1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Xp Tweaking guide=)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DrTweakII, 2 de Março de 2003. (Respostas: 4; Visualizações: 1012)

1. DrTweakII

DrTweakII Power Member

Aqui vai disto , são dicas de muito sites que tirei , ingleses e brasileiros , portanto os direitos de autor estão sempre presente e apenas traduzi algumas coisas..
    Espero que seja útil , vamos a isto!(Estas dicas foram experimentadas no windows xp professional inglês , portanto antes de mexer no registro faça um backup do mesmo ( Eu nunca fiz e nunca me aconteceu nada )
    Algumas dicas estão com expressões inglesas mas no windows xp português é a mesma coisa basta trocar os nomes que são básicos;)
    1-
    Para eliminar um ficheiro automaticamente sem que ele vá para a lixeira, proceda estes passos:
    1-Seleccione o ficheiro ou pasta
    2-Pressione a tecla Shift ( para quem não sabe a tecla em cima do control(ctrl) direito
    3-E com o dedo pressionado em shift e carrege em delete ou del
    4- Depois Clique ok
    E verá como já não está na lixeira o ficheiro

2-
    Para colocar o seu nome ao pé do relógio ( esta dica é um pouco desnecessária mas é fixe dar uma personalizadeca no xp )
    1-Ir para o Control panel
    2- Duplo click em Regional and Language Options
    3- Em regional options clique no ''customize''
    4-Clique no ''time''
    5-No time format , troque ''H:mm:ss''para ficar ''H:mm tt"(com um espaço entre mm e tt)
    6-Em symbol a.m e Symbol p.m ponha a palavra pretendida que quer ( tem que ser igualzinha dos dois )
    7-Clique na orelha ''date''
    8-Em long date format , adicione a palavra pretendida ( começe por por espaço no princípio e colocar a palavra pretendida no final com apóstrofes no final
    9- Por exemplo se quiser por o nome ''Mendez'' ..irá ficar assim : ''dddd, d' de 'MMMM' de 'yyyy 'Mendez'''
    10-Clique ok e ok

3-
    Se não tiver teclado ou tiver com problemas mas o rato está trabalhando ok , esta dica é para você!!!
    Ir para start/run e escreve na caixa ''osk''

4-
    Quer mudar o fundo das suas pastas ? Já pensaste nisso então faz o seguinte
    Copie as linhas em baixo e cola no bloco de notas do windows e guarda na pasta que desejas o fundo como ''Desktop.ini''

Olha só para a linha 5 e muda o nome ficheiro.bmp e copie a imagem para a pasta que desejar !

{BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}={BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}

<{BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}>
    Attributes=1
    IconArea_Image=C:\WINDOWS\image.bmp
    IconArea_Text=0x00000000

<.ShellClassInfo>
    ConfirmFileOp=0

5-
    Queres renomear a tua lixeira , tás farto de recyble bin ou outra coisa então pesta atenção..
    Copie o texto tem baixo no bloco de nota e guarda no teu ambiente de trabalho ( Desktop) como ''Caixote.reg'' ou como tu quiseres mas em extensão reg não em txt
    Depois duplo clique no ficheiro que clicaste e o windows vai perguntar se queres guardar o ficheiro para o registro e clica em sim
    Agora vais À lixeira e verás uma opção para a renomear!

6-
    Para que as páginas da internet abram mais depressa
    Vai ao start/run e digite ''regedit''
    Depois encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Servic

es\Tcpip\ServiceProvider

E na sua direita clique nas seguintes chaves,duplo-clique e depois em modificar ( Todos os valores estão em Hexadecimal )

Class - 1
    DnsPriority - 7
    HostsPriority - 6
    LocalPriority - 5
    NetbtPriority - 8

No site www.speedguide.net os valores estão assim
    Class - 1
    DnsPriority - 1
    HostsPriority - 1
    LocalPriority - 1
    NetbtPriority - 1

Mas depois já vi em muitos sites brasileiros e ingleses que o melhor é como eu pus ( tente as duas e veja se notou alguma diferença)
    Para mim resultou!

7-
    Não penses que isto vai turbinar muito a tua conexão mas é muito bom para dar uns afines.. vou tentar explicar com a ajuda que vi em alguns sites
    A princípio precisas de descobrir o MTU do teu provedor. Vai ao prompt de comando e digite "ping -f -l 1492 www.teuprovedor.pt"( por exemplo se fosse netvisão "ping -f -l 1492 www.netvisao.pt") sem as aspas. Se com 1492 obteres o erro de fragmentação de pacotes abaixa o valor até conseguires encontrar um valor que não cause esse erro; esse valor + 28 é o MTU do teu provedor. Ex.: se o número que encontraste com o ping for 1452, o MTU do teu provedor é 1480 (1452 + 28 = 1480).
    Visita o site www.speedguide.net. Faz o download do Porgrama em http://www.speedguide.net/ chamado TCP/IP optimizer .
    O valor do MTU já tens! Agora com o programa aberto, insere o MTU que você encontrou e configura a tua conexão com o programa da maneira que achares melhor ou que melhor funcionar com a tua conexão. O próprio programa já tem configurações pré-definidas, basta seleccioná-las (o que não acho a melhor maneira de configurar, prefiro a configuração personalizada) clicando nas opções "Cable Modem", "ADSL", "Extreme", etc encontradas na parte de cima da janela do programa, em seguida escolhendo na parte de baixo a forma que queres configurar: ajustes optimizados (optimal settings), ajustes actuais (current settings) ou ajustes personalizados (custom settings).
    Para a configuração personalizada (recomendo), consultar o guia do Speedguide presente em http://www.speedguide.net/Cable_modems/cable_reg_win2k.shtml e faça os ajustes a teu gosto.
    Quando tiver terminado, selecione o adaptador de rede correto (senão não vai funcionar mesmo), clique em APPLY CHANGES e reinicie a máquina.
    A conexão melhorou? Ótimo, configuraste corretamente. Piorou? Tente novamente com novos valores. Ficou do mesmo jeito? Provavelmente ela já estava bem configurada e não necessitava de ajustes adicionais. Se você não conseguir bons resultados logo de primeira, não te desesperes. É preciso ter calma e tentares muitas vezes , de certeza que melhora.
    Boa sorte! Agora já para as pessoas terem uma ideia aqui vai as minhas configurações!
    -= SETTINGS =-

-Extreme
    -Custom Settings
    -Modify All Network Adapters
    -MaxMTU: 1480
    -TCP Receive Window: 253440
    -MTU Discovery: NO
    -Black Hole Detect: NO
    -Selective ACKs: YES
    -Max Duplicate ACKs: 2
    -TTL: 64

->TCP 1323 Options:
    -Window Scaling = ACTIVADO
    -Timestamps = DESACTIVADO

-= OTHER SETTINGS =-

-Max Connections Per Server: 20
    -Max Connections Per 1.0 Server: 40

-> Lan Browsing Speedup: OPTIMIZED

8-
    Já ouvi falar de muitas pessoas reclamarem sobre terem velocidades fraquinhas no windows 2000/xp mas no windows 95/98 serem rápidas !
    Está dica aplica-se apenas para coxexões Lan ( local area network )
    Copia as linhas e guarda-o ( Bloco de notas ) como Qualquercoisa.reg não Qualquercoisa.txt
    Depois dá duplo clique para aplicares e renicia o pc

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\lanmanserver\parameters]
    "SizReqBuf"=dword:0000ffff

9-
    Não sabes onde tá o teu NetMeeting ?
    Então activa-o através do start/run e digita CONF.EXE , isto irá para o netmeeting wizard ...

10-
    Queres eliminar aqueles shared documents ou documentos partilhados quando abres o Meu computador ?? Então faz isto
    Vai ao start/run e digita regedit. Navega para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ My Computer \ NameSpace \ DelegateFolders , tu deves ver uma sub-chave com o ''nome'' {59031a47-3f72-44a7-89c5-5595fe6b30ee} se eliminares essa sub-chave ..XAu,xAu Shared documents/Documentos Patilhados.

11-
    Quando Tás no internet Explorer há lá em cima uma opção de Search/Procura e queres essa página por exemplo para google em vez do msn.com da Microsoft então faz isto :
    Vai a Start/run digita regedit , encontra as chaves , duplo clique e modificar(modify)
    [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main]
    "Search Page"="http://www.google.com"
    "Search Bar"="http://www.google.com/ie"
    [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\SearchURL]
    ""="http://www.google.com/keyword/%s"
    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\Search]
    "SearchAssistant"="http://www.google.com/ie"
    Com estas modificações verás depois que tiveram sucesso quando clicares em Procura;)

12-
    Queres eliminar a lixeira do teu ambiente de trabalho então amigos toca a fazer isto:
    Digita regedit em start/run encontra a sub-chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\
    Desktop\NameSpace\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E} e elimina-a. Depois irás ver a tua lixeira sumida do ambiente de trabalho

13-
    Esta dica é para personalizares o texto do teu Internet Explorer lá em cima:
    Digita regedit em start/run encontra a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet. Explorer\Main. No teu lado direito procura por ''Windows Title'' e muda o valor para qualquer texto que queiras ver ..É apenas isto!

14-
    Esta dica tb é preciosa Aumenta a perfomance da tua conexão :
    Encontra a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\AFD\Parameters] em start/run clicando em regedit.
    Depois muda os valores: ( Duplo clique e modificar )
    "TransmitWorker"=dword:00000010"
    "PriorityBoost"=dword:0000000a"

Podes ler mais em http://rdweb.cns.vt.edu/public/notes/tcpip2000.pdf

15-
    Sabias que o windows xp tem uma opção para gravar um cd de dados ? Mas tens o nero ou o Easy cd Creator que dao conta do serviço? Portanto desactiva essa função
    Duplo clique na drive na CD-RW drive. Vai À orelha ''Recording'' e desactiva "Enable CD Recording on this drive".

Por Agora é tudo tirei informações de www.speedguide.net
    www.tweakxp.com
    www.baboo.com.br
    Mas algumas coisas são da minha autoria .. não estão a perceber alguma dica ? Então Põe a tua duvida que eu te esclareço e postem os resultados .. Eu a mim estou nas nuvens:003:

2. ruddy_horn

ruddy_horn Power Member

desde já agradeço este precioso post.

desde já vou contribuir, com duas ajudas:

para quem tem o winxp, uma forma de ficar com melhor desempenho é ir ao meu computador, propriedades,avançadas,
    depois onde diz desempenho clicam lá. (definiçoes)
    depois escolhem "ajustar para o melhor desempenho".

isto fará com que o vosso winxp corra bastante mais rapido.

outras coisas que poderão ser feitas para optimizar o winxp, será desactivar o restauro de sistema e/ou ir ao msconfig (iniciar/executar) e onde diz arranque poderão tirar algumas coisas de lá.
    estas ultimas, sao pouco aconselhaveis, segundo sites "peritos" na matéria..

aqui ficou a minha humilde contribuiçao.

3. DrTweakII

DrTweakII Power Member

Correcto , a restauração do sistema é muito importante só aconselho a porem off nela se nunca utilizarem...

:001::cool:

4. DrTweakII

DrTweakII Power Member

Vá lá moradores ponham aí 5 estrelas:D

5. Elohim

Elohim Power Member

Achei particularmente interessante a dica que diz que se eu não tiver teclado posso ESCREVER, na box run, "OCS"... eheh :P

Partilhar esta Página