Xperia X1-Análise

Status
Fechado a novas mensagens.

beckzito

Power Member
Olá pessoal,

sony-ericsson-xperia-x1-phone.jpg


Andava eu contente da vida com um Nokia N73 já bem envelhecido...quando o meu filho de ano e meio decidiu que o Pai precisava de um novo e pimba!Agradecido por tamanha generosidade em forma de várias peças desfeitas, pus-me na tradicional procura de substituto.

A lógica fez-me começar por ver os Nokias recentes e aí fiquei com o novo N85 debaixo de olho.Bonito e com caracteristicas apelativas, deitei-me na certeza de ter a escolha feita.

Cruzo-me então com alguns smartphones, HTC´s e mais um ou outro.Venho aqui ao fórum, leio e volto a ler e fico já meio dividido.Procuro na net...vou á *****...e o SE X1 da gama Xperia fica-me na retina.O seu conceito de paineis, vários ambientes de trabalho, é algo que não encontro noutro e onde a vantagem de uma plataforma multi-tarefa faz realmente sentido.Mais um video no YouTube, mais umas reviews lidas...compra feita.Uns elevados 720€ na versão com o Route66 Peninsula Ibérica.

Fisicamente, na minha opinião, é muito bonito e os materias são de "primeira água".Combina metal(parte de trás, todo o rebordo do ecrã e o teclado qwerty)com plástico de bom aspecto.O ecrã tem elevadissima qualidade, é mesmo a caracteristica que impressiona mais num primeiro contacto.O touchscreen precisa de um dedo firme para assumir a nossa acção mas nada que uma unha mal cortada não resolva :p

O meu maior receio seria como me adaptaria ao novo software neste misto de windows mobile(6.1)e paineis da SE.Nas primeiras horas claro que andei um pouco aos apalpões, este tipo de telefones não são de facto para toda a gente(sem desprimor).Nisso os Nokias são estupidamente intuitivos e do ponto de vista de telefone puro e duro, imbativeis.Este carece de habituação, de aprendizagem, de configuração, etc.Numa segunda fase e depois de sacar um novo painel que não vem de fábrica no X1, ficou perfeito.Aconselho desde já que um novo dono o faça do site da SE, chama-se Spb mobile shell e permite que quase não usemos a caneta(a não ser dos menus reduzidos do próprio windows mobile).Já agora, XperiaTweak e S2U2 são também essenciais para corrigir algumas coisas que a SE não pensou(auto bloqueio das teclas, indicador de energia em percentagem, notificações nos led´s quando por exemplo, uma chamada não atendida, contactos no sim a aparecer na lista geral, painel que queremos por defeito quando se o liga, etc etc.)

Voltando aos paineis, eles permitem que se mude de ambiente em 3 sgs(sim, são menus rápidos).Tanto estou na lista de contactos ou a ver se chove ou faz sol...como depois já estou a surfar na net com o Opera.E aqui o ecrã em landscape dá uma dimensão á maioria das páginas que é obra.Não sendo o mesmo que com um pc, desenrasca perfeitamente bem...e a ligação até é bem rápida.Fiz um teste da página online da tsf, que até é bem carregada de informação, e desde que fiz enter até que parou de carregar, foram 23 sgs.Para mim, é muito bom.

Falta ao ecrã rodar automaticamente quando o pomos deitado.Só o faz quando se abre o teclado.O teclado dá bastante jeito mas é um pouco mole, o que dificulta a percepção de termos acionado a tecla.Mais uma vez, usar a ponta do dedo melhora um pouco esta (falta de)sensação.

A cãmara é de 3.2 e é razoável.Não esperem milagres em pouca luz.Em exterior, com boas condições tira fotos bastante razoáveis já.

Gosto de o carregar por usb embora me esteja a parecer que é muito mais lento que se o fizer pela tomada eléctrica.

No geral, estou satisfeito com o X1, especialmente depois de puder alterar alguns padrões de fábrica que o adaptaram a mim.É uma boa compra embora tenha noção do seu preço elevado e da natural concorrência, em especial dos HTC´s.Aconselho-o vivamente e se quiserem saber algo mais...e eu saiba, perguntem por aqui que tentarei responder.

Abraços.
 
Última edição:
se n me engano, está a 500 e poucos euros na Zon mobile desbloqueado. sem desprimor, como quase todos os sony ericsson, acho-os demasiado caros para as caracteristicas que têm. just my opinion.
 
Sim, se compararmos meramente caractericas acha-se caro.Não deixando de o ser, é depois de o usar que se percebe a diferença de lógica de funcionamento.Um pouco como o iPhone, compra-se o equipamento e compra-se o conceito associado.Há quem ache que justifica, há quem ache que não.Mas que funciona "diferente", funciona.
 
Ora finalmente alguém aqui forum que tem um fez uma review! Parabés pela compra e agora tem cuidado com o teu filho:D

E uma fotos não ha? A sincronização com o pc faz-se bem?
 
É giro, mas estupidamente caro. 720 euros por um telemóvel é obra, quando tens ofertas a 400 euros a fazer quase tudo igual.
O meu lindo E71 custou 380 e faz praticamente tudo o que esse faz, só não é touch (que para mim é uma vantagem).

Atenção que acredito que seja alto maquinão, mas 700 é um abuso do caraças.
 
Awake,

Acho esse tipo de comparações pouco relevantes, se me permites.Seria o mesmo que eu dizer que tenho um de 200€ a fazer "quase tudo o mesmo que o teu"...
Tudo é caro, tudo é barato, é sempre altamente relativo.A ideia do que escrevi nem é sequer dizer nem uma coisa nem outra, apenas partilhar informação de funcionamento do equipamento em si.
 
Umas fotos vinham mesmo a calhar..Não estou mesmo a par das dimensões reais (pois nunca o vi ao vivo)..
E realmente é um bocado caro..Mas também compreende-se dado que saiu á pouco tempo..

Depois só falta saber se a autonomia é boa..e se o software é estavel

Boa review
 
Última edição:
Falar de autonomia, como sabem, é mais uma vez relativo.Posso dar o meu exemplo e dizer-vos que me anda na média de 48 horas, isto na net pra aí uma hora, umas 8 chamadas, puxar e-mail, brincar nos menus, instalar programas...
Já li que em hibernação dura até 5 dias.Daqui pra baixo...é conforme o uso.
Pesa 150gr e as dimensões(medidas agora)são 170x50mm.
Para sms/mms faz-se mais ou menos assim:

-clicar no botão envelope(um grande, com o dedo funciona perfeitamente)
-clicar no botão new text msg(idem)
-abrir o teclado e comecar a escrever

Para mim é bastante simples.
 
Awake,

Acho esse tipo de comparações pouco relevantes, se me permites.Seria o mesmo que eu dizer que tenho um de 200€ a fazer "quase tudo o mesmo que o teu"...
Tudo é caro, tudo é barato, é sempre altamente relativo.A ideia do que escrevi nem é sequer dizer nem uma coisa nem outra, apenas partilhar informação de funcionamento do equipamento em si.

Sim, mas é como eu digo pode ser um excelente telemóvel mas para mim é overpriced. Não é uma questão de medir pilas, ou de arranjar que tenho uma grande pechincha (se o E71 custasse 500 tinha-o comprado à mesma), mas tens de concordar que é um factor certo?

Apesar de não ter problemas em dar 700 euros por um telemóvel, gosto mesmo assim de ter algum value for money, e foi sem duvida esse factor que me fez olhar para outro lado no caso do Xperia.

Lamento, mas é um facto. É a minha opinião que vale o que vale.
 
Lamento, mas é um facto. É a minha opinião que vale o que vale.

em que ficamos? :x2:

Ok, escolheste o que achavas melhor para ti, também não quero provar nada nem venho com procuração da sony.
O preço será sempre um factor, em tudo o que compramos aliás.Dizer que vale ou não vale o preço, depende de cada um.Obviamente.Mas não acho que isso venha especialmente ao caso neste tópico.

Abraço.
 
beckzito pareceu.m ler acima que preferiste este SE aos HTC's do mercado.. o Xperia não é fabricado pela HTC? o que o diferencia de um HTC? é o logo chapado na capa exterior?
 
Bom, eu sinceramente só sei que é Sony Ericsson, se a HTC entra no processo de fabrico não sei.Mas pela lógica não.
Sim, preferi.Não desmerecendo nos HTC´s, claro.Gosto do Touch Pro, já lhe mexi e acho o layout do teclado superior ao do meu X1, por exemplo.Mas a vida é feita de escolhas... ;)
 
Facto: O que me fez não olhar para o Xperia como opção foi o preço que considerei exagerado
Opinião: O telefone é overpriced
Concordo plenamente.
O telemóvel pode ser bom, mas temos os mesmos resultados com um outro bem mais barato.
O grande problema do Xperia é que demorou muito a sair. Se ele viesse com este preço há uns meses atrás até era compreensível, mas como o mercado/concorrencia está, o preço é um bocado absurdo (700€)...
 
Concordo plenamente.
O telemóvel pode ser bom, mas temos os mesmos resultados com um outro bem mais barato.

Claro, como tens os mesmos resultados em andar de Fiat ou de Alfa Romeo.Do ponto de vista prático, e aplicando a mesma simplicidade que usaste...é assim.Eu não concordo.Acho que o preço deste tlm como dos outros, é influenciado por uma serie de coisas.Tu é que podes não gostar dele, até mesmo dizer que é caro(e eu concordo, 700€ são 700€).Dizer que "faz o mesmo" que um muito mais barato...não é nada.
Em termos de saída, esteve sempre previsto para Q1 2009.O anúncio é que veio cedo demais, provavelmente por fuga de informação interna.Ou então mau marketing da marca, concordo.

Reparem que o que escrevo não é para me justificar, não preciso.Somente porque escreverem duas frases, uma a dizer que é caro e a outra a dizer que com metade do preço fazem muito mais, vale o que vale.Todos temos opinião mas há comparações simplistas que não acrescentam muito.
 
Fiat ou de Alfa Romeo
Não vejo uma performance melhor por aí além, que os HTC e.g.
Por base está sempre o Windows Mobile, que é igual para todos, apenas com um apresentação diferente.
O que pode inflacionar o preço a meu ver é apenas ter teclado qwerty físico.

Um aparte: Não tinha qualquer problema em comprar um Fiat se ele fizesse o mesmo que um Alfa Romeu - desde que não implicasse ter umá má construção da parte da Fiat..
Saudades do meu Fiat Uno. Por tanta que ele passou e o pior que lhe aconteceu foi partir uma mola da suspensão...

Em termos de saída, esteve sempre previsto para Q1 2009.O anúncio é que veio cedo demais, provavelmente por fuga de informação interna. Ou então mau marketing da marca, concordo.
Não tinha conhecimento da data...


Mas a SE sempre lançou os seus telemóveis topo de gama com preço alto.. O P1i também tinha um preço relativamento alto quando estava no auge.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo