Yields da ATI estão... perfeitos?

Raptor

OC Legend
Yelds da ATI estão... perfeitos?

Inicialmente quando a ATI apresentou a sua nova RADEON 9700 PRO, vários analistas pensaram que devido a esta por possuir uma tecnologia que incluia Bus de 256-bit nas memórias, um super VPU R300, e fabricado usando a tecnica de 0.15 microns, que estes modelos seriam excessivamente caros, tanto de produzir como vender, ou seja, iriam ter uma margem de lucro demasiado baixa, que apenas iria permitir a ATI "sobreviver".
Segundo actuais noticias, aparentemente acontece exactamente o contrário, aparentemente é extremamente barato produzir estas placas visto que os Yields de fabrico são Excelentes. Resumindo, podemos esperar uma ou mais significativas descidas de preço das Radeon 9700Pro porque a ATI tem espaço de manobra para fazer tal.

A razão principal para que a ATI tenha seguido a politica de vender as placas já completas aos grandes fabricantes foi para apressar a introdução das mesmas no mercado, tendo isso sido notado com as R9700, mas com as 9500 passa-se algo diferente, já que a ATI ainda possui muitos chips da R8500 em stock e pretenda livrar-se deles primeiro.
Outra razão foi a de que necessitavam de testar vários modelos de PCB de forma a conseguir criar um modelo optimizado e o mais barato possivel.

Neste preciso momento os yields da R300 poderão ser descritos mesmo como excelentes, visto que a ATI no preciso momento vende os seus chips aos grandes fabricantes que fabricam as suas placas, como fabrica as suas placas nas suas instalações e vende-as também aos mesmos clientes, grandes fabricantes que não tenham capacidade de produzir as placas de origem.

Curiosamente, apesar de não existirem numeros oficiais, a ATI afirmou que iria aumentar significativamente os seus lucros este ano!
Para que isso suceda, naturalmente que é necessário ter-se um custo de fabrico muito baixo e uma elevada margem de lucro.
Se tivermos em conta que com o lançamento de R9500 usando o "caro" PCB das 9700Pro e um VPU apenas ligeiramente mais lento, ficando elas nos USA a 160$ e 320$, isso só pode indicar que para venderem-nas apenas a 160$ o custo de producão tem mesmo que ser bastante baixo.
 
Originally posted by Crusher
Raptor,

Só um pequeno pormenor... que tradutor utilizas?


É que isso parece-me perfeito demais. :-D

Não percebi crusher... eu traduzi a noticia da Xbitlabs, n usei tradutor, porque? ta bem feito ou mal feito?

Mendes e Tecno, nada de desviar o tema da thread!
 
Back
Topo