XP1900+ com que cooler??

Max[x]

Power Member
Boas!!

Tenho um XP1900+ com uma Epox 8K3A+... o problema eh o cooler que aquilo trouxe: Cooler Master!!

Faz um barulhão que mete dó e as temperaturas nem se fala... 57º idle!! (sem tampa lateral) :eek:

Queria pôr um Cooler que fosse silencioso e eficaz e estava a pensar em colocar um Thermalright SLK800 com uma Enermax 80mm... mas queria pedir a vossa opiniao. Se esta é uma boa escolha e se alguem tem o mesmo CPU, qual o cooler que tem instalado!!


PS: O Cooler nao contem nenhuma massa térmica... e isso pode ser uma das causas para a temperatura dele actualmente, e caso eu compre um novo, que massa aconselham!!?


Desde já agradeço a vossa ajuda!!! Obrigado! :D
 
Massa Térmica -> Artic Silver 3
HSF -> Esse SLK800 ou talvez um Thernalright AX7, penso que este ultimo é mais barato
Fan -> Essa Enermax é boa, mas qdo liguei numa MSI KT3 Ultra, aquilo começoua a queimar o "header", quanto às epoxes, n sei como é! Mas por exemplo, tenho uma SmartFan2 ligada à minha Epox, e funciona perfeitamente, é um bocado mais cara, mas tb é mais kewl, e de certeza q funciona nessa EPOX.
 
Tenho um AMD XP 1800+ overclockado para 2000+ e um cooler Thermaltake Volcano 7+. Estou muito satisfeito com essa configuração. Pode não ser das opções mais silenciosas mas é certamente da mais eficazes.

Uso também um copper shim (necessário para proteger o core do CPU da brutalidade do dissipador) e pasta termica Artic Silver 3. Não tenho circulação de ar na caixa (mas tenho a tampa lateral aberta) e vivo em Évora. Obtenho temperaturas médias de 44ºC em Idle e 50ºC em Full Load com o velocidade minima da fan.

Outra opção que poderias considerar era o Volcano 9. A ventoinha é mais eficaz (80x80 vs 70x70 do V7+) mas perde no dissipador (centro de cobre rodeado de aluminio vs totalmente em cobre no caso do V7+).
 
Desde já agradeço os vossos replies... vou analisar os coolers que indicaram!

Em relaçao ao Volcano 9, nao vale a pena em termos de ruido em comparação com o Volcano 7+:

Volcano 7+
3000rpm@24 dB
4800rpm@35 dB
6000rpm@47 dB

Volcano 9
1300 rpm@17 dB
4800 rpm@48 dB

Gostava de saber a opiniao de alguem que tenha um Thermalright SLK800, para saber se vale o investimento!!

DeathTears, falas-te do teu 7+ que era porreiro, mas em termos de ruido nao era grande coisa, mas os valores dele até nem sao maus! Dizes que consegues 44ºC em Idle com a ventoinha no minimo (3000rpm a 24dB), penso que nao seja muito ruido! (digo eu)

...
 
Realmente até não estou insatisfeito com as temperaturas que tenho no sistema. Mas se são 24db ou não... isso já não sei. Não é que o barulho da ventoinha me incomode muito mas não me importava de fechar a caixa para reduzir um pouco "a banda sonora".
Em relação ao V9, a diferença de nivel de ruido deve-se à orientação mais vertical das pás da ventoinha. Essa orientação faz com o ar deslocado pela ventoinha do V9 seja maior do que ar deslocado pela ventoinha do V7+ à mesma rotação.
Curiosamente antes de responder ao teu post dei com uma análise ao GlobalWin CAK4-86 que me pareceu uma cópia do V7+ (o dissipador é igualzinho) com uma ventoinha de 80mm, Curiosamente era algo que eu já tinha pensado fazer mas não tinha conhecimento da existência dos adaptadores de 70mm para 80mm. Com um adaptador desses poderia procurar uma ventoinha de 80mm com uma performance semelhante à que tenho no V7+ mas que fizesse menos ruido.
 
o dissipador da v7+ é melhor do que o da volcano 9. (cobre vs aluminio)

compras uma slk800 e akabou, é o melhor dissipador k anda aí.

A enermax é uma mt boa eskolha, tenho aki 3 de 80mm, com o controlador de velocidade sao espectaculares (e todas bonitas :P )

Uma nota: Os coolers nao necessitam de copper shim, so os waterblocks etc, nos dissipadores com ventoinha traducionais nao adianta nada ter um copper shim.
 
Quanto ao barulho, o k pra mim pode ser ou não barulhento pra outra pessoa já não é, se é k me faço entender.

Eu tenho um V7+ com a fan em médio e faz pouco barulho (pra mim) com a caixa tapada mas como não tenho uma boa caixa tb com uma ventilação boa tenho temps k pra mim não são nada boas num T-Bird 1Ghz.

Idle: 48º a 49º
Full load: 51º a 52º

Os T-Birds são conhecidos por akecer muito mas este é 1Ghz e em comparação com um XP 1800+ ou 2000+ axo k akece menos, n tenho bem a certeza. Uma coisa posso garantir k este cooler com a ajuda de uma caixa com boa ventilação vai à casa dos 30's em idle e em full 40's.
As caixas da Chieftec são boas pois pode-se montar lá 5 fans de 80mm - 2x front 2x back 1x side, e com as ventoinhas certas como por exemplo as smart fan II da thermaltake pode-se fazer um sistema bem refrigerado e silencioso.

Xau, fiquem bem.... ;)
 
Max, o ruido é diferente pq acho que tb as medidas das ventoinha ssão diferentes. A da V9 é 80mm, enquanto a da V7 é 70mm (Penso eu). Por isso, n sei qual delas será mais silenciosa. Tenho uma V9 e uma Alpha, e posso-te dizer que a V9 até é boa! A v7+ n sei, nc peguei numa!
 
Hum, ok, então e onde é que podemos comprar uma Enermax? Estive a ver o site da Unreal e parece que eles não vendem ventoinhas para o SLK800. :rolleyes:
 
Marsupillami isso provavelmente começou a keimar o header pk a ventoinha provavelmente comia wats a mais para a head da board, next time ligas ah fonte :) e l igas o fio das rotaçoes ah board.

Curtia ver a minha delta ligada a um header :-D BOOM!
 
Back
Topo