirmo que o que Sumerset disse é verdade.
(Podes ver as referencias:)
wikipedia
wikipedia (en)
 
Para quem não sabe o que diz aqui vai a prova:

2^32 = 4294967296

Fazendo as passagens entre conjuntos em 1024 (forma digital) vem que:
2^32 = 4096M = 4G

Este é o máximo possivel para um cpu de 32bits de ser endereçado, tal como para um sistema operativo de 32bit.

No entanto se estivermos a usar um cpu de 64bit é possivel endereçar 2^64 = 18446744073709551616 mas se usarmos um sistema operativo de 32bit apenas usamos os 4G explicado em cima.

No entanto todo e qualquer dispositivo de hardware com memoria é mapeado no espaço de endereçamentos possivel e em endereços especificos e standards. Nos ultimos tempos o que tem existido é uma função de bios chamada memory remmap que o que faz é pegar nos dispositivos existentes e mapealos na zona superior do endereçamento. Dessa forma tudo o que está para baixo é passivel de ser usado e visto em sistemas de 32bits.

Quem tem essa função na bios de facto consegue tirar partido do espaço maximo de endereçamento disponivel ao contrario dos que não a têm.

Para off topic nem devia ser preciso dizer mais nada ;)
 
Sumerset já explicou (e muito bem) a questão dos 32 bits, pelo que, MySeLf, o teu pc pode ate ter 6 gigas de ram, mas fisicamente apenas utiliza 4, os 2 restantes são utilizados de forma virtual (optimizações feitas pelo sistema operativo), pelo que nunca terá tanto desempenho como os 4 iniciais, ou seja, podes até meter 8 gigas de ram, mas não esperes que o desempenho duplique. Myself, não sei como são os teus conhecimentos acerca do funcionamento interno de um pc (assembly, etc) e de um sistema operativo, mas eu tenho alguns conhecimentos e confirmo que o que Sumerset disse é verdade.
(Podes ver as referencias:)
wikipedia
wikipedia (en)

De facto acredito quando dizes que o desempenho não será semelhante devido ao facto de estarmos a usar... vá lá... um "truque" para aceder ao restantes GB de memória RAM para lá dos 4GB, mas tens de concordar comigo que ainda assim, o uso destes 2GB adicionais deve ser ordens de grandeza mais rápido que a memória swap no disco. Falando agora em modo de especulação, duvido que o windoze vista não tire partido destes GB adicionais já que os reconhece.

Em jeito de conclusão, para mim é claro que com um SO de 32bits não se consegue acesso directo a toda a RAM para além dos 4GB mas penso que o uso de mais do que 4GB de RAM pode trazer beneficios principalmente para utilizadores que usem ferramentas que consomem grandes quantidades de memória (no meu trabalho é usual consumir 4GB ou 8 GB de RAM). Claro está, com um SO de 64bits devemos tirar mais partido da RAM, mas actualmente os SO de 64bits ainda não têm um suporte tão alargado como os 32bits, e isso é um facto que só muda com o tempo.

Cumprimentos
 
acho que o vista 32 com sp1 detecta a ram toda, mas tenho sérias duvidas que a use
isso deve estar explicado nas changes do sp1, quem quiser se divirta a procurar

Um dos "fixes" do SP1 32 bits foi mostrar a memória total da máquina... mas o Vista 32Bits apenas utiliza os +/- 3.5Gb.

A razão dessa modificação foi a pedido dos contrutores OEM's, porque houve muito utilizador que comprou pc's a construtores OEM's (Dell, Hp's e afins) e compraram o pc com 4Gb de memória, com o Vista 32bits... mas o sistema apenas mostrava os tais 3.5Gb...

Só mostra, não utiliza...

Uma prova disso é antes de instalarem o SP1 vêm qts Gb o Vista diz que tem... e dps do SP1 vêm os tais 4(+) Gb


"Moving on, SP1 also introduces a few interesting fixes for the user experience. For anyone who has a system running a 32-bit version of Windows and 4GB of RAM, they will be well aware that in 32-bit mode not all of that RAM can be addressed, and that Windows reports the amount that can be addressed accordingly. With Vista SP1 Windows will now be reporting the amount of RAM in the system, and not the amount that can be addressed. The advantage of this is that it will reduce the number of computer owners thinking something is wrong because Windows doesn’t “see” all of their RAM; on the other hand this is clearly disadvantageous because they will no longer be informed that Windows in fact isn’t using all of their RAM, nor will there be an easy way any longer to tell how much RAM it is capable of using."

Fonte: [email protected]
 
Última edição:
Um dos "fixes" do SP1 32 bits foi mostrar a memória total da máquina... mas o Vista 32Bits apenas utiliza os +/- 3.5Gb.

A razão dessa modificação foi a pedido dos contrutores OEM's, porque houve muito utilizador que comprou pc's a construtores OEM's (Dell, Hp's e afins) e compraram o pc com 4Gb de memória, com o Vista 32bits... mas o sistema apenas mostrava os tais 3.5Gb...

Só mostra, não utiliza...

Uma prova disso é antes de instalarem o SP1 vêm qts Gb o Vista diz que tem... e dps do SP1 vêm os tais 4(+) Gb

Exatamente... Esses 4Gb com o SP1 é mais uma manobra de marqueting externa à Microsoft do que propriamente uma funcionalidade nova!
 
O vista com o sp1 é muito melhor do que o xp com sp3, a nivel de desempenho, excepto nos jogos, aí vai abaixo, mas de resto ta muito melhor. E mesmo nos jogos a diferença cada vez é menor.

cumps
 
Hmmm.. eu so tenho a dizer bem do xp sp3, digo isto porque foi de facto algo que veio ainda dar mais força a minha teimosia para não migrar para vista..

Ainda não esta a vista, a minha passagem para vista.. :P
 
Back
Topo