xukuru

@MacFreak95 , foi tudo "aproveitamento" da poluição luminosa. Do lado direito proveniente dum alojamento turístico a uns 100 metros. Já o convento tem luz proveniente do tal alojamento e também de iluminação pública duma estrada/rotunda. Os faróis dos carros que desciam do castelo de Monsaraz também iluminavam o convento, mas nem foi o que teve mais influência.

Para além disso, o convento teve direito a uma edição mais localizada: correcção de WB (caso contrário estaria amarelo/laranja) e dei uns toques nos Highlights e White para destacar mais.
 
@vvalk3ng , acima de tudo requer planeamento. A execução em si foi simples.

Na minha cabeça tinha o seguinte:
- Sabia que queria uma árvore deste género, isolada, e que conseguisse alinhar desta forma com a via láctea. Andei uma manhã à procura :facepalm: mas pronto, enquanto procurava também passeava e conhecia a região;
- 5 ou 6 exposições só para a via láctea para redução de ruído
- Depois uma exposição para o retrato com a lanterna e mais outra exposição para iluminar melhor o resto da cena.

Quando encontrei a árvore, peguei no telemóvel com a app Photopills e procurei a composição que queria. Sabia o local de onde ia fotografar à noite e como é que ia fotografar. Depois é não inventar e seguir o plano.
 
valeu a pena o esforço... e é como dizes, pode dar trabalho a procurar o sitio ideal mas pelo menos conheces a zona, e podem sempre surgir novas ideias.
gostei da tua descrição de todo o processo, sempre deu para aprender um pouco mais, e já fiquei a conhecer uma nova app.
 
Olá @_cardoso_ !

Bom, em primeiro lugar é preciso planear. Foi talvez a parte mais demorada porque não fazia ideia onde ficava esta estrada. Sabia que existia, mas não sabia onde.
Idealmente, eu gostava de ter no "final da estrada" o núcleo da via láctea. Como alternativa, seria fazer um startrail. Assim que encontrei a estrada, usei a app Photopills e percebi logo que não ia dar para fazer a fotografia com a via láctea.

Para o startrail foram umas 230 exposições de 30s cada, sem intervalo entre elas. Para o chão, foi apenas uma exposição. No final juntei as duas.
 
Back
Topo