XXXX Nova Estrutura do Forum XXXX

Poiuy

Zwame Advisor
Retirei a Poll, volto a por depois de discutirmos isto tudo, já que parece que vai haver algumas alterações importantes, alem de que convem muitos users lerem esta thread.


A equipe de Moderadores esteve a estudar uma forma de tornar o nosso forum mais funcional.
Após analisar-mos alguns foruns internacionais de grande movimento, chegamos a esta estrutura.

A ideia base é defenir melhor os threads, como temos agora surgem algumas confusões onde colocar os posts, e dificulta a pesquisa de threads mais antigas.

Esta é a versão semi-final, como sempre queremos saber o mais importante que é a opinião dos nossos users :).

Serão aceites e ponderadas todas as criticas construtivas de optimização desta estrutura.

Algumas notas:

1: Os foruns vão deixar de ter descrição (para tornar a pagina inicial mais limpa). (em discusão)
2: Todos os foruns terão uma thread stick com threads antigas importantes para melhor consulta.

Legenda:
Grupo de Foruns
* Forum que aparece na pagina principal
** Sub Forum




Nova Estrutura do Forum Techzonept
Bem vindo à Techzonept:
* Instruções de funcionamento (forum só de escrita pelo staff)
* Questões, sugestões e críticas

Hardware:
* AMD Cpu's e Motherboards
* Intel Cpu's e Motherboards
* Placas de Video
* Drives (HD/CD/DVD/Blue Ray)
* Placas de Som e colunas
* Displays (Monitores, TFT's e Plasmas)
* Imagem (Impresoras, Scanners, Cameras)
* Gadgets, Portateis e Telemóveis
* Hardware Outros
* Overclocking e Cooling
** Air Cooling
** Water Cooling
** Phase Change Cooling
** V-mods e outros Hardware Mods
* Modding
** Galeria
** Tutoriais artigos e Reviews

Software:
* Sistemas Operativos
* Tweaking & Benchmarks <-Sugestão Nemesis11
* Programas diversos e updates
* Software Modding
* Jogos
* Programação

Internet, redes e segurança:
* Ligações Internet (Cabo, DSL, Satelite, etc)
* Redes Cabladas e Wireless (configs, hot spots, etc)
* Segurança (firewalls, adware, spyware, virus, trojans, worms, etc)

Comunidade:
* Geral
** Desporto
** Cinema
** Musica
** Motores
** Babes' Forum
* Lan party's e meetings
** Game server
** Futeboladas
* Anedotas e curiosidades

Projectos de computação distribuida:
* SETI
* Portugal@Folding

Anuncios Classificados:
* Anuncios de Empresas
* Guia de compras
* Compra-se
* Vende-se
* Price check



Todas as sugestões e criticas serão muito bem vindas.​
 
Última edição:
Votei não, apesar de concordar com a maior parte dos foruns/sub-foruns.
O que não concordo:
- Fundamentalmente a parte de Hardware. Tweaking & Benchmarks no hardware?
Estar a dividir por secções? Para quê? Só vai aumentar os post "biased". Além disso, onde é que está o forum de Cpu Via? Ou forum de Barebones? Ou o forum de <inserir o que quizerem>?
Pelo menos um forum no hardware de "Outros". Mesmo assim, acho que devia ficar como está esta parte do forum e não andar a dividir.
- "Anuncios de Empresas" -> O que é isto??? O forum do spam? Quando às 3 da manhã estamos fartos de ver os comerciais na Tv, vamos visitar este forum?
- Onde estão as Babes? :D

O que concordo:
- Tudo o resto, especialmente este "Segurança (firewalls, adware, spyware, virus, trojans, worms, etc)".

Cumps.
 
Poiuy, editei o 1.º post apenas para colocar uns espaços a seguir a alguns * que não tinham, para facilitar a leitura do post :)
 
Nemesis11:

Quando passei isto para aqui, perdeu-se o "Hardware Outros".... Já lá acrescento.

Tweaking & Benchmarks no hardware?
Sim tens razão, talvez fique melhor no Software ....

"Anuncios de Empresas" ... <- Estamos a estudar uma forma de algumas empresas poderem fazer promoções especiais para membros do forum, ainda está em estudo...

Onde estão as Babes?
O Babes já lá tá !!!!!


A ideia de dividir o forum desta maneira é para ficar mais organizado e melhor estruturado, e para ser mais facil aos users encontrem os posts dentro de certos assuntos.
 
Não concordo com a sub-sub-sub-segmentação dos fóruns. É um gosto pessoal. No entanto, devo referir que para mim isto pode ficar como está ou como foi avançada esta proposta.

Estou SEMPRE a utilizar a técnica de ver os New Posts. É raro começar num sub-forum à procura de novas threads.
 
...
* Overclocking e Cooling
** Air Cooling
** Water Cooling
** Phase Change Cooling
** V-mods e outros Hardware Mods
...

Poiuy, onde ficam as threads sobre OC mesmo (how to's, resultados, truques e dicas, ...) ?

E ainda não é desta que se põe uma zona para serem registadas as classificações/avaliações sobre os users que compram e vendem ?

Acho que tal área devia existir.

De resto está fixe ;)
 
Última edição:
Poiuy, a ideia de segmentar foruns será mesmo boa ideia? Especialmente a de hardware e talvez a de Internet, redes e segurança.
Na minha opinião:
- Vai aumentar os posts biased. (EDIT: É mais por haver uma Amd forum e um Intel forum)
- Alguns sub-foruns por falta de participação/novidades vão "morrer". Exemplo, há pessoal para manter estes 4?( Air Cooling, Water Cooling, Phase Change Cooling, V-mods e outros Hardware Mods ). Nao poderiam estar só em 1 (ou 2, já que V-mods não é cooling)?
- Cada vez que um segmento de mercado passa a ser importante, têm que estar a criar um sub-forum.
- Posts no sitio errado/não saber onde postar. Dois exemplos:
-> Uma review comparativa entre dois novos processadores da Intel e Amd são postos onde?
-> Não havendo um "dúvidas de Hardware", onde se colocam estes posts? Nos Outros?

No entanto isto é tudo uma opinião pessoal. Se o formato mudar e a maioria gostar, só vai beneficiar o fórum :).
 
Última edição:
SUp3rFM disse:
Não concordo com a sub-sub-sub-segmentação dos fóruns. É um gosto pessoal. No entanto, devo referir que para mim isto pode ficar como está ou como foi avançada esta proposta.

Estou SEMPRE a utilizar a técnica de ver os New Posts. É raro começar num sub-forum à procura de novas threads.


Ja somos 2 então :D

jvidia, os subfórums por baixo do overclock são semelhantes aos actuais wheels & motors e babes que tão no geral, portanto threads sobre oc ficariam no fórum de overclock :)
 
Chip disse:
jvidia, os subfórums por baixo do overclock são semelhantes aos actuais wheels & motors e babes que tão no geral, portanto threads sobre oc ficariam no fórum de overclock :)

OK, e quanto à classificação/avaliação de users compradores/vendedores de material ! Algo pensado ?
 
Concordo com o ponto apresentado pelo Nemesis11 em relação às dúvidas de Hardware. Acho que podiam criar uma tanto para Hardware e outra para Software para se distinguir dos comentários acerca de hardware/software e pedidos de ajuda.
 
tb n concordo mto com a segmentação dos foruns. n tenho o habito de ir ao butao de new posts, prefiro ir ver os novos posts directamente às areas q me interessam e tar a segmentar tudo vai dar mais trabalho :o
tb acho q mtos subforuns vai cair no esquecimento com meia duzia de posts.
o facto de mandarmos cinema, musica etc tudo po geral e hardware po mesmo forum torna tudo mto mais acolhedor :-D segmentar o forum vai dispersar mais os users em vez de aproximar. e so uma ideia :)
 
Nao concordo com tanta divisao do forum. Acho que tal vai criar vazios e tornar o forum demasiado grande e igual aos outros.

A divisao do hardware é parecido a outro forum e torna-se num forum grande. Concordo com a divisao AMD/intel mas parece-me bem juntar o Imagem + displays + placas de som + hardware outro numa só categoria -> Hardware outtro. e porque? O que vais falar de imagem? e de displays? Placas de sons a nivel de audigy´s ou som profissional? Mesmo assim concordo com a parte das gráficas porque ha "muitos enganos " e e tem muito pano para mangas


Outra coisa é dividires o arrefecimento em air cooling, watercooling, phase cooling e vmods. Vmods ou se criava um sticky e fechado para nao haver comentários ou como ha sempre duvidas existir á mesma o subforum. talvez aqui optasse pelo subforum com regras bem rigidas para nao haver fritamentos lol. Até porque acho que muita gente nao faz isso porque metem pics só etc e ha sempre nobbisse ( e eu 1 deles )
Acho que o subforum podia englobar as 3 zonas, ar, agua e hardcooling. só uma opniao

A zona de galeria. Eu optava por um sticky com 4 pics por exemplo de resolucoes fixas e link. Ou a zona galeria seria para demonstracao de projectos que os users fazem? Ao mesmo estilo que existe na ***** onde uma pessoa mostra o modding do pc? e ai para que servia o forum do modding? só para ter la meia duzia de topicos ? porque nao fazer lá os projectos dos users?

Gosto da zona de portateis e afins. Tem futuro ( já tem :D )
------------------
Hardware:
* AMD Cpu's e Motherboards
* Intel Cpu's e Motherboards
* Placas de Video
* Hardware Outros
* Gadgets, Portateis e Telemóveis
* Overclocking e Cooling /* Geral para o chat chat */
** Arrefecimento Geral /* Discussao .... inserir aqui o destino */
** V-mods e outros Hardware Mods
* Modding + galeria@sticy
** Tutoriais artigos e Reviews
---------------------------------------------



Software:
* Sistemas Operativos
* Tweaking & Benchmarks <-Sugestão Nemesis11
* Programas diversos e updates
* Software Modding
* Jogos
* Programação

qual a diferenca entre programas diversos e updates e o software modding?

-----------------------------------------------------------------------------

Concordo quase tudo. Criacao de um sticky ou subforum sobre emprego em informatica ou relacionado. Num tempo em que as coisas nao estao tao boas é uma boa ideia. talvez o sticky com regras especiais.

Internet, redes e segurança EEE Comunidade: EEEEE Projectos de computação distribuida.
---------------------------------------------------------------------

Anuncios Classificados:
* Anuncios de Empresas
* Guia de compras
* Compra-se
* Vende-se
* Price check

Anuncios de empresas -> voces é que sabem. Dá para incluir anuncios de empresas dito por pessoas fora delas? por exemplo, vou ( para ser diferente ) á ***** e vejo um router ANAL de 8 buracos, perdao, 8 portas e axo que tá a bom preço e quero a noticia ... posso colocar nesse forum? ou isso é já o GUIA DE COMPRAS?

O resto está bom.
 
Resumo das Sugestões:

(as minhas respostas estão a amarelo)




jvidia:

1) Poiuy, onde ficam as threads sobre OC mesmo (how to's, resultados, truques e dicas, ...) ?
Ficariam aqui: * Tweaking & Benchmarks

2) uma zona para serem registadas as classificações/avaliações sobre os users que compram e vendem.
Excelente ideia, vou adicionar isso na proxima maquete do forum.





Nemesis11:

1) Vai aumentar os posts biased. (EDIT: É mais por haver uma Amd forum e um Intel forum)

Que acham se então tivermos um forum chamado: CPU's e Motherboards ??? onde inglobaria intel e amd???

2) Alguns sub-foruns por falta de participação/novidades vão "morrer". Exemplo, há pessoal para manter estes 4?( Air Cooling, Water Cooling, Phase Change Cooling, V-mods e outros Hardware Mods ). Nao poderiam estar só em 1 (ou 2, já que V-mods não é cooling)?
Era mais por uma questão de organização, mas podemos sempre eliminar os sub foruns no futuro se tiverem pouco uso.


3) Cada vez que um segmento de mercado passa a ser importante, têm que estar a criar um sub-forum.
Acho dificil aparecerem assim segmentos de mercado que justifiquem 1 forum, e que não se enquadrem em nenhum que já tenhamos.


4) Posts no sitio errado/não saber onde postar. Dois exemplos:
-> Uma review comparativa entre dois novos processadores da Intel e Amd são postos onde?
Acho que esta já está respondida em cima, penso não haver mais nenhum forum onde possa surguir esta duvida.
-> Não havendo um "dúvidas de Hardware", onde se colocam estes posts? Nos Outros?

Bem a ideia era colucar as duvidas nos respectivos foruns, mas se acharem melhor continuamos só com 1 para Problemas de Hardware




DekkeR:

1) Concordo com o ponto apresentado pelo Nemesis11 em relação às dúvidas de Hardware. Acho que podiam criar uma tanto para Hardware e outra para Software para se distinguir dos comentários acerca de hardware/software e pedidos de ajuda.

Vamos então ver se respondemos ás duvidas/problemas nos respectivos foruns, ou se criamos 1 só para problemas gerais, ou vários... penso que talvez a solução de criar 2 foruns como dizes, 1 para problemas de hardware e outro para problemas de software talvez seja a melhor solução.




ednoc:

1) tb n concordo mto com a segmentação dos foruns. n tenho o habito de ir ao butao de new posts, prefiro ir ver os novos posts directamente às areas q me interessam e tar a segmentar tudo vai dar mais trabalho

Como já respondi em cima, a ideia é melhorar a organização das coisas, alem disso temos outra coisa que brevemente vai entrar em vigor e que funciona melhor com uma estrutura mais defenida :cool: (falo sobre isso mais tarde)


2) tb acho q mtos subforuns vai cair no esquecimento com meia duzia de posts.
Acho que se podem sempre apagar no futuro os foruns com menos interesse.


3) o facto de mandarmos cinema, musica etc tudo po geral e hardware po mesmo forum torna tudo mto mais acolhedor
Não ficará demasiado confuso??? Imagina somar ao geral, as babes e o futebol... :)




jfbbms:

1) Nao concordo com tanta divisao do forum. Acho que tal vai criar vazios e tornar o forum demasiado grande e igual aos outros.
Estamos aqui é para discutir e tentar encontar uma solução que tente servir o maximo de pessoas possiveis, mas sim... és capaz de ter razão, seja como for, isto ainda vai ser amplamente discutido, estas discusões têm bastante interesse porque surgem sempre ideias novas, como o caso da avaliação dos vendedores, ou das propostas de emprego.


2) A divisao do hardware é parecido a outro forum e torna-se num forum grande. Concordo com a divisao AMD/intel mas parece-me bem juntar o Imagem + displays + placas de som + hardware outro numa só categoria -> Hardware outtro. e porque? O que vais falar de imagem? e de displays? Placas de sons a nivel de audigy´s ou som profissional? Mesmo assim concordo com a parte das gráficas porque ha "muitos enganos " e e tem muito pano para mangas.
Ok, vamos estudar a hipotese de encolher mais estes foruns.


3) Acho que o subforum podia englobar as 3 zonas, ar, agua e hardcooling. só uma opniao
Esta divisão está a ser feita unica e exclusivamente por uma questão de organização de posts, mas se não se justificar, engloba-se tudo.

4) A zona de galeria. Eu optava por um sticky com 4 pics por exemplo de resolucoes fixas e link. Ou a zona galeria seria para demonstracao de projectos que os users fazem? Ao mesmo estilo que existe na ***** onde uma pessoa mostra o modding do pc? e ai para que servia o forum do modding? só para ter la meia duzia de topicos ? porque nao fazer lá os projectos dos users?
Sim é uma boa ideia!


5) Anuncios de empresas -> voces é que sabem. Dá para incluir anuncios de empresas dito por pessoas fora delas? por exemplo, vou ( para ser diferente ) á ***** e vejo um router ANAL de 8 buracos, perdao, 8 portas e axo que tá a bom preço e quero a noticia ... posso colocar nesse forum? ou isso é já o GUIA DE COMPRAS?
Isso colocas no forum Guia de compras.

Os anuncios das empresas serão só colucados por empresas (isto ainda está em estudo)


6) qual a diferenca entre programas diversos e updates e o software modding?
A ideia do software moding, tem a ver só com skins do windows, winamp, desktop's etc....
Os programas diversos, seriam offices, winzips... enfim programas em geral...




7) Criacao de um sticky ou subforum sobre emprego em informatica ou relacionado. Num tempo em que as coisas nao estao tao boas é uma boa ideia. talvez o sticky com regras especiais.
Boa Ideia!



8) Sobre a estrutura que apresentás-te:
Vou ter isso em conta quando fizer a nova maquete, vou esperar que mais users deem sugestões, antes de fazer uma nova proposta.

Queria agradecer a todos os users pelas sugestões que estão a dar.






 
Sugestão de Estrutura do Forum diferente....








Bem vindo à Techzonept:
* Instruções de funcionamento
* Questões, sugestões e críticas

Hardware:
* Cpu's e Motherboards
* Placas de Video
* Drives (HD/CD/DVD/Blue Ray)
* Gadgets, Portateis e Telemóveis
* Hardware Geral

Software :
* Sistemas Operativos
* Programas, updates e softmod
* Jogos
* Programação

Optimizações, Modificações e ajuda:
* Overclocking e Cooling
* Tweaking & Benchmarks
* Modding
* Duvidas e suporte Tecnico

Internet, redes e segurança:
* Ligações Internet
* Redes Cabladas e Wireless
* Segurança

Comunidade:
* Geral
** Desporto
** Cinema, Musica e Artes
** Motores
** Babes' Forum
* Lan party's e meetings
* Anedotas e curiosidades
* Grupos SETI e Portugal@Folding

Anuncios Classificados:
* Guia de compras
* Compra-se
* Vende-se
* Price check (material antigo)
* Bolsa de Emprego






falta isto:
* classificações/avaliações sobre os users que compram e vendem. (arranjar nome decente ou por dentro de outro forum...)

Talvez seja por ser 7:30 da manhã e ter estado a noite toda a pensar nisto, mas o que acham de uma estrutura assim???

Basicamente dividi isto em temas:

Hardware
Software
Modificações/optimizações/ajuda
Redes e Segurança
Comunidade Techzone
Anuncios

Ou seja, qualquer um destes temas são bastante distintos, e não se misturam.... Assim acho que fica mais explicito do que está agora, e não fica tão espalhado....

Vou mas é dormir, se calhar amanha quando vier cá ver isto vou achar que está horrivel... ou talvez não...
 
Ao contrario do que o jfbbms disse sobre a parte de Galeria pros projectos de modding o ideal é mesmo estar num subforum em vez de juntar com o principal.
Fica muito mais organizado nisso nao ha duvidas, e se a pessoa quizer ver o projecto de X nick nao tem que andar a procurar em 10 paginas (exemplo) da thread que ta em sticky.
Pode-se no entanto alterar o nome para Projectos de Modding ou um nome parecido :)

Abraços
 
SUp3rFM disse:
Não concordo com a sub-sub-sub-segmentação dos fóruns. É um gosto pessoal. No entanto, devo referir que para mim isto pode ficar como está ou como foi avançada esta proposta.

Estou SEMPRE a utilizar a técnica de ver os New Posts. É raro começar num sub-forum à procura de novas threads.


same here :( isso está sub sub sub...um gajo perde-se....

eu tb uso a tab NEW POSTS...senão..com tantos subs já n sabia voltar p trás :D
 
Boas , acho que a sugestao da estrutura do forum no post nº 14 do poyui está muito boa! Prefiro essa à actual , e à apresetanda no primeiro post.

Tive aqui a pensar , e se fosse criado tabem um subforum para discussão de assuntos relacionados com multimedia (tratamento de som , video imagem) penso que teria alguma utilidade , mas posso tar errado ;)
 
Back
Topo