• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Y520-15IKB-601 vs MSI GV62 7RE-2444PT vs NL5 (promo)

_Mighty_

Power Member
O portátil é para o meu irmão que faz uma utilização bastante normal, a nível profissional (documentos, navegação, etc.), joga League of Legends e ocasionalmente alguns jogos mais recentes.

Do que estive a investigar, cheguei a 3 opções que me parecem viáveis, cada uma com as suas vantagens e desvantagens:

Lenovo Legion Y520 15.6" Y520-15IKB-601
Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad-Core, 2.80 GHz com Turbo até 3.80 GHz, 6 MB Cache
Memória RAM: 8GB (1x8GB) DDR4 2133Mhz
Ecrã: 15.6", Full HD 1920 x 1080, painel IPS, Anti-Glare, 16:9, LED-Backlight
Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 + NVIDIA® GeForce GTX 1050 Ti 4GB GDDR5
Armazenamento: SSD 256GB M.2 2280 NVMe
PVP: 990€

MSI 15.6" GV62 7RE-2444PT (pré-reserva)

Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad Core, 2.80 GHz com Turbo até 3.80 GHz, 6 MB Cache
Chipset: Intel® HM175
Memória RAM: 16GB (2x8GB) DDR4-2400 MHz
Ecrã: 15.6" Full HD (1920x1080), Wide-View, Anti-Glare
Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 + NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 4GB GDDR5
Armazenamento: SSD 128GB + HDD 1TB 5400 RPM
PVP: 1.099€

***** NL5 (promo)
Processador: Intel Core i7 7700HQ 2.8GHz-3.8GHz Turbo
Memória RAM: 8GB DDR4 2400MHz - G.Skill / Crucial (1x8GB)
Ecrã: 15.6" FHD (1920 × 1080) IPS Matte
Placa Gráfica: nVidia GeForce GTX 1060 6GB GDDR5
Armazenamento: 240GB SSD M.2 - WD + 500GB HGST 7200rpm 32MB SATA3 HDD Slim (7mm)
PVP: 1.157,90€

Nota: valores incluem windows.

* * * * *

Qual escolheriam?

* * * * *

1) Qual é o orçamento disponível?

~ 1.100 Euros

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Trabalho e jogos (principalmente LoL e ocasionalmente alguns jogos mais atuais).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Não.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
2-3 horas para cima é positivo.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
O jogo de eleição é o League of Legends mas, ocasionalmente, alguns outros jogos mais recentes.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
3. 1920x1080

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Assim que estiver decidido.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Não.
 
Eu iria entre o Lenovo e o NL5. A decisão aqui é mais por prioridades.

Lenovo - Mais silencioso e mais barato
NL5- mais barulhento e melhor gráfica e mais caro.

É uma questão de escolha. Para LoL qualquer um serve.
 
@_Mighty_ Estou EXATAMENTE na mesma situação que tu. Irmão, mesmo uso, a ponderar as mesmas opções. Ao ponto do meu irmão me ter vindo perguntar agora se eu tinha mais que uma conta aqui :P

A diferença é que para já coloquei o NL5 um pouco de parte, dando prioridade aos outros dois.

Atenção a uma coisa. A minha escolha em condições normais iria ser o Lenovo, porque não sendo uma bomba, parece-me um portátil bastante completo e para o efeito serviria perfeitamente. Acontece que entretanto me pus a pesquisar nos fóruns da Lenovo e descobri que as versões que trazem somente um SSD M.2 (que é o caso desse) não trazem suporte para colocar um outro disco. Nem bracket, nem cabo para ligar, nem nada. Para se adicionar um outro disco, é necessário comprar as peças individualmente (que pelo que li, lá fora estão sempre esgotadas, cá nem faço ideia se/como vendem) para depois encaixar o disco. Chega-se ao cúmulo do pessoal fazer o seu próprio encaixe a partir de metal de latas de cerveja!!

A verdade é que não consegui obter confirmação nenhuma desta situação nos portáteis Lenovo comercializados por cá. Na loja onde penso que viste esse Lenovo a esse preço não me souberam confirmar, disseram apenas que era perfeitamente possível tal situação uma vez que já viram vários portáteis Lenovo sem encaixe para outro disco. Enviei email também ao suporte da Lenovo em Portugal e disseram-me que seria possível colocar um SATA extra neste portátil. Acontece que nos fóruns da Lenovo também mencionaram que nem o próprio suporte deles sabia confirmar estas situações, portanto não sei até que ponto esta informação que me deram é fidedigna.

Ora, ficar somente com um SSD de 256GB no portátil é altamente limitativo e foi por essa razão que fiquei de pé atrás em relação ao Lenovo. Neste momento estou mesmo mais inclinado para o MSI, sabendo que tem o pior ecrã de todas as opções, mas também já traz 16GB da RAM mais rápida, um SSD (embora mais pequeno) e um HDD.

O que gostaria mesmo era de confirmar a situação do disco em relação ao Lenovo. Expus a situação aqui no fórum no tópico dos Lenovo Y520/Y720 mas até ao momento ainda não obtive resposta :/
 
@_Mighty_ Estou EXATAMENTE na mesma situação que tu. Irmão, mesmo uso, a ponderar as mesmas opções. Ao ponto do meu irmão me ter vindo perguntar agora se eu tinha mais que uma conta aqui :P

A diferença é que para já coloquei o NL5 um pouco de parte, dando prioridade aos outros dois.

Atenção a uma coisa. A minha escolha em condições normais iria ser o Lenovo, porque não sendo uma bomba, parece-me um portátil bastante completo e para o efeito serviria perfeitamente. Acontece que entretanto me pus a pesquisar nos fóruns da Lenovo e descobri que as versões que trazem somente um SSD M.2 (que é o caso desse) não trazem suporte para colocar um outro disco. Nem bracket, nem cabo para ligar, nem nada. Para se adicionar um outro disco, é necessário comprar as peças individualmente (que pelo que li, lá fora estão sempre esgotadas, cá nem faço ideia se/como vendem) para depois encaixar o disco. Chega-se ao cúmulo do pessoal fazer o seu próprio encaixe a partir de metal de latas de cerveja!!

A verdade é que não consegui obter confirmação nenhuma desta situação nos portáteis Lenovo comercializados por cá. Na loja onde penso que viste esse Lenovo a esse preço não me souberam confirmar, disseram apenas que era perfeitamente possível tal situação uma vez que já viram vários portáteis Lenovo sem encaixe para outro disco. Enviei email também ao suporte da Lenovo em Portugal e disseram-me que seria possível colocar um SATA extra neste portátil. Acontece que nos fóruns da Lenovo também mencionaram que nem o próprio suporte deles sabia confirmar estas situações, portanto não sei até que ponto esta informação que me deram é fidedigna.

Ora, ficar somente com um SSD de 256GB no portátil é altamente limitativo e foi por essa razão que fiquei de pé atrás em relação ao Lenovo. Neste momento estou mesmo mais inclinado para o MSI, sabendo que tem o pior ecrã de todas as opções, mas também já traz 16GB da RAM mais rápida, um SSD (embora mais pequeno) e um HDD.

O que gostaria mesmo era de confirmar a situação do disco em relação ao Lenovo. Expus a situação aqui no fórum no tópico dos Lenovo Y520/Y720 mas até ao momento ainda não obtive resposta :/

Já te decidiste?
 
@_Mighty_ Estou EXATAMENTE na mesma situação que tu. Irmão, mesmo uso, a ponderar as mesmas opções. Ao ponto do meu irmão me ter vindo perguntar agora se eu tinha mais que uma conta aqui :P

A diferença é que para já coloquei o NL5 um pouco de parte, dando prioridade aos outros dois.

Atenção a uma coisa. A minha escolha em condições normais iria ser o Lenovo, porque não sendo uma bomba, parece-me um portátil bastante completo e para o efeito serviria perfeitamente. Acontece que entretanto me pus a pesquisar nos fóruns da Lenovo e descobri que as versões que trazem somente um SSD M.2 (que é o caso desse) não trazem suporte para colocar um outro disco. Nem bracket, nem cabo para ligar, nem nada. Para se adicionar um outro disco, é necessário comprar as peças individualmente (que pelo que li, lá fora estão sempre esgotadas, cá nem faço ideia se/como vendem) para depois encaixar o disco. Chega-se ao cúmulo do pessoal fazer o seu próprio encaixe a partir de metal de latas de cerveja!!

A verdade é que não consegui obter confirmação nenhuma desta situação nos portáteis Lenovo comercializados por cá. Na loja onde penso que viste esse Lenovo a esse preço não me souberam confirmar, disseram apenas que era perfeitamente possível tal situação uma vez que já viram vários portáteis Lenovo sem encaixe para outro disco. Enviei email também ao suporte da Lenovo em Portugal e disseram-me que seria possível colocar um SATA extra neste portátil. Acontece que nos fóruns da Lenovo também mencionaram que nem o próprio suporte deles sabia confirmar estas situações, portanto não sei até que ponto esta informação que me deram é fidedigna.

Ora, ficar somente com um SSD de 256GB no portátil é altamente limitativo e foi por essa razão que fiquei de pé atrás em relação ao Lenovo. Neste momento estou mesmo mais inclinado para o MSI, sabendo que tem o pior ecrã de todas as opções, mas também já traz 16GB da RAM mais rápida, um SSD (embora mais pequeno) e um HDD.

O que gostaria mesmo era de confirmar a situação do disco em relação ao Lenovo. Expus a situação aqui no fórum no tópico dos Lenovo Y520/Y720 mas até ao momento ainda não obtive resposta :/

E porque não comprar a versão com HDD e adicionar o ssd? Pelo que vi havia várias versões desse portátil umas com hdd e outras com sdd. No meu caso comprei um similar (apenas o processador é o i5) com HDD e adicionei ssd e ficou me por 920€
 
Tendo em conta o feedback que o NL5 tem tido e a gráfica do mesmo comparando com a do Lenovo e MSI, seria o NL5 sem duvida!

https://forum.zwame.pt/threads/*****-nl5-fotos-reviews-e-opinioes.1006050/
 
Já te decidiste?

Sim, já me decidi e a máquina já está cá em casa desde a semana passada!

Num volte face de última hora acabei por me decidir e avançar no Lenovo :P

A qualidade de construção do MSI era algo que me deixava algumas dúvidas. A construção deles, no geral, é boa mas destas gamas mais baixas há ali qualquer coisa que ao toque faz parecer o portátil mais roscofe. Isso aliado a um ecrã fraco, um SSD mais pequeno e um preço superior acabou por me fazer decidir pelo Lenovo, mesmo com a incógnita do disco HDD.

Provavelmente agora estarás a pensar "mas então, o portátil suporta ou não um disco HDD?" e a verdade é que... não te sei responder neste momento! Ainda em fase de experiência (em que posso devolver o portátil) não quero estar a arriscar o mínimo estrago portanto não o abri. Simplesmente após ponderação achei que a dúvida do disco não era suficiente para me demover da ideia do Lenovo, que era exatamente a minha 1ª escolha inicialmente. Também perdi 8GB de RAM em relação ao MSI é verdade, mas esses 8GB eu posso colocar com os 100 euros de diferença e ainda me sobra. O HDD logo verei, quando (e se) vier a ter problemas desses :P

O que te posso dizer concretamente em relação ao portátil:

(não vou falar de performances e coisas dessas, porque disso há milhares de reviews espalhadas pela internet)

Pros:
- Construção, embora em plástico, é muito boa. Muito robusto mas com um "toque de classe" ao mesmo tempo.
- Teclado muito bom e prático, com teclas bem espaçadas, bem melhor que o do meu Asus. O pormenor das setas terem "o seu espaço" facilita imenso para quem joga e precisa delas.
- Saídas de calor eficientes na zona traseira do portátil. Parece uma coisa tão simples mas a verdade é que muitos portáteis possuem as saídas em zonas laterais que incomodam.
- Qualidade de som. É o portátil com melhor som que já passou cá em casa.
- Esta versão em especial que comprei é a versão com aspecto "menos gamer". Sem vermelhos, letras do teclado brancas e com o símbolo "Y" na tampa. Aqui é uma questão subjetiva claro, mas acho esta versão muito muito bem conseguida. Para quem pretendia um portátil de gaming mas sem aspeto gaming como era o caso, acho que dificilmente arranjaria melhor. Posso depois deixar aqui umas fotos.

Contras:
- Número de entradas USB e a sua localização. O portátil possui três entradas USB, duas 3.0 do lado direito e apenas uma 2.0 do lado esquerdo. Ter apenas uma do lado esquerdo é francamente pouco. Num cenário tão simples como ligar um rato e uma placa de arrefecimento (que apenas possua entrada do lado esquerdo como é o caso) pode tornar-se impossível sem peças adicionais. Felizmente tenho uma Multi Core X6 que me disponibiliza uma entrada USB extra e assim posso ligar lá o rato ligando a placa à entrada USB. Mas é claramente uma má concepção da máquina a meu ver.

Para já não posso dizer muito mais também. O meu irmão lá se tem divertido enquanto não tem testes e para já tem gostado :D
 
E porque não comprar a versão com HDD e adicionar o ssd? Pelo que vi havia várias versões desse portátil umas com hdd e outras com sdd. No meu caso comprei um similar (apenas o processador é o i5) com HDD e adicionei ssd e ficou me por 920€

Seria um cenário válido sim, desde que o total (portátil + SSD) não ultrapassasse o orçamento. No entanto, com a configuração pretendida, i7 e 1050ti, não encontrei nenhuma opção (ou que compensasse) ;)
 
Back
Topo