Multiplataforma Yakuza 0 (Yakuza Studio/ SEGA)

@RuiBK O Kiwami 2 já utiliza o mesmo motor de jogo do Yakuza 6 (e do Judgment), e até foi lançado depois do 6.

No entanto, são mais limitados a nível de conteúdo e actividades que o Yakuza 0, pois o Yakuza 0 é um título criado de raiz.

Eles mexeram nos Kiwami para modernizar-los de forma a serem mais parecidos com os mais recentes? Ou é ideias dos jogos originais em motores novos?
 
Eu comecei pelo kiwami que tinha sido oferecido no Plus, e abandonei o jogo ao fim de umas horas. Não sei, não me estava a dar gosto jogar. Talvez tente o 0 um dia destes, a ver se mudo de opinião.
 
Eles mexeram nos Kiwami para modernizar-los de forma a serem mais parecidos com os mais recentes? Ou é ideias dos jogos originais em motores novos?

Sim, eles fizeram mais alterações além dos gráficos. No caso do Kiwami 1, o combate foi melhorado, pois é o mesmo motor de jogo do Yakuza 0, existem mais custcenes, novas sub stories, mais alguns minijogos e foi adicionada a mecânica Majima Everywhere. E se não estou em erro, até voltaram a gravar todos os diálogos com o elenco original.
 
Comecei ontem o jogo.
Não joguei muito, mas para já deu para perceber que o jogo começa de forma algo lenta.
Mas estou a gostar do setting e quero ver o que vai acontecer para por a história a mexer.
Hoje devo conseguir jogar mais um par de horas.
 
@Bugu1990

Uma das melhores séries que podes jogar na PS4. Tem uma história brutal, bem consolidada. Os personagens Kazuma Kiryu e Goro Majima são dos melhores com quem já joguei em todos os videojogos. Sou fã do Kiryu, gosto da atitude dele e sou fã da série também.
 
@Bugu1990

Uma das melhores séries que podes jogar na PS4. Tem uma história brutal, bem consolidada. Os personagens Kazuma Kiryu e Goro Majima são dos melhores com quem já joguei em todos os videojogos. Sou fã do Kiryu, gosto da atitude dele e sou fã da série também.

Eu estou a jogar na Xbox graças ao Gamepass ;)
Joguei umas 3 horas.
Ainda devo estar no início, mas até agora tem sido muita exposição e muito diálogo.
Como disse, acho que o jogo começa de forma lenta e o build up da história é feito dessa forma.
Mas já estou numa fase em que estou intrigado com os acontecimentos e a trama toda que se está a construir à minha volta.
 
Eu estou a jogar na Xbox graças ao Gamepass ;)
Joguei umas 3 horas.
Ainda devo estar no início, mas até agora tem sido muita exposição e muito diálogo.
Como disse, acho que o jogo começa de forma lenta e o build up da história é feito dessa forma.
Mas já estou numa fase em que estou intrigado com os acontecimentos e a trama toda que se está a construir à minha volta.

És capaz de ficar mal habituado porque para mim este Yakuza 0 é o melhor de todos, joguei o Kiwami 1 e 2 logo de seguida, e não sei se foi do burn in de tanto jogo Yakuza, nenhum causou o mesmo impacto que o zero, é de facto um jogo muito bom!

Na altura comprei isto tudo (O zero ta em formato digital), e ainda não tive coragem de pegar na remastered collection, são jogos mais antigos, quem sabe se depois de platinar o GoT me atiro para o Yakuza 3... mas vai ser uma transição (muito) complicada.
jdiy9fx57mq41.jpg
 
o melhor de todos é, de longe, o 5 (já joguei todos menos o Dead Souls e o Ishin). mas é no 0 que tenho mais horas investidas (perto de 140). estranhamente, apenas platinei o 6 (não tem climax battles e é dos 8 (estou a incluir o Judgment) o mais fácil de platinar).

de resto, recomendo vivamente jogarem por ordem. e se for para dar skip a algum deles, o 4 tem uma história fraquissima e envelheceu mal, pior que o 3 ou que o Kiwami. e é o mais inconsequente de todos, excepção ao Judgment por ser "spin off".

dica: guardem 3/4h para o final boss do Y0. aquilo tem cutscenes que não acabam nunca e sem possibilidade de save por não haver phonebooth. à pala de não saber isso, na altura, fui deitar-me perto das 2am quando o acabei a 1a vez. e é porque não morri vez nenhuma senão mais tempo seria.
é aliás o único defeito do jogo, quando entra em modo diálogo /cutscene, é às meias horas de cada vez. mas a do fim do jogo abusa MUITO. e isso acontece de novo no Kiwami 2 (mas aí é maioritariamente jogável, apesar de não permitir gravar pelo meio) e no Judgment.

e há ministories com requisitos absurdos para darem trigger. algumas do GM tive de ir ver a um guia o que tinha de fazer para surgirem no jogo.

@Bugu1990 já defrontaste algum Moneybags? vais adorar a 1a vez hehe.
 
o melhor de todos é, de longe, o 5 (já joguei todos menos o Dead Souls e o Ishin). mas é no 0 que tenho mais horas investidas (perto de 140). estranhamente, apenas platinei o 6 (não tem climax battles e é dos 8 (estou a incluir o Judgment) o mais fácil de platinar).

de resto, recomendo vivamente jogarem por ordem. e se for para dar skip a algum deles, o 4 tem uma história fraquissima e envelheceu mal, pior que o 3 ou que o Kiwami. e é o mais inconsequente de todos, excepção ao Judgment por ser "spin off".

dica: guardem 3/4h para o final boss do Y0. aquilo tem cutscenes que não acabam nunca e sem possibilidade de save por não haver phonebooth. à pala de não saber isso, na altura, fui deitar-me perto das 2am quando o acabei a 1a vez. e é porque não morri vez nenhuma senão mais tempo seria.
é aliás o único defeito do jogo, quando entra em modo diálogo /cutscene, é às meias horas de cada vez. mas a do fim do jogo abusa MUITO. e isso acontece de novo no Kiwami 2 (mas aí é maioritariamente jogável, apesar de não permitir gravar pelo meio) e no Judgment.

e há ministories com requisitos absurdos para darem trigger. algumas do GM tive de ir ver a um guia o que tinha de fazer para surgirem no jogo.

@Bugu1990 já defrontaste algum Moneybags? vais adorar a 1a vez hehe.

Ainda não.
Ainda vou só no capítulo 2.
Hoje de tarde joguei um pouco mas depois interrompi para experimentar o Men of Medan. Logo vou jogar mais um pouco.
Mas sim, quando começam a contar a história, aquilo é diálogo e cut scene com fartura... :)
 
Oh, ainda nem te foi apresentada a lenda que é o Goro. Desfruta, é tudo que tenho a dizer. O buildup até o capítulo 6/7 é muito lento mas depois vai ser difícil de dosear.
 
Lá acabei o jogo. Ainda foram 27 horas...
Quanto ao jogo, gostei da história.
Interessante, com algumas surpresas, boas personagens.
Mas foi praticamente só isso.
Como jogo em si achei muito fraquinho. Muito mesmo.

O jogo assenta todo em princípios de design do início dos anos 2000.
Hoje em dia, há muitos qol improvements nos jogos que simplesmente não existem neste jogo.

Eu sei que é um jogo japonês e segue os princípios de design dos jogos japoneses, mas nos dias que correm, como jogo não achei nada de mais.

Confesso que a minha playtrough deste Yakuza 0 foi mais estar a ver uma telenovela japonesa do que propriamente a jogar um jogo.

Mas valeu pela história. Senão nem tinha acabado.
 
@Bugu1990 Yakuza é uma franquia que assenta no género brawler e faz isso muito bem. Chegaste a fazer algumas das coisas opcionais? É que os Yakuza andam numa fina linha entre o sério e o ridículo. São jogos com uma história principal séria e profunda, com muitas reviravoltas, e com sidequests e actividades completamente aparvalhadas.

Além disso, a fórmula resulta bem, mesmo hoje em dia. Exemplo: Judgment.
 
Lá acabei o jogo. Ainda foram 27 horas...
Quanto ao jogo, gostei da história.
Interessante, com algumas surpresas, boas personagens.
Mas foi praticamente só isso.
Como jogo em si achei muito fraquinho. Muito mesmo.

O jogo assenta todo em princípios de design do início dos anos 2000.
Hoje em dia, há muitos qol improvements nos jogos que simplesmente não existem neste jogo.

Eu sei que é um jogo japonês e segue os princípios de design dos jogos japoneses, mas nos dias que correm, como jogo não achei nada de mais.

Confesso que a minha playtrough deste Yakuza 0 foi mais estar a ver uma telenovela japonesa do que propriamente a jogar um jogo.

Mas valeu pela história. Senão nem tinha acabado.

Eu devo ter passado esse tempo apenas no Club Sunshine :-D
 
27h? Fizeste uns 20% do jogo então. Mas se não estavas a gostar por falta de QoL, tenta o Kiwami2 ou o Judgment. Se nem assim gostares, não é para ti então.

@dasilva07 e eu no karaoke, no real state e na pista de dança [emoji23]
 
@Bugu1990 Yakuza é uma franquia que assenta no género brawler e faz isso muito bem. Chegaste a fazer algumas das coisas opcionais? É que os Yakuza andam numa fina linha entre o sério e o ridículo. São jogos com uma história principal séria e profunda, com muitas reviravoltas, e com sidequests e actividades completamente aparvalhadas.

Além disso, a fórmula resulta bem, mesmo hoje em dia. Exemplo: Judgment.

Não fiz grande coisa opcional.
Fiquei interessado pela história e queria ver o que ia acontecer a seguir.
Até porque fora disso não achei o gameplay loop por aí além de interessante.

Este jogo fez-me pensar numa coisa.
O Final Fantasy X é o meu FF favorito de sempre.
Foi o motivo pelo qual na altura comprei uma PS2.
Fiz várias playtroughs na altura e meti centenas de horas no jogo.
Mas se calhar se o fosse jogar agora, já não ia gostar por aí além.
Porque é um jogo da sua altura a nível de design e mecânicas.
E desde aí, muita coisa mudou e nos jogadores fomos sendo habituados a outras coisas.

Este Yakuza achei um pouco assim.
Muita exposição através de text boxes.
O gameplay é basicamente ir de cut scene em cut scene com random encounters pelo meio para andarmos à tareia.

O gameplay achei que se resumia a button mashing.
Mas volto a dizer que valeu pela história.

27h? Fizeste uns 20% do jogo então. Mas se não estavas a gostar por falta de QoL, tenta o Kiwami2 ou o Judgment. Se nem assim gostares, não é para ti então.

@dasilva07 e eu no karaoke, no real state e na pista de dança [emoji23]

Sim, agora pretendo jogar o Kiwami.
Fiquei interessado com o final deste 0.
E no fim fala-se que corre tudo bem até um evento em 1995 que muda o destino de muitas das personagens.
Cálculo que esse evento seja o core do Kiwami e por isso pretendo saber o que acontece.
 
@dasilva07 e eu no karaoke, no real state e na pista de dança
emoji23.png

ZmeryDwagon No real estate deve ter sido o mesmo tempo, na pista de dança não liguei muito, já estava a stressar muito >(

O que gostei no Sunshine e Real Estate foi as mini histórias muito engraçadas, até me desligaram um pouco da história principal.

Bugu1990 Mas sim é um pouco andar à tareia entre cut-scenes, se calhar foi por isso que gostei destas substories por serem algo diferente.
 
Não fiz grande coisa opcional.
Fiquei interessado pela história e queria ver o que ia acontecer a seguir.
Até porque fora disso não achei o gameplay loop por aí além de interessante.

Este jogo fez-me pensar numa coisa.
O Final Fantasy X é o meu FF favorito de sempre.
Foi o motivo pelo qual na altura comprei uma PS2.
Fiz várias playtroughs na altura e meti centenas de horas no jogo.
Mas se calhar se o fosse jogar agora, já não ia gostar por aí além.
Porque é um jogo da sua altura a nível de design e mecânicas.
E desde aí, muita coisa mudou e nos jogadores fomos sendo habituados a outras coisas.

Este Yakuza achei um pouco assim.
Muita exposição através de text boxes.
O gameplay é basicamente ir de cut scene em cut scene com random encounters pelo meio para andarmos à tareia.

O gameplay achei que se resumia a button mashing.
Mas volto a dizer que valeu pela história.



Sim, agora pretendo jogar o Kiwami.
Fiquei interessado com o final deste 0.
E no fim fala-se que corre tudo bem até um evento em 1995 que muda o destino de muitas das personagens.
Cálculo que esse evento seja o core do Kiwami e por isso pretendo saber o que acontece.

Espera para jogares o Kiwami, vais ter aí as respostas todas. Isso aí foi uma deixa para o que vem a seguir.
 
Vais notar algum downgrade mas pronto. Se o teu foco é apenas a storyline, vais gostar. Apesar de serem títulos independentes (a story do Goro tem mais continuidade no Kiwami2 que no 1 por exemplo). Os únicos que são sequela a 100% são o 5 e o 6. A story do 6 começa "minutos" após o fim da story do 5. Do 0 para o 1 há uns anos de diferença.

Mas faz um favor a ti mesmo e, antes de avançares para o Kiwami, faz o máximo possível de sidequests no 0. Não só há personagens de sidequests que serão protagonistas em títulos futuros (como o RG do Kiwami2), como há sidequests que tem continuação em títulos futuros. Para além que o tom goofy contrasta na perfeição com o tom mais sério da main quest. E tem algumas muito divertidas de tão nonsense. (vem à memória a do culto do Gupta das Kuulipas ou lá como se chamava aquilo [emoji23])

E reitero a opinião que podes passar o 4 em frente e jogar o 5 depois do 3. Não perdes quase nada (perdes o Tanimura que é um personagem tão badass que nem regressa sequer lol)
 
Última edição:
Vais notar algum downgrade mas pronto. Se o teu foco é apenas a storyline, vais gostar. Apesar de serem títulos independentes (a story do Goro tem mais continuidade no Kiwami2 que no 1 por exemplo). Os únicos que são sequela a 100% são o 5 e o 6. A story do 6 começa "minutos" após o fim da story do 5. Do 0 para o 1 há uns anos de diferença.

Mas faz um favor a ti mesmo e, antes de avançares para o Kiwami, faz o máximo possível de sidequests no 0. Não só há personagens de sidequests que serão protagonistas em títulos futuros (como o RG do Kiwami2), como há sidequests que tem continuação em títulos futuros. Para além que o tom goofy contrasta na perfeição com o tom mais sério da main quest. E tem algumas muito divertidas de tão nonsense. (vem à memória a do culto do Gupta das Kuulipas ou lá como se chamava aquilo [emoji23])

E reitero a opinião que podes passar o 4 em frente e jogar o 5 depois do 3. Não perdes quase nada (perdes o Tanimura que é um personagem tão badass que nem regressa sequer lol)

Agradeço a sugestão, mas já vem tarde. :)
Já vou no capítulo 5 do Kiwami.
Estou a gostar bastante da história.
E ainda bem que joguei primeiro o 0.
Ver aquelas reviravoltas que já aconteceram tem muito mais impacto já conhecendo as personagens detrás.
Agora vou levar o Kiwami até ao fim.
Depois quem sabe volte ao 0.
Mas também há o Kiwami 2 no gamepass.
 
Back
Topo