1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ElectroescadaS, 4 de Abril de 2013. (Respostas: 6; Visualizações: 1135)

1. Saudações.

Procedi à instalação duma distro Linux num portátil (laptop) relativamente antigo para poder começar a aprender a mexer em Linux. Para tal decidi instalar o Xubuntu 12.10 de 32 bits e o portátil é um Fujitsu-Siemens Esprimo Mobile V5515. O portátil tem 2GB de RAM e aparentemente funciona. Como a máquina foi-me cedida o dono informou-me que a placa de som não funciona mas para o que eu quero até nem interessa.

A pergunta base que eu faço agora é esta - E agora o que faço?

Eu estou muito habituado ao Windows (7 Ultimate) e embora o Xubuntu quase pareça o Windows pouco mais sei fazer. Recomendam-me algum tipo de leitura (de preferência em Português) para que possa ir começando a funcionar?

Para já tenho 2 situações que gostava de "tentar" resolver:
    1 - Ter a certeza que a placa wireless realmente funciona;
    2 - Como configurar a grafica do portátil e já agora tem de se introduzir sempre a password de cada vez que introduzimos comandos no terminal?

Desde já agradecendo possíveis respostas da vossa parte... ;)

2. sEnte!

sEnte! Power Member

Quanto à primeira pergunta tens na barra de menu uma espécie de sinal wireless onde podes clicar e vês as redes disponiveis, depois é só selecionar e meter a pass.

Quanto à gráfica, tens aqui um tutorial http://pplware.sapo.pt/drivers/linux-actualize-os-drivers-da-placa-grfica-nvidia-ou-amd/
    Não estou a entender a parte de estar sempre a meter a pass. Se fizeres alguma coisa na consola que precise de acesso root (usando o comando sudo) aí tens de meter a pass.

Mas de certesa akguém te pode ajudar melhor do que eu.

3. nunoemanuel

nunoemanuel Power Member

Acho que o melhor que podes ler ao iniciar-te neste mundo, é sobre estrutura do directório de ficheiros (aquilo que no windows estavas habituado ao System32, Os meus Documentos, etc etc) e sobre permissões.

De resto usa-o, como usarias o Windows.

Cumprimentos

4. joao222

joao222 Power Member

Para não estares sempre a meter a password a cada comando no terminal, basta escreveres su, e assim só tens que colocar a cada vez que abres a consola.

5. nfk

nfk Power Member

Em Ubuntu a conta de root vem sem password. Pode-se correr "sudo -s" para abrir uma shell como root, ou "sudo su".

6. Ketheriel

Ketheriel Power Member

A minha recomendacao e a seguinte... A primeira coisa a fazer é dominares um editor de texto em consola... Eu pessoalmente uso o 'vim' para tudo e acho que o 'vim' é tipo o anel nº1 (one editor to rule them all). Podes abrir uma consola e inseres este comando:

Código:
     vimtutor 
    Passado meia hora ja tens uma noção de como se trabalha com o editor mais poderoso à face da terra... se te recomendarem o emacs, lembra-te da meia hora que usaste para o 'vim' e depois conta ai ao pessoal quantos meses precisaste para fazer o mesmo com o emacs :)

Relativamente à password.... Este é o metodo utilizado por homens de barba rija que sabem o que querem.... introduz o comando:

Código:
     sudo visudo 
    O comando visudo permite editar o ficheiro dos sudoers... e certificate que tens uma linha assim:

Código:
     UTILIZADOR    ALL=(ALL) NOPASSWD: ALL
    E voilá... a partir desse momento o UTILIZADOR é DEUS :) Se quiseres algo mesmo hardcore.... entao crias um utilizador com UID e SUID = 0, e és Deus na mesma :)... (trabalhei numa empresa em que o 'root' era na realidade um utilizador 'rute', true story).

7. Berde

Berde Power Member

LOL

Partilhar esta Página