1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

XP + Ubuntu + Vista

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por CuttyShark, 18 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 655)

1. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Boas!
    Tenho neste momento instalado o Windows XP SP3 e o Ubuntu 8.10.
    Então apeteceu-me instalar o Vista, mas não me apetece formatar nenhum dos sistemas operativos que tenho (preguiça).
    Já instalei o Vista depois do XP e já instalei o Ubuntu depois de qualquer um dos Windows. Mas agora o caso é diferente e estou com receio de fazer asneira ao instalar o Vista.
    Principalmente tenho receio de não conseguir "bootar" os 3 sistemas operativos após a instalação do Vista.
    Tenho de ter algum cuidado especial? Ou no final terei sempre de corrigir a MBR?

Cumps

2. U24what

U24what Power Member

Não queres instalar o Leopard X11? - Estou a brincar, para que queres tanto "operativo"?

3. CuttyShark

CuttyShark Power Member

São experiências, neste momento quero ver se deixo o XP de vez ou não...
    Quanto ao Ubuntu é pela diversão de ir "moldando" o sistema operativo à minha maneira e porque existem várias aplicações freeware que me são úteis.

4. arpinacio

arpinacio Power Member

Prefeitamente normal ter os 3.

Antes de tudo certifica-te que o XP não está na drive C:, se está esquece! Vai dar buraco... ou pelo menos costuma dar.

A explicação é a seguinte, o Vista apodera-se da letra C para a sua drive de arranque (e instalação) ou seja, quando queres bootar o XP, ele vai buscar ficheiros a uma drive C: que não é a original...

5. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Parece que já estou com azar, o XP está mesmo na Drive C:
    Obrigado pela explicação.

6. arpinacio

arpinacio Power Member

Não te garanto que continue igual... mas eu já tive esse problema, e houve mais users a ter a mesma coisa... mas procura um pouco melhor por aí, ou espera que alguém mais elucidado te dê outra opinião.

7. .q1

.q1 Power Member

8. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Ok, vou esperar por mais opiniões/dicas (Romani agora precisava de ti :D).
    De qualquer forma obrigado.

Offtopic: Muse FTW!!

Cumps

9. arpinacio

arpinacio Power Member

Hummm o truque estará em fazer a partição a seguir?? =X estranho... bem podes sempre tentar CuttyShark, se der buraco culpas o .q1 :p

OffTopic: Always and forever MUSE \m/

10. .q1

.q1 Power Member

o link que forneci acima, descreve a instalação do vista, depois de o xp estar instalado, mas tendo em conta
    que é para instalar o vista juntamente com os dois sistemas referidos, este blog fala exactamente do que procuras fazer:

Triple Booting Vista, XP, and Ubuntu with XP and Ubuntu Already Installed

espero que ajude.

edit:
    o autor do artigo, refere-se a um "GUIDE" que pelos vistos já não existe.
    por isso, o melhor que pude arranjar, foi uma cópia da página no Wayback Machine
    não tem é screenshots...

Última edição: 19 de Dezembro de 2008
  11. U24what

U24what Power Member

Em que contexto? :-D

12. arpinacio

arpinacio Power Member

No contexto de que:

Ubuntu para trabalho de programação bate qualquer SO aos pontos.
    XP continua a ser o SO com memlhores performances em jogos e programas de edição video/imagem.
    Vista começa a ter vários programas e jogos dedicados (devido ao Directx10) e como informático ambientar-se a novos SO dá sempre jeito.

EDIT: e se têm possibilidade de ter todos (neste caso os windows) originais, melhor.

13. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, tenho neste momento 3 sistemas operativos: o Vista, o Xp e outro. O XP está instalado na drive C:, e o Vista na Drive D:. Mas o Vista não reconhece a sua partição como D: ou outra letra qualquer, reconhece-a como C:. Portanto, o truque para que isso funcione bem, é não mexer muito.:p

Da última vez que o fiz, fui obrigado a recuperar o arranque, e essa reparação mudou a letra das unidades no Vista. Resultado? Atalhos todos errados, pastas pessoais não encontradas, e uma série de problemas. Portanto, se queres instalar o Ubuntu e o Vista já com esse XP instalado na 1ª partição, um conselho: depois de instalado, não mexas muito no arranque.

Cumps

14. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Já instalei o Vista, agora tenho de reinstalar o GRUB com o Live CD do Ubuntu. Não é lá muito complicado, mas convém seguir o tutorial.
    E de facto tinhas razão, dentro do Vista ele está instalado na drive C: e o XP na D:, dentro do XP acontece o inverso, não sei até que ponto isto pode gerar algum conflito, de qualquer forma vou seguir o conselho e não mexer em nada.
    Obrigado pelas ajudas :).

Cumps

15. uzziel

uzziel Power Member

É mesmo melhor usares o grub para gerires os SO's (é de maior confiança que o do windows). No entanto não é difícil mudar a letra atribuída a uma partição. Qualquer programa tipo o Partition Magic faz isso. Mudas de C: para a que quiseres.
    Sei que já vai tarde, mas pode vir a dar jeito.....

16. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Sim, é fácil, mesmo com o Gestor de partições do Windows. Mas neste caso não se aplica, pois é necessário alterar a letra do sistema, ou seja, da partição cujo sistema operativo está a correr. E isso não se pode fazer através de outro istema operativo, pois esse já vai reconhecer letras diferentes.

Cumps

Partilhar esta Página