1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Xsl-fo

Discussão em 'Programação' iniciada por Delta, 28 de Novembro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1804)

1. Delta

Delta Suspenso

alguém sabe XSL-FO, alguém trabalha com ferramentas XML/XSLT ?

bem, fazer um XSL standard é fácil

Agora um XSL-FO é de loucos, não tenho ferramentas de edição

Imaginam construir um documento HTML com uma estrutura muito complexa de tabelas no NOTEPAD
    ?

de loucos :004: :004: :004: :004: :004: :004:

O ALTOVA XMLSPY não tem ferramentas de edição de tabelas XSL-FO

O Frontpage grava tabelas em formato XSL standard, nada que possa converter para XSL-FO

XSL-FO é o acrónimo para XSL Formating Objects que é interpretado pelo Acrobat Reader para gerar PDFs

alguém sabe de alguma ferramenta, algum expert aqui ?

2. dElpH!

dElpH! 1st Folding then Sex

Ja li varios pdf's pq tentei passar de paginas com asp com xml la dentro para pdf mas foi em vao aquilo tinha batch files pelo caminho um cadito estranho tb n mt ao trabalho ;\

[]'s

3. Delta

Delta Suspenso

Bem,

existe o Altova StyleVision, não experimentei ainda, não sei se dá para desenhar tabelas xsl-fo

a empresa não paga o software, e eu é que ando nisto

fosga-se :sad:

4. Delta

Delta Suspenso

Ora bem,

perdi horas e horas a investigar porque tinha a certeza que haveria de haver algo que simplificasse o trabalho.

Para as pessoas que trabalham com XML/XSL e que precisam de gerar documentos PDF com stylesheets XSL:FO usando COCOON ou FOP :

Existe uma ferramenta espectacular, que converte HTML para XSL:FO com tabelas e tudo. Basta desenhar a tabela num vulgar editor HTML como o Frontpage e depois converter...

http://html2fo.sourceforge.net/

ERA ISTO QUE EU QUERIA

É FREE

não tem nada a ver com editores de xml, mas sim "conversores html->xsl-fo"

o tempo que eu perdi com isto

fica aqui a resposta caso alguém precise

ufa :009: :009:

FOI MESMO UM ACHADO :D :D :D porque o que se costuma fazer é isto :

Do you have a stylesheet to convert HTML to XSL-FO? Or from XSL-FO to HTML?

Unfortunately we do not have a stylesheet that converts HTML into XSL-FO. However, you can accomplish this by using freeware available on the internet. For example, you could make your HTML document XHTML compliant using HTML Tidy [1] and then apply a stylesheet [2] developed by Antenna House to convert XHTML to FO.

[1] http://www.w3.org/People/Raggett/tidy/
    [2] http://www.antenna.co.jp/XML/downfree/Xhtml2fo.xsl

Similarly, freeware stylesheets are available to transform from XSL-FO to HTML. For example, you could try the stylesheet [1] developed by RenderX.

Última edição: 29 de Novembro de 2005
  5. Delta

Delta Suspenso

Bem, estou a falar sozinho :)

mas eu testei este software e posso-vos dizer que é o santo-graal para geral XSL-FO style sheets

nem imaginam a complexidade dos documentos que tenho que programar para usar no GTI/SIADRU

imaginem programar tudo isto à mão (e não é das tabelas mais complexas), porque a adicionar a isto pode-se definir borders, fontes, alinhamentos, columns span, etc...etc....como se faz no frontpage

e o ALTOVA Stylusvision não faz isso, nem XMLSPY, nem o Stylus Studio de outra empresa concorrente, e custam os olhos da cara

<fo:table text-align="left" table-layout="fixed">
    <fo:table-column column-width="1.67cm"/>
    <fo:table-column column-width="3.46cm"/>
    <fo:table-column column-width="6.04cm"/>
    <fo:table-column column-width="4.98cm"/>
    <fo:table-body>
    <fo:table-row>
    <fo:table-cell border-style="solid" border-color="black" border-width="1pt"
    number-columns-spanned="4" height="62pt">
    <fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always" text-align="center">TABELA</fo:block></fo:table-cell>
    </fo:table-row>
    height="86pt">
    <fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always" text-align="center">COL 1</fo:block></fo:table-cell>
    height="86pt">
    <fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always" text-align="center">COL 2</fo:block></fo:table-cell>
    number-rows-spanned="2" height="168pt">
    <fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always" text-align="center"><fo:inline white-space-collapse="false"> </fo:inline>TESTE</fo:block></fo:table-cell>
    number-rows-spanned="2" height="168pt"><fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always"><fo:inline white-space-collapse="false"> </fo:inline></fo:block></fo:table-cell>
    height="82pt"><fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always"><fo:inline white-space-collapse="false"> </fo:inline></fo:block></fo:table-cell>
    height="82pt"><fo:block line-height="12pt" font-size="10pt" space-before.optimum="1.5pt" space-after.optimum="1.5pt" keep-together="always"><fo:inline white-space-collapse="false"> </fo:inline></fo:block></fo:table-cell>
    </fo:table-body>
    </fo:table>

Última edição: 29 de Novembro de 2005
  6. Delta

Delta Suspenso

Amigos,

um programador que hoje em dia não saiba XML/XSLT é uma grande lacuna

posso criar um tutorial muito simples para explicar estas tecnologias

- o que é XML
    - o que é XSLT
    - para que servem estas tretas
    - como criar documentos PDF usando XML
    - que ferramentas devo usar
    - etc...

se alguém estiver interessado posso fazê-lo aqui nesta thread, se e só se houver interessados

7. Mitnick

Mitnick Power Member

Eu estou interessado.

8. dElpH!

Boas, eu utilizo todos os dias XML tenho vários relatorios criados em asp.net.
    Vou ver agr como funciona para passar para pdf.

obg []'s

9. Delta

Delta Suspenso

mas para o render de um PDF precisas de 2 coisas :

- um "Formatting Objects Processor"
    - um stylesheet XSL-FO que vai tratar o teu XML

e uma ferramenta que te permite testar o output

além de que precisas de ter uma perícia para construír as stylesheets, mas isso já eu disse aqui, né ?!

10. Delta

Delta Suspenso

Última edição: 5 de Dezembro de 2005
  11. dElpH!

Excelente até agr , dá para muita gente ter noções do que é o XML XSLT e XSLT-FO,

por acaso com uso mt xslt já aprendi mts coisas como loops e if e outras coisas , se quiseres ajuda a elaborar o tutorial é so pedir

[]'s

12. Delta

Delta Suspenso

já terminei, se quiseres acrescentar mais alguma coisa...

mas vai-se perder no fundo do fórum, não é STICKY

Última edição: 2 de Dezembro de 2005
  13. Delta

Delta Suspenso

BTW,

estou com ideias de criar um software para gerar PDFs

- desenhar as tabelas HTML, inserir nas células os valores do XML, convertê-las depois para XSL:FO
    - escolher templates, estruturar a página em termos de cabeçalhos, margens e etc. e depois inserir o código convertido
    - gerar o XSL final e fazer o preview no Acrobat Reader

Vou tentar fazer isto ou em C## ou VB.NET

já tenho as coisas de que preciso, só tinha dúvidas de como desenhar tabelas em HTML e editar células, mas já sei, preciso é de tempo

Mas quem quiser tentar eis as dicas :

Em VB ou Csharp, whatever, existe um COM Control chamado "DHTML Edit Control for IE5", isto permite desenhar tabelas HTML e editar células dinamicamente. Fazer merges etc...e mais etc...e com um IE control dá para fazer o preview num browser

http://msdn.microsoft.com/workshop/browser/editing/mshtmleditor.asp

Para ler o XML e navegar na estrutura usa-se um parser XML, há controles para isso

invoca-se o HTML2FO para depois converter e insere-se o código num template na parte do corpo

depois invoca-se a "misturadora" para gerar o PDF, depois é só abrir/executar o PDF

Isto é fácil porque já trabalhei com xml parsers em java, dá é um bocado de trabalho

um projecto interessante...

se fizer isto tenho direito a um carro naquele concurso TECHZONE que apareceu aqui há tempos...

Última edição: 3 de Dezembro de 2005
  14. Tutoriais XSL-FO

Eu iniciei-me :D em XSL-FO com estes tutoriais da IBM

http://www-128.ibm.com/developerworks/edu/x-dw-xxslfo-i.html?S_TACT=105AGX06&S_CMP=HP

São bastante bons na minha opinião (é preciso o registo no site, mas vale a pena e são grátis)

O único problema é depois o processador... o trabalho que eu estava a fazer utilizava o FOP (da apache) que ainda vai na versão 0.2.xx e basicamente eram demasiadas as coisas "not implemented" :(

cya

15. ..com JAVA funciona ?? alguem ai ja tentou ??

..ola a todos, bom ja tem um tempinho q eu to tentando encontrar uma maneira de converter HTML pra PDF, dpois de muita procura eu cheguei a este SITE e encontrei a indicação do "DELTA"

http://html2fo.sourceforge.net/

..rodei o software e consegui montar o xsl-fo a partir de um HTML belezinha.... o problema ta sendo na hora de converter o XSL-FO em PDF , eu uso JAVA e em especial a API FOP da Apache

http://xmlgraphics.apache.org/fop/

para gerar o arquivo PDF mas não funciona !!!!

erro :

Código:

Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException
        at java.io.FileOutputStream.write(Unknown Source)[ERROR] Unsupported element encountered: null (Namespace: null). Source context: unavailable
    [ERROR] Expected XSL-FO (root, page-sequence, etc.), SVG (svg, rect, etc.) or elements from another supported language.

..qualquer ajuda e bem vida

..obrigado!!!

16. encontrei a solução.....

...o mapeamento dos meus "nós" dentro da folha de estilo estavão errados :lol:
    ...valeu!!!

Partilhar esta Página