XPad - software útil de apontamentos

rantamplan

Power Member
Todos aqueles que precisam de tirar imensos apontamentos em aulas, reuniões ou mesmo de livros e artigos com que trabalham, sentem necessidade de um software que lhes permita organizar todas as suas notas de leitura de uma forma fácil, rápida e organizada.

As diversas aplicações que existem no mercado (Journler, Scrivener, Writeroom, Mori, Notebool e Yojimbo) têm o defeito de serem aplicações proprietárias, implicando que se pague uma licença com um preço substancial (em torno de € 40) para a sua utilização plena. Para quem tem que gastar muito dinheiro em livros, fotocópias e afins, €40 ainda fazem alguma diferença que nos pode inibir de comprar e procurar alternativas mais simples.

Existe agora uma alternativa bastante boa: XPad! Trata-se de uma aplicação desenhada especificamente para tirar notas de leitura que é oferecida gratuitamente e com as funcionalidades plenas.

(a) pontos fortes

(a.1) facilidade de utilização
- trata-se de um interface bastante intuitivo. Não tem sequer uma curva de aprendizagem, se saberm mexer num mac e num processador de texto, sabem mexer no XPad.

(a.2) possibilidade de realizar edição de texto - podem usar o XPad como um editor de texto normal.

(a.3) ficheiros facilmente acessíveis - ficam arrumados numa gaveta e podem aceder a eles a qualquer altura sem sair do processador.

(a.4) compatibilidade - é capaz de importar ficheiros de outros formatos e exportar para RTF e TXT.

(a.5) mais fácil do que o Omnioutliner - o omnioutliner, tal como é oferecido no mac, apenas permite escrever pequenas notas tornando-se depois mais complexo com documentos maiores.

(a.6) integração com IPOD - podem sincronizar com o IPod e salvar aí os vossos documentos.

(b) pontos fracos


(b.1) possibilidades reduzidas de classificação - não permite organizar os ficheiros em pastas mas sim em códigos de cores. Isso limita o número de categorias e pode ser no longo prazo um óbice. É esta a principal fraqueza em relação ao Word para Mac, que oferece o notebook layout para os seus ficheiros que permite organizar um ficheiro doc em várias subpastas, com as vantagens inerentes de organização e compatibilidade.

Summa: ponderando os pontos fortes e fracos e atendendo ao facto de ser gratuito penso que consiste numa aplicação que se deveria tornar obrigatória para qualquer Mac. Permite organizar facilmente ficheiros e pode servir de solução mais conveniente.

Link: http://getxpad.com/
 
Back
Topo