yet another OS X vs Vista

In a nutshell, Vista vs. Mac OS X is Revolution vs. Evolution.

O que eu ando a dizer por aí há 3 anos e ainda gozaram comigo por comparar com Nietzsche. É bom saber que há quem concorde....
 
Epá, o UAC está lindo! :lol:

Já agora, Evangelion-01, como comparaste este assunto com Nietzsche?
Foi nesta thread Porquê Mac?

Além da referência directa utilizei propositadamente termos metafóricos tipicamente "Nietzschianos".

Resume-se à estagnação VS mudança no fundo. Não tenho tempo nem paciência para fazer uma exposição cuidada da aplicação até porque teria que fazer citações e há muito tempo que li esses livros e teria que os abrir.

Se estão interessados, podem sempre ler a obra dele independentemente de concordarem ou não. O saber não ocupa lugar ou assim se diz por aí.

Isto é uma fatia da discussão:

Evangelion-01 disse:
sotavento disse:
Evangelion-01 disse:
Além de tudo o que já disseram aqui. Mac é mais do que uma máquina, é uma filosofia completamente contrária aquela que existe no mundo dos PC's. Mac é o vento que anuncia a mudança a tempestade, PC é estagnação no standard é a manutenção do status quo. Nietzsche no fundo...
Hummm ... e as missas da religião Mac são aonde ? segundo li (ali numa tread ao lado) ainda não abriram a catedral de lisboa ...

... mas de facto tens razão ... os PC's são um mundo ... o problema dos Mac.Fans é que comparam sempre o "Mac" com o "PC" do Average Joe (amd xpto em Oc com tudo ilegal) em vez de compararem com o equipamento que lhe faz concorrenca ... e ai o universo MAc é completamente arrasado pela concorrencia das grandes empresas que fornecem servidores/workstations á medida ... e que custam o MESMO que qualquer mac. ;)

PC é estagnação ? compras um PC hoje e daqu ia 6 meses já é "sucata sobre rodas" ... compras um Mac hoje e daqui por 2 anos ainda é o "suprasumo da tecnologia" ... se achas que isso é mesmo assim ... não devias dar muito uso ao PC pralem dos jogos e divx.

No meu caso particular faço no PC(windows) TUDO o que podia fazer no mac mas não faço nem 1/10 do que consigo fazer no PC(windows) num Mac ... já com o PC(linux) é a mesma historia ... tirando os "nichos" que priviligiam as vantagens da arquitectura fechada (programadores em linux e designers em OSx) o resto governa-se bem com um "generico" ... ;)
Não me insultes. Não tenho religião e para mim todos os deuses que conheço estão mortos e enterrados.

Meu caro, a tua resposta revela que não estás enquadrado no contexto que utilizei. Caso queiras estar apto a fazê-lo, aconselho-te a começar por largar o PC por um bocadinho e dirigires-te à Biblioteca da tua área e a trazer meia dúzia de livros de Nietzsche. Depois de os leres com a devida atenção espero que procedas a uma análise histórica e actual até do impacto da Apple ao nível daquilo que utilizamos hoje, como foram e são os pioneiros, não em MHz ou GBs ou MBs ou XPTO-Y5 mas ao introduzir a forma como hoje em dia utilizamos estas máquinas na nossa vida - os computadores, e que a compares com a filosofia inerente ao mundo do PC Wintel e me digas se ela anda a mudar alguma coisa ou simplesmente a copiar mal e porcamente sempre aquilo que já outros fizeram.

A estagnação de que falo está longe de ser ao nível da evolução tecnológica mas ao nível da forma como se usam as coisas. A Microsoft, líder incontestada e representante máxima da filosofia de utilização do PC é aquilo que é, uma besta estagnada e disfuncional a tentar manter as coisas tal como estão, a manter tudo o mais imutável possível para continuar a manter o monopólio que há muito sustenta, nem faz sentido que seja doutra maneira.

Se mesmo assim permaneceres na tua opinião, óptimo, não desejo mudá-la. Só espero que o Windows e o PC Wintel não continue a ser, digamos, "o último computador pessoal" durante muito mais tempo. Eu não lhe prevejo grande futuro na sua forma actual...

Eu contento-me por aqui com o "computador que anuncia a mundança"... Não é perfeito, mas a nível de utilização está a anos luz daquilo que é a tua besta estagnada com morte anunciada...

Provavelmente irás de mim irás fazer escárnio depois de ler isto... Não espero outra coisa de alguém cuja sabedoria é última como a tua...
 
This OS is designed to make the times you have to interact with it as quick and efficient as possible. It expects that things will work correctly, and therefore sees no reason to bother you with correct operation confirmations. If you plug in a mouse, there's not going to be any messages to tell you "that mouse you plugged in is now working." It's assumed you'll know that because you'll be able to instantly use the mouse.

To put it simply, you can work on a Mac for hours, days even, and only minimally need to directly use the OS. With Vista? The OS demands your attention, constantly.

Na mouche :p
 
"Your mac is making Moo noises"
"Your mac is overheating"
"Your mac is shutting down for no reason"
"Your mac is turning yellow"
"Your mac is slow"
"Your mac is..."

Realmente, tem a razão a Apple.
Warning signs, who needs them, right ? :P
 
Que tem isso a ver com os sistemas operativos já agora ?

Se o Sistema Operativo não tem inteligência suficiente para te avisar quando o sistema está lento ou em risco de perder dados (por exemplo, a ligar periféricos de hardware como leitores de cartões, discos USB, etc), pouco te adianta, não é ?

Até o BSOD do Windows foi concebido para dar informações sobre o que provocou a falha, como dispositivos de hardware mal ligados, RAM defeituosa, etc.
Não foi colocado lá só para ser gozado... :rolleyes:
 
Última edição:
O Vista so custou á Microsoft se nao tou em erro 10 Bilioes de dolars so em salarios de programadores e contratos com empresas.
Eu diria que tanto dinheiro num bocado de software é pq esse bocado de software tem que ter muita coisa que mais ninguem tem para custar tanto dinheiro.

Esse senhor nem sequer tocou no Direct_X10 para comparaçoes.... sendo assim é uma visao parcial, pq nao vê o todo dos 2 sistemas operativos.

Nem sequer falou na coisa mais basica e que se deve começar um artigo. O preço de equipar um computador ou portatil com Vista e outro com OS_X ou do nivel de personalizaçao possivel obter com uma Maquina Windows ou uma maquina Apple.

E faltam muitos mais pontos muito importantes que nem sequer foram falados para falar de mariquisses do estilo a ver qual dos 2 é mais bonito ou qual dos tem a barra mais linda....
A parte mais hilariante é sobre a consistencia do estilo que o OS_X tem ao longo do tempo e o Vista nao. what the ****? Que treta de argumento é este....
Ate conta o numero de clickes no rato....
 
O Vista so custou á Microsoft se nao tou em erro 10 Bilioes de dolars so em salarios de programadores e contratos com empresas.
Eu diria que tanto dinheiro num bocado de software é pq esse bocado de software tem que ter muita coisa que mais ninguem tem para custar tanto dinheiro.

Esse senhor nem sequer tocou no Direct_X10 para comparaçoes.... sendo assim é uma visao parcial, pq nao vê o todo dos 2 sistemas operativos.

Nem sequer falou na coisa mais basica e que se deve começar um artigo. O preço de equipar um computador ou portatil com Vista e outro com OS_X ou do nivel de personalizaçao possivel obter com uma Maquina Windows ou uma maquina Apple.

E faltam muitos mais pontos muito importantes que nem sequer foram falados para falar de mariquisses do estilo a ver qual dos 2 é mais bonito ou qual dos tem a barra mais linda....
A parte mais hilariante é sobre a consistencia do estilo que o OS_X tem ao longo do tempo e o Vista nao. what the ****? Que treta de argumento é este....
Ate conta o numero de clickes no rato....

No Vista nem é preciso contar clicks de rato.
Para ir ao Network center, basta ir escrevendo network na caixa de search do Start e aparece logo a opção.
Mais simples aínda, saber o IP da máquina sem clicks:
-tecla Windows.
-escrever "cmd" -sem as aspas- nessa mesma caixa search, enter.
-escrever "ipconfig", enter.
Esta última opção até vem do NT/2000/XP.

Tudo sem usar clicks. :D
 
É intuitivo, realmente.

Também gosto desta no IE7

"There is a problem with this website's security certificate.


The security certificate presented by this website was not issued by a trusted certificate authority.
Security certificate problems may indicate an attempt to fool you or intercept any data you send to the server.
We recommend that you close this webpage and do not continue to this website.
Click here to close this webpage.
Continue to this website (not recommended).

Se escolher fechar a página: Teh webpage you are viewing is trying to close the tab. Do you want to close the tab?

Naaaah.

Se o Sistema Operativo não tem inteligência suficiente para te avisar quando o sistema está lento ou em risco de perder dados (por exemplo, a ligar periféricos de hardware como leitores de cartões, discos USB, etc), pouco te adianta, não é ?

Sim, adoro no Vista ter que carregar em OK quando retiro uma drive usb... sinto-me muito mais seguro.

Até o BSOD do Windows foi concebido para dar informações sobre o que provocou a falha, como dispositivos de hardware mal ligados, RAM defeituosa, etc.
Não foi colocado lá só para ser gozado... :rolleyes:
E? Isso acontece com qualquer SO.
 
Última edição pelo moderador:
No Vista nem é preciso contar clicks de rato.
Para ir ao Network center, basta ir escrevendo network na caixa de search do Start e aparece logo a opção.
Mais simples aínda, saber o IP da máquina sem clicks:
-tecla Windows.
-escrever "cmd" -sem as aspas- nessa mesma caixa search, enter.
-escrever "ipconfig", enter.
Esta última opção até vem do NT/2000/XP.

Tudo sem usar clicks. :D

Spotlight anyone? Isso não é grande novidade...

E sim DJ_PAPA, o número de clicks necessários para efectuar uma tarefa é uma métrica de usabilidade válida e bastante utilizada.

Eu até consigo ver que o artigo é de facto um pouco parcial embora esse argumento do DX10... Ele também não falou do Core Animation (ou lá como se chama) pois não? Na realidade ele falou quase só sobre a IU. No entanto, são apresentadas algumas características do Vista mesmo más. O UAC é inútil e extremamente irritante, as alterações sem motivo (como o My Computer) idem, custa-se mesmo a reconhecer qual a janela activa, etc.
 
Também gosto desta no IE7

"There is a problem with this website's security certificate.


The security certificate presented by this website was not issued by a trusted certificate authority.
Security certificate problems may indicate an attempt to fool you or intercept any data you send to the server.
We recommend that you close this webpage and do not continue to this website.
Click here to close this webpage.
Continue to this website (not recommended).

Se escolher fechar a página: Teh webpage you are viewing is trying to close the tab. Do you want to close the tab?

Naaaah.

Quanto ao IE nao faço comentarios pq nao uso.
Em menos de 2 minutos instalas o Firefox no computador que é simplesmente melhor que qualquer browser da Intel ou da Apple na minha opiniao.
Se eu tivesse um Mac seria o Firefox que usaria com toda a certeza.....

Ainda para mais se nao tou em erro as versões europeias do Vista nao vao ter media player nem browser deixando á vontade do utilizador escolher a versao a instalar -> Firefox.

O DX_10 so deve ter custado á Microsoft prai quê? 500 Milhoes de dolars ou mais. E numa analise nao vamos falar sobre ela pq? Nao da jeito se calhar.....
Quanto a reconhecer a janela activa nunca tive nenhum problema nem nunca conheci ninguem que tivesse.
Axo que ha artigos mais completos na analise dos SO. Este falha em muitos pontos....
 
Última edição:
Quanto ao IE nao faço comentarios pq nao uso.
Em menos de 2 minutos instalas o Firefox no computador que é simplesmente melhor que qualquer browser da Intel ou da Apple na minha opiniao.
Se eu tivesse um Mac seria o Firefox que usaria com toda a certeza.....

Ainda para mais se nao tou em erro as versões europeias do Vista nao vao ter media player nem browser deixando á vontade do utilizador escolher a versao a instalar -> Firefox.

As versões europeias terão essas features.
Na europa haverá isso sim, um conjunto de versões vendidas em paralelo (Vista - N) que não trazem essas capacidades mas, tal como no XP, ninguém obriga a comprar as crippled-editions.
 
Back
Topo