1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

XP Vs Vista para server

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por abgma, 31 de Julho de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 677)

1. abgma

abgma Power Member

Ola a todos.

Vou comprar um PC barato (cerca de 400€) para servir como servidor e workstation. O pc vai servir par fazer queries a bases de dados localizadas em outras maquinas, web services, etc.

Problema. O pc tem 4Gb de Ram e queria aproveitar a ram toda.

Queria saber qual a melhor solução: O windows XP profissional 64 bits, ou o Vista Business 64 bits?

Atenção que não vai haver aqui jogos a correr, nem grandes periféricos e cenas assim. É um PC para empresa aonde conta a capacidade de processamento (dai não querer mto o vista), mas em que a estabilidade conta mesmo muito.

Qual será a melhor opção?

Obrigado

2. abgma

abgma Power Member

3. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

O XP x64 tem escassez a nível de drivers e programas quando comparado com o Vista x64. Agora, como dizes que não vais instalar jogos nem muitas drivers talvez não seja má ideia usares o XP, pois este não consome tanta RAM.

4. abgma

abgma Power Member

Obrigado pela resposta.

Deixo tambem aqui a questão de como está a estabilidade do windows Vista business 64 bits? Eu tenho usado a versão 32 bits mas tenho reparado que tenho alguns "Blue screens of death".

Mais opiniões?

5. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Só por acaso, já pensaste numa Distro de Linux ? Sempre poupavas umas coroas na licença, isto se te ajeitares :)

Cumps.

6. abgma

abgma Power Member

Bem, em principio poderei vir a meter uma versão de linux (em dual boot). Mas como mto do software está em C# e como o mono ainda tem que melhorar na minha opinião, preferia uma das versões de windows.

7. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Windows Server 2003 ou Windows Server 2008

8. petersaints

petersaints Power Member

Visto ser um server caseiro penso que não valha a pena uma versão Windows Server.
    Eu poria Windows Vista SP2 e desactivava tudo quanto fosse serviços desnecessários.

9. abgma

abgma Power Member

também acho que o windows server é o melhor. Mas pelo menos na ***** só vi o 2003 e custava mais de €400

10. petersaints

petersaints Power Member

Daí eu ter dito que mais valia uma versão sem ser Server. O Windows Server é muito mais caro que um Windows convencional.

11. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

A minha solução era linux, mas visto ser necessário C# e o Server ser caro para o que vai ser utilizado, usa Windows Vista. :cool:

12. petersaints

petersaints Power Member

Sim. Vista Business deve chegar perfeitamente!

13. abgma

abgma Power Member

Petersaints, por acaso respondeste exactamente qdo eu :P

O windows server é realmente demasiado caro para o que é. Linux, mto provavelmente vai haver um suse em dual boot. já agora, um processador Q8200 com 4GB de ram aguenta bem com Vista e Suse em Virtual machine?

Acho que o vista será o melhor. Isto apesar de estar um pouco descontente com o vista no meu portatil devido a mtos blue screens of death. Espero que desta vez corra melhor.

14. CoisaX

CoisaX Power Member

Boas,

Se existem sistemas operativos diferenciados para workstations e servers, não é opção, inverter os papéis dos mesmos.

Se as Base de Dados são Microsoft SQL, só podem correr em OS Microsoft, e assim , para um pc com 4 GB de RAM ( e sem saber as outras caracteristicas ):

- Windows 2003/2008 Server Standard Edition. Ainda se vende o 2003 , mais barato que o 2008, mas podemos correr a versão x86 ou x64 do 2008.

Agora, Servidor é "Servidor"... trabalhar nele irá provocar instabilidade, pois um OS Server é designado para "Serviços" e não para "Aplicações", depois queixam-se...

De qualquer forma, ainda não percebi bem porque o "Servidor" é que vai fazer querys em base de dados em outros pc's? É que as base de dados vão ficar em outros PC's, porque investir em OS Server?

Cumps

EDIT: Ainda não tinha visto o último post

Verifica os preços junto de um parceiro Microsoft ( Ou Distribuidor ). O W2k3 ronda os 300 € e inclui 5 Clientes. Se bem que o hardware deixa um pouco a desejar, na volta por menos dinheiro metias um Proliant ML110 ( Vem com um Quad Xeon ) + Windows 2003 e ficavas com um Servidor Melhor e na volta mais barato que um Vista + Linha Branca.

Cumps

Última edição: 1 de Agosto de 2009

Partilhar esta Página