1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Xp vs Vista + boot.ini

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Whooper, 9 de Dezembro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 5412)

1. Whooper

Whooper Power Member

Boas,

instalei o WinVista num outro disco sata, so que me modificou o ficheiro de arranque, tanto q agora quando ligo o PC pede me com que SO quero iniciar; se com o Vista se com outro SO da MS.

O boot.ini que esta no disco onde tenho o XP tem a seguinte configuração:

;
    ;Warning: Boot.ini is used on Windows XP and earlier operating systems.
    ;Warning: Use BCDEDIT.exe to modify Windows Vista boot options.
    ;
    [boot loader]
    timeout=30
    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /NOEXECUTE=OPTIN /FASTDETECT

No disco onde tenho o Vista nao sei como está.
    No disco do XP tenho ainda estes 2 ficheiros: BOOTSECT.BAK e Boot.BAK

O que quero é: quando ligo o PC ele que vá para o WinXP, pq é este disco (com o XP) que esta como disco de arranque.

A ideia era: instalar o Vista noutro disco sata e no arranque eu escolher com q disco quero arrancar, ja que a minha MB tem um Boot menu (aparece quando carrego no F8) e apartir dai posso escolher com que disco quero entrar. SO que o Vista modificou me o ficheiro de boot.

Thank U!

2. atlante

atlante Power Member

Ia responder, mas foste mais rápido.... parabéns por mostrares onde encontraste solucao, pode ser útil...

cumps

3. JPTT

JPTT Power Member

boa dica axo k vi fazer jeito a mt gente......

4. reaper2006

reaper2006 Power Member

caros amigos eu tou com um problema embora n seja o k se passou com o amigo Whooper mas tlvz me possam ajudar...
    Eu tenho o windows vista instalado no meu pc na drive c: dps instalei o xp, poix precisava por causa de nao ter um compilador de C para vista entao instalei o xp na drive E: so que o vista deixou de arrancar entao no boot.ini do xp pus assim :

[boot loader]
    timeout=30
    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="windows vista"/fastdetect

so que kando escolho para entrar kando arranco o pc e escolho o vista ele fica com o ecra preto e nao faz nd, tenhok reiniciar, escolho o xp e dá lg.
    sera k alguem ja tebe este problema k me possa ajudar

cumpts

p.s ja experimentei mudar a partiçao para 0 ou 3 mas nesses casos dame um erro de falta de ficheiros, penso eu k ker dizer k nao é nessa partiçao k ta o windows...

5. marcofs

marcofs Power Member

Caro reaper, estou precisamente com o mesmo problema e também ando à procura da solução! Como é que é malta? Sabem a solução para voltar a ter a opção de arranque com o Vista, sem ter de estar a instalar o vista de novo.

Abraço

6. the_killer

the_killer Power Member

o vista só usa o boot.ini para manter compatibilidade anterior

o vista tem agora um bootloader
    o ideal para as vossas situações é arrancarem com o dvd do vista
    reinstalarem o boot loader do vista
    com a opção para arrancar tb com o xp

7. reaper2006

reaper2006 Power Member

caro amigo the_killer bou testar isso k disseste e dps informote...

cumpts

8. marcofs

marcofs Power Member

Foi só espetar o CD na drive, iniciar a instalação a partir do CD, reparar a instalação anterior, et voila! Assunto resolvido. Passou a arrancar de novo o Vista.

Thx

9. Ricardo C.

Ricardo C. Power Member

Como posso fazer isso ?

Já arranquei com o dvd do vista, meti repair mas ficou igual.

Como resolves-te marcofs ?

Partilhar esta Página