You may be in for a surprise

Sumerset disse:
Caso queiram o update para o windows journal têm que fazer o download de um script que vai verificar a serial e gera um codigo q tem q ser introduzido no site da microsoft e só se o codigo coincidir com o de uma serial válida é que se pode fazer o download do update.

humm mas até agora sempre que encontrei um desses updates, dava para não fazer a validação e sacava-se na mesma... era só escolher a opção "não, não quero validar a minha cópia do windows neste momento".
 
but not anymore... a MS ja algum tmp, programas sacados da pag deles, tinhas tb essa opçao, mas em baixo dizia, k a verificaçao ia passar a ser obrigatoria...
 
HoMe_CaNiBaL disse:
biro pa linux duma x por todas

Já deviam ter começado:

1.mais barato (free)
2.sempre se pode tentar perceber como aquilo funciona, para quem percebe código (source incluída)
3.total controlo sobre o que se faz
4.muito poucas falhas de segurança e quando aparecem são imediatamente corrigidas, sendo também dada a informação sobre o que eram, como eram exploradas ... (enfim, conhecimento total)
5. Mais versátil
6. Hipótese de escolha, porque há vários BONS programas que fazem a mesma coisa
7. podem sempre usar o wine para jogar ou correr programas de winblows mais específico
8. .NET completamente funcional parece que está para breve (mono :D)

Claro que tem as suas desvantagens, mas não me interessa dizer. Estou a tentar vender o meu peixe :D

Estou a brincar ..
A desvantagem é que é muito menos inuitívo, mas isso cada x menos tem vindo a mudar.
Mesmo as instalações de software extra estão a ficar cada x mais simples ..

Enfim .. ao menos experimentem. Depois quero ver se voltam a mudar para windows :D

Quanto à cena da microsoft, parece-me que isto é mais uma medida para atingir as empresas que usam windows piratas (e são muitas), porque no mercado caseiro eles estão-se simplesmente a borrifar.
Quem anda na faculdade pode sempre instalar com a licença da faculdade e já pode fazer os updates.
Quem não andar vai ter de arranjar outra solução
 
Isto não é uma medida para atingir apenas as empresas...

Já pensaste em quantas pessoas existem apenas na Europa e que usam copias piratas de windows? Agora pensa a nivel mundial... Ninguem gosta de perder dinheiro.

Até fico admirado como só agora é que tomaram esta medida. Mas isto só quer dizer que para o Longorn ainda vem algo maior... (NO UPDATES :lol: )



o Linux é de facto bom no entanto esqueceste que ele apenas é seguro para quem o sabe configurar e para um noob em linux torna-se 100% inseguro.

Além disso o linux tem alguns problemas de compatibilidades de Hardware... é o que dá não ter todas as companhias de hardware a fazer drivers para ele... (só por exemplo são poucas as placas wireless que têm suporte WPA em linux, os drivers ATI para linux são uma bosta, entre outras coisas...)

Se isto não bastasse quando se tenta por vezes instalar algumas coisas aparecem problemas de dependencias que não existem mas q no entanto ele da erro são os verdadeiros erros estupidos de windows portados para linux...

Linux não é um mar de rosas... é bom para certas coisas no entanto para um pc para office não é certamente a melhor opção. Destina-se mais ao segmento de servidores, workstations em redes, routers, firewalls, tudo o que tenha internet com serviços criticos, ou entao para programar...

O windows para mim é apenas para fazer trabalhos, jogar, e eventualmente ver um email desde que por tras de uma firewall decente...
 
Última edição:
Sumerset disse:
O Linux é de facto bom no entanto esqueceste que ele apenas é seguro para quem o sabe configurar e para um noob em linux torna-se 100% inseguro.

Além disso o linux tem alguns problemas de compatibilidades de Hardware... é o que dá não ter todas as companhias de hardware a fazer drivers para ele... (só por exemplo são poucas as placas wireless que têm suporte WPA em linux, os drivers ATI para linux são uma bosta, entre outras coisas...)

Se isto não bastasse quando se tenta por vezes instalar algumas coisas aparecem problemas de dependencias que não existem mas q no entanto ele da erro são os verdadeiros erros estupidos de windows portados para linux...

Linux não é um mar de rosas... é bom para certas coisas no entanto para um pc para office não é certamente a melhor opção. Destina-se mais ao segmento de servidores, workstations em redes, routers, firewalls, tudo o que tenha internet com serviços criticos, ou entao para programar...
Vives no passado... Um linux seguro é um linux normalíssimo. Se ainda quiseres por uma firewall aproveita e mete um easy-to-configure GUI da iptables, tipo GuardDog. Antivírus, esquece lá isso...

Compatibilidades... Tens mais alguma coisa a apontar? Porque eu só conheço mesmo esses casos. E os drivers da ATI funcionam, já corri ET, UT2004, e CS através do Wine, tudo nos mais altos FPS.

Dependências... Hoje em dia existem package managers como o apt-get (Debian), portage (Gentoo) ou o src (Tugux - distribuição portuguesa) que tratam das dependências como se fossem manteiga.

Qualquer boa aplicação para Windows, encontras em Linux, especialmente Office: OpenOffice. GIMP para imagens. Sodipodi para vectoriais. You name it.

E nada disto é novidade para ninguém. As pessoas não se dão ao trabalho é de experimentar. Portanto, a minha solução é virar para o Linux. :)

How I learned to stop worrying and love Linux! :D
 
Sumerset disse:
Isto não é uma medida para atingir apenas as empresas...

Já pensaste em quantas pessoas existem apenas na Europa e que usam copias piratas de windows? Agora pensa a nivel mundial... Ninguem gosta de perder dinheiro.

Até fico admirado como só agora é que tomaram esta medida. Mas isto só quer dizer que para o Longorn ainda vem algo maior... (NO UPDATES :lol: )



o Linux é de facto bom no entanto esqueceste que ele apenas é seguro para quem o sabe configurar e para um noob em linux torna-se 100% inseguro.

Além disso o linux tem alguns problemas de compatibilidades de Hardware... é o que dá não ter todas as companhias de hardware a fazer drivers para ele... (só por exemplo são poucas as placas wireless que têm suporte WPA em linux, os drivers ATI para linux são uma bosta, entre outras coisas...)

Se isto não bastasse quando se tenta por vezes instalar algumas coisas aparecem problemas de dependencias que não existem mas q no entanto ele da erro são os verdadeiros erros estupidos de windows portados para linux...

Linux não é um mar de rosas... é bom para certas coisas no entanto para um pc para office não é certamente a melhor opção. Destina-se mais ao segmento de servidores, workstations em redes, routers, firewalls, tudo o que tenha internet com serviços criticos, ou entao para programar...

O windows para mim é apenas para fazer trabalhos, jogar, e eventualmente ver um email desde que por tras de uma firewall decente...


Eles ganham dinheiro é com as empresas. Acredita.
É como com a pirataria ... quem realmente interessa são as equipas que põe os jogos piratas na net e quem o faz para ganhar dinheiro.
É o peixe graúdo que interessa.
Quanto ao linux, o que disseste já foi mais verdade.
Um suse é extremamente fácil de instalar e de configurar e é seguríssimo, para além de que consegues instalar quase todo o hardware (n sei se o SLI, por exempro, já tem um desempenho decente), com um desempenho bom.
Os drivers da ati já tiveram melhor, mas sim ... inda é necessário melhorar mto, mas só n melhora pq mtos pensam assim ... "ah jogar é em windows" ;)
 
Alph disse:
How I learned to stop worrying and love Linux! :D

Isso é mto a la Dr. Strangelove :D
Grande filme ;)

Ah, mas ele tem razão alph, os drivers da ati já podiam ter melhor desempenho ... apesar de estarem aceitáveis já, mas espero que aínda melhorem.
 
Falam nos drivers da ati que tão ranhosos... pois numa entrevista há uns tempos atrás o responsavel da ati disse que iam investir em sistemas alternativos de akordo com a fatia do mercado que os usa, portanto, é normal que estejam maus. Quando se investe 95% no windows e 5% no linux, na se espera que estejam igualmente desenvolvidos nos dois sistemas :P o mesmo se passa com o resto do software.
 
kanguru disse:
o mesmo se passa com o resto do software.

aí é que está.
Não se passa com o resto do software.
Os nvidia tão bons, os matrox tb, o resto do software sem ser drivers, só a mr*** da US robotics é que é a vergonha (por isso é que são boicotados pelo pessoal do linux).
 
Sumerset disse:
parece q nao percebeste...

Isto do script é para sacar apenas o update do windows journal e um outro update e eles vao alargar isso para outras coisas que vao passar a oferecer a quem tem a serial paga.

Para sacar os updates cada pacote de update vai fazer a verificaçao do serial. Quero ver o autopatcher a tirar isso...

isso certamente alguem acabara por inventar uma cena qualquer para dar a volta a isso,so uma coisa na vida não tem solução.
 
Alph e xtr3me, mto bons posts :)

Imagino o que aconteceria se a Microsoft implantasse um sistema de protecção infalivel no windows. Mas algo grande mesmo que impedisse nao so as actualizacoes e os patches, como ainda impedia o SO de bootar caso a key nao fosse valida.

O que eu me ria com o pessoal todo que tem o xp pirata, instalado por aquele amigo que percebe minimamente de pcs, a entrar em panico porque "o computador se estragou e nao funciona" :D

O problema da "alternativa linux" e a falta de suporte que este tem por parte de algumas empresas de hardware/software. Os drivers da ATI estao longe de ser ideais sim, mas ja estiveram bem piores. Se nao me engano hoje a ATI ate tem um departamento que se dedica exclusivamente a desenvolver drivers para linux, e uma questao de tempo ate melhorarem ;).

Jogos/aplicacoes nativas para linux tambem contam-se quase pelos dedos. Assim de repente conto os jogos quase todos da id (quake 3, doom 3, etc), a serie UT, e o Americas Army. O restante corre instalando APIs como o wine/cedega que tanto pode correr as mil maravilhas como nao. E se o jogo tiver sido desenvolvido exclusivamente em direct3d ainda mais complicado fica...

De resto nao me venham com conversas que o linux e complicado e que para "navegar na net, escrever trabalhos" nao serve. Linux e um SO que serve para tudo, devido a diversidade de distros e a extrema capacidade de adaptacao para "qualquer coisa"

Apesar de tudo, se as medidas para combater a pirataria por parte da Microsoft tiverem resultado...mta gente vai a loja e compra o windows. Simplesmente fogem de uma coisa que tem a pasta /home em lugar de "My documents" e que por acaso nao tem um icone a dizer "Start" no canto inferior esquerdo :rolleyes:
 
Última edição:
El_UnO disse:
Apesar de tudo, se as medidas para combater a pirataria por parte da Microsoft tiverem resultado...mta gente vai a loja e compra o windows. Simplesmente fogem de uma coisa que tem a pasta /home em lugar de "My documents" e que por acaso nao tem um icone a dizer "Start" no canto inferior esquerdo :rolleyes:

então é desta que o linux vai vingar, porque vai tudo fugir do longhorn! :lol:

Microsoft Will Drop 'My' Prefix for Longhorn
 
El_UnO disse:
Alph e xtr3me, mto bons posts :)

Imagino o que aconteceria se a Microsoft implantasse um sistema de protecção infalivel no windows. Mas algo grande mesmo que impedisse nao so as actualizacoes e os patches, como ainda impedia o SO de bootar caso a key nao fosse valida.

O que eu me ria com o pessoal todo que tem o xp pirata, instalado por aquele amigo que percebe minimamente de pcs, a entrar em panico porque "o computador se estragou e nao funciona" :D

O problema da "alternativa linux" e a falta de suporte que este tem por parte de algumas empresas de hardware/software. Os drivers da ATI estao longe de ser ideais sim, mas ja estiveram bem piores. Se nao me engano hoje a ATI ate tem um departamento que se dedica exclusivamente a desenvolver drivers para linux, e uma questao de tempo ate melhorarem ;).

Jogos/aplicacoes nativas para linux tambem contam-se quase pelos dedos. Assim de repente conto os jogos quase todos da id (quake 3, doom 3, etc), a serie UT, e o Americas Army. O restante corre instalando APIs como o wine/cedega que tanto pode correr as mil maravilhas como nao. E se o jogo tiver sido desenvolvido exclusivamente em direct3d ainda mais complicado fica...

De resto nao me venham com conversas que o linux e complicado e que para "navegar na net, escrever trabalhos" nao serve. Linux e um SO que serve para tudo, devido a diversidade de distros e a extrema capacidade de adaptacao para "qualquer coisa"

Apesar de tudo, se as medidas para combater a pirataria por parte da Microsoft tiverem resultado...mta gente vai a loja e compra o windows. Simplesmente fogem de uma coisa que tem a pasta /home em lugar de "My documents" e que por acaso nao tem um icone a dizer "Start" no canto inferior esquerdo :rolleyes:

Acho que a ATI tem um departamento que colabora com a comunidade open-source para melhorar os drivers. Muitas das alterações têm sido feitas por aficionados da comunidade que não são programadores da ati.

A questão do Direct3d é interessante, mas não se pode fazer nada, uma vez que é um standard fechado da ati (digo já que fazer jogos usando do direct3d é uma grande treta ... é muito mais simples trabalhar com o opengl - se algum dia trabalharam/trabalharem com isto percebem).

De facto admito que o mercado dos jogos é um dos principais responsáveis pelas pessoas aínda usarem windows...
Enquanto as empresas de jogos não olharem para o linux (porque não querem, porque são influenciadas, whatever) haverá sempre uma grande quota de mercado que vai preferir o windows (admitamos que o cedega não é perfeito).

Quanto à estrutura do Linux, fizeste muito bem em referir isso.
Acho que pode ser de facto um grande entrave, uma vez que é complicado para as pessoas perceberem o que é cada um dos directórios e como são os ficheiros.
Apesar de ser terem vindo a simplificar algumas coisas (o kde/gnome para ter a ajuda gráfica para navegar nas pastas, as constantes ajudas em termos de montar directamente as pens e cd-roms, nas distros mais user-friendly), vi um artigo do responsável pelo mozilla a dizer que realmente se o linux quer entrar no mercado desktop, terá de alterar a sua organização de directórios.
Eu sinceramente não concordo. Acho que a vantagem do linux é a sua versatilidade.
As distros mais user friendly ajudam o suficiente o utilizador, e dps há as mais "tecnicas" para quem realmente quer perceber a fundo como o linux funciona.
No entanto, as coisas já estão tão simples, que quem nunca viu o linux à frente pode perfeitamente começar a trabalhar intuitivamente.
Depois também há uma preocupação para cada vez maior em ter interfaces semelhantes ás dos programas em windows, para que as pessoas possam fazer as coisas por associação ("ah, lembro-me que no windows era aqui neste menu e dps nesta opção").

Daí achar que há todas as condições para se mudar para linux (principalmente no mercado empresarial, devido aínda mais ao elevado défice na nossa economia, acho que não faz qualquer sentido andar-se a pagar milhões de contos por licenças de windows, mais outros para sql server, mais outros para servidor de mail).
Fiz uma apresentação na minha faculdade sobre o mercado do opensouce e reparei que o custo de implementação de uma solução de SO + base de dados + servidor de mail, tinha um custo astronómico, quando comparado com a solução em linux (mesmo a solução mais cara da suse ou da red-hat, com suporte, etc).

Portanto, e principalmente no mercado nacional (das empresas) acho que há todas as condições.
No mercado caseiro, as pessoas não mudam porque se habituaram ao windows.
Enfim, esta é uma discussão interessante, mas que involve muitos aspectos.
 
Pontos interessantes sem duvida :)

Quanto as empresas de jogos nao olharem para o mercado linux, e o velho problema da galinha e do ovo. Se as empresas nao vem um mercado lucrativo nao investem, se os utilizadores nao vem portes para linux, nao consideram a mudança e o mercado nao cresce.

Em relacao ao resto, nao acho k seja aproximando o linux do windows de modo a torna-lo o mais parecido possivel que seja o caminho certo. O linux e uma alternativa ao windows, e como tal deve procurar caminhos diferentes e inovadores.

E uma questao de habito e da vontade das pessoas em aprender :). E qnd se começa a apreciar o linux começamos a reparar naqueles defeitos do windows que irritam :p

Por isso nao acho k a microsoft va investir mto para combater a "pirataria domestica". E a sua maior fonte de lucro/dominio do mercado :P
 
El_UnO disse:
Por isso nao acho k a microsoft va investir mto para combater a "pirataria domestica". E a sua maior fonte de lucro/dominio do mercado :P

Foi exactamente o que eu disse no meu primeiro post neste tópico ;)
A microsoft deixa que as pessoas usem em casa, porque isso indirectamente leva a que tb usem nas empresas, e aí "it's where the big bucks roll".
Por isso interessa é investir na luta contra a pirataria nas empresas.
Desta forma acabam por combater tanto nas empresas como no mercado doméstico, mas sem dúvida o que mais interessa, pelo menos na minha opinião, é no mercado empresarial.
pode ser que se dêem mal ... eu disse aqui na minha apresentação que esta poderia ser uma altura ideial para sysadmins com alguma visão tentarem mudar as coisas ... para o lado do pinguim.
Vamos ver o que vai acontecer
 
ja disse isto q vou dizer mais de uma vez, e em anos diferentes, mas aki vai de novo :

1ºTenho vindo a ver a evoluçao do Linux desde ha uns 6 anos para cá.

2ºSempre disse q o linux NUNCA teria futuro no mercado (Domestico) Mas q tinha um ENORME potencial no mercado (Empresarial).

3ºMantenho Exactamente o mesmo q tenho vindo a dizer, nota-se perfeitamente a evolução do Linux, mas para o (USER Comum) Está MUITO LONGE de se tornar uma realidade.

4ºAs Incompatibilidades do Linux para pessoas com sistemas (RECENTES) sao grandes.

5ºHa 6 anos atrás dizia-se : Muda para o Linux, pq o Linux Nao CRASHA e é bué Estavel
(A Realidade há 6 anos atrás, é de q o Linux tb tinha problemas, e tb crashava, e se por acaso vcs tivessem um Modem externo....era um autentico PINCEL para o por a funcionar).

6º Hoje em dia já nao podem atacar o windows pelos crashes, e pela sua estabilidade, por isso dizem : Muda para Linux....é FREE! ! !


Mas tal como um user disse, a maior parte dos utilizadores comuns de WinXP tao-se a cag** para o facto de ser free ou nao, eles kerem uma coisa simples, barata "é raro o utilizador portugues q compra um Windows Original", e de preferencia o querem o Windows em PortuguÊs.

A Minha Mae e o meu pai têm ha volta dos 50 anos, e eu garanto-vos q nenhum deles HOJE EM DIA se eu lhes mete-se o Linux ha frente em Modo Grafico, nenhum deles conseguia fazer um Documento, ou ir ha NET!

Ao passo q Hoje em dia têm ambos o seu computador, vêm mails, mp3, word, avi's, divx's, e o camandro, em Windows XP.

foi só um exemplo, e a minha opiniao "q nao muda desde ha 6 anos".

PS - Eu gosto do Linux, não como SO, mas sim mais como uma brincadeira para kem tenha mais de 1 computador e possa-se dar ao luxo de ter um q realmente funciona, e outro para brincar.


Cya
 
Se tu dizes k a unica diferença entre windows/linux hj em dia e' o ser free ou não... Epah precisas de ver isto de novo...

Eu uso algumas distros relativamente pouco user friendly, e ja' axo k têm bonecada a mais...

Qualquer pessoa COM VONTADE (não e' akeles k olham duas vezes, dizem e' bonito, tentam clickar num exe e dizem k n funciona) mexe aprende faz o que quiser em linux, existem MONTES de sitios para leres/tirar duvidas...

Falaste do caso dos teus pais... O meu pai que na altura (e ainda hoje) não entendi boi de Linux qd eu meti Red Hat 7.3 durente um mesito no pc dele, ele fazia exactamente a mesma coisa... Office, Internet, alguns joguitos...

Quanto 'a protecção do windows, e' mais uma dakelas tretas para serem quebradas...
 
Esse pessoal que diz que linux não é bom pa mercado doméstico está enganado! Tens que me dizer qual é a dificuldade em ir à net, em que muito pessoal nem nota diferença entre firefox ou internet explorer. Para ver avi's, sinceramente sinto mais dificuldades no windows que no linux, ter ke andar à procura dos packs, mas dps falta sempre um codec e na sei kê... no linux instalar o xine ou mplayer e tens tudo a bulir. Tens o openoffice que está muito bom, para o uso dum utilizador normal penso que não falta assim nada de especial. Há tb uns joguitos pa divertir e pronto o kek é preciso mais?

Mas quanto à micro$oft, é msm verdade que vão apertar com o pessoal?
 
Última edição:
Back
Topo