XP + Ubuntu + Vista

CuttyShark

Power Member
Boas!
Tenho neste momento instalado o Windows XP SP3 e o Ubuntu 8.10.
Então apeteceu-me instalar o Vista, mas não me apetece formatar nenhum dos sistemas operativos que tenho (preguiça).
Já instalei o Vista depois do XP e já instalei o Ubuntu depois de qualquer um dos Windows. Mas agora o caso é diferente e estou com receio de fazer asneira ao instalar o Vista.
Principalmente tenho receio de não conseguir "bootar" os 3 sistemas operativos após a instalação do Vista.
Tenho de ter algum cuidado especial? Ou no final terei sempre de corrigir a MBR?

Cumps
 
São experiências, neste momento quero ver se deixo o XP de vez ou não...
Quanto ao Ubuntu é pela diversão de ir "moldando" o sistema operativo à minha maneira e porque existem várias aplicações freeware que me são úteis.
 
Prefeitamente normal ter os 3.

Antes de tudo certifica-te que o XP não está na drive C:, se está esquece! Vai dar buraco... ou pelo menos costuma dar.

A explicação é a seguinte, o Vista apodera-se da letra C para a sua drive de arranque (e instalação) ou seja, quando queres bootar o XP, ele vai buscar ficheiros a uma drive C: que não é a original...
 
Não te garanto que continue igual... mas eu já tive esse problema, e houve mais users a ter a mesma coisa... mas procura um pouco melhor por aí, ou espera que alguém mais elucidado te dê outra opinião.
 
o link que forneci acima, descreve a instalação do vista, depois de o xp estar instalado, mas tendo em conta
que é para instalar o vista juntamente com os dois sistemas referidos, este blog fala exactamente do que procuras fazer:

Triple Booting Vista, XP, and Ubuntu with XP and Ubuntu Already Installed

espero que ajude.

edit:
o autor do artigo, refere-se a um "GUIDE" que pelos vistos já não existe.
por isso, o melhor que pude arranjar, foi uma cópia da página no Wayback Machine
não tem é screenshots...
 
Última edição:
No contexto de que:

Ubuntu para trabalho de programação bate qualquer SO aos pontos.
XP continua a ser o SO com memlhores performances em jogos e programas de edição video/imagem.
Vista começa a ter vários programas e jogos dedicados (devido ao Directx10) e como informático ambientar-se a novos SO dá sempre jeito.

EDIT: e se têm possibilidade de ter todos (neste caso os windows) originais, melhor.
 
Boas, tenho neste momento 3 sistemas operativos: o Vista, o Xp e outro. O XP está instalado na drive C:, e o Vista na Drive D:. Mas o Vista não reconhece a sua partição como D: ou outra letra qualquer, reconhece-a como C:. Portanto, o truque para que isso funcione bem, é não mexer muito.:p

Da última vez que o fiz, fui obrigado a recuperar o arranque, e essa reparação mudou a letra das unidades no Vista. Resultado? Atalhos todos errados, pastas pessoais não encontradas, e uma série de problemas. Portanto, se queres instalar o Ubuntu e o Vista já com esse XP instalado na 1ª partição, um conselho: depois de instalado, não mexas muito no arranque.

Cumps
 
Já instalei o Vista, agora tenho de reinstalar o GRUB com o Live CD do Ubuntu. Não é lá muito complicado, mas convém seguir o tutorial.
E de facto tinhas razão, dentro do Vista ele está instalado na drive C: e o XP na D:, dentro do XP acontece o inverso, não sei até que ponto isto pode gerar algum conflito, de qualquer forma vou seguir o conselho e não mexer em nada.
Obrigado pelas ajudas :).

Cumps
 
É mesmo melhor usares o grub para gerires os SO's (é de maior confiança que o do windows). No entanto não é difícil mudar a letra atribuída a uma partição. Qualquer programa tipo o Partition Magic faz isso. Mudas de C: para a que quiseres.
Sei que já vai tarde, mas pode vir a dar jeito.....
 
É mesmo melhor usares o grub para gerires os SO's (é de maior confiança que o do windows). No entanto não é difícil mudar a letra atribuída a uma partição. Qualquer programa tipo o Partition Magic faz isso. Mudas de C: para a que quiseres.
Sei que já vai tarde, mas pode vir a dar jeito.....

Sim, é fácil, mesmo com o Gestor de partições do Windows. Mas neste caso não se aplica, pois é necessário alterar a letra do sistema, ou seja, da partição cujo sistema operativo está a correr. E isso não se pode fazer através de outro istema operativo, pois esse já vai reconhecer letras diferentes.

Cumps
 
Back
Topo