xukuru

Excelentes fotos! Gosto de todas! Enquadramento, edição... muito bom mesmo!

Todas elas estão tão sharp que até fico desfocado! :D Brutal! Consegues isso apenas devido ao equipamento que usas? Ou é edição?

Cumprimentos!
 
Olá @kronnuz !

Muito obrigado pelo comentário ;-)

Em relação ao sharpness, é um bocado uma mistura das duas coisas, se bem que tenho aqui fotos tiradas com uma compacta (Canon G1x), com uma 70D e mais recentemente com a 6D. E só na 6D é que comecei a usar vidro L da Canon.
Depois convém ter um tripé capaz de realmente estabilizar a máquina. No final, é a edição que dá o último retoque. Mas não faz milagres no que toca ao sharp. Se a foto está "soft" ou tremida, vai morrer assim. Podes disfarçar um bocado, eventualmente para um tamanho de Facebook, mas não mais do que isso.

É isto tudo junto que permite ter imagens sharp.
 
Esta semana fiz a minha primeira tentativa de astrofotografia e....com lua cheia e céu nublado não podia ter grandes resultados.

Tenho de voltar a tentar.

Parabéns pela tuas fotos, muito bom.
 
Na primeira não gosto da Luz.

É um gosto pessoal, não gosto de luz dura a não ser que seja utilizada em fotografia de rua por exemplo.

Em paisagem acho que o contraste que resulta de uma luz tão dura é horrível.

Gosto da segunda, bem enquadrada, preto e branco não falha :D

Uma longa exposição aí com um céu arrastado tinha ficado brutal.

Bom trabalho.
 
Pois, fim de semana da treta na Estrela... Nem uma nuvenzinha para amostra... Ali no Covão dá sempre para safar a coisa, mas não faz milagres :D

Não tenho filtros para fazer longas exposições :( mas já estão em wishlist na Amazon :bounce:
Por acaso tenho noção que perco algumas oportunidades de fazer umas fotos catitas a preto e branco com longa exposição... mas é o que há para já :wscared:

Muito obrigado ;-)
 
Não precisas de filtro.

Faz 3/4/5/6/7 exposições, as que forem precisas.

Quanto mais fizeres mais expressivo será o efeito.

Faz as exposições com intervalos de tempo de 30s por exemplo.

Depois no lightroom é só fazeres isto:


Eu tenho feito isto mas com algumas longas exposições.

Ou seja, faço umas 3 exposições de 30s cada e depois junto-as dessa maneira, potenciando o efeito.

Ainda assim consegues o efeito de longa exposição com exposições normais.
 
Também não está mal visto! Pode ser que para desenrascar sirva. E eu até gosto de andar a brincar no Photoshop.
Mas espero sinceramente que os filtros não demorem muito!
 
Partilha lá os settings para essa foto da via láctea ...
Quero fazer uma foto dessas. Sei que para além do local, existem definições próprias para o fazer. Aliás vi no Forum Fotografia uma técnica de over expose para se conseguir depois ir buscar os detalhes. Usas isso?
 
Isso depende muito das condições do céu no local.
Em zonas com poluição luminosa mais acentuada, sim, uso isso. "Exposure to the right". Em zonas tipo Montesinho não tenho sentido necessidade.

Aliás, nesta foto estava com ISO 6400, 25s e 2.8. São duas exposições. Uma para o céu é outra para o resto. Iluminei com os mínimos do carro. Mas usei os mesmos settings. Desligue foi os faróis mais cedo :-P

Nunca abaixo dos 1600 ISO. Começo sempre nos 3200 e depois ajusto. A velocidade vai estar dependente da distância focal, por isso só fazendo contas. A abertura... é o que a lente der. Eventualmente fechar um bocadito para ficar com melhor definição, mesmo perdendo luz.
 
Muito à frente sim senhor! O que parece uma simples foto de longa exposição acaba por ter todo um planeamento por trás! E quando corre bem, vale a pena o esforço! Mostra mais...
 
Não consigo gostar da luz na casa.

Talvez pintasse com uma luz manualmente reduzindo assim intensidade e tornando a luz mais homogénea.

Ainda assim é sempre uma foto bem conseguida e de difícil execução, requer bastante planeamento e conhecer uns spots porreiros.

Para mim não bate aquela tua com a linha do comboio por baixo.
 
Back
Topo