You may be in for a surprise

kanguru disse:
... para o uso dum utilizador normal penso que não falta assim nada de especial...
Falta, por acaso falta,... falta o detonador da "bomba"... um instalador "boxopen" deste género:

- Gostou da versão LiveCD do LINUX e quer passar a outro "universo"?... Se SIM, clique AQUI;
- Coloque todas as suas pastas e documentos numa única pasta no WINDOWS;
- Agora faça "copy-paste" do path dessa pasta ou introduza-o manualmente AQUI;
- No WINDOWS usava os seguinte programas... para imprimir lista com equivalentes LINUX clique AQUI;
- Indique quantas, e eventualmente o tamanho, das partições LINUX que pretende criar;
- A pasta com os seus documentos ex-WINDOWS estará acessível na nova partição W do LINUX;
- Deseja eliminar o WINDOWS e mudar definitivamente para LINUX?... Se SIM, clique AQUI.

No dia em que o LINUX tiver esta funcionalidade implementada desta forma, o que até nem será difícil, ao "tio" Bill só restará DAR o WINDOWS a qualquer utilizador que se limite só a tocar numa caixa de PC !

Forma rápida de acelerar todo o processo é fazer o que o ele fez, sorrateiramente, à alguns anos:
Convencer os autores do "Human Interface Guidelines" da Apple a fazer uns road-show no LINUX. :x2:
 
Última edição:
E para que é que queres uma coisa dessas pa mudar pa linux? deves pensar que a maior parte do pessoal sabe formatar o windows e reinstalar o windows, fazendo antes um backup do que interessa, e instalando os drivers e afins no final da instalação...

Alem disso ha vario software, como por exemplo openoffice que tem um gui simples de seguir para instalar. Tb podes instalar a caixa magica, e vais ver que tem um ambiente de intalação muito simples, mais simples que aquilo é impossivel, e está em português! :P
 
kanguru disse:
E para que é que queres uma coisa dessas pa mudar pa linux? deves pensar que a maior parte do pessoal sabe formatar o windows e reinstalar o windows, fazendo antes um backup do que interessa, e instalando os drivers e afins no final da instalação...
kanguru, a keyword da minha modesta contribuição é... "Human Interface Guidelines". :x2:
Ou, detalhadamente, em etapas é:
- algo que a Apple criou e aplicou à quase 20 anos;
- a Microsoft associou lucrativamente ao seu marketing à quase 10 anos;
- e a comunidade LINUX poderia facilmente juntar com o conceito GPL "hoje" mesmo!

Melhor ainda... ler esta PORRA é... grátis. Quanto ao "porquê" de eu ter descrito os passos todos naquela lenga-lenga da mensagem anterior pode lido neste sub-capítulo intitulado "General Installer Guidelines".
O "truque" é criar esse instalador genérico e comum e disponibilizá-lo em todas as distribuições.

Acredita que, por vezes, os "esquecimentos" mais importantes e decisivos são quase sempre naquelas coisas que consideramos óbvias e desnecessárias (ou não tivesse eu à quase 20 anos, quando o li pela primeira vez, achado que o "Human Interface Guidelines" era mais uma mariquice da Apple que outra coisa qualquer... só à segunda e terceira leituras, anos depois, é que se fez "luz"... e ainda hoje o releio e aprendo, apesar de nem sequer usar frequentemente qualquer AppleOS). ;)
 
Última edição:
xtr3me disse:
De facto admito que o mercado dos jogos é um dos principais responsáveis pelas pessoas aínda usarem windows...
Enquanto as empresas de jogos não olharem para o linux (porque não querem, porque são influenciadas, whatever) haverá sempre uma grande quota de mercado que vai preferir o windows (admitamos que o cedega não é perfeito).

É que é mesmo a GRANDE razão porque ainda uso uindous

God_Lx disse:
Eu uso algumas distros relativamente pouco user friendly, e ja' axo k têm bonecada a mais...

Se achas isso nos dias que hoje correm já não tens grande solução, só se passar pelo uso de um BSD ou de um Solaris10, que tb já é free (se bem que o java desktop tb é bastante "bonitinho")

os jogos que comecem a correr o linux que o meu único problema vai ser a de escolher a distro
 
possessed disse:
os jogos que comecem a correr o linux que o meu único problema vai ser a de escolher a distro


Right on!

Qto a essa protecçao...ehhhhhhhhhh...vai ser crackada na mesma...eu nem uso o Win Updates, pq simplesmente acho que com uma Fire/anti e bom senso n preciso..e ainda n me dei mal. O problema é o pessoal q faz homebancking, eles dizem la pra por o SP2 e la vai tudo a correr por o SP2...tenho algumas pessoas minhas amigas que têm o Xp instalado por mim, e vou ter q lhes dizer pra n porem mais updates...pelo menos ate isto ver como sai.
 
Quando instalar coisas no linux for tao facil como nos macs...

Há uma coisa que nao percebo no mundo do linux: têm um exemplo muito bom de OS estável, seguro, fácil de usar, bonito, etc, mesmo ao lado (OS X)...e mesmo assim continuam a bater na mesma tecla. O principal problema do linux é ser feito por geeks, para geeks. Metam duas ou três gajas no meio do processo, que vao acabar com um sistema mais fácil de usar e muito mais simples.
 
A probabilidade de terem o sistema de updates crackado é baixa, visto que é preciso fazer uma validaçao da serial...


Quanto ao linux para além das incompatibilidades que eu disse tens as da 3com em que a 3com não apoio oficial a linux os drivers q existem já estão. Para novas placas só pessoal a fazer... E existem muitas mais.

Virus é ve-los a crescer... Infelizmente gajos estupidos que apenas querem estragar sistemas e ter um pouco de fama e anos de cadeia (ou não...) andam a fazer virus exclusivos de sistemas unix à já algum tempo. Isto só pq os sistemas unix são os mais usados no mercado profissional e assim atingem mais alvos. No entanto começas a ter antivirus gratuitos (não open-source) para o linux.

Realmente pode-se utilizar as GUI para as firewall no entanto um noob que tenha mudado de windows para linux axam mesmo que o vai conseguir fazer? Os live CD ou Live DVD sao sempre uma opçao no entanto sempre que se queira gravar um cd e só se tenha 1 drive ardemos...
 
kidloco disse:
Quando instalar coisas no linux for tao facil como nos macs...

Há uma coisa que nao percebo no mundo do linux: têm um exemplo muito bom de OS estável, seguro, fácil de usar, bonito, etc, mesmo ao lado (OS X)...e mesmo assim continuam a bater na mesma tecla. O principal problema do linux é ser feito por geeks, para geeks. Metam duas ou três gajas no meio do processo, que vao acabar com um sistema mais fácil de usar e muito mais simples.

Pah, que tem a ver uma coisa com a outra?
São SOs com filosofias completamente diferentes.
Já expliquei montes de vezes que o OSX é um caso à parte.
Toda a estabilidade e beleza do SO só é possível porque a arquitectura é fechada e portanto é muito mais fácil desenvolver e optimizar o sistema para uma arquitectura em que os componentes estão limitados.
O linux não é assim. Suporta montes de plataformas diferentes e para além disso é muito mais versátil.
O mundo linux guia-se por um lema: "liberdade de escolha".
Daí teres tantas distros (umas para quem quer desempenho acima de tudo, outras para quem quer facilidade, etc) e tantos pacotes que fazem a mesma coisa.
Liberdade de escolha, que também tens no osx mas em muito menor escala.
Já agora digo-te, instalar coisas em linux é tão fácil como no OSX. Quem diz o contrário aínda vive no mundo em que o linux é só o terminal (como era no início).
Qual a dificuldade de fazer um duplo clique num rpm, ou fazer um apt-get install, ou um emerge, ou um installpkg???

Quanto ao que disseram antes de o linux não ser bom para mercado doméstico e ser óptimo para o empresarial ...
O linux começou por ser orientado para as empresas.
Era impossível atacar a microsoft no mercado doméstico com um sistema como o linux era na altura, mas quando eles optaram por começar com as empresas (principalmente com a saída, na altura, do apache que dizimou completamente o IIS) de facto ganharam a aposta.
No entanto, hoje em dia, o linux já não é aquele bicho que sete cabeças que muitos de nós usaram na altura.
Só quem nunca mais se deu ao trabalho de tentar perceber é que aínda vive nesse mundo.
O linux evoluiu, tal como o winblows evoluiu do 3.11 para o Xispalhada, o linux tb evoluiu.
Quem é que vcs pensam que fez mexer a microsoft? Foi a ameaça linux.
Com o SO cada vez mais competitivo no mercado doméstico, devido á sua crescente funcionalidade e facilidade de instalação (principalmente com o investimento da suse, mandrake/mandriva e red hat em distros fáceis de instalar), a microsoft sentiu necessidade de tentar fazer alguma coisa de jeito .. que não conseguiu.
A dashboard, que a MS tá a tentar implementar no longhorn (e que não está a conseguir) já está feita para linux há mto tempo, por exemplo.
Epá, não vivam no passado. Podem não gostar de linux mas não venham dizer que é por não ser simples que não instalam.
Quanto ao facto da principal razão agora ser free, para promover o linux ... isso é mentira.
O linux sempre foi mais estável que o windows e os crashes que se falaram aqui, muitas vezes eram más configs de sistema, porque a instalação não era acessível para todos ...

Sinceramente, a melhor maneira é verem com os vossos próprios olhos, é darem-se ao trabalho de experimentar.
 
Sumerset disse:
Quanto ao linux para além das incompatibilidades que eu disse tens as da 3com em que a 3com não apoio oficial a linux os drivers q existem já estão. Para novas placas só pessoal a fazer... E existem muitas mais.


Sumerset disse:
Virus é ve-los a crescer... Infelizmente gajos estupidos que apenas querem estragar sistemas e ter um pouco de fama e anos de cadeia (ou não...) andam a fazer virus exclusivos de sistemas unix à já algum tempo. Isto só pq os sistemas unix são os mais usados no mercado profissional e assim atingem mais alvos. No entanto começas a ter antivirus gratuitos (não open-source) para o linux.

Duvido muito que andem a fazer isso.
primeiro porque o linux/unix já é usado largamente em empresas há muitos anos e até agora apenas houve meia dúzia de virus que nem eram destrutivos.
Depois, porque devido à maneira como o linux tem as permissões a nível de acesso dos ficheiros (controlo descricionário), os virus quase não conseguem fazer nada, uma vez que apenas o root tem permissões para mexer em ficheiros essenciais do sistema e os sysadmins das empresas não são estúpidos.
Os anti-virus são apenas para precaver.

Sumerset disse:
Realmente pode-se utilizar as GUI para as firewall no entanto um noob que tenha mudado de windows para linux axam mesmo que o vai conseguir fazer?

Uh ....
Configurar a firewall do linux através das GUI é quase como configurar uma firewall dum router.
onde está a dificuldade?

Sumerset disse:
Os live CD ou Live DVD sao sempre uma opçao no entanto sempre que se queira gravar um cd e só se tenha 1 drive ardemos...

Os live cd carregam para memória, ou seja, não precisas ter o cd lá dentro depois de arrancares o programa.
Pelo menos o knpppix usava este sistema na versão 3.0, que foi o último livecd que usei.
 
Bem vou responder rapida e sucintamente :)

quote :


Dizes q é dificil ? tás muito enganado, o linux tah cada vez mais user frendly.

Resposta : Eu conheço Pessoas com WINDOWS XP, q nem seker drivers sabem instalar, e q cada vez q o pc delas vai abaixo eu tenho de lá ir a casa instalar o modem, e configurar os canais de acesso do mesmo.


E para que é que queres uma coisa dessas pa mudar pa linux? deves pensar que a maior parte do pessoal sabe formatar o windows e reinstalar o windows.

Resposta : A Maior parte das pessoas afinal sabe formatar e instalar o PC... engraçado nao percebo pq a maior parte das lojas de pc's têm lá computadores para fazer esse processo de formataçao e instalaçao... eles devem curtir pagar.


O principal problema do linux é ser feito por geeks, para geeks.

Resposta : Sempre disse o mesmo, vou envelhecendo e a minha opiniao nao muda.


Realmente pode-se utilizar as GUI para as firewall no entanto um noob que tenha mudado de windows para linux axam mesmo que o vai conseguir fazer? Os live CD ou Live DVD sao sempre uma opçao no entanto sempre que se queira gravar um cd e só se tenha 1 drive ardemos...

Resposta - Tens esse e muitos mais problemas, as pessoas em geral nao sao burras, e se ainda se usa o windows deve-se a 2as razoes : ao Markting, e á qualidade.


Qual a dificuldade de fazer um duplo clique num rpm, ou fazer um apt-get install, ou um emerge, ou um installpkg???

Resposta : A Maior parte da população mundial só tem de fazer double click para instalar um programa no seu sistema, e mesmo assim algumas pessoas conseguem fazer isso mal, e ainda perguntas qual é a dificuldade de fazer isso? A Maior parte dos users de PC's nada tem haver com o mundo dos pc's, são pessoas q trabalham, chegao a casa e querem o pc a fazer o q ELAS kerem, q basicamente se resume a isto : Jogos, Word, Net. Achas q essas pessoas querem andar a fazer emerge's e installpkg num sistema de comandos ?

...e pronto fico-me por aki, se linux fosse tao facil etc etc toda a gente mudava.

Vou dar 1 exemplo de um dos maiores DEFEITOS na minha opiniao q o Linux tem :

Um Gajo puxa as iso's "é newbie como eu" vai instalar o linux, seleciona a opçao de escolha de softare, e dps tens TONELADAS DE SOFTWARE Há Escolha... o unico problema, é q nao tens descrição dos APPS... tradução, ou Sabes que CARAL*** eles fazem, ou então és bruxo... ou entao instalas TUDO, e dps vais descobrindo, mas nao me parece q alguem faça isso para descobrir centenas de apps.

só 1 exemplo, tens o GIMP q é muito parecido com o photoshop, tens o wm...qq coisa q é igualzinho ao Winamp... agora como é q eu descobri isto? Pela descriçao nao foi de certeza, nao fosse eu ter amigos, e nunca os tinha descoberto.
 
migueluxo disse:
Bem vou responder rapida e sucintamente :)

quote :


Dizes q é dificil ? tás muito enganado, o linux tah cada vez mais user frendly.

Resposta : Eu conheço Pessoas com WINDOWS XP, q nem seker drivers sabem instalar, e q cada vez q o pc delas vai abaixo eu tenho de lá ir a casa instalar o modem, e configurar os canais de acesso do mesmo.

Isso significa que o windows é difícil?
Se não significar, também não pode significar que o Linux o é.
Se o user não sabe, o sistema não faz milagres ...

migueluxo disse:

E para que é que queres uma coisa dessas pa mudar pa linux? deves pensar que a maior parte do pessoal sabe formatar o windows e reinstalar o windows.

Resposta : A Maior parte das pessoas afinal sabe formatar e instalar o PC... engraçado nao percebo pq a maior parte das lojas de pc's têm lá computadores para fazer esse processo de formataçao e instalaçao... eles devem curtir pagar.

Mais uma vez o user ...

migueluxo disse:

O principal problema do linux é ser feito por geeks, para geeks.

Resposta : Sempre disse o mesmo, vou envelhecendo e a minha opiniao nao muda.

Não sei o que te dizer ...
Se não muda .. não muda. Nem vou tentar.

migueluxo disse:

Realmente pode-se utilizar as GUI para as firewall no entanto um noob que tenha mudado de windows para linux axam mesmo que o vai conseguir fazer? Os live CD ou Live DVD sao sempre uma opçao no entanto sempre que se queira gravar um cd e só se tenha 1 drive ardemos...

Resposta - Tens esse e muitos mais problemas, as pessoas em geral nao sao burras, e se ainda se usa o windows deve-se a 2as razoes : ao Markting, e á qualidade.

Ai sim?
Mentira.
Usa-se windows, porque se usa há mtos anos e:

as empresas não querem mexer no que está a funcionar, porque há medo de arriscar e porque muitas delas não sentem no bolso porque não pagam as licenças (usam software pirata).

as pessoas em casa, estão habituadas ao que usam na empresa e não sentem necessidade de mudar.
A maioria das pessoas nem anti-virus/firewall instala quanto mais mudar para linux .. mas não é pq seja difícil ... é porque não querem sequer tentar.
Tal como nunca tentaram, na vida, instalar um windows ... É preciso formatar? Leva à loja, como tu mesmo disseste acima. O que me leva ao próximo ponto:

Acabaste de dizer lá em cima que há gente que não sabe instalar um driver ...
Sem querer atentar contra a inteligência das pessoas .. não abona muito a favor delas (no que toca á informática refira-se).

migueluxo disse:

Qual a dificuldade de fazer um duplo clique num rpm, ou fazer um apt-get install, ou um emerge, ou um installpkg???

Resposta : A Maior parte da população mundial só tem de fazer double click para instalar um programa no seu sistema, e mesmo assim algumas pessoas conseguem fazer isso mal, e ainda perguntas qual é a dificuldade de fazer isso? A Maior parte dos users de PC's nada tem haver com o mundo dos pc's, são pessoas q trabalham, chegao a casa e querem o pc a fazer o q ELAS kerem, q basicamente se resume a isto : Jogos, Word, Net. Achas q essas pessoas querem andar a fazer emerge's e installpkg num sistema de comandos ?

Desculpa, mas explica-me a diferença entre um duplo clique num .exe e num .rpm.
Deve ser o ícone.

migueluxo disse:
Vou dar 1 exemplo de um dos maiores DEFEITOS na minha opiniao q o Linux tem :

Um Gajo puxa as iso's "é newbie como eu" vai instalar o linux, seleciona a opçao de escolha de softare, e dps tens TONELADAS DE SOFTWARE Há Escolha... o unico problema, é q nao tens descrição dos APPS... tradução, ou Sabes que CARAL*** eles fazem, ou então és bruxo... ou entao instalas TUDO, e dps vais descobrindo, mas nao me parece q alguem faça isso para descobrir centenas de apps.

só 1 exemplo, tens o GIMP q é muito parecido com o photoshop, tens o wm...qq coisa q é igualzinho ao Winamp... agora como é q eu descobri isto? Pela descriçao nao foi de certeza, nao fosse eu ter amigos, e nunca os tinha descoberto.

Liberdade de escolha.
Se deixares o cursor por cima das apps, no menú do KDE/Gnome, ele diz-te para que é que serve.
Tal como o windows xp faz ... ah não .. n faz nada, por isso pergunto-te como é que sabes o que fazem os programas em windows.
Como vez, ao contrário do windows o linux indica o que fazem os progs ;)
 
xtr3me disse:
Se deixares o cursor por cima das apps, no menú do KDE/Gnome, ele diz-te para que é que serve.
Tal como o windows xp faz ... ah não .. n faz nada, por isso pergunto-te como é que sabes o que fazem os programas em windows.
Como vez, ao contrário do windows o linux indica o que fazem os progs ;)
Não percebi se isso era ironia ou se o meu xp é especial... :)
 
migueluxo disse:
Bem vou responder rapida e sucintamente :)

quote :


Dizes q é dificil ? tás muito enganado, o linux tah cada vez mais user frendly.

Resposta : Eu conheço Pessoas com WINDOWS XP, q nem seker drivers sabem instalar, e q cada vez q o pc delas vai abaixo eu tenho de lá ir a casa instalar o modem, e configurar os canais de acesso do mesmo.


E para que é que queres uma coisa dessas pa mudar pa linux? deves pensar que a maior parte do pessoal sabe formatar o windows e reinstalar o windows.

Resposta : A Maior parte das pessoas afinal sabe formatar e instalar o PC... engraçado nao percebo pq a maior parte das lojas de pc's têm lá computadores para fazer esse processo de formataçao e instalaçao... eles devem curtir pagar.


O principal problema do linux é ser feito por geeks, para geeks.

Resposta : Sempre disse o mesmo, vou envelhecendo e a minha opiniao nao muda.


Realmente pode-se utilizar as GUI para as firewall no entanto um noob que tenha mudado de windows para linux axam mesmo que o vai conseguir fazer? Os live CD ou Live DVD sao sempre uma opçao no entanto sempre que se queira gravar um cd e só se tenha 1 drive ardemos...

Resposta - Tens esse e muitos mais problemas, as pessoas em geral nao sao burras, e se ainda se usa o windows deve-se a 2as razoes : ao Markting, e á qualidade.


Qual a dificuldade de fazer um duplo clique num rpm, ou fazer um apt-get install, ou um emerge, ou um installpkg???

Resposta : A Maior parte da população mundial só tem de fazer double click para instalar um programa no seu sistema, e mesmo assim algumas pessoas conseguem fazer isso mal, e ainda perguntas qual é a dificuldade de fazer isso? A Maior parte dos users de PC's nada tem haver com o mundo dos pc's, são pessoas q trabalham, chegao a casa e querem o pc a fazer o q ELAS kerem, q basicamente se resume a isto : Jogos, Word, Net. Achas q essas pessoas querem andar a fazer emerge's e installpkg num sistema de comandos ?

...e pronto fico-me por aki, se linux fosse tao facil etc etc toda a gente mudava.

Vou dar 1 exemplo de um dos maiores DEFEITOS na minha opiniao q o Linux tem :

Um Gajo puxa as iso's "é newbie como eu" vai instalar o linux, seleciona a opçao de escolha de softare, e dps tens TONELADAS DE SOFTWARE Há Escolha... o unico problema, é q nao tens descrição dos APPS... tradução, ou Sabes que CARAL*** eles fazem, ou então és bruxo... ou entao instalas TUDO, e dps vais descobrindo, mas nao me parece q alguem faça isso para descobrir centenas de apps.

só 1 exemplo, tens o GIMP q é muito parecido com o photoshop, tens o wm...qq coisa q é igualzinho ao Winamp... agora como é q eu descobri isto? Pela descriçao nao foi de certeza, nao fosse eu ter amigos, e nunca os tinha descoberto.

Subscrevo em tudo excepto na parte da "qualidade" :x2:
 
Mitch disse:
Não percebi se isso era ironia ou se o meu xp é especial... :)

O teu Xp diz-te para que servem os programas que instalaste?
Ou diz-te para que serve o my computer, o internet explorer, o outlook, etc ?

Ah para além de que me esqueci que durante a instalação, aparece a descrição do que faz cada programa.
Ou então nos gestores de pacotes como o yast ou o synaptic (front-end para o apt-get) também aparece ;)
 
OnT:

Se a situação ficar nesse estado realmente, o ppl pode sempre voltar pra W2K :) SP4 + Security Rollup e provavelmente não vai haver + nada... O OS bule lindamente tough, e as apps normalmente tbm. Eu curiosamente mudei pra XP pq queria ver 2as apps XP only. Seen them, make no difference. Se precisasse (não preciso) de voltar pra trás por causa deste novo esquema, nem pensava muito no assunto.

E quanto a fazer o download validado... sheeshhh. Eles meteram o MDAC pra 98 com isso. E tava na mesma altura na download.com SEM isso... Ohhhyeahhhh!!!!

E temos a onda do gajo que não vai comprar o Windows nem que a vaca tussa. Logo, não podia arranjar o file pelo windows update. Vai sacar a casa de um amigo que tem um original e instala depois na box dele... Patch done.

Ou a onda da activação do XP, que foi contornada em tempo quasi record. E de tanta app despoix disso que começou a usar o esquema de serial/confirmation/activation. E que foram crackadas em tempo igualmente record.

Bottom line, as empresas de soft já deviam ter aprendido que quem não paga, não paga mesmo. E com estes esquemas, só chateiam os clientes que pagam. E gastam $$$ e recursos com esquemas "invioláveis" em vez de de os usar para melhorar a aplicação.

Btw, se o que alguns conhecidos meus estão a fazer for exmplo, dão cús burros na água de certeza... Atm uma boa percentagem do gang pirata que conheço acabou de fazer umafresh install, todos os patches que podiam meter, e ghost pra cima dele. Just in case, têm sempre onde voltar...

OffT:

No fim do dia a onda vai ser mesmo as apps.... Nem Linux tem que chegue pra desktop wars, nem Windows tem que chegue pra server wars... sem discussão.

Achar que o GIMP faz frente ao Photoshop é o mesmo que achar que o IIS faz frente ao Apache. É basicamente delirios do fanclub "O meu OS faz tudo e sempre melhor que o teu".

Granted, para o user comum Net/Office/Jogos chegam (quase). Mas nem só de pão vive o homem sabem... Eu pessoalmente tenho pilhas de apps obscuras num e noutro OS que basicamente não existem ou são muito limitadas no outro... Do mesmo modo que ainda tenho o meu emul de Amiga a bulir q tenho apps lá que basicamente nunca foram feitas nos outros.

Se os fanclubs dos respectivos OSs não tivessem "palas" nos olhos, podiam aprender que as OS wars foram sempre ganhas na base das apps. Quem tinha tinha, quem não tinha afundava. Need i say BeOS?

Sempre me considerei um utilizador inteligente por ser app-centric e não OS-centric. Se o OS XPTO tema appz XYZ que quero usar, uso o raio do OS XPTO mesmo que não goste muito dele, pq o que me interressa é a app XYZ e não o OS XPTO.

Eu pessoalmente tenho uma box Slackware Linux, uma box Windows, uma box DOS (especialmente comprada e mantida somente para isso) e emuladores de 1/2 OSs (as máquinas no entretanto foram pastar pro céu, RIP). E não passo sem elas.
 
ShadeX disse:
No fim do dia a onda vai ser mesmo as apps.... Nem Linux tem que chegue pra desktop wars, nem Windows tem que chegue pra server wars... sem discussão.

Achar que o GIMP faz frente ao Photoshop é o mesmo que achar que o IIS faz frente ao Apache. É basicamente delirios do fanclub "O meu OS faz tudo e sempre melhor que o teu".

Granted, para o user comum Net/Office/Jogos chegam (quase). Mas nem só de pão vive o homem sabem... Eu pessoalmente tenho pilhas de apps obscuras num e noutro OS que basicamente não existem ou são muito limitadas no outro... Do mesmo modo que ainda tenho o meu emul de Amiga a bulir q tenho apps lá que basicamente nunca foram feitas nos outros.

Se os fanclubs dos respectivos OSs não tivessem "palas" nos olhos, podiam aprender que as OS wars foram sempre ganhas na base das apps. Quem tinha tinha, quem não tinha afundava. Need i say BeOS?

Sempre me considerei um utilizador inteligente por ser app-centric e não OS-centric. Se o OS XPTO tema appz XYZ que quero usar, uso o raio do OS XPTO mesmo que não goste muito dele, pq o que me interressa é a app XYZ e não o OS XPTO.

Eu pessoalmente tenho uma box Slackware Linux, uma box Windows, uma box DOS (especialmente comprada e mantida somente para isso) e emuladores de 1/2 OSs (as máquinas no entretanto foram pastar pro céu, RIP). E não passo sem elas.

Eu também não deixo de usar windows quando preciso (.Net, por exemplo), e concordo que uma pessoa tem que usar o SO que lhe dá aquilo que ele precisa.
No entanto, muitas vezes há alternativas viáveis ao que as pessoas precisam, noutros lados (até noutras apps para o mm SO) só que as pessoas n experimentam.
Isso é um erro.
Muitas das empresas em PT não precisavam de windows para nada, para o sistema informático que têm, logo ficaria mais barato migrar para linux.
E as nossas empresas bem precisam de poupar.
As que usam software pirata quando levarem com uma auditoria olha .... terão de começar a pagar e aí já vão ver como dói.
Eu pessoalmente só uso windows quando preciso de trabalhar em (.NET) pq o mono inda não está grande espingarda.
Quanto ao resto, o meu linux faz tudo o que eu quero.
Só para notar, o gimp está para o photoshop mais ou menos como o mozilla estava para o netscape.
O gimp é baseado no source do photoshop, mas não é igual ao photoshop, no entanto tem muito a ver com os filtros externos do que com o programa em si.
Quem disser o contrário nem se deu ao trabalho de usar o gimp.
 
Ha aqui um ponto mto importante que acho k ainda nao foi referido. Nao e so formatar/instalar o sistema, e saber mante-lo com o tal "user que nao percebe nada" descrito pelo migueluxo.

Acredita que ja tenho alguma experiencia a (tentar) montar sistemas onde entre a cadeira e o monitor se sentam pessoas que percebem de pcs como eu percebo de agricultura: ao inicio e tudo mto bonito, visto que ja instalei varias vezes o xp desde que ele saiu, meto drivers, um anti-virus, uma firewal, etc. Para alem de aplicacoes tipo office. No fim fica tudo direitinho (em teoria).

Passado uns dias começam a chover problemas atras de problemas. Ou e porque receberam um virus qq num e-mail em k foram abrir o anexo e o antivirus nao detectou, ou e porque instalam um programa X que encheu tudo de spyware juntamente com uma barra em baixo para decorar o desktop, ou e pq compraram uma webcam xpto e nem sabem onde se liga, ou e pq ao apagarem um programa este apagou DLLs partilhados e agora outro nao funciona, ou e pela razao mais comum: o windows crashou sabe-se la porque.

As vezes penso k se pusesse uma distro de linux, podia ser mais dificil "montar"...mas nao acontecia nem metade da porcaria depois.

Isto para alem do facto de que um pc nao e propriamente a mesma coisa k um frigorifico ou um microondas. Quem trabalha regularmente devia APRENDER COMO SE FAZ, investigar, procurar perceber e tirar duvidas com outras pessoas mais experientes. Isto sim e um "user normal" ;)

Quem nao quer aprender que nao se sente a frente de um pc...
 
migueluxo disse:
Vou dar 1 exemplo de um dos maiores DEFEITOS na minha opiniao q o Linux tem :

Um Gajo puxa as iso's "é newbie como eu" vai instalar o linux, seleciona a opçao de escolha de softare, e dps tens TONELADAS DE SOFTWARE Há Escolha... o unico problema, é q nao tens descrição dos APPS... tradução, ou Sabes que CARAL*** eles fazem, ou então és bruxo... ou entao instalas TUDO, e dps vais descobrindo, mas nao me parece q alguem faça isso para descobrir centenas de apps.

só 1 exemplo, tens o GIMP q é muito parecido com o photoshop, tens o wm...qq coisa q é igualzinho ao Winamp... agora como é q eu descobri isto? Pela descriçao nao foi de certeza, nao fosse eu ter amigos, e nunca os tinha descoberto.
Não percebi a diferença para com os outros SOs, neste factor...

Quase que aposto que não nasceste a saber que o Winamp era um leitor de música.
 
Alph disse:
Não percebi a diferença para com os outros SOs, neste factor...

Quase que aposto que não nasceste a saber que o Winamp era um leitor de música.

Exactamente a mm pergunta que eu lhe fiz :P
Tb não consigo perceber a diferença :D
 
Alph disse:
Não percebi a diferença para com os outros SOs, neste factor...
Quase que aposto que não nasceste a saber que o Winamp era um leitor de música.
Presumo que o que ele queria dizer é descrito aqui no 4.º ponto:
- No WINDOWS usava os seguinte programas... para imprimir lista com equivalentes LINUX clique AQUI;

A propósito, àcerca de as pessoas que usam qualquer SO "terem" de saber coisas essencias:
Qualquer pessoa que use um automóvel da marca BWM, modelo 350xpto, também "tem" que saber que o ponto de ignição do 1.º cilindro, que no nosso modelo com motor V8DOHCmatic fica do lado de trás do motor longitudinal, é 5º à frente do PMS (ponto morto superior) e que deve atrasar 1º usando a ferramenta especificada se a temperatura média anual do local onde o veículo é usado for 20º acima da temperatura de referência especificada? (aliás, estes mesmos valores e procedimentos até vêm descritos nas fig. 2A e 2B da pág. 327 do anexo B da versão 05 da parte 3 do manual de serviço do BWM350xpto!)
E, caso não saiba, então não pode ter nem andar no novo BWM350xpto? :x2:
Isto é, para além de coisas essencias tipo "onde é" o volante e os pedais o que interessa ao "cliente" é que a "carroça" ande! Com os SO para desktops é a mesma coisa. Eu sei, agora perguntam porque é que então a "maçã" não vendia... simples, porque exagerou na componente preço do produto final.
Não será por isso que, actualmente, a MS até os SO e as aplicações a clientes "de referência"? ;)
 
Última edição:
Back
Topo