1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

xukuru

Discussão em 'Galerias' iniciada por xukuru, 2 de Janeiro de 2015. (Respostas: 373; Visualizações: 23232)

  1. APedro

    APedro Power Member

    Estou a ver que andaste por estes lados.

    Podias ter dito alguma coisa.

    Foi a primeira vez que vieste ao maat?
     
  2. xukuru

    xukuru Power Member

    Isto já foi no ano passado! :D
    Estou a publicar fotografias aqui do baú. Acho que já cá tinha metido uma do MAAT.
     
  3. xukuru

    xukuru Power Member

    Essa fotografia está neste momento em exposição na Estação do Metro da Trindade, no Porto!

    Ide lá ver e tirar uma selfie ao lado da foto :bigrinbo:


    Continuando com fotos da minha ida ao "Allgarve". Castro Marim é um sítio altamente. Provavelmente o que mais gostei desta zona.
    [​IMG]
    Castro Marim
    by Gi Cristovao, on Flickr
     
  4. APedro

    APedro Power Member

  5. xukuru

    xukuru Power Member

    Última edição: 15 de Abril de 2019 às 22:49
  6. ShooterPT

    ShooterPT Power Member

    Li e apreciei. Parabéns! :clap:
     
  7. CokasPT

    CokasPT Power Member

    Tenho seguido a saga do "Isso é tudo Photoshop" e desde já obrigado pela partilha. Estás a fazer um excelente trabalho ;)
     
  8. xukuru

    xukuru Power Member

    Muito obrigado aos dois!
    Lendo o primeiro "episódio", fica-se logo a perceber a dinâmica da coisa. A ideia não é tanto fazer daquilo tutoriais, mas ser algo "leve" e de leitura fácil. Até porque se for para ir ao fundo de todos aqueles temas, a coisa tornava-se bastante monótona.

    Estou aberto a sugestões para temas, sendo que vou tentar manter o mesmo registo. E não tem obrigatoriamente que meter Photoshop ao barulho. Pelo contrário, também gostava de falar de coisas que não envolvam edição, para que as pessoas percebam que afinal até se faz muita coisa antes da fotografia chegar ao Photoshop.
     
  9. matavelhos

    matavelhos Power Member

    A rubrica é engraçada e demonstra todo o trabalho que é necessário para atingir resultados excelentes como os teus. Não li as outras, mas já que pedes sugestões, há uns tempos tropecei em algo que não fazia ideia e ao que parece até é uma técnica bastante usada em retratos que é a separação de frequência -

    Acho que retrato não é bem a tua área de maior interesse, mas pode ser sempre algo a abordar num futuro.
     
  10. APedro

    APedro Power Member

    Gostei do teu site e igualmente do teu texto.

    Há uma questão que não te vi abordar, a resolução da máquina/fotografia (ainda que não seja independente da qualidade do vidro e disso tu falaste).

    Outra questão que me tem interessado ultimamente é exactamente a questão do foco. Tenho andado a ler sobre a distância hiperfocal.

    Tens algum critério no foco quando tens motivos em primeiro plano?
     
  11. xukuru

    xukuru Power Member

    @matavelhos

    Já li qualquer coisa sobre isso, mas como vi que estava relacionado com retratos, confesso que acabei por passar à frente.
    Estive a ver o vídeo que aqui meteste, e apesar de não encontrar (por enquanto!) aplicação naquilo que faço, normalmente há sempre um ou outro detalhe que se aproveita. Fica aqui de lado caso me ocorra algo.

    @APedro

    Havia mais coisas a ter em conta. A própria edição em si, o quanto se puxa pelos raws, etc... Isso também tem influência.
    Cheguei a pensar referir a resolução, mas a guerra dos megapixeis pode facilmente descambar, até porque a seguir à resolução vem o tamanho dos sensores e às tantas andamos todos à batatada! Quando na verdade acabamos sempre no mesmo sítio: melhor vidro (para resolver aquela resolução toda) e melhor estabilização (porque aqui mesmo com uma UGA vamos notar o mínimo movimento).

    Em relação ao foco, desisti rapidamente da hiperfocal. Até posso estar a cometer um grande erro, mas para aquilo que faço, nunca me deu grande resultado. As fotos continuavam a sair desfocadas. E muito honestamente isso ainda se vai notar mais à medida que a resolução das máquinas for aumentando. A hiperfocal tem uma palavra-chave na sua "definição", que é a palavra "Aceitável". Ou seja, aquilo já assume que não fica perfeito, mas próximo o suficiente para ser aceitável. Para paisagem não acho que faça sentido, podendo recorrer a focus stacking.

    O que eu faço é muito simples: foco no infinito. Ficou tudo focado? Perfeito. Não ficou? Focus Stacking. Tenho dúvidas? Focus Stacking. Dependendo da cena que estou a fotografar é que decido a quantidade de fotos, sendo que no mínimo 3.
    Tem apenas em consideração que faço maioritariamente paisagem, e é essa a minha experiência.

    O Thomas Heaton levou isto mais ao extremo, e fez testes:

     
  12. APedro

    APedro Power Member

    Não tinha visto este vídeo do Thomas Heaton, vou ver!

    Focus Stacking não é uma opção para mim, eu já faço paisagem através de várias exposições (através de brackting e para panorama). Cada paisagem que faço tem origem em 12 fotografias ou mais.
     
  13. xukuru

    xukuru Power Member

  14. jjmaia

    jjmaia What is folding?

    Essa esta muito boa :)
     

Partilhar esta Página