Xubuntu

nasic

Power Member
Boas!
Tenho um pc já velhinho (p3 500 com 256 de ram) com o xp sp2 instalado! A minha pergunta é a seguinte: compensa em termos de performance do pc instalar o Xubuntu no lugar do xp?

Com o xp arrasta-se imenso e penso que o sp2 inda dificulta o mesmo. Mas xp sem sp2 é suicidio, e com inux n corro esse risco. Outra questão, é ate que ponto o xubuntu esta limitado visto n suportar gnome nem kde.

Por fim, queria saber se é possivel encomendar cds do xubuntu. Vi que na pagina oficial tal n é possivel devido a financiamentos! (o que é uma pena)

Obrigado a tds!
 
Se é mais rápido ou não, não te posso garantir nada porque nunca testei num pc desses, nem o XP nem Xfce apesar de...

Mas não ficas limitado. Simplesmente não tens (nem deves usar tendo em conta o pc) alguns tudo em um, tipo nautilus (usas o Xarchiver para ver .zip .rar etc, o Thunar fica para ver apenas ficheiros). Montar automaticamente instalas o ivman, etc. Não ficas limitado. Tens muitos plugins para o Xfce.

Penso que só seja possível encomendar Ubuntu (GNOME) Kubuntu (KDE) e Edubuntu (GNOME)
 
Para Ubuntu ou Kubuntu podes encomendar gratuitamente CDs através do site oficial do Ubuntu.

Para Xubuntu isso já não se verifica. Podes no entanto fazer instalar Ubuntu e mais tarde instalar o Xubuntu através do Synpatic e desinstalar o Ubuntu.

Contudo, acho que algo como Zenwalk seria mais recomendado uma vez que é mais leve e mais direccionado para PCs menos potentes.
 
Para Ubuntu ou Kubuntu podes encomendar gratuitamente CDs através do site oficial do Ubuntu.

Para Xubuntu isso já não se verifica. Podes no entanto fazer instalar Ubuntu e mais tarde instalar o Xubuntu através do Synpatic e desinstalar o Ubuntu.

Contudo, acho que algo como Zenwalk seria mais recomendado uma vez que é mais leve e mais direccionado para PCs menos potentes.

*desinstalar o GNOME ;)

Acho que apesar de Zenwalk parecer interessante uma distro Debian-based pelo sistema apt seria mais fácil de trabalhar...

Btw se tiveres net nesse pc por rede pode ser interessante: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=9418.0
 
Errr, que confusão que vai para ai Nomearod.

Ele pode na teoria instalar o Ubuntu (Sistema Operativo) no PC, e depois instalar-lhe o XFCE (ambiente nativo do Xubuntu) e desinstalar-lhe o Gnome (ambiente nativo do Ubuntu).
Digo na teoria porque é sempre chato a nivel de dependencias e a nivel de programas que ficam e saem, etc etc etc. Para bem, era instalar logo Xubuntu e partir dai construir o sistema.
 
Sim, para instalar o Xubuntu é de raiz...posso smp fazer o download, n tem problema.
Tive a ver outras distros para pcs do genero. Vi o kurumin (que ja me falaram mt bem), Vector Linux, DSL e fluxbox. Opinioes?
 
Errr, que confusão que vai para ai Nomearod.

Ele pode na teoria instalar o Ubuntu (Sistema Operativo) no PC, e depois instalar-lhe o XFCE (ambiente nativo do Xubuntu) e desinstalar-lhe o Gnome (ambiente nativo do Ubuntu).
Digo na teoria porque é sempre chato a nivel de dependencias e a nivel de programas que ficam e saem, etc etc etc. Para bem, era instalar logo Xubuntu e partir dai construir o sistema.


Mas instalar XFCE e desintalar Gnome a tralha todo do Ubuntu fica na mesma instalada e naquele computador o melhor talvez fosse evitar isso.

Por isso, e presumindo que ele não pode estar a fazer o download, burn e instalação e que precisa de encomendar pelo shipit, o que sugeria-a era mais ou menos insto:

sudo aptitude install xubuntu-desktop && aptitude uninstall ubuntu-desktop

Com o o Kubuntu eu experimentei mais ou menos assim (sem desinstalar o Ubuntu). Contudo não tenho a certeza se aquele comando desinstala a 100% Ubuntu : /
 
Mas tu ao instalares o xubuntu-desktop estas a instalar nada mais do que o XFCE + as suas tralhas. Besides, o xubuntu-desktop é um pacote (ou se formos mesmo g33ks, metapackage, pois é um conjunto de pacotes) e o Xubuntu é um Sistema Operativo :)

E na teoria isso talvez funcione, mas tenho as minhas duvidas que na pratica isso vá dar bom resultado.
 
pa, queres usar esse pc ao maximo? usa o arch que é das poucas precompiladas para i686... (ha um par delas compiladas para i586, mas para i686 - para quem nao sabe pentium 2 para cima - o arch e a melhor, e e bem levezinho)
depois, como ambiente grafico, usa fluxbox e mais umas cenas "comodistas", ou seja, para teres um pc funcional :P
já agora, alguem disse fluxbox no meio de uma listagem de distros - :O - o fluxbox é apenas um window manager.
 
Boas!
Tenho um pc já velhinho (p3 500 com 256 de ram) com o xp sp2 instalado! A minha pergunta é a seguinte: compensa em termos de performance do pc instalar o Xubuntu no lugar do xp?

Com o xp arrasta-se imenso e penso que o sp2 inda dificulta o mesmo. Mas xp sem sp2 é suicidio, e com inux n corro esse risco. Outra questão, é ate que ponto o xubuntu esta limitado visto n suportar gnome nem kde.

Por fim, queria saber se é possivel encomendar cds do xubuntu. Vi que na pagina oficial tal n é possivel devido a financiamentos! (o que é uma pena)

Obrigado a tds!

Eu tenho uma máquina similar (P3 500 128Mb e que depois passou a 384Mb) e o XP não se atrasava muito (sempre que desligasse os grafismos especiais todos)... mas vamos que interessa! ;)

Se não tiveres muita experiência (que é o que parece), um 'Ubuntu based' pode ser uma grande escolha; Se quiseres outra light tens o fluxbuntu (não sei nada acerca deste).

Eu na minha máquina sempre corri Debian (aliás foi nesta bela máquina que eu comecei neste mundo :) ) bastante bem. Quando tive um problema com a gráfica (que era uma GeForce 256 com 32Mb, que GRANDE PLACA) tive de correr em consola porque as que eu cá tinha eram PCI de 2Mb, lol. Hoje em dia esta máquina dorme mas tem um slackware instalado sem X; também já teve freeBSD (aventuras)... Com esta notalgia toda quero dizer que a velha máquina deve ser suportada 'out of the box' pela maioria das distros. A cena do Ubuntu é mesmo só para dares os primeiros passos.
 
Obrigado pelas vossas sugestoes!!
De facto n sou a pessoa mais experiente nao! A unica distro que usei foi ubuntu, apesar de ja usar a algum tempo, nunca tive a tentaçao de mudar!
Gostei do archlinux, pois é leve e usa kde, que nunca usei e tenho curiosidade. Mas o Xubuntu inda n foi posto de lado. e quanto ao Kurumin?

O pc sera utilizado para pessoas (ainda) mais inexperientes d que eu no mundo do linux. É basicamente para net (wireless), ouvir musica, openoffice e imprimir documentos. Qq uma destas distros faz isto sem problemas certo?

Obg mais uma vez a tds!:007:
 
já agora, alguem disse fluxbox no meio de uma listagem de distros - :O - o fluxbox é apenas um window manager.

Queria dizer fluxubuntu e nao fluxbox. sei o que sao as duas mas fiz confusao! lol. epa n gosto mt do aspecto do fluxubuntu, n parece ser mt intuitivo e cm ja disse, o pc é para pessoas que n pescam nada disto! Obg pelo reparo
 
O pc sera utilizado para pessoas (ainda) mais inexperientes d que eu no mundo do linux. É basicamente para net (wireless), ouvir musica, openoffice e imprimir documentos. Qq uma destas distros faz isto sem problemas certo?

Certo. As pessoas não vão configurar nada. É só atalhos. Estás a falar em KDE mas olha que para essa máquina o melhor mesmo é Xfce ou Fluxbox (Xfce é mais "amigável").
 
men, tu viste um screenshot elementar do fluxbox... o fluxbox é lindo quando bem configurado! o trablaho que dá rende :) e ha muitos guias para instalar um fluxbox com bom aspecto ;)
pa, se tens problemas em ser uma maquina velha, mete arch... aproveitas ao maximo os ciclos do teu CPU (já que é um pentium3)
pa, para arch tens o KDEmod, que dizem que é relativamente leve... se tiveres preguiça de instalar o fluxbox podes sempre tentar este antes do XFCE... só uma pequena correccao, o arch nao vem com o KDE. mas há um mod do KDE feito especialmente para o arch - o referido KDEmod. já agora se quiseres instalar o arch dá uma olhadela na seccao Linux e subseccao How-to's/tutoriais do forum www.portugal-a-programar.org que tens la um tutorial meu sobre como instalar o arch com as cenas básicas para um sistema funcional.
 
Boas

Acabei por instalar o Xubuntu, so para experimentar!So que agora tou com uma duvida! é o seguinte: eu tenho 2 discos, quando tinha o xp, um disco tinha o SO e o outro apenas musica. Para instalar o xubuntu formatei apenas (julgo eu) o disco com o xp! mas agora qd tento aceder ao outro disco nao consigo. Para gravar o que quer q e seja tb so como admin do sistema.

O que faço para conseguir aceder a esse disco normalmente cm antes?

Obrigado
 
para poderes aceder como user normal podes fazer um chmod -R ou um chown -R (a segunda é mais simples): chown -R <username_que_usas> directoria (mas normalmente nao costuma ser preciso no ubuntu)
 
Boas!
Continuo com o mesmo problema! Nao consigo aceder a uma partição do disco no meu xubuntu! Essa particao n tem nenhum SO instalado, apenas dados meus. Nao tenho a certeza que tipo de ficheiros tem esta particao
Ao fazer mount na consola, aparece isto:

/dev/hda1 on / type ext2 (rw,errors=remount-ro)
proc on /proc type proc (rw,noexec,nosuid,nodev)
/sys on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
varrun on /var/run type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=0755)
varlock on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777)
procbususb on /proc/bus/usb type usbfs (rw)
udev on /dev type tmpfs (rw,mode=0755)
devshm on /dev/shm type tmpfs (rw)
devpts on /dev/pts type devpts (rw,gid=5,mode=620)
lrm on /lib/modules/2.6.20-16-generic/volatile type tmpfs (rw)
nfsd on /proc/fs/nfsd type nfsd (rw)
rpc_pipefs on /var/lib/nfs/rpc_pipefs type rpc_pipefs (rw)
binfmt_misc on /proc/sys/fs/binfmt_misc type binfmt_misc (rw)
/dev/hdc on /media/cdrom0 type iso9660 (ro,noexec,nosuid,nodev,user=diogo)

Pensei que a partiçao tava formatada mas nao. Sei que contem ficheiros pois ao arrancar o pc com o cd do win xp, a partição n esta vazia!

Agradecia qq ajuda, mt obg desde ja
 
Back
Topo